Visitando Gamle Bergen (ou a Velha Bergen)

Em Bergen fizemos duas visitas que adoramos muito e ambas ligadas ao passado da cidade. Uma consta nos guias turísticos, trata-se de Gamle Bergen, mas a outra não e, no entanto, é tão ou mais interessante, mas vou explicar a seguir do que se trata.

Economia => Seguro Viagem Noruega (com desconto)

Gamle Bergen

É uma espécie de museu a céu aberto. Trata-se da reconstrução de um pequeno povoado com cerca de 50 casas de madeira dos séculos XVIII, XIX e começo do XX.

O mais interessante é que as casas são todas originais e transladadas para o local atual. Esse tipo de museu a céu aberto existe em outras partes do país, como em Oslo, e com o mesmo esquema: as casas são de outras partes e são transportadas para lá para compor o cenário.

Confira => Passeios em Bergen e arredores

o que ver em bergen

o que fazer em bergen

dicas de bergen

E é um cenário perfeito e completo: há atores vestidos com roupas de época e “vivendo” como se de fato estivéssemos no passado.

Você pode entrar nos estabelecimentos e casas à vontade. Tudo é decorados em estilo antigo. Quando você entra em algumas residências é recebido por um “morador”, que faz questão de te mostrar a casa e até pode te oferecer um cafezinho. Uma verdadeira viagem no tempo.

Além disso, o lugar é muito bonitinho e tem uma ótima vista de Bergen.

old bergen

bergen roteiro

Como chegar em Gamle Bergen?

Para chegar lá você pega um ônibus (nº 3, 4, 5, 6 ou 83) nos pontos que têm em frente às casinhas “cartão-postal” em Bryggen e depois de uns 5 minutos desce no ponto chamado “Nyhavnsveien”.

Na frente do ônibus tem um painel que informa o nome dos pontos, fique de olho. Você vai ver que o ônibus entra numa rodovia e de repente vai pensar que está indo para o lugar errado, mas relaxe, é isso mesmo! Vários outros turistas vão descer no mesmo ponto e ele é anunciado no ônibus, então, não tem erro.

Ao descer, volte um pouco para trás e siga uma rua que passará por debaixo da rodovia e vá seguindo as placas para Gamle Bergen.

roteiro em bergen

Você vai chegar a um portão que é a entrada do lugar e já vai ver algumas das casinhas e uma igreja, mas a entrada oficial mesmo, onde você paga o seu ingresso, é um pouco mais para frente.

bergen dicas

Se quiser fugir dos ônibus de excursão, tente fazer essa visita de manhã, entre 9 e 10h, pois por volta das 11h os grupos começam a chegar e imagino que a paz do local fique um pouco abalada.

Demos sorte e só quando estávamos indo embora é que eles chegaram (e eram vários ao mesmo tempo!). Ufa!

Gamle Bergen funciona de 15 de maio até 31 de agosto das 9h-16h e custa 90 NOK.

Pesquise opções de hospedagem em Bergen aqui!

A velha Bergen

Se você está pesquisando e planejando uma viagem para Bergen, deve estar pensando que estou falando de Bryggen, certo?!

Ok, de fato Bryggen faz parte da velha Bergen e é a atração principal da cidade, fazendo parte da lista dos Patrimônios da Humanidade da Unesco. Mas a velha Bergen de que estou falando aqui é outra e não consta em nenhum dos guias turísticos que consultei (e foram vários).

Trata-se de um grupo de casinhas de madeira em vielas que são da mesma época que as da região de Bryggen e, assim como lá, sobreviveu ao grande incêndio de 1702.

dicas da noruega

Se você tiver o teatro da cidade como referência (Den Nationale Scene, na Engen 1), essas ruelas ficam nos “fundos” dele. As principais ruas – se é que são “ruas” – são Knosesmauet, Hansstredet e Kjellersmauet, mas existem outras.

o que visitar em bergen

noruega com criança

Ali, fora do centrão turístico, você faz uma verdadeira viagem no tempo e não é difícil saber quando chegou, pois as ruas se estreitam abruptamente, e a gente fica cercado de casinhas coloridas de madeira.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

A possibilidade de encontrar outros turistas por lá é mínima, pois é uma área bem residencial e fora do burburinho. Se quiser ter uma ideia de como era a urbanização e vida local de Bergen há alguns séculos, esse é um lugar bem autêntico, além de bem bonitinho. Nós adoramos esse passeio!

o que fazer em bergen

old bergen

dicas bergen

Se quiser mais dicas de viagem para a Noruega, não deixe de ler os outros posts que temos aqui no blog.

Boa viagem!

Leia também:

2 comentários em “Visitando Gamle Bergen (ou a Velha Bergen)”

  1. Eu achei o Gamle Bergen bonitinho mas qnd fui não pude entrar em nenhuma casinha e não tinha ninguém vestido com roupas de época infelizmente, o passeio teria sido mais legal!

    Responder

Deixe um comentário