Dicas de Chiang Mai, na Tailândia: tudo o que você precisa saber!

Quando fui pela primeira vez à Tailândia não estive na região norte, apenas fiz Bangkok e algumas ilhas, porque não consegui muitas dicas de Chiang Mai, o principal destino dessa parte do país.

Por outro lado, eu sabia que voltaria outras vezes àquela parte do mundo, então, não me preocupei muito. E dito e feito, 4 anos depois lá estava eu novamente e desta vez, além do marido, com nossa filha de 2 anos e grávida da segunda. 😉

Para garantir que Chiang Mai estivesse no nosso roteiro de viagem, foi por ela que entramos no país, vindos de Hong Kong, em pleno 31 de dezembro, para assistir ao festival de lanternas do ano-novo (lindo!).

Economia => Seguro Viagem Tailândia (com desconto)

Dicas de Chiang Mai

 Dicas de Chiang Mai

Chinag Mai é considerada a capital espiritual da Tailândia, fica numa área bem montanhosa e tem uma atmosfera muito diferente da caótica Bangkok, com suas centenas de templos.

Ela tem uma parte muralhada e cercada por um fosso, a chamada Old City, e outra mais “moderna”, fora dos muros. Para quem quer mergulhar numa Tailândia mais autêntica, talvez seja o destino ideal.

? Leia também: Imigração na Tailândia: vacinas, visto e outras dicas

chiang mai

Como chegar a Chiang Mai?

Chiang Mai fica a 700 km de Bangkok, a principal porta de entrada do país e há várias formas de chegar lá.

Por ser a segunda maior cidade da Tailândia, tem uma vasta rede de ligações com outros países e cidades tailandesas. Nós, como já disse, chegamos de avião vindos de Hong Kong e depois partimos de lá num voo para Krabi, no sul do país.

Avião

De Bangkok até lá a viagem dura cerca de 1h15 e há diversas companhias aéreas que fazem essa rota, com dezenas de horários diários.

Em geral, as empresas mais em conta são a Air Asia e a Nok Air. Do aeroporto até Old City (onde nos hospedamos), uma corrida de táxi leva uns 15 minutos e nos custou $160 o carro pequeno ( tem por $250 o grande, tipo van), preço tabelado.

 Dicas de Chiang Mai

Ônibus ou trem

Nós não usamos, mas para quem se animar com uma viagem que dura entre 9 e 12 horas (ônibus) ou entre 12 e 15 horas (de trem). Embora possa ser um pouco mais barato, nem cogitei essa hipótese, mas para quem tem tempo, quer fazer uma pequena economia (preço na casa dos R$ 40), dependendo da categoria escolhida) e ir curtindo o visual da viagem, pode ser uma boa opção.

? Leia também: Trem noturno de Ayutthaya para Chiang Mai

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Quantos dias ficar em Chiang Mai?

Nós fizemos um roteiro de 3 dias em Chiang Mai e foi mais do que suficiente para dar conta do que nos propusemos a visitar. Fizemos tudo de um modo bem slow travel, tiramos estes dias na cidade para relaxar e nos demos ao luxo de acordar tarde e até de tirar umas sonecas em alguns momentos.

Eu indicaria tentar ficar pelo menos 2 dias, assim, além dos locais em Old City, ainda terá tempo hábil para fazer outras visitas menos centrais, trilhas e até, quem sabe, uma aula de culinária.

Confira => Passeios em Chiang Mai e arredores

chiang maiDetalhes que vamos encontrando pelas ruas da cidade

Qual a melhor época para visitar Chiang Mai?

Chiang Mai fica numa região de montanhas, portanto, lá o clima é mais ameno, ou seja, nada daquele calorão beirando o insuportável de Bangkok. Nós fomos em janeiro e estava super gostoso, de quebra, pegamos o lindo Festival das Lanternas na virada do ano, uma experiência incrível e linda!

 Dicas de Chiang MaiO povo esperando dar meia-noite para soltar as lanternas

 Dicas de Chiang MaiLanternas no ar

Fazendo minhas pesquisas pré-viagem, descobri que, em geral, a melhor época para visitar Chiang Mai são nos meses de janeiro, fevereiro, outubro, novembro e dezembro, pois a temperatura é agradável e a possibilidade de chuva é menor. Já os meses mais chuvosos são maio, julho e agosto, mas de um modo geral, é um destino para o ano todo.

? Leia também: Qual a melhor época para viajar para a Tailândia?

Como se locomover em Chiang Mai?

Se você está na Tailândia, um transporte que não pode deixar de usar é o tuk tuk, rsrsrs, mas negocie bem, pois em geral, eles tentam meter a mão. Sempre pergunte no seu hotel qual o preço médio de uma determinada corrida, assim, já saberá se está sendo enrolado pelo motorista.

Além disso, há farta oferta de táxis, uber e de Red Cars, chamados lá de Songthaew e bem típicos na cidade. Trata-se de uma espécie de “ônibus” ou táxi compartilhado, que na verdade é uma caminhonete com bancos na parte de trás. Aqui também vale a negociação de preço.

