Como é o ano novo em Portugal: dicas e curiosidades

Você está planejando uma viagem para a terrinha agora em dezembro e quer saber como é o ano novo em Portugal?

Então, vem com a gente, pois vamos te dar algumas dicas de lugares para passar o réveillon em Portugal e contar algumas curiosidades locais! 😉

O país tem se tornado um destino cada vez mais procurado e como – ao contrário de vários outros países europeus – não tem um inverno muito rigoroso (sim, apesar disso estará frio no ano novo lá!), pode ser uma ótima opção de lugar para passar o ano novo na Europa, além de ser bem divertido!

☛ Leia também: Vale a pena viajar para Portugal no inverno?

Como é o ano novo em Portugal?

A primeira coisa que é preciso saber é que não existe a tradição de se vestir de branco. Aliás, essa cor praticamente nem é usada durante o inverno; eu diria que é quase “mal visto” vestir branco nessa época do ano. O que mais verá serão pessoas de preto ou com alguma cor escura.

réveillon em PortugalFoto Shutterstock

Uma das superstições do ano novo em Portugal em relação ao uso de roupas, e basicamente entre as mulheres, é usar uma calcinha azul para trazer sorte, mas só!

Outra prática bem comum é comer uva-passa durante as 12 badaladas, mas essa também é usada no Brasil, pois afinal, foi de Portugal que veio essa tradição, 🙂

Bom, como sabemos, comer bem em Portugal é algo culturalmente importante e, claro, no ano novo não poderia ser diferente. É bem tradicional ter uma fartíssima ceia de ano novo, seja em casa ou em algum restaurante. Para quem está de viagem, eu super indico procurar um bom local para ter essa experiência gastronômica, ainda que ela não seja muito barata. Só para ter uma ideia, em lugares básicos, uma ceia sairá em torno de 6o euros por pessoa; mas esse valor poderá facilmente chegar aos 150 euros, caso se trate de um restaurante mais famoso.

Apesar do valor, saiba que está tudo incluído: bebidas (boas!), entrada, prato principal (às vezes mais de um), sobremesa, uva-passa e espumante para a meia noite. É divertido e come-se muito bem!

ano novo em PortugalNão reparem na cara do povo, pois já estavam ‘no grau’!!!

Mas você deve estar pensando que é chato ficar sentado numa mesa a noite toda, não é?! A boa notícia é que não é bem assim. A ceia em geral começa por volta das 22 horas (pode chegar antes, se quiser) e, como são vários pratos, demanda-se um certo tempo comendo.

Na hora da virada do ano o restaurante vira uma grande festa e, em muitos caso, há um DJ que anima o restante da noite. Outra opção bem comum é ir para alguma festa depois da ceia, que em geral acontecem em boates ou até mesmo na rua, com shows ao ar livre (apesar do friozinho!).

tenha atenção a uma coisa: é preciso reservar com antecedência a ceia! Se for um daqueles restaurantes badalados, pode começar a marcar hoje, ou, se não for o caso, tente umas 2 semanas antes. Se não sabe onde procurar, peça ajuda ao hotel onde irá ficar hospedado, pois eles com certeza saberão te dar muitas sugestões.

☛ Leia também: Seguro viagem é obrigatório para a Europa?

Ano novo em Lisboa

Além da tradição da ceia de ano novo e festas em locais fechados, que acontecem no país todo, algumas cidades oferecem festa de réveillon ao ar livre, como é o caso de Lisboa.

O boom do ano novo em Lisboa acontece na Praça do Comércio (ou Terreiro do Paço), com shows ao vivo e uma queima de fogos que dura cerca de 10 minutos.

ano novo em LisboaFoto Shutterstock

Além disso, se quiser outras alternativas, tem o Parque das Nações e a região de Belém, que também organizam festas.

roteiro de 7 dias em Lisboa

Ano novo no Porto

No Porto, a festa tem lugar especial na Avenida dos Aliados, bem em frente à Câmara Municipal. O Porto se gaba de ter uma das melhores queimas de fogos do país e, além disso, também tem a noite animada por vários shows! Apesar de ser uma cidade mais fria que Lisboa, pelo fato de ficar tão lotada, acaba que não se sente tanto a temperatura baixa, afinal, há bastante calor humano, rsrs.

Uma outra alternativa que deve ser bem interessante é optar por passar a virada do ano na Ribeira do Porto ou num barco no rio Douro.

ano novo no PortoFoto Shutterstock

Ano novo no Algarve

O Algarve é uma região de praias e a mais quente do país. Seu inverno quase não se percebe e, talvez por isso, seja um lugar tão procurado por quem quer passar o ano novo em Portugal.

