Luxemburgo: dicas de viagem para quem vai pela primeira vez

Procurando por dicas do Luxemburgo? Vai achar várias aqui! 😉

Bom, o Grão Ducado de Luxemburgo é considerado um dos menores países da Europa e um dos mais ricos também. É muito charmoso e aconchegante, com lindas florestas, vales, colinas e palácios com museus históricos. Não é à toa que o Centro Histórico de Luxemburgo foi tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Está localizado entre a Bélgica, a França e a Alemanha, e é dividido em três distritos: Diekirch, Grevenmacher e Luxemburgo. Sua capital é a Cidade do Luxemburgo, possui uma área de 2.586 km2 e uma população de aproximadamente 505 mil habitantes.

Embora Luxemburgo tenha sofrido uma pequena influência das dificuldades da economia mundial, o país manteve uma taxa de crescimento forte e apresenta um alto padrão de vida.

A religião predominante no país é o Cristianismo, os idiomas falados são o francês e o alemão, e a moeda oficial do país é o euro. As principais cidades são: Luxemburgo, Esch-sur-Alzette, Differdange, Dudelange, Petange.

E se você está planejando uma viagem para lá – muito recomendada! – aqui vão 10 dicas de o que fazer em Luxemburgo para te ajudar.

Importante => Seguro Viagem Luxemburgo (dicas + desconto)

Luxemburgo: dicas de turismo

dicas do luxemburgo
Você não tem ideia de o que fazer em Luxemburgo?! Confira aqui!

Qual a melhor época do ano para se visitar Luxemburgo?

Nos meses de abril e maio, o Luxemburgo fica repleto de flores. Em setembro e outubro é o outono, que nos presenteia com suas lindas folhas coloridas, além de ser a estação da colheita de uvas das vinícolas. E em julho, há temperaturas mais amenas e menos chuvas. Portanto, fica a seu critério escolher a época que mais lhe agrada. Quem quiser conhecer Luxemburgo no inverno, terá que ir entre dezembro e fevereiro.

 Confira => Passeios no Luxemburgo e arredores

Qual a média de temperatura em Luxemburgo?

Luxemburgo apresenta um clima temperado oceânico. Ao longo do ano há uma pluviosidade significativa e a temperatura média gira em torno de 9 graus. Abril é o mês mais seco e julho é o mês mais quente, chegando a apresentar temperaturas de 20 graus. Em dezembro a temperatura cai, e janeiro é considerado o mês mais frio, chegando a 0ºC.

clima luxemburgo

Quanto tempo é necessário para conhecer o Luxemburgo?

Como Luxemburgo é um país pequeno, é possível conhecê-lo bem em uns 3 ou 4 dias, não deixando nada de fora do roteiro. Mas se houver apenas 2 dias disponíveis, ou até mesmo 1, dá para passear pelos pontos principais, pelo menos da capital, e ter uma boa ideia do que há de interessante por lá. De qualquer forma, vale a pena!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

O que fazer em Luxemburgo?

Na Cidade do Luxemburgo:

Centro Histórico, Palácio Ducal, Forte Thüngen, Catedral de Notre-Dame de Luxemburgo, Praça das Armas, Grande Parque Municipal, Vila Vauban, Museu de Arte Moderna, Museu Nacional de Arte e História, Museu de História da Vila de Luxemburgo, Casemates de Bock e Pétrusse, Biblioteca Nacional de Luxemburgo, Le Grund, Ponte Adolfo.

o que ver no luxemburgo turismo

Em Vianden:

Muralhas de Vianden, Castelo de Vianden.

Em Echternach:

Prédio da Prefeitura (construção medieval), Abadia dos Beneditinos, Basílica de Santo Willibrord, Paróquia de São Pedro e São Paulo, Muralhas e Torres Medievais.

Leia também: O que fazer em Luxemburgo: principais atrações turísticas

Quais passeios são viáveis de se fazer em um dia para lugares próximos da capital?

Luxemburgo tem apenas 96 quilômetros de extensão, ou seja, é um país pequeno e muito fácil de ser explorado. Aqui vão algumas sugestões, caso a sua base seja a capital:

– Floresta Ardennes: uma região linda e montanhosa, cercada por castelos medievais, como por exemplo o Vianden (www.castle-vianden.lu).

– Os vinhedos às margens do Moselle: cheios de grutas misteriosas e enormes castelos. Para vê-los é preciso fazer um passeio de barco pelo rio (www.navitours.com).

– Vilarejo de Ehnen: região muito antiga, que possui um pequeno museu do vinho.

– A cidade de Echternacht: pertence ao distrito de Grevenmacher, possui um antigo monastério beneditino, além do conhecido festival de música clássica (www.echternachfestival.lu).

Como se locomover pelo Luxemburgo?

Luxemburgo possui um eficiente sistema de transporte público, tanto rodoviário, como ferroviário e aéreo. A rede rodoviária é moderna e apresenta 147 km de estradas ligando a capital aos países próximos.

Toda a estação ferroviária da cidade foi recentemente renovada e um novo terminal de passageiros do aeroporto de Luxemburgo foi inaugurado. Além disso, há um projeto para introdução de bondes na capital nos próximos anos.

