Minha matéria sobre El Salvador na revista Vitrine Minas

Saiu na edição de fevereiro da revista Vitrine Minas a matéria sobre El Salvador que eu escrevi e que tem fotos de Declev. Como ela só circula no estado mineiro, tive que esperar ansiosamente para recebê-la pelo correio.

E agora estou aqui para dividir com vocês, que não moram na terra do pão de queijo, o material publicado por lá.

Apesar de ser um texto pequeno, espero que essa matéria sobre El Salvador desperte em todos a curiosidade de visitar este pequeno, mas lindo país.

Importante => Seguro Viagem Internacional (dicas + desconto)

Matéria sobre El Salvador

matéria sobre El Salvador

informações sobre El Salvador

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Leia aqui o texto na íntegra:

Texto na íntegra:

No coração da América Central, espremido entre a Guatemala, Honduras e o oceano Pacífico, está El Salvador, com um território de apenas 20.742 km². No entanto, ainda que seja um pequeno país no mapa, guarda inúmeras belezas naturais, históricas e culturais.

Em seu território existem 23 vulcões, dos quais 8 seguem ativos e os demais estão em repouso. Um destes vulcões ativos é Izalco, conhecido como “El Faro Del Pacífico” (o farol do Pacífico) que é o mais jovem do país. Estima-se que seu “nascimento” date de 1722 e ele se encontra “adormecido” desde 1966, embora continue apresentando atividades sísmicas e constante fumaça. Seu apelido deve-se ao fato de sua proximidade ao Oceano Pacífico e, quando em plena atividade, a lava que expelia era vista por embarcações que navegavam na costa salvadorenha. Este e outros vulcões, como o Ilamatepec (o mais alto da cordilheira vulcânica do país) formam o Complejo dos Volcanes, situado no Parque Nacional Cerro Verde, a poucos quilômetros da capital do país, San Salvador. Ainda não muito distante também estão três importantes sítios arqueológicos maias: Joya de Cerén, San Andres e Tamuzal.

Joya de Céren é conhecida como a “Pompéia da América”, já que foi soterrada por diversas camadas de cinzas vulcânicas, o que ajudou a preservar, com riqueza de informações, o modo de vida das pessoas da época. Devido a sua importância, em 1993 foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A apenas 3 km de Joya de Céren, encontra-se San Andres, onde é possível observar partes já escavadas de algumas pirâmides maias. Acredita-se que San Andres funcionava como um centro cerimonial e administrativo, possivelmente entre os anos 600 e 900 d.C.

Um pouco mais afastado, ainda que apenas a uma hora da capital salvadorenha, podemos visitar o maior sítio arqueológico do país: Tazumal, que na língua nahua-quiché significa “lugar onde se consomem almas”. Lá se pode visitar um sofisticado assentamento maia, com tumbas e um complexo sistema de drenagem, cuja estrutura principal é uma imensa pirâmide já toda escavada e bem preservada, apesar da exposição às intempéries do tempo.

Mas El Salvador revela muitas outras belezas que vão além de sua magnífica cadeia vulcânica ou das suas impactantes ruínas maias: é um país que preserva sua natureza, cheio de flores, colorido, folclórico e que possui um povo que esbanja sorrisos. Um país cujas cinzas de sua dramática história recente de guerra civil quase o esconderam, mas que foram incapazes de apagar seu brilho e sua riqueza.

Confira => Passeios em El Salvador

Aproveite e veja todas as dicas de El Salvador que publicamos aqui no blog, inspire-se e pense em conhecer este país que gostamos tanto.

Boa viagem

Deixe um comentário