Dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez

Viajar de avião pode ser bem comum e simples para muitas pessoas, mas para outras, não. Especialmente aqueles que estão viajando pela primeira vez.

E olha que, no Brasil, isso tem sido muito comum, pois de alguns anos pra cá as passagens baratearam bastante e o acesso às viagens de avião tem aumentado significativamente.

Então, aqui vão algumas dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez – e, quem sabe, para quem já viajou mas ainda tem dúvidas.

Importante = Seguro Viagem Internacional (dicas + desconto)

Viajar de avião pela primeira vez

Quanto antes comprar, mais barato é

As passagens estão mais baratas, é verdade, mas se você deixar de comprar de última hora, com certeza pagará bem caro. Então, neste caso, planejamento é essencial: quanto antes comprar, mais barato vai conseguir.

Antigamente o custo da viagem era dividido igualmente por todos os assentos e o valor era alto para todos. Hoje, as empresas começam a vender com antecedência as passagens bem mais barato. Depois, com o aproximar das datas e venda das primeiras, o valor vai aumentando. Quem compra em cima da hora com certeza subsidia o valor das outras.

Avião

Mudar a data, é possível?

Sim, é possível, mas dependendo de quanto você pagou, terá que pagar uma multa ou mesmo ter determinadas dificuldades para trocar. As passagens mais baratas são mais difíceis de trocar e mais caras para fazer a mudança, pois você terá que pagar a diferença tarifária entre a que você tem e o novo voo que quer fazer.

Não esqueça nenhum documento!

Para os voos dentro do Brasil, basta a identidade. Mas em diversos casos outros documentos podem ser necessários, como se você estiver acompanhado de crianças, por exemplo.

Além disso, para determinados países você necessitará, além do passaporte, de um visto ou uma autorização. E, em alguns, o passaporte não pode ter menos de 6 meses de validade.

Portanto, informe-se antes de tudo o que você precisa!

Pra ajudar a não esquecer nada, nós fizemos um artigo sobre documentos de viagem, com um check list pra você imprimir e ir marcando aqueles que já tem.

Checklist documentos de viagem

As bagagens devem seguir regras rígidas

As bagagens que levamos em um voo devem seguir determinadas regras. Se tiver alguma coisa inadequada, ela não vai entrar! Algumas regras básicas são:

– Quais são: você tem direito a despachar uma ou duas malas (que vão no bagageiro do avião). Confira com a companhia aérea que irá voar, pois quase todas cobram por isso e o preço varia.  Você também pode levar um ou dois volumes pequenos junto com você, dentro da cabine. A quantidade, volume e peso dependem de cada companhia voo, então, verifiquem sempre.

– Quanto ao peso: dependendo do seu voo – se é nacional ou internacional – você tem mais ou menos quilos para despachar e outros tantos para levar na mão. Mais uma vez: confira com a empresa que irá voar!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


O que pode ou não pode levar: na mala de mão não se pode levar nada de muito pontudo ou afiado, como facas, canivetes, tesouras. Os líquidos são proibidos em volumes maiores que 100 ml nos voos internacionais. Nos nacionais é permitido, mas eles podem te barrar, então, se você pretende levar algum líquido em volume maior que 100 ml – uma garrafa de vinho ou um xampu, por exemplo – coloque na mala a ser despachada.

Há outras regras, então, antes de fazer suas malas verifique o que pode ou não ser levado.

Leia mais:

mala para inverno

Chegue cedo

Para que um voo possa sair no horário tanto as pessoas quanto toda a bagagem devem entrar no avião com antecedência. Então, chegue cedo. Para se pegar um voo você deve se apresentar à companhia aérea com um mínimo de 1h para voos nacionais e 2h para voos internacionais.

Mas eu sou daqueles que prefere chegar beeeeeem antes, fazer o chekin e ficar esperando com calma no aeroporto, perto do portão de embarque. Assim evitam-se correrias e evitam-se possíveis contratempos, como uma fila inesperada.

Se for para os EUA, vá ainda mais cedo, pois eles são muto cricris.

Necessidades especiais

Se você tem alguma necessidade especial – cadeirante, cão-guia, dificuldade para andar ou quaisquer outras – avise antes à companhia aérea. Eles te darão uma atenção especial.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Voos diretos, escalas ou conexões

Nos voos diretos o avião sai de uma cidade e chega ao destino que você quer, sem paradas. Mas os voos nem sempre vão do ponto onde você está para o ponto para onde quer ir, às vezes você tem que pousar em uma cidade para seguir para outra.

Nos voos com escala o avião para em uma ou mais cidades para entrada e saída de passageiros, mas você não sai do avião.

Nos voos com conexões, entretanto, você deve sair do avião e pegar outro. Basta pedir ajuda para os funcionários da companhia que estão em terra, que eles te ajudam. Em todo caso, logo na saída do avião você encontrará placas te levando para as “conexões”. Chegando lá, proceda o embarque novamente, como fez no primeiro voo.

Em geral, você não precisa pegar as malas que estão no avião, eles mesmos as trocam de aeronave. Você leva apenas as que você carrega consigo. De qualquer forma, fique atento, pois em alguns voos pode acontecer de você ter a necessidade de pegar suas malas na esteira e despacha-las novamente, como fez antes.

Em breve voltaremos com mais dicas pata viajar de avião, fiquem de olho. Mas, se tiver alguma dúvida, escreva nos comentários.

Boas viagens!

3 comentários em “Dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez”

  1. Uma outra dica para quem viaja de avião, algumas horas antes de sua viajem vocês não devem beber bebidas com gaz, porque essas bolhas de gaz que estão na sua bebida em altitude elas aumentam muito de tamanho e depois você vai sentir uma vontade muito grande de as libertar.

    Responder
  2. Se você vai viajar de avião pela primeira vez, eu lhe sugiro para escolher um lugar no alinhamento das asas, porque o avião se comporta como uma balança e bem no centro é onde você terá menos balanço se tiver turbulencia durante seu voo.

    Responder
  3. Coisa de louco, minha primeira vez fiquei com muito medo, mais quando o avião está no alto você não sente nada a viagem é bem tranquila. o ruim é se estiver uma turbulência.

    Responder

Deixe um comentário