Verona, o que fazer: roteiro de 1 dia na cidade de Romeu e Julieta

Verona, no norte da Itália, ficou mundialmente famosa por ter sido o palco da trágica história de amor entre Romeu e Julieta, imortalizada por Willian Shakespeare.

Embora para muitos esse romance não passe apenas de uma peça de teatro, há quem diga que ela tem um fundo de verdade e teria acontecido nos primeiros anos do século XIV.

A história do casal desafortunado arrasta milhares de pessoas até Verona todos anos e, acredite você ou não na sua veracidade, a cidade vale a visita, não apenas pelo clima de romance que está no ar, mas por todos os seus grandes monumentos do período romano – o que lhe rendeu o nome de La Piccola Roma – e do período medieval. Ela é uma cidade que impressiona!

Vem comigo e descubra o que fazer em Verona, Itália.

>>> Seguro viagem para a Itália (tem que fazer?) <<<

roteiro de 1 dia em Verona Italia
Verona é a cidade de Romeu e Julieta

Como chegar em Verona e se locomover pela cidade

Verona é relativamente pequena, portanto você consegue visitá-la toda em um dia e, se não tiver “tanto tempo”, digo que até em uma tarde isso já será possível.

Em uma de minhas visitas, eu estava indo de Milão para Veneza de trem. Como Verona fica no meio do caminho, optei por fazer uma paradinha lá. Cheguei depois do almoço, deixei minhas malas num guarda-volume da estação (a Porta Nuova) e fui passear sem pressa. No fim do dia continuei minha viagem.

Dica => Passeios em Verona

Verona Italia
Trem em Verona, Itália

A grande maioria dos turistas chega à cidade, assim como eu, de trem. Confira horários e rotas no site da Trenitalia.

Na estação mesmo há um posto de informações onde você poderá pegar um mapa com as indicações de todas as atrações turísticas de Verona.

Se estiver com disposição e tempo, é possível ir caminhando (basta seguir pelo corso Porta Nuova) até a região em que boa parte do que irá visitar está (uns 2 km de distância). Mas, se esse não for o caso, pegue bem em frente à estação um ônibus (nº 11, 12 ou 13, entre outros) que vá para o centro histórico.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


O que fazer em Verona em um dia

Em menos de 10 minutos você chegará à Piazza Brà, onde, entre outras lindas construções, está a atração mais imponente de Verona: a Arena. Trata-se de um anfiteatro do ano 30 a.C., que é terceiro maior do mundo, e encontra-se mais bem conservado do que o Coliseu de Roma; tanto que ainda hoje acontecem apresentações nele.

Imperdível => Verona Card c/ Entrada Prioritária na Arena

Coliseu de Roma
Coliseu de Verona

Dali, siga pela Via Manzini (peatonal) até a Piazza delle Erbe, o seu segundo ponto de referência. Uma vez aí, além dessa praça com suas construções rosadas, que é o coração de Verona, você estará praticamente ao lado da Casa de Julieta e da Piazza dei Signori.

praça com suas construções rosadas, que é o coração de Verona, você estará praticamente ao lado da Casa de Julieta e da Piazza dei Signori
Praça no coração de Verona, ao lado da Casa de Julieta e da Piazza dei Signori

Na Via Capello 23 está a suposta casa onde morou Julieta e o famoso balcão onde ela ficava escutando as juras de amor de Romeu. Impossível não incluir essa visita neste roteiro de 1 dia em Verona. 😉

Você atravessa um pequeno corredor para chegar ao pátio que fica em frente à construção e onde poderá ver uma estátua da personagem. Os apaixonados que por ali passam costumam deixar bilhetinhos de amor colados nessa estátua ou nas paredes. Se quiser, poderá visitar a casa (transformada em museu) e chegar até o balcão.

Casa de Julieta em Verona
Casa de Julieta

A título de curiosidade, como o marketing no entorno dessa trágica história não para por aí, há um suposto túmulo de Julieta no Monastério de San Francesco al Corso (Via del Pontiere 35) e, na igreja ao lado, o casal teria se casado.

Ainda na área da Piazza delle Erbe, você tem quase ao lado a Piazza dei Signori, onde está o Palácio do Governo, com a Torre dei Lambertini, e os túmulos medievais dos Scaligeri, que governaram a cidade entre 1260 e 1387.

túmulos medievais dos Scaligeri em Verona Italia
Túmulos medievais dos Scaligeri

Por fim, já no caminho de volta, pegue o Corso Porta Borsari e vá direto até chegar ao Castelvecchio. Atravessando por dentro do castelo, você irá encontrar a Ponte Scaligero. Cruze-a para ter lindos ângulos do rio Adige e das muralhas da cidade.

Daí você estará a um pulinho da Piazza Brà, onde tudo começou, e poderá pegar um ônibus de volta para a estação, ou, se ainda tiver fôlego, voltar a pé.

Mapa - roteiro de 1 dia em Verona

Caso ainda tenha um pouco mais de tempo ou opte por se hospedar em Verona, não deixe de visitar também o Duomo (catedral da cidade), o Giardino Giusti (um jardim do século XVI), o Museo Archeologico e o Teatro Romano.

Gostou do nosso roteiro de 1 dia em Verona?

E não deixe de ler também:

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Não deixe de ler todos os nossos posts com dicas da Itália em geral, bem como de conhecer o nosso “Roteiro de 7 dias em Roma e arredores“!

Guia de Roma Turista Profissional

E aqui você encontra um índice de todos os posts sobre a Itália, para facilitar a sua vida.

Boa viagem!

? Continue sua viagem aqui:

113 comentários em “Verona, o que fazer: roteiro de 1 dia na cidade de Romeu e Julieta”

  1. Ana,
    Em maio/20 farei, juntamente com minha esposa, viagem para Itália e vamos descer em Milão. Dois dias depois vamos de trem para Veneza, fazendo pit stop em Verona. Pretendemos sair cedo de Milão para podermos aproveitar Verona e não chegar tarde em Veneza. Gostaria de saber quanto tempo demora para fazer esse tour que você postou. Vocês foram de voltaram de ônibus ( num. 11, 12 ou 13) ou a pé ?
    Desde já agradeço

    Responder
    • Esse roteiro foi feito exatamente numa parada entre Milão e Veneza, como você vai fazer. Nós chegamos lá por volta das 11 horas da manhã e ficamos na cidade cerca de umas 4 horas ou pouco mais, e fomos para Veneza no meio da tarde. Foi bem tranquilo! Não lembro exatamente qual dos ônibus que eu peguei, mas eu já fiz esse passeio mais de uma vez e, em geral eu vou de ônibus e volto a pé. Boa viagem!

      Responder
  2. Indo pra Veneza e parando em Verona, como funciona a questão do bilhete? Paga de novo pra continuar indo pra Veneza?

    Responder

Deixe um comentário