Atravessar a fronteira entre Israel e Jordânia é uma aventura memorável!
Antes de viajar tinha lido alguns relatos, alguns bem confusos, e na maioria dos casos passavam a impressão de ser algo muito estressante – e até é um pouco, mas nada absurdo.
No fim das contas foi até engraçado!
Veja como nós fizemos para atravessar a fronteira entre Israel e Jordânia, o que fizemos só para ir a Petra!
Importante => Seguro viagem para Israel
Atravessando a fronteira entre Israel e Jordânia
Existem 3 postos de fronteira terrestre entre os dois países, mas, na prática, o mais conveniente é o Yitzhak Rabin Border Crossing/Fronteira Sul, que fica lá pertinho do Mar Vermelho, entre as cidades de Eilat (Israel) e Aqaba (Jordânia).
Este é o único lugar onde não é necessário pagar para entrar na Jordânia (mas paga-se para sair).
Estávamos viajando em um carro alugado por Israel e nosso objetivo em dado momento da viagem era visitar Petra, na Jordânia.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
A primeira coisa que você precisa saber é que não se pode cruzar a fronteira de carro.
Então, o que fazer?! Como nós iríamos e voltaríamos por ali, o que fizemos foi deixar o carro estacionado no lado israelita pelos 3 dias que ficaríamos na Jordânia, pois há uma grande área de estacionamento já preparada para isso – e de graça!
Está pensando se é seguro deixar o carro ali?! Relaxe, não existe lugar mais seguro no planeta, acredite em mim.
Veja esta opção: Traslado diário para Petra, saindo de Tel Aviv
Imagino que agora esteja se perguntando porque não devolvemos o carro e alugamos outro na volta. Bom, primeiro porque ficava mais caro e, depois, porque a fronteira fica fora da cidade e nem sempre tem táxis por lá, logo, poderia ser bem inconveniente. Já do lado jordaniano isso não é um problema, pois a oferta é enorme.
Bom, uma vez carro estacionado, lá fomos nós enfrentar a imensa burocracia para sair de Israel.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Dizem que as filas podem ser enormes nessa fronteira e o processo todo chega a demorar horas, mas quando fomos estava completamente vazia (era um domingo por volta das 15h), só tínhamos nós e os funcionários.
Excursão de 1 dia para Massada e Mar Morto saindo de Tel Aviv
O processo é o seguinte:
1. logo na entrada você tem que mostrar o passaporte para um guardinha. Só mostrar mesmo!
2. você segue para um guichê para pagar uma taxa de saída de Israel, no valor de 102,00 NIS (cerca de 20,00 euros).
3. agora deverá ir até outro guichê, que é onde fazem o controle de passaporte propriamente dito.
4. siga as placas “to Jordan” até o portão de saída, onde você mostrará o passaporte, mais uma vez, além dos papéis que te deram nos guichês, para um soldado. Uma vez isso tudo feito, tchau!
-
-
- Leia também a nossa dica de hotel em Jerusalém.
-
Aí vem a parte mais excêntrica da travessia. Assim que você cruza o portão de saída, terá que atravessar uma área entre as duas fronteiras, arrastando as malas, uma verdadeira terra de ninguém.
É, no mínimo, uma situação engraçada!
Veja esta excursão: 2 dias a Petra e Wadi Rum saindo de Eilat
Uns 300 metros depois começa tudo de novo, mas agora já na Jordânia. O processo de entrada aqui segue estes passos:
1. mostrar passaporte aos guardas e passar sua bagagem por um raio-x;
2. ir numa salinha onde outro guarda concede o seu visto [de graça];
3. agora é hora de passar pelo guichê de controle de passaporte;
4. depois, é só continuar arrastando a sua mala até o portão de saída, onde deverá mostrar o passaporte de novo e, pronto, você estará oficialmente na Jordânia!
Saindo de Jerusalém: Excursão de 2 Dias a Petra, Gérasa e Amã
Ali mesmo no posto de fronteira tem uma casa de câmbio, caso já queira trocar dinheiro, pois os valores não variam quase nada.
