12 dicas de Toronto para quem vai a primeira vez

Nós escrevemos esse post com dicas de Toronto para quem vai a primeira vez porque, se você está pensando em visitar o Canadá, deve estar se perguntando “para onde ir”, certo?

Afinal, o país é imenso e todas as regiões são lindas.

É realmente um país impressionante. Então, para te ajudar a decidir se vale a pena ou não – é claro que vale!! – visitar, aqui vão algumas dicas de Toronto e do que fazer por lá.

Economia => Seguro Viagem Canadá (dicas + 20% de desconto)

Dicas de Toronto

Toronto no inverno

Como chegar a Toronto?

Para quem sai do Brasil, a Air Canada e a Latam têm voos diretos a partir de São Paulo e Rio de Janeiro.

No mais, outras empresas também poderão ser uma opção, mas sempre com uma conexão antes, que pode ser em alguma cidade dos EUA – se a companhia for americana – ou no Panamá, caso a opção seja a Copa Airlines, por exemplo.

Confira => Passeios em Toronto e arredores

Toronto no inverno

Como ir do aeroporto até o centro de Toronto?

Para começo de conversa, é preciso saber que Toronto tem 2 aeroportos, mas os que recebem os voos internacionais de longa distância, como os que chegam do Brasil, é o Toronto Pearson International Airport. Uma vez lá, você pode chegar à região central da cidade de:

  • Táxi – é a maneira mais rápida e em média custa entre C$65 a C$75, mas ao valor final deve se acrescentar uma gorjeta de 10% a 15%.
  • UP Express (trem de superfície) – em 25 minutos e por C$ 12, esse trem te deixa na Union Station (que é a estação central de Toronto). No caminho ele faz apenas duas outras paradas: uma na estação Weston e outra na Bloor/Dundas. Se for descer em alguma dessas, os valores mudam e são respectivamente de C$ 5.30 e C$ 2.65 (o trecho).
  • Ônibus – nos terminais 1 e 3 passa o ônibus 192, que te deixará na estação Kipling do metrô (linha verde). De lá, você continua no sentido Kennedy até a estação que for melhor no seu caso. Custo de C$3,25, válido para ônibus+metrô. O valor será pago ao motorista (atenção, ele não dá troco!).

=> Importante: Como tirar o visto para o Canadá (quem precisa e quem não precisa dele)

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Qual a melhor época para visitar Toronto?

Como todo o Canadá, o inverno em Toronto pode ser bem frio. As temperaturas podem ser negativas e com muita neve.

Nós já fomos a Toronto em dezembro – já inverno, mas não tão rigoroso – e estava frio, mas sem neve. A cidade, obviamente, tem uma aura diferente, com rinques de patinação, todo mundo encasacado e atrações específicas, como os Mercados de Natal.

Mas ela é bastante equipada para o frio, com as temperaturas internas controladas e um ótimo sistema de passagens subterrâneas (o PATH). O inverno vai de dezembro a março.

Imperdível => Excursão Particular com Guia Local

dicas de toronto

E também já fomos no verão. Para quem não gosta de frio, claro, fuja do inverno. A cidade é mais colorida, céu azul, as pessoas estão de shorts e camisetas, há diversos eventos acontecendo nas praças e piqueniques nos gramados. Enfim, é uma cidade totalmente diferente. O verão vai de junho a setembro.

o que fazer em toronto

Nós já estivemos na cidade nas duas épocas e ambas são interessantes; mas vá sabendo “em qual cidade” você quer passear, pois as duas épocas são bastante diferentes.

Qual a média de temperatura em Toronto?

Em Toronto, isso pode ir “de 8 a 80” rsrs. Como já dissemos, o inverno pode ser bem rigoroso, com temperaturas negativas e muita neve (nós gostamos bastante 🙂 ) e o verão pode ser bem quente, chegando perto dos 40º.

toronto o que fazer
Um chocolate quente com marshmallow vai bem no inverno em Toronto…

Abaixo, vai um gráfico de médias de temperaturas ao longo do ano, mas, claro, o clima está sempre mudando, de modo que o indicado é verificar a previsão local mais perto da sua viagem para Toronto.

clima em toronto

Quanto tempo é necessário para conhecer Toronto?

Claro que isso depende muito do seu foco turístico, mas eu diria que você deve tentar reservar ao menos 2 dias inteiros. Se puder ficar na cidade por 3 ou 4, será ainda melhor, porque ela oferece bastante coisa para fazer e assim dá para conhecer as principais atrações.

? Leia também: O que fazer em Toronto: roteiro de 2 dias

O que fazer em Toronto:  as principais atrações turísticas

A cidade fervilha de coisas para fazer, tanto para os moradores, quanto para os turistas.

