Passeios turísticos comuns podem se tornar um tormento para pessoas com mobilidade reduzida, principalmente pra quem é cadeirante. À primeira vista, Lisboa é uma dessas cidades, mas não é necessário preocupação ou desânimo.
A capital de Portugal tem se esforçado bastante para promover a inclusão de pessoas com deficiência e a acessibilidade em Lisboa tem melhorado muito nos últimos anos.
Portugal é um desses países com muitas cidadezinhas históricas que se mantém com muita vitalidade e renovação.
Sua capital, Lisboa, consegue unir esse ar de séculos passados com a modernidade atual sem grandes esforços, é só caminhar pelas suas ruas que você irá sentir os contrastes agradáveis.
Existem bairros, notadamente os mais antigos e os mais altos, onde fica realmente difícil para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida passear pelas ruas e calçadas, mesmo com ajuda. Afinal, ladeiras, calçadas estreitas e ruas de paralelepípedos são bem comuns. Por exemplo, Alfama, Chiado ou Bairro Alto. Nestes casos, é mais fácil ir com algum transporte e visitar pontos específicos.
Em outras regiões, porém, como as mais novas e com poucas ladeiras, pode-se passear com mais facilidade. São elas Belém, Parque das Nações, Rossio e a famosa Baixa de Lisboa.
Confira aqui no Turista Profissional as informações sobre a acessibilidade em Lisboa com mais detalhes.
Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com desconto)
Mosteiro dos Jerônimos, em Belém
Acessibilidade em Lisboa: dicas práticas!
Acessibilidade no aeroporto de Lisboa
Geralmente, os aeroportos europeus têm uma assistência especial para deficientes, sejam pessoas com cadeira de rodas ou mobilidade reduzida, como idosos, por exemplo.
O ideal é que a pessoa informe com antecedência à companhia aérea da necessidade de ajuda para que o aeroporto de destino já esteja ciente de que tem que estar preparado quando o passageiro desembarcar.
Especificamente em Lisboa, o aeroporto é moderno e dotado de rampas de acesso em várias áreas. Existe também um serviço específico de ajuda a pessoas com necessidade, chamado MyWay. Você encontra mais informações no site oficial.
- Leia também: Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores (e-Book)
Dica => Passeios em Lisboa e arredores
Transporte público
O transporte público de Lisboa ainda está se adaptando, portanto, as opções não seguem um padrão. Fique atento, pois nem todos os ônibus terão fácil acesso, mas o fato é que a maioria já está adaptado.
O metrô de Lisboa pode ser considerado também parcialmente acessível, pois há elevadores na grande maioria das estações, mas o desnível entre o vagão e a plataforma talvez faça com que o cadeirante precise de ajuda para embarcar.
Os chamados comboios (trens) possuem um Serviço Integrado de Mobilidade (SIM), que dá assistência na viagem, além de informações sobre a acessibilidade das estações.
Portugal Acessível: o site da acessibilidade do país
Portugal é um país que está se esforçando para atender a todos. Uma das provas disso é um site chamado Portugal Acessível, que foi desenvolvido pela Associação Salvador e é um guia perfeito para quem precisa consultar quais locais dispõe de acessibilidade.
Além do site, existe o aplicativo para celular, que, quando acessado, indica quais locais das proximidades se encaixam neste padrão. Dá para buscar, por exemplo, restaurantes com banheiros adaptados e estabelecimentos com rampas de acesso.
- Leia também: Seguro viagem é obrigatório para a Europa?
Veja o vídeo sobre o app do Portugal acessível:
- Clique aqui para baixar o Portugal Acessível Mobile.
Lisboa para Todos: o guia de acessibilidade em Lisboa
E os portugueses não param por aí! Além do site Portugal Acessível e do app para celular, existe ainda um guia especialmente para Lisboa, o chamado “Lisboa para Todos”. Ele é um guia de bolso que funciona como uma versão menor e mais detalhada do Portugal Acessível, direcionado à Lisboa.
O guia conta com uma listagem de hospedagens, lugares para comer, detalhamento de acessibilidade nos transportes e tours e, o principal e mais bacana, mapinhas das regiões turísticas com indicações da acessibilidade! São 18 pontos turísticos listados, mais algumas regiões aos arredores de Lisboa, além de praias.
Imperdível=> Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais
O guia faz parte do Plano de Acessibilidade Pedonal, desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa, pelo qual técnicos especializados visitaram locais e serviços para analisar se eram compatíveis com os requisitos mínimos de acessibilidade exigidos, para poder fazer parte da listagem.
Nos locais turísticos mais famosos foram criados percursos para cadeirantes, sendo testados por pessoas nestas condições, o que de fato garante a funcionalidade.
No guia tem também alguns pontos que não são tão acessíveis assim, mas que devido à importância histórica e cultural, não poderiam ficar de fora. Mesmo assim, há as devidas sinalizações e avisos, portanto, sem sustos, dá pra se preparar antes de ir! O guia pode ser acessado por aqui!
Os mapas são indicados por símbolos e cores e neles encontramos dois tipos de acessibilidade: a de cor verde indica onde é possível o portador da necessidade agir de forma autônoma, enquanto o percurso laranja já exige um auxílio de terceiros.
Um conjunto de símbolos é utilizado pelo guia para indicar detalhes como tipo de piso, inclinações, existência de banheiros adaptados, estacionamento, entre outras coisas.
Vale a pena => Excursão 1 Dia a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Regiões turísticas de Lisboa listadas, ou seja, acessíveis!
Belém
É um bairro em Lisboa bastante famoso e situado perto da região central. É considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e lá é possível visitar o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, com arquitetura da época do Grande Império Português.
É lá também que você encontra a o Padrão dos Descobrimentos, a Praça do Império, o Centro Cultural de Belém, Museu dos Coches e o Pastel de Belém.
Cais do Sodré
O Rio Tejo é o rio de Lisboa e o Cais do Sodré é a região portuária. Ficou por muito tempo bastante degradada, mas agora é uma das regiões mais badaladas da cidade, com restaurantes, barzinhos, música e dança.
Passe pela agitada Rua Augusta, pelo Terreiro do Paço, Praça do Comércio, edifício Paços do Concelho, Museu do Dinheiro e o monumento nacional Muralha D. Dinis.
Parque das Nações
É a região mais moderna de Lisboa e o destaque vai para a arquitetura contemporânea. O Pavilhão de Portugal e a Galeria do Oriente, o Oceanário, o Casino Lisboa e a casa de shows Meo Arena são alguns dos locais que contam com acessibilidade em Lisboa, no Parque das Nações.
Jardins e Miradouros
Os jardins e miradouros de Lisboa são bem famosos e não podem faltar no roteiro de quem visita a cidade. São regiões ótimas para um passeio com desfrute da natureza, além de muito agradável para um descanso.
Aqui, a acessibilidade é um pouco mais complicada, pois os pisos são irregulares e há algumas inclinações, mas nada que, com ajuda, não dê para resolver. Alguns dos locais: Jardim da Estrela, Miradouro de Santa Catarina (Adamastor), Miradouro de São Pedro de Alcântara, Jardim do Cerco da Graça.
Serviços acessíveis
Museus de Lisboa
É importante ir a museus quando se está na Europa, afinal, um continente com tanta história não podia deixar de ter um museu a cada esquina.
No caso de Lisboa, os museus estão procurando melhorar sua acessibilidade cada vez mais e, entre os que já contam com as mudanças, temos: Museu do Oriente, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional dos Coches, Museu Nacional do Azulejo, Museu de Lisboa (Casa dos Bicos, palácio Pimenta e Santo Antônio), Museu do Aljube – Resistência e Liberdade e Museu do Teatro Romano.
Aproveite as estações de metrô acessíveis e chegue em algumas das principais atrações
Tours pela cidade
Há tours com veículos adaptados que são ótimas opções para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Tanto o transporte quando os percursos são acessíveis e, é claro, os banheiros. Por exemplo, os tours: City Sightseeing Lisboa e Carristur – Yellow Bus.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Onde comer em Lisboa
A gastronomia é um ponto muito importante em viagens. Além de fazer parte da cultura e ser importantíssima para conhecer melhor o local, quem não gosta de comer bem, não é mesmo? Especialmente em Portugal, país conhecido mundialmente também pela sua gastronomia maravilhosa.
Em Lisboa os frutos do mar são encontrados com facilidade, devido à proximidade da cidade com o mar, e a cozinha mediterrânea é o carro chefe.
A acessibilidade em Lisboa para comer pode ser encontrada em uma lista grande no guia “Lisboa para Todos”, citado anteriormente.
Alguns locais indicados são: Restaurante Atlântida, Open Brasserie Mediterrânica, Falstaff, A Fábrica de Santiago, Restaurante Navegadores e Delfina – Cantina Portuguesa.
- Leia também: Onde comer em Lisboa: Mercado da Ribeira
O Pastel de Belém é bem acessível a cadeirantes
Onde dormir em Lisboa
Assim como onde comer, o “Lisboa para Todos” possui uma lista de acomodações com acessibilidade. Entre tantas opções, alguns nomes: Inspira Santa Marta Hotel, Hotel Marquês de Pombal, Hotel Mundial, Altis Belém Hotel & Spa e Hotel Santiago de Alfama.
Hall do Hotel Inspira Santa Marta
Pesquise aqui outras opções de hospedagem em Lisboa com comodidades para hóspedes com mobilidade reduzida
De forma geral, Lisboa está atenta e empenhada em melhorar a questão da acessibilidade, fazendo várias reformas e adaptações nos espaços públicos, o que incentiva os espaços privados, como hospedagens, lojas e restaurantes a se adequarem também.
O guia “Lisboa para Todos” é uma ótima iniciativa e é indicado para todos que planejam visitar a cidade e necessitam dessas informações. Nele estão listados muito mais estabelecimentos, além de outros detalhes que não foram citados aqui, não deixe de consultá-lo.
Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa
E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!
Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos aqui no blog sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.
Hotéis ibis em Lisboa
- Hotel Ibis Styles Lisboa Marquês de Pombal
- Hotel Ibis Styles Lisboa Liberdade
- Ibis Lisboa Liberdade
- Ibis Lisboa Saldanha
- Ibis Lisboa José Malhoa
- Ibis Lisboa Parque das Nações
- Ibis Lisboa Alfragide
Hotéis baratos em Lisboa e bons
- Lisbon Inn Bica Suites
- easyHotel Lisbon
- Hotel Alicante
- Pensão Praça da Lisboa
- Lisbon Calling Rooms & Studio
- New Style Lisbon Hotel
- Hotel Duas Nações
- Grande Pensão Residencial Alcobia
- Lisbon Five Stars Apartments 8 Building
- Rossio Boutique Hotel
- Turim Saldanha Hotel
- Ibis Lisboa Saldanha
- Empire Marquês Hotel
- Rossio Garden Hotel
- Luzeiros Suites
- Dinya Lisbon Hotel & Lounge Bar
- Holiday Inn Express Lisbon Airport
- B&B HOTEL Lisboa Aeroporto
Hostels em Lisboa
- Lisbon Destination
- Home Lisbon Hostel
- Goodnight Lisbon Hostel
- Hub New Lisbon Hostel
- Yes! Lisbon Hostel
- Lost Inn Lisbon
- Lisboa Central Hostel
- Travellers House
- Lookout Lisbon Hostel
- Green Heart Hostel
- Lisb’on Hostel
- Lost Inn Lisbon Hostel
- Live Lisboa Hostel
- Hostel 15
Seguro Viagem Para Portugal
Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.
Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.
E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 20% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉
Endereços importantes e horários em Lisboa
Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:
- Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
- Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
- Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
- Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
- Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
- Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
- Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00
Passeios bate e volta a partir de Lisboa
Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa.
Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.
Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!
E não deixe de conhecer também o nosso guia de Lisboa, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.
Boa viagem!* Texto de Luciana Console
Continue sua viagem para Lisboa aqui:
- Dicas de Lisboa: 7 hotéis boutique que valem a pena
- Onde ficar em Lisboa
- Hospedagens em Lisboa (onde já ficamos e aprovamos)
- As principais estações de trem em Lisboa e que destinos cobrem
- As livrarias mais antigas de Lisboa (você vai se surpreender com a 3ª)
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Adorei o post! Muito bom ver que a cidade está se tornando cada vez mais acessível e preparada para receber os visitantes com necessidades especiais.
Ótimo saber que, mesmo sendo uma capital super antiga, Lisboa está se atualizando e invertendo em modernização e acessibilidade.
Esse guia e a app são ótimas maneiras 🙂
Adorei o post de vocês. Super bem detalhado e completinho. Ainda não conheço Portugal, mas a Julia (colunista do 1001 Dicas) está por lá agora e ficou encantada com Lisboa e Cascais! 🙂 Eu achei bacana demais esse Plano de Acessibilidade. Acho que toda cidade, principalmente as mais turísticas, deveriam se preocupar com esta questão. Em Paris, por exemplo, diversos prédios e até mesmo hotéis sequer tem elevador. Tudo bem que a maioria das construções são antigas. Belas e históricas. Mas acho que muitos deles poderiam tentar se adequar em alguns aspectos né?
Que legal que Lisboa está se adaptando ao turismo acessível!!! Sempre que viajo, fico imaginando como que os cadeirantes visitam determinados lugares, pois não são nada acessíveis… Pelo menos alguns lugares estão fazendo as adaptações necessárias…