Uma vez do lado de fora, haverá uma grande oferta de táxis. Preste atenção ao grande painel com os valores tabelados para cada destino. Não pague a mais.
No nosso caso, fomos até o centro de Aqaba para pegar o carro que alugamos para ir até Petra.
Excursão privada de 2 dias em Petra, Wadi Rum, Mar Vermelho e Mar Morto
Nossos carros já estavam prontos!
O caminho até Petra é bem fácil, mesmo para nós que pegamos a estrada já anoitecendo.
Basicamente é uma grande reta. Uns 90 km depois há o desvio para Petra (preste atenção nas placas) e mais uns 30 km você chega. No total demoramos 2 horas, isso porque ainda paramos duas vezes no caminho.
Veja aqui o nosso hotel em Petra. Era muito bom e pertinho da atração principal, recomendamos.
Em uma parte do trajeto há um posto de controle.
Num primeiro momento achamos que fosse um pedágio, mas era um guarda querendo saber o que levávamos no porta malas. Ele pediu para abrir, olhou e nos mandou embora. Tranquilo!
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Se for voltar por essa mesma fronteira, só tenha atenção para não ir sem nenhum dinheiro, pois para sair da Jordânia paga-se uma taxa de 10,00 JOD e tem que ser em moeda local.
Mesmo assim, caso não tenha, pode-se trocar ali mesmo, na casa de câmbio da fronteira.
A entrada em Israel nesta fronteira foi mais burocrática do que quando chegamos pelo aeroporto. Você passa com toda a bagagem pelo raio-x e eles abrem com frequência para olhá-las. Outra coisa comum é te levarem para um lugar fechado e te revistar todo.
Duas amigas passaram por isso e tiveram que levantar blusa e abaixar as calças. Depois, na hora do controle de passaporte, mil perguntas de novo. Pronto!
De Jerusalém: Excursão de 3 dias a Petra & Wadi Rum
Quando chegamos ao estacionamento, lá estava nosso carro direitinho.
Enfim, a volta foi um pouquinho mais chatinha, mas nada demais. No fim das contas, achei a experiência bem legal!
Animado?! Então, não deixe de conferir nossas de dicas de Israel e da Jordânia.
Boa viagem!
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 60 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Ola, você reservou o carro antecipadamente que alugou em Agaba? Parabéns pelo site, excelente dicas!!
Sim, aluguei online bem antes.
Olá Ana! No seu comentário diz que os vistos de entrada na Jordânia são grátis, mas li noutros sites que só seria grátis se eu tivesse comprado previamente o jordan pass e ficasse pelo menos 3 noites na Jordânia. Consegue esclarecer? Obrigada
Quando eu fui não paguei nada. Até onde eu sabia, paga-se quando a chegada é pelo aeroporto, mas nesta fronteira terrestre, pelo sul de Israel, não. Paga-se apenas para sair da Jordânia, como dito no post. Boa viagem!
Ola Ana, vamos fazer o trajeto inverso, entregaremos o carro em Aqaba, passaremos o dia lá e depois atravessaremos p Israel. Lembra quanto pagaram o taxi p o centro? Só p termos uma ideia. E vc acha que é difícil pegar algum transporte p a estação de ônibus em Eilat, da fronteira? Outra dúvida, foram com a CNH ou com a internacional?
Obrigada
Oi Andrea! Não lembro quanto pagamos no táxi, mas era bem barato. Quanto a carteira de motorista, levei a internacional. Sobre Transporte em Eillat, acredito que haja bastante opções, mas como fomos de carro, não reparei nisso. Me conte depois como foi a sua experiência. Boa viagem!
Vou passar dia09/10 pela fronteira allenby, somos 6 idosas. Pode me dar alguma dica. Só falamos português . Estamos tirando o visto e queríamos ir de ônibus até fronteira ou de táxi
Vocês podem ir de táxi, mas lá ninguém falará português. No mais, é seguir o fluxo e fazer o que pedem. Não há muito mistério! Boa viagem!
