Clos Lucé no Vale do Loire: a última morada de Leonardo da Vinci

Quando Leonardo da Vinci – um de meus ídolos – estava no fim da vida, por volta de 1516, já com seus mais de 60 anos, estava abandonado pelo amor de sua vida, sem proteção de nenhum governante, esquecido pelo papa e banido pela confraria dos artistas, com as economias no final e sem nenhuma encomenda.

Decide, então, responder aos insistentes convites do jovem rei da França, Francisco I. Este já tinha enviado diversas cartas que demonstravam seu interesse em tê-lo como artista particular. Então, apesar da idade, resolve atravessar os Alpes a cavalo e ir para a França.

Foi a última mudança do gênio, que deixa a Itália para sempre, morrendo na França em 1519.

Leonardo da Vinci é instalado, pelo rei Francisco I, num pequeno castelo no Vale do Loire, com todos os móveis e mesmo as terras adjacentes. Ele recebe ainda um bom dinheiro adiantado, por dois anos, sendo nomeado oficialmente como “pintor do rei”.

Economia => Seguro Viagem França (dicas + desconto)

Clos Lucé no Vale do Loire

o que ver

o que visitar

O castelo foi o Clos Lucé no Vale do Loire, à época chamado de Cloux. Foi construído no final do século XV por Estienne Leloup. Paredes de tijolos vermelhos e telhado cinza, é cercado por uma longa muralha e uma pequena torre de segurança, Clos Lucé fica exatamente a 400 metros de Amboise, o castelo real.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


turismo

Visitar este castelo é imperdível, especialmente para quem gosta do “Leozinho” e suas invenções, como eu.

No interior do castelo, pode-se conhecer a sala onde Da Vinci trabalhava e o quarto em que dormia e onde morreu.

Confira => Passeios pela região do Clos Lucé

o que fazer

dicas França

roteiro França

Há também inúmeros modelos em miniaturas de seus inventos (avião, automóvel, helicóptero, tanque, maquinarias diversas, entre outros), além de cópias de documentos com seus esboços, planos, desenhos e cálculos.

o que ver na França

atrações turísticas

como chegar

turista profissional

O castelo está em ótimo estado de conservação, com muitos móveis originais, além de pinturas feitas por seus alunos. Pesquisas continuam sendo feitas pelas paredes e outros lugares, buscando sua forma original.

viagem

No exterior, cercado pelas muralhas, há hortas e jardins. Espalhados por todo o terreno, encontramos diversas reconstruções de seus projetos, construídas com os mesmos materiais, técnicas e tamanhos originais. E não é que funcionam?

Imperdível => Passeios pelo Vale do Loire

dicas Vale du Loire

Clos Lucé no Vale do Loire

o que visitar em

Clos Lucé no Vale do Loire

Como chegar a Clos Lucé no Vale do Loire a partir de Paris?

Você pode pegar um trem na Gare de Montparnasse ou na Gare d`Austerlitz para a cidade de Amboise. Apenas poucos horários saindo de Austerlitz são diretos, pois na maioria dos casos há uma troca de trem em Saint Pierre des Corps (pertinho de Tours) ou em Orleans.

A viagem dura entre 1:30h e 2h, dependendo do trajeto. Preços a partir de € 15,00 por trecho. Para maiores informações consulte o site http://www.voyages-sncf.com/.

Informações úteis:

Endereço: 2 rue Clos Lucé – Amboise

Funcionamento: todos os dias, das 9 às 19h de fevereiro a outubro | das 10 às 18h de novembro a janeiro. Fecha 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Custo:  16 euros adulto – 11,50 euros criança

Site: http://www.vinci-closluce.com

Seguro Viagem França com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para a França?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI


Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da Françae nem de verificar os ingressos e passeios, que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de ParisAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia a dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

1 comentário em “Clos Lucé no Vale do Loire: a última morada de Leonardo da Vinci”

Deixe um comentário