A melhor vista de Niterói: Parque da Cidade

Com a aproximação das Olimpíadas no Rio de Janeiro, a cidade vai receber milhares de visitantes de todo o mundo. Se você é um deles – ou mesmo se vier ao Rio em outra época – sugiro aproveitar para fazer diversos passeios bate e volta.

Uma das cidades no entorno do Rio que oferece diversas oportunidades de ótimos passeios, é Niterói – por acaso, onde a gente mora!

É de super fácil acesso, com muitas linhas de ônibus e barcas saindo do Rio de Janeiro.

Nós já escrevemos aqui sobre a cidade algumas vezes:

Então, quando estiver no Rio de Janeiro, não deixe de cruzar a Baía de Guanabara e conhecer esta cidade ao lado.

A dica de Niterói de hoje é o Parque da Cidade, lugar perfeito para passar uma manhã ou uma tarde agradável e admirando uma vista incrível!

Geralmente, quando se fala em Parque da Cidade, nos referimos a um mirante de cerca de 270 metros de altura, no alto do Morro da Viração, no bairro de São Francisco. O Parque, contudo, é uma área de proteção ambiental de cerca de 150.000 m².

Lá em cima, no mirante, pode-se ver a chamada Região Oceânica de Niterói, ou seja, a parte que dá para o Oceano Atlântico. Para aquele lado, pode-se ver os bairros daquela região e a natureza que ainda existe: as lagoas de Itaipu e de Piratininga, além das praias de Itaipu, Camboinhas e Piratininga.

O que fazer em Niterói

Para o outro lado, vê-se parte da Baía de Guanabara e as praias de São Francisco, Jurujuba, Charitas e Icaraí.

o que visitar em niterói

Uma boa visão da skyline natural do Rio de Janeiro, mostrando diversos morros, dentre eles o Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea e o corcovado.

onde ir em Niterói

Então, tem vários pontos turísticos e obras que se podem ver lá de cima, a Estação das Barcas de Charitas, obra de Oscar Niemeyer:

Estação das barcas

A Ponte Rio-Niterói:

Roteiro Niterói

O MAC – museu de arte contemporânea – também de Niemeyer:

Dicas Niterói

No parque existem duas rampas preparadas para a prática de voo livre, então, certamente você vai poder ver o espetáculo dos voos dos praticantes de asa delta e parapente. O local fica cheio, tanto de esportistas quanto do pessoal que fica só assistindo (grupo no qual nós nos encaixamos… rs).

Dica NiteróiPreparando o material…

Parque da Cidade NiteróiQuase saindo…

Passeios em NiteróiE lá vai ele…

Mas, se você tem coragem e quer sentir a emoção, é possível fazer um voo com instrutores e toda a segurança. Procure a administração do parque para saber mais a respeito, e bom voo!

Voo parapente Niterói

Para quem gosta de construções antigas e História, lá em cima tem as ruínas de um Posto Atalaia de observação português. Aquela região era estratégica para observação e segurança, após a invasão francesa, no século XVI. Ela é bem arborizada (ou seja, escondido), está bem na entrada da Baía de Guanabara e pode-se ver a região oceânica, então, poderia-se ver o inimigo chegando com muita facilidade.

dicas de Niterói

Passeio em niterói

Outra boa opção para se fazer lá é chegar cedo e desfrutar de um gostoso café da manhã acompanhado da maravilhosa vista que o local proporciona. Quem oferece o serviço é o restaurante Sierra & Mar. O café é em serviço de buffet livre e inclui delícias como pães e bolos caseiros, tapioca e omelete feitos na hora com o recheio que você escolher.

  • Funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 8h às 13:30h.
  • Custo: R$ 32,90 (por pessoa),
  • Reservas: 2619-2001

Fiquem com outras imagens do Parque da Cidade:

O que ver em Niterói

Como chegar ao parque da cidade

Voo parapente

Atração turística de niterói

Informações úteis:

Parque da Cidade de Niterói

  • Endereço: Estrada da Viração, s/n° – São Francisco
  • Tel: (55 21) 2610-3157 / 0800-282-7755
  • Funcionamento: Diariamente, das 7h às 18h (no verão fecha às 19h).
  • Custo: gratuito

☛ Leia também: O que fazer em Niterói, Rio de Janeiro

Como chegar ao Parque da Cidade:

Este é um pequeno problema, pois devido a sinuosidade da subida, não há transporte público até lá, somente carros particulares, taxi ou vans. Alugar um carro, ir até lá e aproveitar para rodar Niterói e conhecer outros pontos da cidade pode ser uma boa opção.

Dá pra fazer a subida a pé, mas é preciso bastante disposição. Após pegar a barca da Praça XV para o centro de Niterói, saia à esquerda e pegue os ônibus 32 ou 46 dentro no Terminal Rodoviário que fica ali ao lado. Peça para saltar na Avenida Rui Barbosa, na esquina com a rua Goitacases, em São Francisco. Entre na Goitacases e o começo da subida é ali (veja no mapa abaixo), mas já aviso, é muito chão.

Se você quiser, pode pegar a barca com destino à Charitas, também na Praça XV. Descendo em Charitas, vá andando em direção a São Francisco até chegar à rua Goitacases.

Eu aconselharia a ir de barca até Niterói, que já é um passeio legal – e depois pegar um táxi para subir até lá, 😉

Como chegar Parque da Cidade

Veja também as nossas outras dicas do Rio de Janeiro.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

1 COMENTÁRIO

  1. Lugar Lindo !
    Pena que os responsáveis o tenham abandonado.
    Banheiros inexistentes e áreas com mau cheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here