Há várias opções de cidades para onde poderá ir, mas as mais procuradas e que, em geral, preparam as melhores festas, são: Albufeira, Faro, TaviraLagos, Vila Real de Santo António, Portimão e Quarteira.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Os hotéis desses lugares costumam preparar ceias para os hóspedes e depois todos rumam em direção à praia, onde há a queima de fogos e shows. Aqui também vale a ressalva de reservar com antecedência.

Ano novo em Coimbra

E eu não podia deixar de falar da minha cidade, não é mesmo?! Ela também segue a linha das demais: ceia em casa ou em algum restaurante e, depois, queima de fogos e shows à beira do rio Mondego. A concentração é na Ponte de Santa Clara e Largo da Portagem. Fica bem cheio e é bem divertido! 🙂

ano novo em coimbraRéveillon 2015/2016

Além disso, as dezenas de boates e bares da cidade oferecem festas que vão até o sol raiar. Boa parte delas está concentrada na região da Praça da República.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Dicas práticas sobre ano novo em Portugal

No dia 31 de dezembro todo o comércio e atrações turísticas fecham suas portas por volta das 18 horas. Então, programe-se para fazer tudo o que precisar antes.

No dia 1º de janeiro praticamente tudo está fechado, incluindo atrações e restaurantes. Há exceções? Sim, há, mas são muito poucas!

E, mais uma vez: não deixe para reservar nada de última hora, pois as melhores opções de hospedagem e de ceias se esgotarão logo.

Então, animado para passar o ano novo em Portugal?! 🙂

Feliz ano novo!

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

16 COMENTÁRIOS

    • O natal costuma ser uma festa bem familiar e quase tudo fecha. Verifique com o seu hotel se haverá alguma ceia. Boa viagem!

  1. Olá Ana Catarina,
    bom dia!
    Vou com minha família a Portugal em dezembro e vamos passar o Ano-Novo em Porto.
    Consultei algumas empresas que fazem o cruzeiro de Reveillon no rio Douro e elas me disseram que no momento da virada não é possível ver o show de fogos do barco.
    Você saberia me dizer onde exatamente é o show de fogos da virada do ano?
    Qual é o melhor local para se ver o show de fogos: Avenida dos Aliados ou Ribeira do Porto?

    Desde já agradeço,

    Danilo

  2. Olá Catarina !

    Vou passar a noite de Reveillon em Lisboa e gostaria de saber se você indica algumas boas opções de restaurantes para a ceia ! Eu e minha mulher gostamos de algo bem animado !

    Muito Obrigado !
    Victor

    • Hum, Victor, sabe que nunca passei o revellon em restaurantes na cidade, então, não sei te indicar um com essas características. Sorry! 🙁

    • Oi Daniela, no post indicamos alguns lugares: “… as melhores festas, são: Albufeira, Faro, Tavira, Lagos, Vila Real de Santo António, Portimão e Quarteira.”
      Boa viagem!

  3. Olá, irei passar a virada do ano em Lisboa. Fechei um hotel perto da Praça Marques de Pombal. Gostaria de saber até que horas os transportes funcionam na vida, pois queria ir ver os fogos na Praça do Comercio. Desde já muito obrigada

    • Mariah, você poderá fazer esse percurso a pé, que é o mais indicado. Mas em geral, na virada do ano o transporte funciona a noite toda. Boa viagem!

  4. Eu tenho uma pergunta para os portugueses que conhecem Lisboa e Porto: há muitos petardos ou fogos artificiais privados (não falo das queimas organizadas pelo município) em Lisboa e no Porto no ano novo?
    Desculpem se o meu português que não é muito bom.

    Obrigada antecipadamente pelas respostas e Bon Natal a todos. 🙂

  5. Olá Ana! me indica algum restaurante bacana pra noite de Réveillon na cidade do Porto,de preferência com vista pros fogos, e com festa após a ceia! Pode ser restaurantes mesmo ou hotel?!
    Obrigada
    Flávia

    • No Porto não sei te dizer. Eu gosto do Fish Fixe, mas não sei se terá festa, tem q confirmar com eles.

  6. Oi Ana, tudo bem ?
    Estarei em Coimbra no dia 01/01/2019. Sei que é uma data complicada, mas você teria alguma indicação de restaurante que abra no almoço ou jantar no primeiro dia do ano ? Não precisa ser nada requintado… apenas para matar a fome 😀 .
    Obrigado

    • Hummmm. De cabeça não sei te dizer um, mas é bem difícil mesmo. Talvez no shooping tenha mais opções ou um ou outro pela Baixa, região mais turística. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here