Global Pass: as vantagens e desvantagens

Ano passado, quando estivemos pela primeira vez na Europa, eu e meu marido nos apaixonamos pela praticidade e pelo conforto das viagens de trem.

Ao retornamos começamos a planejar a nossa próxima viagem, que aconteceu em abril desse ano.

Após algumas pesquisas, descobri a existência do “Global Pass“, um passe de trem com viagens ilimitadas, a mais de 20 países, com duração variável, podendo ser de 15 ou 21 dias contínuos; 1 mês, 2 ou 3 meses; 10 dias ou 15 dias em dois meses.

Importante = Seguro Viagem Internacional (dicas + desconto)

Global Pass

Eu me interessei bastante pelo passe, pois com ele você pode pegar quantos trens quiser durante o período que escolher, no meu caso 15 dias contínuos, em qualquer horário, e mais: com a “promessa” de viajar na 1ª classe !

Além de tudo isso, tem a chamada tarifa “SAVER”, que funciona assim: se vc vai viajar com mais alguém (2 ou mais pessoas), sempre juntos, a viagem inteira grudadinhos, você terá um desconto no passe.

Mas, atenção: para usufruirem do desconto da tarifa SAVER você e os demais viajantes têm de estar sempre juntos!

Caso o fiscal passe e não estejam juntos, além da multa e de terem de pagar a passagem, perderão o passe.

Pensamos em adquirir o passe pelo site oficial da Rail Europe, mas como a venda lá é em euro, tem todo aquele lance de cartão de crédito x IOF x variação cambial x pagamento à vista.

Decidimos, então, procurar uma revendedora da Rail Europe e nos deparamos com a CI Intercambio, por indicação da própria Rail Europe.

O legal de adquirir por uma revendedora é que você paga em real e consegue parcelar, na maioria dos casos (boa saída para os mochileiros de plantão ! rs).

Outra informação importante do Global Pass é que, apesar de permitir transitar livremente por mais de 20 países, o passe só permite deslocamentos entre países que fazem fronteira entre si. Assim, se você quer ir, por exemplo, da Alemanha até a Hungria, vai ter de, necessariamente, parar na Áustria e lá pegar outro trem para a Hungria.

Kit Global Pass”: Livrinho com trechos inclusos e respectivos horários + Passes
Kit Global Pass”: Livrinho com trechos inclusos e respectivos horários + Passes

 “Meu 1º perrengue”: nome do passageiro = nome do passaporte

Eu, leiga, nunca tinha adquirido o Global Pass, não sabendo a “cara” do passe, nem imaginando que nele iria constar nome, sobrenome, passaporte, etc . . .

Quando estivemos na empresa revendedora, a atendente pediu nosso nome e endereço: ok.

Lembro-me de lhe perguntar se não seria necessário cópia do nosso passaporte e ela me disse que não.

Efetuamos o pagamento da entrada (30% do valor total à vista) e parcelamos o resto. Até aí, ok.

Quatro dias depois ela me ligou que meu tão sonhado passe já estava disponivel.

Fui feliz da vida buscar meu passe e chegando lá me deparei com o primeiro perrengue:  meu sobrenome estava errado!!!

Enfim, não vamos discutir de quem foi a culpa, pois foi um perrengue só, mas atenção: quando forem comprar o passe, forneçam a cópia do passaporte (mesmo que digam que não precisa) e peçam para conferir todos os dados antes de concluir a compra, inclusive assinando algum documento dessa conferência.

Importante dizer, ainda, que se você quiser/precisar cancelar o passe ou por algum erro tiver de reemití-lo, atenção: terá de arcar com multa de 15% sobre o valor pago; e se for o passe com tarifa “saver” pior ainda, porque esses 15% se multiplicam pelo número de passageiros, já que a reemissão ou o cancelamento será do passe, no qual consta o nome de todos!

Entre mortos e feridos, meu passe foi corretamente reemitido.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Como ativar o seu Global Pass

Segundo a vendedora, nós preencheríamos os números dos nossos passaportes e a data de início e término do passe, e simplesmente entraríamos no trem escolhido.

Não é bem assim e sorte que fomos nos informar antes de anotar qualquer coisa no passe.

