Anel de Claddagh, a romântica história do anel irlandês

O anel de Claddagh é uma tradição na Irlanda e tem sua origem em uma lenda da região de Galway, oeste do país.

A história sobre o anel tem um fundo romântico, mas o uso dessa joia vai muito além de casais apaixonados: o anel simboliza tanto o amor, quando a amizade e lealdade.

Justamente por seu significado ser a junção de elementos tão importantes para os relacionamentos entre as pessoas, o anel de Claddagh é usado também entre amigos, simbolizando a amizade verdadeira.

São duas mãos segurando um coração com uma coroa em cima. É assim que é o design do mais famoso anel irlandês. As mãos representam a amizade, o coração é o amor e a coroa significa lealdade. A forma como ele é colocado nos dedos (e inclusive em que mão é usado) representam o significado que a pessoa quer atribuir ao anel.

=> Economia: Seguro Viagem Irlanda (com desconto!)

Anel de Claddagh - Irlanda
Imagem Shutterstock

A história do Anel de Claddagh

Claddagh é uma área localizada em Galway, onde antigamente se encontrava uma aldeia de pescadores. A origem da lenda veio de lá, por isso o anel acabou levando o nome da região.

Segundo as histórias (ou lendas), há cerca de 300 anos um pescador chamado Richard Joyce estava de casamento marcado, quando um incidente aconteceu com sua tripulação em um navio pesqueiro: todos foram capturados por piratas e os marinheiros vendidos como escravos.

Richard foi vendido para um ourives turco e acabou aprendendo com ele a arte de confeccionar joias. Como não conseguia esquecer sua amada deixada em Galway, Richard fez o que é considerado o primeiro Anel de Claddagh, na esperança de entregá-lo para a moça quando eles se reencontrassem um dia.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Depois de anos, o marinheiro foi libertado e pôde voltar para sua cidade, encontrar sua noiva e enfim entregar o anel, que simbolizava todo o amor, amizade e a lealdade mantida por todos os anos em que ficaram separados.

Anel irlandes Claddagh
Coroa para fora, na mão esquerda…

Como usar o Anel de Claddagh

Claro que cada um usa a joia como bem entender, mas existe uma regrinha básica por conta do significado do Anel de Claddagh.

Tem também a superstição de que o anel nunca deve ser comprado para si, mas, sim, ganhado de alguém – mas essa parte quase ninguém liga, afinal, o Anel de Claddagh faz parte da cultura da cidade e é muito comum os turistas comprarem um quando visitam a região.

Dá uma olhadinha no significado de acordo com o uso:

? coroa para dentro na mão direita significa que o coração da pessoa está disponível. Ela pode ser solteira ou então estar usando o anel como símbolo de amizade com alguém.

? coroa para fora na mão direita quer dizer que a pessoa é comprometida, seja em namoro ou noivado.

? na mão esquerda com a coroa para fora significa que a pessoa tem um amor infinito por alguém e é recíproco, ou seja, provavelmente ela está casada.

Pesquise opções de hospedagem em Galway aqui!

Curiosidade do anel Classagh

Era comum na Europa durante a Idade Média o uso de anéis com as duas mãos se tocando e o coração no meio.

O nome deste tipo de joia era Fede (nome italiano, pois a origem é romana) e as mãos simbolizavam o comprometimento, como se fosse um aperto de mão. O Anel de Claddagh tem o diferencial da coroa, representando a lealdade.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

A nossa história com o Anel de Claddagh

Esse anel tem um significado muito especial para nós (Ana e Declev), pois ele é a nossa aliança de casamento e foi comprado em nossa primeira viagem para a Irlanda.

Quando estivemos lá em 2008 conhecemos o anel e sua história: nos encantamos! Como ele é muito comum por lá, não foi difícil comprar um e assim o fizemos.

Embora já estivéssemos juntos há 4 anos, ainda não usávamos uma aliança, pois não queríamos uma aliança comum, mas uma que tivesse um significado especial. Então, quando vimos o anel – que é lindo! – e soubemos a história, não tivemos dúvidas: era esse!

E o fato de ser adquirido durante uma viagem, num lugar que queríamos tanto conhecer, tornou-o ainda mais especial.

Para completar, ao invés de fazermos a troca dos anéis lá, decidimos guardar e trocá-los em um outro lugar especial ara nós: Paris!

Era meio clichê, eu sei, mas era como queríamos, rsrs. Então, uns dias depois estávamos na cidade e, com a Torre Eiffel ao fundo, fizemos a troca numa mini cerimônia. Já que estávamos com um dos meus melhores amigos, ele “dirigiu” tudo e proferiu lindas palavras para abençoar aquele momento.

casamento em Paris
A nossa primeira foto temática com o anel

Depois disso, o anel virou uma “marca” nossa e em todos os lugares que visitamos tiramos sempre a mesma foto: a de nossas mãos com a paisagem ao fundo. Já são dezenas de fotos e abaixo você poderá ver apenas algumas, para ter uma ideia.

Gostou? Então, quando você for à Irlanda, já sabe que lá você encontrará facilmente o Anel de Claddagh!

E você, tem algum objeto especial adquirido durante uma viagem? Conta pra gente!

Boa viagem!

?  Continue a sua viagem para a Irlanda aqui:

* Texto Luciana Console & Ana Catarina Portugal

-----------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.

17 comentários em “Anel de Claddagh, a romântica história do anel irlandês”

  1. Minha irmã tinha um q ganhou de seu avô, pois a tradição dizia q era um anel q passava de avo para a primeira neta ou neto q nascesse primeiro. Esse anel se perdeu no desastre do voo da air France em 01/06/2009, qdo ela se foi. Na época do acidente eu só sabia da história q aquele anel tinha 400 anos e estava em nossa família há muito tempo; mamãe q me contou. Agora já passados 22 anos, numa leitura de romance, minha mãe leu q havia uma aliança irlandesa com essa descrição. Fiquei estupefata com o q tínhamos nas mãos durante muitas décadas. Era um verdadeiro claddagh.

    Responder
  2. Que história inspiradora! Conheci o anel há poucos dias, lendo sobre símbolos celta. Ontem, assistindo o filme Casa comigo? com meu namorado, o anel aparece novamente e digo a ele que quero esse anel. Já andava pensando num anel pra usarmos…

    Responder

Deixe um comentário