Olá. Estarei em Aqaba e quero passar um dia em Eilat. É fácil atravessar essa fronteira? Após atravessar é difícil pegar um táxi no outro lado ou tenho que combinar antes com alguém pra me buscar?
Grato
Atravessar é fácil. me lembro que do lado da Jordânia tinham muitos táxis. Mas em Israel não lembro, pois cheguei e saí de lá de carro, que tinha alugado, então, confesso que não reparei. Mas imago que haja também.
Olá, mais uma dúvida,
vi um vídeo que não pode entrar na Jordânia com lembranças religiosas porque eles confiscam.
faz algum sentido? rs chegou a estar com alguma coisa na mala?
obrigado.
Não, eu não tinha nada desse tipo, então, não sei se procede ou não.
Olá. Uma dúvida quanto ao pagamento da taxa na saida de Israel. Tem que ser em dinheiro, na moeda israelense, ou dá pra pagar no cartão de credito?
Eu paguei em dinheiro e não me lembro se havia possibilidade de cartão.
Olá, tudo bem?
vou fazer este mesmo percurso em Setembro.
Pra eu ter uma ideia de tempo, quanto tempo levou a saída de Jerusalém até a chegada já no centro de Aqaba para retirada do carro?
obrigado
Rodrigo, eu não fiz direto, fui visitando outros lugares pelo caminho, então não sei te informar. Confira no Google Maps uma projeçÃo de tempo. Boa viagem!
Olá vc pagou o Jordan pass? Vc só ficou 3 dias e duas noites? Porque sei que tem uma taxa além dos 10 Jordan se ficar menos que três noites ou seja 4 dias e se comprar o Jordan pass não paga. Como não fala sobre isso, poderia informar?
Oi Josiane! Eu fiquei duas noites sim e não me lembro de pagar uma taxa na fronteira não, bem como não comprei nenhum Jordan Pass não. Boa viagem!
Você sabe me dizer se as locadoras de Aqaba fecham de sexta e sábado ??você passou algum dia desses em Petra?? funciona tudo normalmente na Jordânia Ô fecha tudo igual Israel??
Não estive lá numa sexta e sábado, mas nem faria sentido fechar, pois em Israel fecha por causa do Shabbat e a Jordânia é um país árabe. Boa viagem!
Olá, sabe me dizer se tem algum ônibus que leva de Aqaba a Petra ou é necessário alugar um carro?
É até possível que tenha, mas eu não sei te dizer qual, pois nós fomos de carro alugado, Então, nem procurei por essa opção. Boa viagem.
Olá, Ana!
Gostaria de saber quais documentos os jordanianos exigiram para conceder o visto nesta fronteira sul
Passaporte.
Oi Ana, Estou pensando em alugar um carro em Israel mas para a fronteira do Egito. VocÊ sabe se lá também tem onde estacionar o carro, assim como para a JOrdânia. Estamos com muitas dúvidas em relação a isso.
Obrigada
Não estive lá, mas acredito que sim, pois deve ser o mesmo esquema da fronteira com a Jordânia. Boa vigem!
Ola, Ana.
Toda essa entrevista tanto na Jordania quanto em Israel é feita em ingles, correto?
No meu caso q não falo quase nada de ingles, posso ter problemas ou eles conseguem tradutores?
Sim, em inglês. Em Israel tinha uma moça que falava espanhol, mas não sei te dizer se eles tem sempre essa opção. Boa viagem!
Boa noite! Obrigado pelo post. Fiquei com 2 dúvidas:
1) A carteira de motorista do Brasil vale para dirigir lá, ou teve que tirar algum certificado diferente?
2) Vocês já tinham chip de internet da Jordânia? Ou foram para Petra sem?
Obrigado!
1. Eu levei a carteira internacional (PID), embora não tenha sido pedida em nenhum momento;
2. Sim, fui com chip para lá!
Boa viagem!
