Rosh Hanikra, em Israel: uma adorável surpresa!

Quando eu estava planejando uma das nossas viagens e pedindo dicas de Israel para todos os nosso conhecidos que já tinham ido para lá, uma amiga de Declev – que é casada com um israelita e vai todos os anos para lá – nos sugeriu visitar as grutas de Rosh Hanikra, que é o lugar favorito dela no pais, mas que quase ninguém por aqui sabe que existe.

Fui pesquisar e, de fato, não encontrei informações em português sobre a região, apenas em inglês. Na época, ela nos explicou por alto do que se tratava e onde ficava e resolvemos ir conferir, afinal, ficamos muito curiosos!

Como fizemos uma viagem de carro por Israel, isso nos deu mais liberdade para ir a lugares fora da rota turística tradicional, o que é algo que sempre tentamos fazer.

Obrigatório => Seguro Viagem Israel (até 20% de desconto)

viagem de carro por israel

Isso é uma coisa que aconselhamos a fazer, para quem tem oportunidade: tentar sair um pouco da rota turística tradicional, fugir um pouco das atrações mais conhecidas – visitá-las também, é claro – e ir a lugares diferentes e menos óbvios.

Foi o que fizemos lá em Israel, indo a Hosh Hanikra. Quer conhecer também? Viaje conosco!

Vale a pena => Tour para Caesarea, Haifa, Acre e Rosh Hanikra (de Jerusalém)

Onde fica e como chegar em Hosh Hanikra?

Em curtas palavras: fica à beira mar, bem na fronteira entre Israel e o Líbano.

Tenso, não?!

Não, não é!

fronteira israel libano

Por incrível que pareça – afinal, estamos exatamente na fronteira entre os dois países -, a visita é tranquila e não há perigo algum. A fronteira está fechada, ou seja, você não pode “dar um pulinho” ali no Líbano.

Você vai ver muito arame farpado, monitoramento por radares, soldados caminhando e várias indicações de que é proibido ultrapassar, o que causa uma sensação estranha, mas nada demais.

israel viagem

A cidade de Rosh Hanikra fica a apenas 19 km de Acre e a 45 km de Haifa. Embora seja um destino desconhecido para nós, é uma localização bem popular em Israel. Para chegar, é simples; para quem vem do sul do país pela costa, basta seguir a rodovia 4 até o fim da linha, literalmente!

Se não estiver de carro, verifique com o seu hotel a opção de pagar um sherut, que é um serviço de micro-ônibus que leva turistas até lá, negocie um táxi ou veja uma excursão local.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


O que é Rosh Hanikra?

Imagino que você deva estar até agora se perguntando “que lugar é esse e o que tem para visitar lá?”, não?

Bom, é até difícil explicar, mas trata-se de uma formação geológica super interessante, onde encontramos diversas grutas que ficam bem à beira do mar Mediterrâneo, enfiadas em um enorme penhasco.

roteiro israelVisual que temos do estacionamento!

As grutas de Rosh HaNikra são um complexo de túneis cavernosos formados pela insistente ação do mar sobre a rocha de Giz macio (o Giz é como uma espécie de calcário).

O comprimento total do sistema de túneis e cavernas é de cerca de 200 metros. Lá embaixo da rocha eles se ramificam em várias direções, tendo interligação entre alguns deles.

Quando chegamos ao pátio de estacionamento, que é no alto do penhasco, além da fronteira temos também um teleférico para nos levar lá para baixo, ao nível do mar. A descida demora cerca de 2 minutos.

Antigamente, porém, o único acesso era pelo mar e mergulhadores experientes eram os únicos capazes de visitar. Hoje tá fácil!

israel roteiro

o que fazer em israel

dicas de israel

E, uma vez lá embaixo, finalmente, podemos percorrer a pé o sistema de túneis que liga as cavernas.

O passeio é simplesmente emocionante! Andamos pelo sistema de túneis e, em determinados locais, uma gruta se abre para o mar. O barulho das ondas batendo sobre as rochas é amplificado pelas grutas e túneis, dando arrepios!

E, às vezes, para passar de uma parte a outra temos que tomar cuidado para não levar um banho de água, pois as ondas do mar batem ali e, se passar na hora errada… será um banho garantido!

Obrigatório => Seguro Viagem Israel (até 20% de desconto)

israel dicasEsperando uma brecha entre as ondas para passar.

o que visitar em israel

A visita começa com a exibição de um documentário explicando aquela formação rochosa e contando um pouco da História local.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Ao longo dos tempos, Rosh HaNikra serviu como um ponto de passagem para caravanas de comércio e exércitos entre Líbano, Síria, Israel, Egito e África.

Durante a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente no ano de 1943, um túnel foi escavado, à explosões e na força bruta, para dar passagem à linha de trem que liga Haifa até Beirute, mas que só funcionou até 1948.

o que ver em israelO que restou dos trilhos da antiga linha de trem.

Por outro lado, o filme conta também uma lenda de que uma jovem apaixonada teria se atirado ao mar, ali na região, para não se casar com o escolhido de seu pai e até hoje é possível ouvir seu canto dentro das grutas…

rosh hanikraO final da visita!

Nem é preciso dizer que essa visita foi um dos pontos altos de nossa viagem por Israel, pois é muito diferente de todo o restante que visitamos, que tem todo aquele apelo histórico e religioso.

Vale a pena => Excursão de 1 Dia a Cesareia, Haifa e Acre

Apesar de todas as atrações turísticas de Israel serem muito interessantes, como não esperávamos muito do lugar, pudemos ter essa adorável surpresa!

Se estiver planejando fazer uma viagem de carro por Israel, eu aconselharia a colocar Rosh Hanikra no roteiro, 😉

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


Para mais dicas de viagem para Israel, leia todos os demais posts que já publicamos aqui no blog!

Boa viagem!

6 comentários em “Rosh Hanikra, em Israel: uma adorável surpresa!”

  1. Ana, ótimo post. Gostaria de saber se você tem um referência do valor do estacionamento e entrada nas grutas? Estou indo agora no começo de outubro. Abraços.

    Responder
    • Oi Fernanda, o estacionamento era grátis, mas a gruta não lembro mais, mas não era caro. Boa viagem!

      Responder

Deixe um comentário