As livrarias mais antigas de Lisboa (você vai se surpreender com a 3ª)

Para quem gosta de história e cultura, hoje vamos apresentar três das livrarias mais antigas de Lisboa, em Portugal.

Afinal, uma viagem para o Velho Continente é uma viagem ao passado. Em cada cidade, são diversas as construções que, muitas vezes, têm centenas e centenas de anos. Não é raro encontrar igrejas e castelos com muito mais idade que o próprio Brasil! E também estabelecimentos comerciais que, por sua antiguidade e tradição, já viraram patrimônios locais.

A mais antiga destas livrarias, por exemplo, tem quase 300 anos, ainda em pleno funcionamento. Imagina tudo o que já possa ter acontecido por lá!

Todas tem as vitrines originais pra manter as características, que é o que as distingue de todas as outras. Mas, ao mesmo tempo, elas vêm se reinventando, trazendo novas opções de entretenimento, buscando maior participação dos cliente, amigos e leitores. E as três se localizam da região do Chiado, super fáceis de achar e relativamente perto uma das outras. Então, quando você for a Lisboa, já tem passeio diferente garantido!

Vamos a elas.

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com desconto)

As livrarias mais antigas de Lisboa

Livraria Sá da Costa

A livraria Sá da Costa foi fundada pela família Pedro Castro e Silva há mais de 1 século, em 1913. Ainda hoje mantém a decoração original, com a aura da época. Você pode se sentir como os antigos literatos e escritores que passaram pelo local.

É uma biblioteca viva onde, se pode entrar e interagir com os livros, sentir seu cheiro, tocá-los… E olha que você tocará em relíquias! Ali você poderá encontrar manuscritos, livros antigos, usados e raros.

O livro mais antigo que eles têm na coleção é de 1498, impresso em Veneza, sobre Dionísio e sua descrição do mundo. E por ali também já passou (e foi vendido) o primeiro livro impresso, feito ainda pelo Guttemberg, no caso, uma Bíblia.

Ela chegou a fechar em agosto de 2013, mas retornou às atividades. Vale a pena uma visita e uma “volta o tempo”.

Dica => Passeios em Lisboa e arredores

livrarias de Lisboa Sá da Costa - livrarias mais antigas de LisboaA antiga sede da livraria Sá da Costa, à esquerda, na esquina ao lado da pastelaria À Brasileira

? Leia também: Quanto custa passar uma semana em Lisboa (no mínimo)?

Livraria Ferin

Esta livraria é a 2ª mais antiga de Lisboa. Foi fundada em 1840 pela família Ferin, uma família belga que encontrou em Portugal um refúgio, fugindo das guerras impostas por Napoleão, por volta de 1800.

Aqui de fato está uma relíquia do país. O estabelecimento começou como um “Gabinete de Leitura” pelas mãos das filhas de Jean Baptiste, o patriarca da família Ferin. Elas emprestavam e alugavam livros a quem quisesse ler, inclusive muitos livros estrangeiros, pois sendo de fora, tinham mais facilidade em trazer a Portugal. Depois, elas transformaram o Gabinete de Leitura em Livraria.

Além disso, até meados do século XX, ali também funcionava uma oficina de encadernação, que era, inclusive, a Encadernadora Oficial da Casa Real Portuguesa, onde o rei D. Pedro V mandava encadernar todos os seus livros.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Imperdível=> Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais

Como era de se esperar, muitas personalidades frequentaram a centenária livraria, como Eça de Queiroz.

Há pouco tempo, a livraria abriu o andar de baixo, desde sempre desconhecido do grande público, para novas atividades. Lá você vai encontrar um bar e muitas mesas para sentar, estudar, ler, enfim, respirar um pouco da antiga cultura que a livraria até hoje guarda em suas prateleiras.  Ah, e tem internet gratuita, além de um espaço infantil.

Neste espaço, chamado carinhosamente de “a sala”, realizam-se diversos eventos, como sessão de autógrafos, palestras, cursos, etc.

Vídeo disponibilizado no site da própria livraria

Livraria Bertrand

A joia literária de Lisboa, foi fundada em 1732. A Bertrand do Chiado não só é a livraria mais antiga de Lisboa, como é a livraria mais antiga do mundo, ainda em atividade, segundo o Guinness Book de 2011.

Hoje, é uma rede com diversos estabelecimentos por todo Portugal, inclusive várias lojas em Lisboa. É a maior rede do país, com cerca de 50 lojas. Mas a do Chiado está lá, linda!

Vale a pena => Excursão 1 Dia a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

livrarias mais antigas de lisboaA Bertrand do Chiado – a livraria mais antiga do mundo – fica neste lindo prédio de azulejos azuis

Por lá passaram grandes escritores portugueses, como Antero de Quental, Eça de Queiroz, Alexandre Herculano e muitos outros. Foi gerida pela própria família Bertrand até final do século 19, sendo um ponto de encontro da Geração 70.

Aquilino Ribeiro, um dos grandes romancistas portugueses, era outro que frequentava a livraria, sentando-se sempre no mesmo espaço, passando as tardes lá. Hoje, o local foi batizado de “Cantinho do Aquilino”, sendo preservado tal qual como ele o utilizava.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 
  • Endereço: rua Garret, 73-75 – Chiado
  • Funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 22h / domingos e feriados, das 11h às 20h
  • Site: http://www.bertrand.pt

Pesquise aqui opções de hospedagem em Lisboa

livraria Bertrand

E então, gostou das livrarias mais antigas de Lisboa? São sensacionais, não?

Aproveite que o passeio até elas ainda guarda surpresas, porque elas estão praticamente ao lado de ícones de Lisboa, como, por exemplo, a pastelaria À Brasileira, na frente da qual tem a estátua do Fernando Pessoa. Você TEM que tirar uma foto com ele!

turista profissional na estátua do fernando pessoa

E também a igreja na qual o Fernando Pessoa foi batizado, em 1888:

igreja no chiado lisboaRepare no prédio de azulejos azuis – da Bertrand – ao lado

placa na igreja onde fernando pessoa foi batizado

Lisboa SEMPRE tem o que explorar, é infinito!

Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa

E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!

Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos aqui no blog sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.

dicas de viagem para Lisboa  

Hotéis ibis em Lisboa

Hotéis baratos em Lisboa e bons

Hostels em Lisboa

Seguro Viagem Para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 20% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

QUERO FAZER UMA COTAÇÃO ==>

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00
 

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa.

Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.

 

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o nosso guia de Lisboa, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

Deixe um comentário