O primeiro trem que pegamos foi de Berlim a Praga. Ao chegarmos na estação procuramos a empresa de trem responsável, e lá a atendente pediu nossos passaportes e pediu que nós anotássemos, somente, o número dos passaportes no passe. Depois disso ela mesma anotou a data de início e término e carimbou/validou o passe. Esse carimbo é indispensável !

Passe 01: Dados dos viajantes: nome e passaporte (a ser preenchido a mão), devidamente carimbado pela operadora de trem local; Passe 02: data de validade inicial e final, preenchida pela atendente da operadora de trem local, devidamente carimbado.
Passe 01: Dados dos viajantes: nome e passaporte (a ser preenchido a mão), devidamente carimbado pela operadora de trem local; Passe 02: data de validade inicial e final, preenchida pela atendente da operadora de trem local, devidamente carimbado.

Ficamos sabendo depois que esse é o procedimento correto, pois se você não tiver esse carimbo de validação poderá ser multado ou, no mínimo, levar uma bela bronca do fiscal.

“Perrengue da reserva de assentos”: reservar ou não reservar o assento, eis a questão

Detalhe: quando compramos “um” passe de trem, já vem a reserva incluída, certo???

A primeira desvantagem do Global Pass: não estão inclusas as reservas de assentos/leitos.

Se você quiser reservar antes da viagem tem de decidir exatamente o seu roteiro, com dias e horarios certinhos e pagar trecho a trecho antes da viagem.

Quando fomos retirar nosso passe, a vendedora nos forneceu um livrinho da Euro Rail, com todos os destinos inclusos, horários de partida e chegada de cada um dos destinos e necessidade de obrigatória reserva ou não em alguns trens.

Lembro-me de perguntar: “Você acha indispensável que reservemos os assentos???”. E lembro-me da resposta: “Não é necessário, vocês vão fora de temporada, tranquilo!”.

Pois é, como disse, no livrinho (foto abaixo) tem vários trechos que dispensam reserva: é só chegar e sentar na poltrona que estiver vazia.

Eurail Global Pass
Livrinho com horários de todos os trechos que fazem parte do “Global Pass”

Já alguns trechos (como os da Itália, por exemplo) a reserva é obrigatória e deve ser feita num guichê da companhia de trem, antes do embarque.

Ora, pensamos nós, já que a vendedora nos disse e no livrinho na maioria dos destinos não é obrigatória a reserva, lá vamos nós.

Não é bem assim !

Mesmo que no livrinho não esteja marcado “R”, que quer dizer reserva obrigatória, avalie muito bem a situação…

timetable Global Pass

No primeiro trem que pegamos – Berlim a Praga – conferimos no balcão da empresa de trem a necessidade de reserva e eles confirmaram ser desnecessário. Como nunca tinhamos usado o passe, acatamos e embarcamos. Como disse, uma das “vantagens” do passe é poder viajar na primeira classe, até aí, que lindo, né?

“Só que não” ! ! ! Você pode viajar na primeira classe SE sobrar lugar pra você, baby!!!

E, acredite: se você não tiver reserva, na maioria das vezes você vai de segundona ! ! !

Até aí, em trechos curtos, nada de criarmos pânico, ok?

Mas, querendo ou não, nos sentimos lesados – pagamos por 1ª classe, não?

Enfim, o pior ainda estava por vir: nosso 2º trecho !

O 2º trem que pegamos foi de Praga a Budapeste. O livrinho dizia que não precisava de reservas MESMO sendo um trem noturno, com mais de um monte de horas de duração. Fomos até a empresa de trem da Estação de Praga e fomos atendidos por uma mal humorada atendente que disse que não era necessária a reserva. Insistimos quer queríamos ir de trem noturno e queríamos leito e ela disse que não precisa de reserva.

Achamos estranho e, não nos conformando, voltamos no dia seguinte e uma nova empregada, ao ver nosso passe “Global Pass” ,novamente disse que não precisava de reserva. Insistimos que queríamos fazer a reserva e ela não quis.

Como nunca tínhamos usado o passe para um trem noturno, pensamos que estaria vazio: doce ilusão de principiante !

Não conseguimos vaga nas cabines leito, nem na primeira classe. Resultado:  fomos de 2º classe, numa cabine com 6 pessoas.

No 3º trecho, de Budapeste a Viena, mesmo não precisando de reserva, fizemos a reserva e dentro desse trem, nos deram a opção de fazer upgrad para Business Class, que custou 15 euros e valeu muito a pena !!! Depois de dois trechos de 2ª classe, quis me recompensar pelo sofrimento… rsrsrs.