Passando aqui apenas para agradecer as informacoes detalhadas ! Foram muito uteis para mim. Tenho a mesma pergunta do comentario abaixo, sobre a necessidade de se estar com um chip com internet, e se vc o fez, como o fez. Muito obrigada !
Sim, eu já saí do Brasil com ele e foi fundamental em nossa viagem!
Olá Ana, gostaria se saber se ter um chip com internet foi fundamental na viagem para Israel. Irei com meu marido para em Maio e alugaremos um carro, e passaremos dois dias em Petra também. Em tel aviv e jerusalém qual a melhor maneira de se locomover? Existe Uber ou um semelhante por lá?
Muito obrigada e parabéns pelo blog!
Abraço, Dani
E a questão do visto para Jordânia ? Foi na hora ?
Sim. 😉
Olá, Ana! Em maio/2018 irei com meus pais (idosos) a Petra e pretendo passar por Eilat. Em Israel alugaremos um carro. Minha pergunta é: como faço para alugar um carro em Aqaba e ir a Petra de carro alugado? E, em Petra, há a necessidade de se ter um guia ou o carro alugado em Aqaba resolve? Poderia indicar a empresa onde alugou o carro tanto em Israel quanto na Jordânia? Dicas sobre o trajeto até Petra e o que fez por lá seriam muito uteis. Aguardo suas respostas. Obrigado!
Eu já saí do Brasil com os carros reservados nos 2 países. O carro ficou estacionado na fronteira de Israel, atravessei a pé, peguei um taxi até a locadora de Aqaba e de lá segui de carro para Petra. Contratei um guia lá na hora, mas não é necessário fazê-lo. E sobre trajeto, só tem um, rsrs, super indicado em placas ou usando o gps do celular, não tem erro. Sobre locadora, acho que foi a Hertz, não lembro bem, mas busquei online a mais barata e disponível, simples assim. 😉 Boa viagem!
Também já fiz esta fronteira por Eilat para Petra.
Fora a burocracia natural e necessária, não tive qq problema.
Oi Ana, boa tarde. Adoro seu blog
Em Junho de 2018, irei com minha filha de 27 anos, para Israel e Jordania.
Nao gostamos de excursões, mas temos dúvidas quanto a Jordania.
Somos duas mulheres sozinhas, queremos ir a Aqaba, uma vez que estaremos em
Eilat e faremos a travessia. Vamos fazer Petra, Wadi Rum e Amann. Muitos dizem que não
é seguro e que a locomoção é dificil.
Por isso estou pedindo sua opiniãoe ajuda.
Um lindo dia e que Deus a abençõe.
Maria Antona
Achei super seguro, já quanto a transporte, fiz tudo de carro aluga e achei bem tranquilo, viu?!
Boa viagem!
Belos relatos.Voltarei em 2018 e farei Egito e Petra.Carimbam o visto de Israel na fronteira ou fazem igual ao aeroporto?
No meu carimbaram, 🙁
Irei próximo dia 01/11/16 para Emirados, Jordania e Israel, o visto para Emirados é de 110 dólares, para a Jordania 30 dolares e Israel 50 dólares, já me falaram que vindo de um país árabe, na fronteira de Israel podem fazer pente fino, o que faz a fila andar bem devagar, mas se não houver problemas para o transito nestes três países, terá valido a pena.
Olá, Ana, suas dicas me foram muito úteis, obrigado! Agora gostaria de saber um pouco mais:
Um pacote de um dia está custando 216 USD por pessoa mais 60 + 65 USD de visto e taxa de entrada.
Vou com minha mulher, então acho que ficaria mais em conta alugar um carro, mas:
– é tranquilo andar de carro, abastecer e falar inglês na Jordânia?
– é fácil achar o caminho, lugar para estacionar, lugar para comer e pegar o tal do burrinho para a caminhada?
– dá para ir sem guia?
– as exigências na fronteira seriam menores se for em grupo de turismo?
– vale a pena gastar um tempo e comprar em Aqaba, na volta? A fronteira fecha?
Desculpe por tanta pergunta, mas é o planejamento, né..!?
Obrigado,
Álvaro
Dirigir na Jordânia foi extremamente tranquilo, nenhum problema com o inglês e tudo bem sinalizado. Para nós compensou muito mais do que ter ido com guia ou em algum grupo de excursão. Dormimos uma noite em Petra, que era nosso destino. Valeu muito a pena! Boa viagem!
Essa informação da necessidade de tirar o visto para Jordânia ainda no Brasil, é verídica?
Eu tirei lá, mas regras para vistos mudam com frequência, por isso, ligue para a embaixada da Jordânia para se informar melhor.
Alguém sabe se é tranquilo ir de Eilat ao Cairo?
Ana, outra possibilidade de entrar por Wadi Araba (a fronteira Eilat/Aqaba) sem o visto, é comprar antecipadamente via net o Jordan Pass. Esse passe te dará o visto de entrada e vêm com várias atrações na Jordânia incluído, como à entrada em Petra. Mas ele é vantajoso pra quem vai passar no mínimo 3 dias na Jordânia, caso contrário na saída do País vc terá que pagar uma taxa de 60 JD ( 85 doláres). Maiores informações: http://jordanpass.jo/
Petra 1 Day Tour – de Eilat
Notícia importante
A partir 01 de janeiro de 2016 todos os visitantes para Jordan (de todas as nacionalidades), incluindo aqueles que vão para apenas um dia para Petra, terá de pré-organizar o seu visto de entrada jordaniano antes da chegada a Israel. Os vistos podem ser obtidos na embaixada jordaniana em seu país de residência.
Nós também pode pré-providenciar um visto de entrada Jordan, se você nos fornecer detalhes do seu passaporte e reservar o passeio mínimo 3 dias úteis de antecedência. Taxa de visto é de US $ 60 USD p / pessoa (não reembolsável)
Observe que há também os impostos de fronteira a ser pago em dinheiro na fronteira $ 62 USD p / pessoa
Estamos cientes de que torna-se um passeio muito caro!
Tome uma atitude
Como se o turismo não é bastante problemática no Oriente Médio, as autoridades jordanianas decidiram tornar mais difícil com esta decisão ridícula para um visto pré-arranjado. Estamos no século 21, quando tudo é informatizado – o que é a sua desculpa para este ato Se você também acha que forçando todos a ter um visto pré-estabelecido é um desperdício de tempo, por favor escreva seus comentários para o Conselho de Turismo da Jordânia – email info@visitjordan.com
Oi Ana, achei interessante vc colocar no seu blog. A partir de 01 de Jan. de 2016, essa fronteira não emite mais o visto de entrada para a Jordânia. Fiquei sabendo hoje pelo hotel de Petra, teremos que tirar o visto em Tel Aviv ou por aqui no Brasil. Assim que tiver algo a mais te falo!
Olá Ana, parabéns pelo blog! Estou vendo aluguel de carro pra 2 dias em Aqaba e talvez pelo câmbio desfavorável do nosso real está mais de 1000 reais pra alugar no aeroporto. Vi que vcs alugaram no centro de Aqaba e gostaria de saber em qual rental car vcs alugaram. Bom dia!
Paulo, aluguei pelo site da rentcars e escolhi a mais barata da época, mas não lembro qual exatamente foi. Sempre opto pela mais barata, 😉
Paulo, vi aluguel de carro a R$ 158,00 em Aqaba, estou pensando em alugar, mas preciso saber detalhes. Fiz algumas perguntas à Ana abaixo para decidir o que fazer. Obrigado pela informação sobre o visto.
Ana,
Sempre consulto seu blog para as minhas viagens (já conheci uns 15 países) … agora vou para Terra Santa e de novo estou consultando esta importante fonte de dicas.
Lendo seus relatos, acabei acrescentando Petra no meu itinerário… sempre tive vontade de conhecer de perto o Tesouro, mas era uma vontade “pequena” e aí seu relato apaixonado me fez ter uma “grande” vontade, rs!