Os próprios bairros são atrações turísticas, onde você pode caminhar e ver coisas novas a cada esquina. A lista abaixo não esgota, mas dá uma ideia de o que fazer inicialmente:

  • CN Tower
  • Prefeitura Velha (Old City Hall) / Prefeitura Nova (onde tem o símbolo da cidade)
  • Casa Loma
  • Distillery Historic District
  • Sistema subterrâneo PATH
atrações de totonto
Confira o que fazer em Toronto. Que tal visitar a Casa Loma?!
toronto o que fazer
Um pedaço da Dundas Square, a ‘Time Square’ de Toronto…

Essa é apenas uma lista escolhida por nós, mas há muito mais coisas a se fazer.

Como dissemos, os próprios bairros são atrações, como Chinatown, Yorkville, Queens, etc., assim como diversos centros comerciais, como o Toronto Eaton Centre e o Hudson’s Bay. A lista é infinita…

Quais os melhores passeios a se fazer para lugares próximos?

O passeio bate e volta mais clássico para quem está em Toronto é conhecer Niagara Falls, que fica a cerca de 1h30 de viagem e dá para visitar tranquilamente em um dia.

cataratas do niágara
Um pedaço das Cataratas do Niágara

Outro passeio que vale muito a pena, em especial se você estiver de carro, é a linda Niagara-on-the-Lake, que fica à beira do lago Ontario e é uma região de vinícolas, onde é produzido o famoso Ice Wine.

Passeio => Cataratas do Niágara: Grupos Pequenos saindo de Toronto

toronto dicas
O pessoal aproveitando a tarde de sol em Niagara-on-the-Lake

Já para quem gosta de montanhas e de esqui (se for no inverno), a dica é visitar Blue Montains, que fica a 2 horas de carro. Mesmo que você vá em outra época, toda a região em torno dessa pequena vila é bem charmosa. Quem tem vários posts com dicas desse passeio é a Gaby, que mora em Toronto e tem o ótimo blog “Gaby no Canadá“.

E, inspirados pelas dicas da Gaby, alguns lugares que visitamos e gostamos bastante foram umas cidades bem pequenas numa região mais rural: St Jacobs, Elora e Fergus.

São lugares charmosinhos, longe da rota turística tradicional. Eles ficam a pouco mais de 1h20 de Toronto e, como são pequenos e próximos uns das outros, visitam-se tranquilamente em um dia.

amish canadá
Mennonites em seu meio de transporte

É Em St Jacobs que encontramos os Mennonites, aquelas pessoas que, assim como os Amishs, vivem como se estivessem no século XVIII ou XIX.

+++ Veja aqui opções de passeios a partir de Toronto (day tours)

arredores de toronto
O famoso mercado dos fazendeiros de St. Jacobs, onde os Mennonites também costumam vender seus produtos

Como se locomover pela cidade e quanto custa o transporte urbano?

Toronto é uma cidade basicamente plana e que convida para longas caminhadas, o que, para a gente, é a melhor maneira de conhecer qualquer lugar. Mas, claro, tem horas que usar o transporte público é necessário.

No caso de Toronto, além de táxi ou Uber (usamos muito), você poderá usar metrô, ônibus ou bonde (streetcar), e, nesse caso, uma boa opção é comprar o Metropass, que serve para usar nos três. O Day Pass, para uso ilimitado durante um dia, custa C$ 12, por exemplo. Já uma passagem individual custa C$ 3,25. Faça as contas para saber o que será mais vantajoso para você.

como chegar toronto

No nosso caso, como estávamos em 3 pessoas, 90% das vezes chamar um Uber saía bem mais barato, além de ser mais prático e rápido.

Para saber mais sobre transportes na cidade, leia as dicas da Mirella, que tem um post bem completo sobre o assunto:

Onde se hospedar em Toronto?

Quando procuramos hospedagem em qualquer grande cidade, em especial quando vamos pela primeira vez, sempre tentamos encontrar algum lugar que seja fartamente servido de transporte e, de preferência, perto das atrações mais importantes, de modo que possamos fazer boa parte das visitas a pé.

Pensando nisso, em Toronto, o melhor lugar para se hospedar talvez seja a região central, em especial a que fica nos arredores da Yonge/Dundas Square. Ali você tem uma grande quantidade de ofertas de hotéis e para todos os preços.

Mas claro que isso não é regra e, se você encontrar algo bacana, por exemplo, na região chamada Entertainment District, pertinho da CN Tower, também pode ser uma boa pedida.

o que fazer em toronto

Para quem está com um orçamento maior, uma das regiões mais bonitas e chiques da cidade é Yorkville (em torno da estação de metrô Bloor), em especial no cruzamento das ruas Avenue e Bloor.

Na primeira vez que estivemos na cidade, ficamos hospedados no Trump Hotel, bem pertinho da prefeitura (temos um post completo sobre ele aqui no blog), na segunda vez, no Studio 6, em Chinatown, que era um mini apartamento numa região mais residencial e na terceira nos hospedamos no Super 8 by Wyndham Downtown Toronto, cuja localização é excelente e nos permitiu visitar quase tudo a pé.

hotel em toronto
Mini apartamento do Studio 6

Toronto com criança é uma boa pedida?