No 4º trecho, de Viena a Zurique: novo perrengue com a bendita reserva !!!

Chegamos à linda estação de trem de Viena e fomos fazer a reserva, mesmo o bendito livrinho dizendo que não precisava. Pretendíamos fazer a viagem noturna, dada a distância e, adivinhem???? A atendente disse que não precisava e insistindo muito disse que não tinha mais vagas para leito e nem primeira classe ! ! !

E foi nesse dia que descobrimos o por quê : HÁ LIMITE DE ASSENTOS PARA PORTADORES DE GLOBAL PASS ! Isso mesmo!!! A atendente e outros portadores do mesmo passe nos informaram o que ninguém nos informa!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Ou seja, se você quiser comprar uma passagem de leito na hora, você pode até conseguir, agora se você tem o Global Pass, existe uma quantidade certa de assentos e leitos para reservar, ou seja, se não fizer isso meses antes você vai passar por perrengues ! Essa é a verdade, nua e crua !

Comprovamos isso quando precisamos voltar de Veneza à Milão e fomos ao guichê da empresa de trem fazer a reserva. A atendente nos informou que não havia mais assentos disponíveis para “Global Pass”. Detalhe: saí do balcão e fui na máquina de venda expressa e lá tinham passagens disponíveis para compra imediata, com reservas incluídas.

Claro que noutros muitos trechos de curta duração não tivemos problemas e conseguimos viajar desfrutando daquilo que pagamos, ou seja, 1ª classe !

Mas, para trechos mais longos (mais de 3 horas), não existe: RESERVE MESES ANTES, por mais que o bendito livrinho ou a atendente te diga que não precise !!!

A reserva varia de 5,00 a 10,00 euros por trecho.

Fora isso, como funciona esse lance de não reservar? Como sei onde posso sentar? E se eu tiver sentada e alguém tiver reservado? Eu me perguntava muito isso. Eis a resposta: a maioria dos trens tem um placar em cima das poltronas, que, se apagado, significa que está vago.

Fiscais

Os fiscais passam, pedem o passe e alguns (raramente) pedem o passaporte. Alguns dão um furinho no passe, outros carimbam, outros dão um visto e outros só um sorriso, rsrs.

Benefícios do Global Pass

A pergunta que eu mais escuto: vale a pena comprar o Global Pass???

Depende.

Na minha humilde opinião, se você passará por poucos Países/Cidades, simule os trechos individuais antes de comprar o Global Pass.

No meu caso, apesar dos perrengues de “iniciante”, valeu, sim, a pena, pois percorrermos mais de 17 trechos.

Eu simulei cada trecho antes de viajar; confesso que a diferença não era muita não, mas a comodidade de poder “mudar de ideia”, não ter hora certa pra ir e nem pra voltar e poder fazer um “bate-volta” naquela Cidade que o cara do hotel te indicou, compensa os perrengues relatados.

Enfim, com assento ou sem assento, com perrengue ou sem perrengue, a dica é sempre a mesma: SIMPLESMENTE VÁ E ENCHA SUA MOCHILA OU MALA DE EXPERIÊNCIAS MARAVILHOSAS ! ! !

Texto de Gilmara Ramos Guimarães
Mochileira assumida e ávida por novas experiências

9 comentários em “Global Pass: as vantagens e desvantagens”

  1. boas dicas.
    eu quero saber se o global pass tem limite de viagens, se eu posso usar entre países, ou se é somente dentro de um único país.
    obrigada

    Responder
  2. Ótima dicas, Gilmara!

    Eu e minha esposa estamos querendo ir em dezembro ao velho continente. Essa será a nossa terceira vez na Europa e a primeira em trens.
    Nosso planejamento inicial são 30 dias e 7 países. Eu sempre fui metódico em todas as outras viagens, ou seja, já saia com tudo fechado sem muito espaço para novas aventuras. Desse vez queremos fazer tudo de trem.
    A segunda classe dos trens é algo muito ruim?
    Você~poderia me fornecer o contato da agencia que você comprou os tickets?
    Podemos pegar quaisquer trens dentro do país, ou seja, eu estou na Alemanha e queri ir para Polônia e só preciso chegar na estação e escolher o trem com melhor horário?
    Obrigado mais uma vez.

    Responder

Deixe um comentário