Então, consultado pelo google maps, dá 14h de Eliat para Petra (kkkkkkkk), mas vi que vc em poucas horas chegou la.
Como eu e marido não temos a carteira de habilitação internacional, pretendemos ir de taxi ou de ônibus de Eliat até a fronteira que vc atravessou a pé… vc acha que é possível? Quais seriam nossas dificuldades?
Depois que atravessarmos a fronteira, do outro lado é fácil pegar taxi ou ônibus para Petra?
Vamos de Tel Aviv para Eliat de low cost (Akira) e de lá queria uma dica sua para chegar em Petra (que não seja de carro alugado, pois o marido não quer dirigir nessa região).
Obrigada!!!!
Beijocas!!!
Sucesssooooooo!!!!
Oi Cintia. Assim que atravessar a fronteira, tem muita oferta de táxi e eles levam até Petra, se quiser. Não tem nenhuma dificuldade nisso, só negocie o preço. Eles podem levar e esperar para voltar no mesmo dia, ou você dorme lá e pega outro táxi para voltar. Boa viagem!
Bacana seu relato. Irei para Aqaba e quero atravessar para Eilat, então vou fazer o trajeto contrário ne. Porem primeiro quando meu avião pousar na Jordania, preciso ter o visto da Jordania (devo tirar no próprio aeroporto ne?) e Ir andando até fronteira de Israel, lá pagar os 10 dinheiro jordanianos srs e ter sorte na burocracia de Israel. Paga-se para entrar em Israel?
Não cheguei de avião na Jordânia, então, não sei te dizer. Em Israel pagamos apenas para sair. Boa viagem!
Olá,
Fiz este mesmo caminho e foi incrível!
Em setembro de 2013 eu e meus irmãos e uma sobrinha fizemos a mesma viagem e também não tivemos problemas ao passar nessa fronteira, gostamos muito de Ammann, depois fomos para Petra e dormimos em um acampamento no deserto, depois voltamos para Ammann e viajamos para Istambul, o lugar mais lindo do mundo!!
Não tive problemas nesta fronteira no regresso. Também fiz exatamente como vocês. Isto foi em 2013.
Agora há 15 dias passei um sufoco com a segurança para ir ao Chipre via Tel Aviv. Mil perguntas no aeroporto na ida e na volta ainda em Lanarca uma revista compketa , eu era o único não israelense em um voo da Up El Al.Ao chegar em TLV pensei que havia acabado. Nada tive de ir para salinha e responder sobre cada carimbo no passaporte , só ficaram mais acessiveis ao verem os vários cartões de crédito platinum , isso é comum só no Brasil lá fora é raro e is euros e dólares cash que tinha. Um sufoco.
Ola , sou viajante independente, comecei ha tres anos, somente agora resolvi ler sobre os blogs quando com meu irmao cacula, fizemos uma viagem a thailandia.Eu estive em 2013, em Ibiza, participando de um encontro dos amantes de frescobol Ibiza Link up que acontece maio ha tres anos, amantes do frescobol do mundo todo.Apos viagem resolvi ir visitar um amigo que fiz por la em Israel. e comprei a passagem somente de ida fiquei um mes viajando por toda Israel. e conheci la um guia local que leva pessoas a jordania e egito via Eilat.
Apos esta viagem fui para Amsterdam, e de la Londres la participei da feira de turismo internacional pelo governo do Estado de Israel.e pude me dar conta o quanto o mundo e grande e cheio de lugares para se conhecer. Logo entao planejei minha viagem a China,Thailandia, Hong Khong.voltei para Sao paulo dia 23 de dezembro.
Gostaria de parabeniza-las pelo blog, e deixar meu contato criei um site FUN-TIME brasil no facebook, com fotos de viagens , gostaria de pedir o apoio e colaboracao poderiamos permutar nossas vivenciass bem como citar mutuamente nossos trabalhos.boas viagens