Sem problemas! Toronto é a cidade mais cosmopolita do mundo, aceita todos, inclusive as crianças! 🙂

São diversas atrações para a garotada em todas as estações do ano:

  • a cidade tem parques com enormes gramados;
  • tem a Toronto Island, que é um passeio imperdível com crianças, onde se pode alugar bicicletas, pedalinhos, tem parque de diversões…
  • tem o Ripley’s Aquarium, que é diversão garantida;
  • os Mercados de Natal são ótimos para crianças, especialmente o Toronto Christmas Market, na Distillery Historic District, com barraquinhas, Papai Noel, parque de diversões.
  • no inverno, há áreas para patinação e a cidade fica muito enfeitada.

toronto com crianças

No mais, a cidade é bastante amigável! É excelente para andar de carrinho tudo é bem acessível, com calçadas amplas, rampas, elevadores e banheiros especiais.

toronto com bebê

Porém, uma coisa estranha é que às vezes uma atração tem elevador, mas SÓ para cadeirantes… não deixam usar com carrinho de bebês. Aconteceu com a gente, por exemplo, na Casa Loma, mas também em outras cidades do Canadá.

Onde é bom para fazer compras em Toronto?

Como Toronto é uma cidade que tem gente de praticamente TODO o mundo, ela é cheia de boas oportunidades de compras. Há diversos grandes centros comerciais, como o Toronto Eaton Centre e a Hudson’s Bay (a maior do Canadá fica em Toronto).

compras em toronto
Famosa instalação Fligth Stop, do artista Michael Snow, na entrada do Toronto Eaton Centre

Além disso, há bairros que concentram diversas lojas de grifes locais, com design e materiais da própria região, como em Yorkville, e também bairros com lojas diferentes e estilosas, como o Chinatown. Perto deste bairro há a Queens Street, a rua principal de compras da cidade, com lojas muito descoladas.

Se você for no inverno, não perca as oportunidades de compras nos Mercados de Natal.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

O que fazer em Toronto em 1 dia (mini roteiro)?

Realmente, a cidade precisa de ao menos 2 dias inteiros; mas se você só tem 1, então eu acho que pode concentrar sua visita na região central da cidade.

Lá poderá visitar a CN Tower, dar uma volta no PATH (a cidade subterrânea), conhecer o Saint Lawrence Market (onde não se pode deixar de experimentar o Canadian Peameal Sandwich), ver as prefeituras (a Velha e a Nova) e, para fechar o dia, ir até a Yonge-Dundas Square (a Times Square de Toronto, tomadas as devidas proporções, rsrs). Tendo tempo, dê uma voltinha pela Queen St W, uma das principais ruas da cidade.

roteiro de 1 dia em Toronto mapa

Como todo esse roteiro pode – e deve! – ser feito a pé, você passará por toda a região de Downtown, pelo Waterfront e, se quiser muito visitar um dos museus da cidade, o mais próximo dessa região é o AGO (de arte).

Se estiver na cidade durante o inverno, talvez caminhar tanto ao ar livre possa ser meio puxado; então, use e abuse do PATH – quando der -, ou do transporte público.

roteiro de toronto
No seu caminho, não deixe de reparar os fundos do Goorderham Building, perto do St. Lawrence Market

No caminho entre as atrações sugeridas, você passará pelo Ripley’s Aquarium, Roger’s Center, Steam Whistle Bewing, Air Canada Center, Hockey Hall of FameGooderham Building, entre outros lugares.

turista profissional - o que fazer em toronto
Nós no símbolo da cidade, em frente à Prefeitura Nova

Então, ficou com vontade? Nós já estamos com vontade de voltar!!

Quando for, não deixe de ver todas as dicas de viagem para Toronto e as dicas do Canadá que já escrevemos por aqui. Fique de olho que vem mais!

E, se você gosta do Instagram, curta o nosso perfil, cheio de novidades e dicas diárias:@TuristaProf.

Boa viagem!

Continue sua viagem para o Canadá:

9 comentários em “12 dicas de Toronto para quem vai a primeira vez”

  1. Vc mora em Toronto? Queria dicas de onde me hospedar por um mes. Vcs fazem consultoria por skype?

    Responder
  2. Compramos passagens para o mês de abril para ir a Toronto, mas agora estou triste pq tenho lido q abril é o pior mês para visitar a cidade, dizendo q o tempo é ruim, nublado… isso procede?

    Responder
    • Luana, em relação a clima não tem regra nenhuma. Abril, em tese é menos frio e melhor para fazer visitas (na minha opinião)! Boa viagem!

      Responder

Deixe um comentário