Home / Canadá / 5 museus em Toronto que você não pode perder

5 museus em Toronto que você não pode perder

Por ser o centro financeiro e uma das maiores cidades do país, Toronto tem dezenas de museus e casas de cultura e de arte. É uma cidade com uma vida noturna e cultural das mais agitadas do Canadá.

Quando fui, infelizmente fiquei pouco tempo para tanta coisa… 🙁 … e ficou em mim o desejo de voltar pra ver mais!

Mas vamos ver, então, uma pequena amostra destes espaços. Vamos falar de 5 museus em Toronto, daqueles que valem a pena ir quando você visitar a cidade.

AGO – Art Gallery of Ontario

A Art GAllery of Ontario, ou “AGO”, como é conhecida entre os moradores, tem um desenho arrojado feito recentemente pelo renomado arquiteto de Toronto, Frank Gehry, que cresceu no bairro ao lado da galeria. Este espaço é muito querido pelos moradores da cidade.

o que fazer em Toronto

A nova galeria apresenta uma coleção de arte contemporânea e uma coleção impressionante de arte canadense.

dicas do Canadá

Toda primeira quinta-feira de cada mês a galeria abriga um evento chamado de “primeira quinta-feira”, quando ela é transformada no espaço de arte mais badalado da cidade. A AGO fica aberta após o horário regular de visitas, após às 19h e recebe show de música, performances e outras atrações, regadas a comidinhas e bebidas. E isso com todas as exposições abertas!

Leia mais sobre a Primeira Quinta-Feira.

  • Endereço: 317 Dundas St. West
  • Funcionamento: de 3ª a domingo, das 10:30 às 17 ou 19h, dependendo do dia.
  • Custo:  $ 19,50, com descontos para jovens, estudantes, idosos e família (menos de 5 anos grátis).
  • Site: www.ago.net

Royal Ontario Museum

O Royal Ontario Museum, assim como o AGO, é conhecido entre os moradores como “ROM” e, igualmente, sofreu uma grande renovação por mais um arquiteto de renome internacional, Daniel Libeskind. O projeto, intitulado “Pedra de Cristal” não transformou somente o museu, mas também a paisagem do entorno.

museu toronto

O ROM está entre os principais museus do mundo sobre História Natural e Culturas do mundo. Ele combina as culturas humanas com a história natural, oferecendo uma experiência incomum, fazendo-nos perceber que a natureza e a humanidade estão interligados.

o que ver em toronto

O museu abriga exposições permanentes e diversas temporárias e tem atividades para crianças. Para quem gosta de lembrancinhas, ali também tem uma loja de presentes com peças de design originais que se podem ser encontrado por lá.

Em determinada época do ano – em 2016, por exemplo, será de 29 de acril a 24 de junho – o museu estará aberto às sextas-feiras à noite, a partir das 19h) para o evento “Friday Night Live“, com música ao vivo, comidas e bebidas, ao estilo do AGO ($ 15,00).

  • Endereço: 100 Parque da Rainha
  • Funcionamento: de segunda a domingo das 10h às 17:30 (às sextas fecha 2o:30).
  • Custo: $ 17,00 – descontos para estudantes e idosos, menores de 3 anos não pagam.
  • Site: www.rom.on.ca

Gardiner Museum

Localizado em frente ao ROM, o Museu Gardiner é o único museu no Canadá inteiramente dedicado à cerâmica. É um dos maiores do mundo nesta área, com mais de 2.900 obras da Europa, Ásia e nas Américas. Sua missão é inspirar e unir as pessoas, a arte e as ideias através de argila, uma das formas de arte mais antigas do mundo.

o que fazer em toronto

No site você pode ver todas as exposições permanentes e as exposições temporárias para a época em que você irá visitá-lo.

onde ir em toronto

E todos os domingos acontece o “Family Sundays”, atividade para as crianças, tanto sozinhas quanto acompanhadas pelos pais. Além de aprenderem a mexer com a argila,  fazem parte atividades como “caixas de descoberta”, “caça ao tesouro”, além de folhas para colorir que podem ser levadas para casa. Estas atividades estão incluídas com a admissão geral.

  • Endereço: 111 Queens Park
  • Funcionamento: de segunda a domingo, das 10h às 17h | sexta fecha às 21h.
  • Custo: $ 15,00 – descontos para estudantes e idosos – crianças abaixo de 12 anos não pagam (nem para as atividads de domingo).
  • Site: www.gardinermuseum.on.ca

Bata Shoe Museum

Este, como o nome diz, é especializado em sapatos. O museu explora o mundo através de uma impressionante coleção de mais de 12.000 calçados e artefatos relacionados a esta peça do vestuário. São 4.500 anos de história “sob os pés”.

dicas de toronto

Além da exposição permanente, a All About Shoes (que inclui uma coleção de sapatos de celebridades do século 20), o Museu tem mais três galerias para exposições temporárias, onde todos os anos são abertas uma ou duas exposições diferentes.

dicas toronto

  • Endereço: 327 Bloor St. West
  • Funcionamento: de segunda a domingo, das 10h às 17h (quinta fecha às 20h, domingo abre às 12h).
  • Custo: $ 14,00 – descontos para idosos, estudantes e crianças. Menores de 4 anos não pagam. Nas noites de quinta-feira, a partir das 17h, pode-se entrar com apenas $5,00.
  • Site: www.batashoemuseum.com

The Market Gallery

Este é, na verdade, uma pequena galeria de arte situada na antiga câmara do Conselho da Cidade, que fica no 2º andar do Mercado St. Lawrence.

museus em Toronto

O próprio mercado vale a visita, mas não deixe de ir à galeria. Ali você encontra exposições temporárias que contam a história de Toronto, revelando o desenvolvimento cultural, físico e social da cidade através de pinturas, fotografias, mapas e obras de arte.

dicas do canada

E, com um plus: uma vista magnífica do mercado lá, de cima!

dicas canada

  • Endereço: Fica no andar de cima do St. Lawrence Market – 95 Front Street East.
  • Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 16h | Sábado, das 9h às 16h | Fechado aos domingos, segundas-feiras e feriados.
  • Custo: gratuito.
  • Site: https://www.facebook.com/MarketGallery

Estes você não pode perder, mas Toronto tem muito mais a oferecer. Não deixe de ver todas as dicas de Toronto que já escrevemos por aqui, e também tem outras dicas do Canadá

Boa viagem!

O blog Turista Profissional viajou a convite do Ontario Tourism Marketing Partnership Corporation

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.

Leia também

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Quebec é uma pequena cidade localizada perto da costa, no sudeste do Canadá, e é …

Um comentário

  1. TripEconomy - Hotéis

    Bom artigo, muito útil. Confira alguns hotéis em Ontario também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *