Aeroporto de Amsterdam: dicas e curiosidades

O aeroporto de Amsterdam é um dos que mais frequentamos (junto com o de Lisboa), pois quase sempre que fazemos uma viagem para a Europa voamos com a KLM, então, obrigatoriamente temos que passar pela Holanda (que chato… rsrsrs).

Então, posso dizer que somos íntimos do Schiphol, nome oficial do aeroporto de Amsterdam, que é uma espécie de “casa” da KLM, já que é lá o hub da empresa.

Independente de estarmos sempre lá ou não, ele é o meu aeroporto favorito, pois ele é: bem organizado; com uma super oferta de serviços; tem preços justos; tem uma estação de trem lá dentro que te permite ir do aeroporto até o centro de Amsterdam em 10 minutos – bem como para outras cidades holandesas e até outros países -, entre outras vantagens.

>>> Seguro viagem Holanda: tem que fazer? <<<

Neste texto vou te mostrar um pouquinho das razões pelas quais gosto tanto dele. 😍

☛ Leia também:

Curiosidades do aeroporto de Amsterdam

Aeroporto de Amsterdam

A de Alpha

Se você prestar atenção, não existe o portão A no aeroporto de Schiphol. A divisão dos portões vai de B até H.

Qual o motivo?

Bem, é uma questão estratégica/linguística, já que muitos passageiros se confundiam quando os portões eram anunciados. Isso porque a pronúncia da letra A em inglês (idioma amplamente utilizado internacionalmente) era entendida pelos holandeses como sendo Portão ‘E‘ e, como resultado, muita gente perdia o vôo. Por isso o portão A deixou de existir.

Atualmente, o Schiphol está sendo reformado e o portão A vai voltar, mas com a nomenclatura de Portão Alpha.

aeroporto de amsterdam
Cadê o Portão A ???

Sistema de anúncios de vôos

Não ouvir ou não entender o que os funcionários anunciam no auto falante é algo preocupante em um aeroporto, afinal, isso pode te custar uma passagem.

Por conta disso, o sistema de chamadas de Schiphol é muito bem pensado para que nada saia enviesado. Os anúncios são altos, claros e feitos em diversas línguas!

Muita gente!

Um dos maiores aeroportos europeus, o Aeroporto de Amsterdam é responsável pela viagem de muita gente.

Para se ter ideia, quase 70 milhões de passageiros passam por Schiphol a cada ano – e só a KLM leva metade, ou seja, cerca de 35 milhões desses passageiros! Não é à toa que Schiphol é considerada a “casa” da KLM.

aeroporto amsterdam

Última chamada para o vôo…

Quem nunca chegou atrasado para um compromisso, não é mesmo?

Pois em um aeroporto isso pode gerar muita dor de cabeça e correria.

No aeroporto de Amsterdam, para os viajantes conseguirem se organizar melhor, principalmente nestes casos, existem sinalizações indicando o tempo que se leva de um determinado local até o portão de embarque. Assim, além de ajudar os atrasados, o serviço ajuda também para saber quanto tempo se tem para fazer compras ou aproveitar um café com calma.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Universo mágico das bagagens

Se só pela parte visível, o aeroporto de Amsterdam é enorme, imagine como é o subterrâneo das bagagens?

Afinal, são mais de 70 milhões de passageiros por ano, todos carregando pelo menos uma mala. Para se ter o controle certinho das malas e direcioná-las para seus respectivos vôos, são cerca de 20 km de jornada percorrida pelas bagagens pelo subterrâneo do aeroporto!

☛ Leia também: Regras de bagagem despachada em viagens internacionais

Dicas do do aeroporto de Amsterdam

Onde pegar uber no aeroporto de Amsterdam

A biblioteca no Aeroporto

É bastante comum a conexão entre um voo e outro ser um tempo muito grande de espera e pode ser entediante ficar andando pelo saguão olhando lojas e comida.

O aeroporto de Amsterdam procurou resolver isso dando mais uma possibilidade de passatempo para os viajantes: uma biblioteca dentro do aeroporto.

Ela fica no saguão de partidas para voos intercontinentais e conta com 1250 livros disponíveis em 30 idiomas diferentes.

Família feliz

Famílias viajantes geralmente demandam serviços diferenciados, como é o nosso caso. É a fralda do bebê que precisa ser trocada, é a criança que está necessitando de atenção, são os pais que precisam descansar…

É por isso que no aeroporto de Amsterdam existe um espaço criado especialmente para as famílias com bebês. O local conta com assentos divididos por cortinas, garantindo privacidade, e também berços para colocar as crianças. Uma beleza!

