Roteiro de 10 dias pelo Peru com criança: Lago Titicaca

O amanhecer no Lago Titicaca é de tirar o fôlego.

Pegamos o barco e partimos lago adentro. Era bem cedinho, e pudemos ver as primeiras cores do dia. Adoro o amanhecer e o entardecer. E acho que o meu pequeno aventureiro também.

Lago Titicaca tem aproximadamente 8300 km², fica cerca de 3800 metros acima do nível do mar, é o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo latino-americano em extensão.

Lago Titicaca como chegar

Logo que o barco deixa o cais, começam a aparecer as totoras, espécie de junco que cresce em grande parte do lago, e que é a base para a construção das Ilhas Flutuantes de Uros, as primeiras que visitaríamos naquele dia de passeio. Nas fotos acima, as totoras são aquela vegetação que aparece formando uma espécie de caminho para a passagem dos barcos.

O povo de Uros constrói suas ilhas flutuantes utilizando as raízes das totoras como base, e tudo o que há sobre as ilhas também é feito com essa espécie de junco local: desde as casas e seus telhados, passando pelo artesanato, os barcos, os banquinhos que os habitantes oferecem para os turistas se sentarem…

o que visitar no Peru

dicas lago titicaca

…eles até utilizam a totora na alimentação! E o Henrique resolveu experimentar, olha só!

dicas Peru

Uma cultura totalmente diferente de tudo o que meu filho já imaginara em seus nove anos de existência… nem preciso contar aqui como meu moleque ficou empolgado com tudo o que viu e aprendeu em Uros, não é?!

Ele gostou tanto! Fotografava tudo… gostou muito de ver as crianças que vivem nas ilhas. Achei até que ele fosse interagir com elas, mas isso não aconteceu. Ele ficou olhando de longe, curiosíssimo, porém não tentou nenhum tipo de interação. Mas a mamãe Evelyn e a tia Aline não poderiam perder essa oportunidade, não é mesmo?

viagem com criança

Os habitantes de Uros também são um show à parte. Eles se vestem de uma maneira muito peculiar e usam chapéus típicos. E as mulheres, sempre com roupas coloridíssimas, carregam seus bebês em espécies de “sacolas” que amarram às costas, como em outras regiões do Peru. Homens e mulheres por lá são donos de uma simpatia ímpar.

o que fazer no Peru

Depois da visita, os habitantes de Uros nos levaram para um passeio num dos barcos feitos de totoras. Uma delícia passear assim pelo Lago Titicaca!

De um barco a outro, voltamos ao nosso primeiro para continuar a aventura pelo lago. Nosso próximo destino: Taquile.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


A ilha de Taquile é conhecida por causa de suas impressionantes paisagens naturais, onde o  azul estonteante do Titicaca se encontra com os picos nevados da cordilheira, já na sua parte boliviana. A ilha fica quase na fronteira entre os dois países e, de lá, é possível avistar o país vizinho.

Vista da Bolívia

O local é também famoso por conta de seu povo, que produz tecidos feitos à mão, considerados como os tecidos artesanais de mais alta qualidade no Peru. O interessante é que esse trabalho é feito exclusivamente pelos homens, que aprendem a tecer a partir dos oito anos de idade. Puxa vida! O Henrique tem nove! Já seria um tecelão se fosse nativo de Taquile!

A ilha é toda cheia de aclives e a subida é bem difícil. A altitude também não ajuda muito. Então, é bom subir devagar e parar com os pequenos, caso eles necessitem, para que possam recuperar o fôlego. Mas a vista, sem a menor sombra de dúvida, vale todo o esforço!

dicas Puno

Peru com criança

Não se esqueça de levar água para essa caminhada. Ou de comprar logo que chegar à ilha. Depois que começar a subida, não encontrará lugares para comprar. Então, vá prevenido.

Depois de um almoço bem simples, mas delicioso, onde comemos mais uma vez as maravilhosas trutas da região, passamos pela Praça de Armas de Taquile e havia uma festa acontecendo por lá. Todos estavam vestidos a caráter e nós pudemos observar as danças e, claro, fotografar!

roteiro Peru

Enfim… terminado o passeio pelas ilhas do Titicaca, subimos novamente ao barco para voltar a Puno. A viagem de barco durou mais de duas horas. Na ida, não sentimos tanto. Mas a volta foi muito cansativa, parecia que o barco não chegava nunca. Henrique ficou bastante irritado com isso. Depois de todo o cansaço do dia, todos nós queríamos chegar logo ao hotel.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Mas, apesar do cansaço, o dia foi maravilhoso e o passeio, inesquecível.

Partimos de Puno naquela noite mesmo, num confortável ônibus leito, rumo a Cusco, cheios de boas lembranças e lindas imagens na memória.

5 comentários em “Roteiro de 10 dias pelo Peru com criança: Lago Titicaca”

  1. O Lago Titicaca, um dos lagos navegáveis ??mais altos do mundo, fica no Peru e é obrigatório para sua visita. Parabéns pelo maravilhoso resumo de sua viagem ao Lago Titicaca com seu filho.

    Responder
  2. Evelyn, vi que você voltou à noite de Puno para Cusco, em um ônibus confortável. Poderia me dizer de qual companhia? Estou com problemas para encontrar uma boa companhia que faça esse horário noturno.

    Responder
  3. Evelyn, estou indo para Lima com meu filho de 5 anos e, como vou ficar 20 dias, queria fazer o passeio até Machu Picchu. Qual seria a rota mais agradável para crianças e para conhecer mais da cultura local? Por onde começo essa pesquisa de cidades, hoteis, dias para ficar em cada local???? Vcs chegaram de Lima a Machu Picchu em quantos dias? Foram de onibus né?! e a volta como foi?

    Responder
  4. Que delícia relembrar tudo isso Evelyn, as fotos escolhidas são maravilhosas e o seu relato faz a gente ficar com saudade de tudo…viajem inesquecível!

    Responder

Deixe um comentário