Casa da Cultura em Recife, onde estão os artistas de Pernambuco

A Casa da Cultura em Recife é uma daquelas atrações que não se pode perder!

Chamada de Veneza Brasileira, por conta de suas pontes e rios que cortam toda a cidade, é a pátria do Frevo, dança “frenética” que faz sucesso o ano inteiro, mas principalmente no carnaval, um dos mais concorridos do país.

Capital de intensa manifestações artísticas, é terra de grandes e conhecidos artistas, assim como de inúmeros anônimos, mas não menos importantes ou habilidosos.

Muitas das atrações turísticas da cidade estão ligadas a estas manifestações artísticas e, aos poucos, vamos apresentar algumas por aqui. Por exemplo, nós já demos a dica para, quando você for, visitar o Paço do Frevo.

O que fazer em Recife é uma pergunta fácil de responder, pois tem MUITA coisa! A capital de Pernambuco é tudo de bom! Uma das capitais mais cheia de arte e cultura do país, a cidade é passeio obrigatório para quem quer conhecer o verdadeiro Brasil.

Economia => Seguro Viagem Cotação (dicas + desconto)

Casa da Cultura em Recife

Mas agora damos outra dica boa sobre a cidade: a Casa da Cultura.

casa da cultura recife
A entrada da Casa da Cultura de Recife, na época ornamentada para os festejos Juninos

O local é super interessante, não só pelo conteúdo, como pela forma. É uma feira permanente de arte dentro de um antigo presídio desativado, mas não um presídio comum, e sim um prédio estilo neoclássico de grande beleza.

A nova Casa de Detenção da província de Pernambuco teve suas obras iniciadas em 1850 e ficou pronta em 1867, tendo 8.400 m² de área construída e 6.000 m² de pátio externo. O projeto, do engenheiro Mamede Alves Ferreira, seguiu o que tinha de mais moderno à época para penitenciárias, com o prédio em formato de cruz, cada parte (alas Norte, Sul, Leste e Oeste) com três andares, confluindo para um pequeno saguão central, coberto por uma cúpula.

Confira => Passeios em Recife e arredores

casa da cultura
Entrada de uma das pontas da “cruz”

A penitenciaria funcionou ali por 118 anos. Foi no ano de 1963 que Francisco Brennand, na época Chefe da Casa Civil, pensou em transformá-la em um local para abrigar toda a produção cultural do Estado, mas, neste momento, a ideia não saiu do papel.

Somente quando, em 1973, a penitenciária sofria com a superpopulação de presos (mais de mil presos no total e em celas para 3 abrigavam-se até 8 detentos) e ficou perigoso mantê-la no centro da cidade, ela foi desativada, os presos foram removidos para outro lugar e pode-se então pensar nesta outra ocupação para o lugar.

Vale a pena => Excursão de 1 Dia à Praia de Porto de Galinhas

o que ver em Recife

É interessante saber que o o projeto de restauração e adaptação do prédio ficou sob a responsabilidade da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, a mesma que fez o prédio do MASP, o Museu de Arte de São Paulo, do qual também já falamos por aqui.

Finalmente, em 14 de abril de 1976, a Casa da Cultura foi inaugurada e em 1980 o prédio foi tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE).

Dica => Excursão Recife Antigo e Olinda saindo do Recife

o que fazer no Recife

Hoje, ela cumpre perfeitamente o papel de absorção de inúmeros artistas e estilos de mais de 149 municípios do estado de Pernambuco, com 150 lojas de artesanato, livrarias e lanchonetes. As lojas foram adaptadas nas antigas celas que outrora abrigaram nomes famosos, como Graciliano Ramos.

Recife dicas
As lojas que ocupam, cada uma, uma cela
dicas do Recife
Interior de uma das alas, visto do alto da escadaria

Somente uma única cela não foi ocupada e foi deixada exatamente como era, inclusive com os rabiscos e desenhos feitos pelos presos.

Descubra => Viagem Guiada de 1 Dia à Praia dos Carneiros

o que fazer em recife

casa da cultura

O pátio externo foi transformado em área para shows e manifestações populares e folclóricas, e também recebeu uma praça de alimentação. Ali você pode provar delícias tipicamente nordestinas: pamonha, canjica, tapioca, acarajé, água de coco, charque, arrumadinho, buchada, entre outros.

recife o que fazer

Dentro, nas lojas você encontra objetos diversos em barro ou cerâmica (tradição nordestina famosa mundialmente pelas mãos do Mestre Vitalino), bonecas, jogos de xadrez, bumba-meu-boi etc. Também tem imagens sacras em terracota e santos em madeira, objetos em couro, bordados (feitos na hora pelas artesãs) redes, mantas, cortinas, almofadas, fuxico… Toda e qualquer lembrança de Recife e Pernambuco, você encontra ali! E, claro, também comidinhas: o tradicional bolo-de-rolo, castanhas de caju, rapadura, mel de engenho, a cachaça pernambucana…

Vale a pena => Excursão de 1 Dia a Caruaru com Teatro Nova Jerusalém

casa da cultura em Recife

São Francisco

É um passeio imperdível e um ótimo lugar para comprar as suas lembrancinhas de viagem! Não perca!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Informações úteis:

Casa da Cultura, Recife

  • Endereço: Rua Floriano Peixoto, s/nº – Santo Antonio – Recife – PE
  • Funcionamento: de 2ª a 6ª, das 9h às 19h | Sábado, das 9h às 18h | Domingo, das 9h às 14h.
  • Site: http://www.casadaculturape.com.br/

Não vá a Pernambuco sem ver as nossas dicas do Estado:

Boa viagem!

O blog Turista Profissional viajou a convite do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau e daAzul Viagens, com apoio da Associação de Hotéis de Porto de Galinhase assegurado pela GTA Seguros.

Deixe um comentário