Os ditos Songthaew

Para quem ficar hospedado dentro dos muros de Old City, ou nos arredores, poderá fazer muita coisa a pé.

SEGURO VIAGEM ÁSIA COM até 20% DE DESCONTO

Não viaje para a Ásia sem um ótimo seguro viagem. Imagine ter uma perrengue do outro lado do planeta?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto. É só clicar no botão abaixo:

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


O que fazer em Chiang Mai?

Bom, pensando que é uma cidade com cerca de 300 templos, já dá para perceber que há muito o que visitar em Chiang Mai, não é?! 🙂

Vou citar aqui apenas alguns dos locais mais procurados, mas há muito mais para ver e quanto aos templos, tirando os principais que falo abaixo, você irá “tropeçar” e muitos outros pelo caminho, nem precisa procurar.

? Wat Phratat Doi Suthep (principal templo de Chiang Mai, no alto de uma montanha);

Wat Phra Singh (em Old City);

Wat Chedi Luang (em Old City);

Wat Sri Suphan (templo de prata);

Night Bazaar;

Sunday Night Market (amei!!!);

? tribo das mulheres girafas (eu tinha muita curiosidade de ir, mas confesso que foi uma visita estranha e meio constrangedora, mas acho que valeu a experiência);

 Dicas de Chiang Mai

massagem (uma das melhores coisas para se fazer na Tailândia: boa e barata);

“bamboo rafting” no rio Mae Wang (nós não fizemos, por conta da gravidez, mas tem um monte de agências por lá que levam);

aulas de culinária

Tiger Kingdom (na nossa primeira viagem à Tailândia visitamos um perto de Bangkok e na época gostei bastante, mas hoje não iria mais, por isso, nem cogitamos visitá-lo em Chiang Mai, mas é uma passeio bem concorrido entre os turistas, então, fica da sua consciência ir ou não);

Elephant Nature Park (existem vários locais para visitar elefantes, mas este é o único onde não se pode montar nos animais e, aparentemente, é o mais recomendado, já que fazem um bom trabalho, sem a exploração dos animais, mas ainda assim, optamos por não ir).

Além de todas essas opções, que tal fazer um curso de meditação na Tailândia?! deve ser uma experiência incrível!!!

Vale a pena => Excursão ao Parque Nacional Doi Inthanon

chiang mai

Onde ficar em Chiang Mai?

Eu nem pensaria duas vezes: em Old City ou, ao menos, o mais perto possível.

Nós ficamos dentro das muralhas e acho que foi a coisa mais acertada que fizemos. Uma boa referência lá dentro para você pesquisar, é ver se o hotel fica próximo do Thae Pae Gate ou da rua Ratchadamnuan, pois fica pertinho de várias atrações, restaurantes, agências e é uma área bem segura. Se algum dia voltar à Chiang Mai, é lá que ficarei novamente, com certeza!

Como fomos em pleno ano novo, não foi muito fácil encontrar um lugar bom e com valores razoáveis. Como eu queria uma localização perfeita (e foi), nos hospedamos no Rendezvous Guesthouse: simples, mas com bom atendimento e café da manhã.

Mas, também acho que pode ser válido ficar fora das muralhas, contanto que não muito afastado delas, 😉

Pesquise opções de hospedagem em Chiang Mai aqui!

Quais são os passeios bate e volta a partir de Chiang Mai?

Para quem gosta de fazer trilha, existem várias opções nos arredores de Chiang Mai, afinal, estamos falando de uma região montanhosa, não?! Praticamente todas as agências locais tem passeios desse tipo.

Mas se essa não é a sua praia e quer fazer algo fora da cidade, um passeio super concorrido e uma bate é volta até Chiang Rai, a 3 horas de distância e onde está localizado o famoso Templo Branco. E um que está na moda agora é o ir até o Grand Canyon Hang Dong.

Imperdível => Excursão ao Templo Branco e Triângulo Dourado

templo branco em chiang raiTemplo Branco. Foto Shutterstock

Compras em Chiang Mai

Tenho que confessar que por pouco não vim com excesso de peso, pois aqueles mercados, em especial o Sunday Night Market, são de enlouquecer qualquer um.

O artesanato deles é lindo e os preços são muito bons, aliás, em Chiang Mai as coisas são bem mais baratas do quem em Bangkok, então, se tem muitas lembrancinhas para comprar, este será o melhor lugar.

Essas grandes feiras de rua, como o Sunday Night Market e Saturday Market, que acontecem numa das ruas de Old City, e o Night Bazzar, que tem diariamente, mas fora dos muros da cidade velha, são um convite ao consumismo, além de um belísssimo passeio.

O que e onde comer em Chiang Mai?

A cidade tem uma oferta absurda de restaurantes, que variam muito em valores e pratos: tem tailandesa e ocidental, então, dificuldade em comer você não terá. Os lugares, em geral, são super bonitinhos e os preços acessíveis, mesmo nos mais sofisticados.

comida em chiang mai

Para os mais “corajosos”, não deixe de experimentar as comidas nas barraquinhas das feiras, se por um lado tem  muita coisa estranha e bizarra (como os insetos), por outro, tem muita coisa super apetitosa, como o famoso Pad Thai (macarrão frito), que você não pode deixar de comer ao menos uma vez.

onde comer em chiang maiO que seria isso?