? Leia também: Seguro viagem para a Europa (é obrigatório?)

O que fazer em Luxemburgo se tiver apenas 1 dia (mini roteiro)?

Se você tiver apenas um dia, uma de nossas dicas do Luxemburgo é caminhar pela cidade e admirar paisagens belíssimas impregnadas de charme e histórias.

Comece de manhã pela Place Guillaume II, a praça central da cidade, onde estão a escultura de Willian II (o grão duque de Luxemburgo), a prefeitura, fonte de água potável e as informações turísticas. Seguindo para uma de suas extremidades (rue de la Reine) você encontrará o Palais Grand Ducal.

o que fazer em luxemburgo

Ao redor fica a Grand Rue, a Rue du Curé, boas para caminhar, e em seguida a Place d`Armes.

Siga para a Boulevard Franklin Roosevelt, onde há os jardins do Pétrusse, acompanhados por um extenso rio, com vista para muitas árvores, penhascos e casinhas coloridas. É um lindo visual!

Você pode descer todo o vale a pé, mas também há a opção de um trenzinho turístico que faz o roteiro por todo o Centro Histórico em uma hora.

Seguindo ainda a Franklin Roosevelt, verá a Catedral de Notredame, composta pela parte antiga, muito bonita, e a parte mais recente, em estilo gótico. Vale uma visita!

Entrando na Rue de la Congrégation, chegará na Place Clairefontaine, uma praça lindíssima. A próxima parada é Corniche, conhecida como a varanda mais bonita do mundo, de onde é possível ver toda a cidade baixa. Você verá umas fortificações com umas espécies de janelas: são as Bock Casemates. Essa visita consiste em uns 2 km de caminhada dentro de passagens subterrâneas. Quem estiver disposto e com bom preparo físico, vale muito a pena, é incrível!

Importante => Seguro Viagem Europa (dicas + desconto)

o que visitar no luxemburgo

Na saída, você passará pela esplanada das Casemates (que vale uma parada para fotos), e, retornando, passará em frente à Igreja de St. Michel, onde ao lado há umas vielas e um belo arco romano. Andando poucos metros você estará de volta à Place Guillaume II.

Reserve o seu passeio com o hop on hop off em Luxemburgo

dicas luxemburgo

Se sobrar tempo, você pode visitar algum museu, como o ótimo Museu de História da Vila de Luxemburgo, por exemplo, ou então relaxar e provar um dos famosos doces das cafeterias da cidade.

roteiro luxemburgo

Quanto custa o transporte urbano?

Passagens de ônibus (também valem para trem):

  • Bilhetes de 2 horas com transferências ilimitadas: 2 euros
  • Bilhete diário: 4 euros
  • Bilhete mensal: 40 euros

Há também bilhetes de circulação nacional que podem ser adquiridos na Gare Centrale (10 euros por dia).

o que fazer em luxemburgo

Qual o preço médio da alimentação e os pratos típicos do Luxemburgo?

Luxemburgo apresenta uma culinária bastante apreciada. Suas especialidades são o judd mat gaardebohnen (pescoço de porco defumado com favas) e o rou-tou-tou (batata cozida), mas as culinárias mediterrânea, francesa e belga também fazem parte do cardápio.

Possui também muitas vinícolas, o que faz com que o vinho seja a bebida mais consumida no país, como o Elbling e o Rivaner. As cervejas locais também são muito apreciadas, dentre elas a Pilsner, a Mousel e a Simon Dubbel Donkers. O preço médio das refeições varia entre 15 e 30 euros, aproximadamente.

Eis algumas dicas de restaurantes:

  • Maison des Brasseurs: Grande Rue 48
  • Brasserie La Fourchette à Droîte: Avenue Monterey 5
  • Cafeterias ao redor da Place d’Armes, como a Oberweis: Grande Rue 19-21

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Onde ficar no Luxemburgo?

Trata-se de um país caro, então, se quiser opções de hospedagem mais em conta, uma de nossa dicas do Luxemburgo é escolher a região próxima à estação de trem. A diária em um quarto compartilhado é aproximadamente 25 euros por pessoa, porém é um local um pouco mais afastado e deserto. O centro da cidade costuma ser mais movimentado.

Algumas indicações de lugares bacanas pelo interior do país:

  • Auberge Aal Veinen: construção muito antiga localizada embaixo de um castelo, com diárias a partir de 80 euros.
  • Hôtel-Restaurant Bamberg’s: construção do século XIX, localizada em Ehnen, com diárias de 90 euros.
  • Medieval Towers: hotel localizado dentro de quatro torres medievais em Echternach, com estadas de uma semana, no valor de 440 euros (por semana), para até 6 pessoas.

Pesquise opções de hospedagem em Luxemburgo aqui!

Estas são apenas algumas dicas do Luxemburgo para começar a planejar o seu roteiro. Tenho certeza de que você irá se apaixonar por este lindo país!

Boa viagem!

12 comentários em “Luxemburgo: dicas de viagem para quem vai pela primeira vez”

Deixe um comentário