☛ Leia também: 20 dicas de viagem de avião com bebê

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Tem até museu!

Além da biblioteca, o aeroporto de Amsterdam também conta com um mini museu.

É isso mesmo, dentro de Schiphol se encontra um anexo do Rijksmuseum, o Museu Nacional da Holanda. Ele fica na Holland Boulevard, entre os portões E e F.

As pessoas que viajam por Schiphol podem conferir obras de Rembrandt, Jacob van Ruisdael e Ferdinand Bol, tudo de graça!

Centro de Meditação

Outro serviço que é oferecido dentro do aeroporto de Amsterdam tem a ver com a saúde mental.

Viajar é muito bacana, mas é cansativo e pode ser estressante também, é por isso que cuidar da mente e emoções é sempre recomendado.

Schiphol sabe disso e conta com áreas especiais onde os passageiros podem meditar, rezar ou simplesmente ter um pouco de paz e sossego. É o Centro de Meditação, que fica próximo ao Portão F.

Serviços do aeroporto de Amsterdam
E você pode também relaxar nas cadeiras massageadoras. Só um detalhe: são uma delícia!!

Atrações no Holland Heineken Bar

O maior aeroporto da Holanda com a maior empresa aérea do país não ia deixar de fora da turma a mais conhecida cerveja holandesa, a Heineken.

Dentro do aeroporto de Amsterdam fica o Holland Heineken Bar, que vale a pena dar uma passadinha mesmo que você não beba!

O local é um bar, mas funciona como um lugar de entretenimento onde, apesar de o destaque ser a cerveja, oferece mais do que a bebida.

o que ver em Amsterdam - Aeroporto de Amsterdam: dicas e curiosidades
Cerveja personalizada que fizemos em nossa Heineken Experience

Serviço de transportes

Como eu já disse antes, há uma estação de trem dentro do aeroporto, além, claro, de táxis, ônibus e uber; ou seja, é super tranquilo sair e chegar no aeroporto de Amsterdam.

como sair do aeroporto de amsterdam
Você está no aeroporto de Amsterdam? É só descer essa esteira rolante e já está na estação de trem!!

Aqui no blog já escrevemos um pouco sobre alguns desses serviços, com dicas práticas:

Atualmente, com duas crianças, temos usado sempre táxi ou, mais constantemente, o Uber, que não tem preços muito diferentes e que, para nos levar até o centro, custa em média uns 25 euros e em 10 ou 15 minutos nos deixa na porta do hotel.

Onde pegar uber no aeroporto de Amsterdam
Esperando o Uber

Antes, sem filhos, usamos muito o trem e algumas vezes (poucas) o ônibus. A vantagem de usar um ou outro vai depender de onde você ficará hospedado na cidade. Falando nisso, eis aqui alguns lugares onde já nos hospedamos:

Guarda volumes

Se você tiver que ficar algumas horas em Schiphol e quiser aproveitar essa conexão em Amsterdam para dar uma voltinha na cidade, é super tranquilo de fazer. Mas, se não quiser carregar suas coisas todas junto, deixe tudo no guarde volume do aeroporto, que funciona 24 horas.

Assim que desembarcar, você logo verá as placas indicativas. Pegará um elevador para o andar de baixo, entre o “Arrival 1 & 2” e pronto.

Às vezes, aproveitando que nosso voo faz conexão na cidade, ficamos lá um ou dois dias e depois seguimos viagem. Para evitar de ficar levando malas para lá e para cá, organizamos tudo o que vamos precisar nesses dias em uma única mala e deixamos as outras no guarda volumes, que não fica caro (€ 7 / 24 h).

Aeroporto de Amsterdam

Bom, essas são algumas razões pela qual eu adoro o aeroporto de Amsterdam, fora o fato dele ser bonitinho e ter lojas ótimas, cheias de gostosuras para comer e souveniers lindos.

lojas aeroporto amsterdam - Aeroporto de Amsterdam: dicas e curiosidadesAeroporto de Amsterdam

Compre o seu seguro viagem com até 10% de desconto aqui!

E na hora de começar a organizar a sua viagem, não deixe de ler todas as nossas outras dicas de Amsterdam e da Holanda e nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

Boa viagem!

Imagens acervo pessoal e Shutterstock

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here