Agora fique atento em relação a pimenta, porque eles colocam em tudo e MUITA, então, sempre pergunte sobre ela e se não quer, avise antes. Outra coisa, se eles disserem que um determinado prato leva pouca pimenta, não acredite, rsrsrs, porque o pouco deles está longe de ser, de fato, pouco.

Dá para visitar Chiang Mai com criança?

Com certeza! A cidade é basicamente plana, apesar de ficar nas montanhas, então, você pode caminhar bastante com o seu carrinho de bebê (se tiver um), as pessoas são super carinhosas com os pequenos e como a cidade recebe muitos turistas, há muita opção de comida ocidental, para seu filho (a) não estranhar muito.

O único lugar que foi mais perrengue visitar foi o Doi Suthep, pois tem uma escadaria enorme para subir e chegar lá usando o transporte público também foi meio punk, mas sobrevivemos, rsrsrs.

Uma das minhas dicas de  Chiang Mai seria fazer esse passeio de táxi ou com uma agência, para ficar mais confortável e optar por subir de elevador, mas no mais, achei um destino bem kids friendly.

Dicas => Passeios em Chiang Mai e arredores

tribo das mulheres girafaNossa baby brincando com as crianças na tribo das mulheres girafa

Como chegar ao Doi Suthep (principal templo de Chiang Mai)?

Como é a principal atração da cidade, o que não falta são agências que oferecem o passeio, então, contrate uma se quiser ir do modo mais fácil e confortável. Como ninguém me avisou disso, rsrsrs, nós ousamos ir por conta própria (lembrando que eu estava grávida e com nossa filha de 2 anos + o carrinho dela).

Do nosso hotel pegamos um tuk tuk até um lugar na base da montanha, de onde o tuk tuk não pode mais seguir adiante, somente os táxis, ubers, carros particulares e os Songthaew.

Uma vez lá, pegamos um Songthaew lotado e a melhor parte, é que são cerca de 12 km montanha acima, com muitas curvas e um motorista que caprichava na velocidade e nas curvas. Só sei dizer que aquela tortura não acabava nunca e achei que fosse colocar os bofes para fora. No mais, meu marido estava com nossa filha no colo, tentando se equilibrar com ela, visto que não há muito onde se segurar. Mas sobrevivemos!

Passeio => Templo Doi Suthep e Tribo Hmong

Quando finalmente chegamos, nos deparamos com uma imensa escadaria (309) degraus. Quase morri e só muito depois da viagem, é que descobri que havia um elevador até lá em cima. 🙁 Mas ok, o visual era bacana e aventura também, apesar de ter sido super cansativo.

chiang mai dicas

? Leia também: Câmbio na Tailândia: que moeda levar e outras dicas práticas!

Quanto custam as coisas em Chiang Mai (média de gastos)?

De um modo geral a Tailândia é um destino barato e Chiang Mai não fica de fora, é até mais em conta que Bangkok ou as famosas ilhas do sul.

? Táxi aeroporto/hotel = 140 Baht

? Tuk tuk por 4 horas (tour privado) = 600 Baht

? entrada no Doi Suthep: 30 Baht

? entrada no Wat Chedi Luang: 40 Baht

? entrada no Wat Phra Singh: 20 Baht

? entrada na tribo das mulheres grirafas = 500 Baht

?pinturas feitas à não no Sunday Market = 100 Baht

? massagem: 200 Bath

? água: 10 Baht

? refrigerante: 40 a 50 Baht

? cerveja em garrafa: 100 a 150 Baht

? um prato de macarrão: entre 150 e 200 Baht

monges em chiang maiPelas vielas de Old City

Gostou das nossas dicas de Chiang Mai?

Em resumo, Chiang Mai foi um destino surpreendente e que adoramos ter conhecido. Não pense duas vezes e inclua a cidade em seu roteiro pela Tailândia, 😉

Boa viagem!

? Mais dicas da Tailândia aqui:

6 comentários em “Dicas de Chiang Mai, na Tailândia: tudo o que você precisa saber!”

  1. Olá! Obrigada pelas dicas. Estou programando passar a virada do ano em Chiang Mai especialmente para assistir ao festival das lanternas. Ouvi dizer que o ingresso é bem salgado no festival em novembro (200,00 dólares). Sabe se também é cobrado ingresso na virada? Se for, quanto custa?

    Responder
  2. Olá!!
    Obrigada pelas informações. realmente é muito difícil conseguir informações de chiang mai..
    É possível ir a aldeia das mulheres girafas por conta própria??
    Se for possível, como é?? Distância…
    Vi que colocou o valor da entrada na aldeia, e o do deslocamento??

    Responder
    • Sim, foi como fui.Há vários transportes locais, além de tuk-tuk, que você pode contratar e ir. O valor depende da sua negociação e demora uns 30 minutos. Boa viagem!

      Responder

Deixe um comentário