Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Santar, Viseu e Marialva – dia 9

Logo após o café da manhã fizemos uma visita à propriedade do Hotel Casa da Ínsua e em seguida, babem, participamos de um workshop sobre Queijo da Serra da Estrela. Bom, confesso que não sou fã de queijos, mas este é um dos queridinhos das pessoas que apreciam.

Já quase na hora do almoço seguimos para Santar, o coração da região vínica do Dão.

Lá fizemos a visita à Casa de Santar, um casarão muito parecido com os que existem nas fazendas brasileiras da época de ouro do café e almoçamos no Paço dos Cunhas de Santar, uma propriedade do início do século XVII, que fica na mesma localidade. Deu até vontade de cochilar em seguida, tamanha a satisfação pós almoço.

=> Economia: Seguro Viagem Para Portugal (com desconto)

Queijo da Searra da Estrela

Santar

Mas como turista que é turista não “perde” a tarde dormindo, lá fomos nós para uma visita ao centro histórico de Viseu, cidade que fica a pouco mais de 15 minutos de distância.

Capital da Beira Alta, Viseu também tem suas ruelas de pedra e becos medievais,  por onde se “perder” é melhor pedida.

Depois partimos em direção à Aldeia Histórica de Marialva, considerada uma das mais bonitas do país, dominada por um grande castelo do século XII, que confere ao lugar um certo ar assombrado.

Sobre ela escreveu José Saramago: “(…) é este conjunto de edificações em ruína, o elo misterioso que as liga à memória presente dos que viveram aqui, que subitamente comove o viajante, lhe aperta a garganta e faz subir lágrimas aos olhos.”

Marialva, no Vale do Côa, é de fato bem pitoresca e é lá que está localizada a hospedagem mais sofisticada da região, a Casas do Côro, que respeita na parte externa o espírito rústico do lugar, mas possui um interior requintado. O lugar é mágico, uma verdadeira viagem no tempo!Casas do Côro

Por lá mesmo jantamos e não poderíamos ter vivido experiência melhor.

Amanhã faremos um passeio pelo aldeia e castelo, então, poderei postar aqui um fotos desse lugarzinho “perdido” no tempo.

Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DescubraPortugallogo.jpg

Viajei desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses – em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação #DescubraPortugal: eu, claro, a Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

8 comentários em “Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Santar, Viseu e Marialva – dia 9”

  1. Ana, boa tarde. Gostaria de saber como você se deslocou até o Hotel Casa da Ínsua para participar do Workshop. Seu ponto de partida foi de Coimbra? Foi de carro? Existe alguma excursão para lá? Agradeço antecipadamente. Juliana.

    Responder
    • Oi Juliana. Fomos de carro, pois até onde sei, não há excursão. Mas veja com o hotel diretamente, que com certeza eles vão te ajudar melhor com isso. É bem legal! Boa viagem!

      Responder
  2. aNA, ADOREI SUA VIAGEM SERA QUE VC PODERIA ENVIAR O ROTEIRO COMPLETO? NAO ACHEI, E QUERIA COPIAR IGUALZINHO! OBRIGADA
    bJS Debora

    Responder
    • O roteiros está por dia. É só seguir a sequência. Aqui é o dia 9, volte os posts da categoria Portugal, que poderá ler todos. Boa viagem!

      Responder
  3. Lugar lindo! E eu adoro queijo rsrsr Acompanhando sua viagem por essas terras que tanto amo (e que falta conhecer mais)
    Abçs de viajante

    Responder

Deixe um comentário