Você já ouviu falar no termo Banho de Floresta? Não? Vem com a gente pra conhecer!
O banho de floresta (shinrin-yoku) é uma terapia japonesa que promove uma conexão com a natureza.
Para quê? Ora, para relaxar e se desligar da vida agitada!
Afinal, eles precisam disso, não é? No Japão, especialmente em Tóquio, a vida não para e o trabalho é incessante.
Essa terapia estimula passeios nas floresta com meditação na natureza, com o objetivo de melhorar a saúde.
Veja como funciona o Seguro Viagem Japão
Banho de Floresta
O nome desta terapia em japonês é shinrin-yoku – ou banho de floresta.
Trata-se de entrar em uma floresta, com calma, sentir o ar puro, relaxar, ouvir os sons da floresta e contemplar a natureza.
Parece simples e inócuo para quem lê, mas o banho de floresta é uma terapia japonesa reconhecida no país desde a década de 1980.
Muito popular no Japão, o shinrin-yoku tem como benefícios:
- relaxamento
- redução de estresse
- melhoria da saúde física
- melhoria da saúde mental.
O banho de floresta é tão popular e sério no Japão, que faz parte das políticas públicas de saúde do país.
Além disso, é claro, é uma experiência que os turistas querem ter, sendo especial para quem visita o país.
Tanto é que a Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) indica locais propícios e oferece dicas de como praticar o banho de floresta no Japão.
Você já pensou que poderia viajar para o Japão e aproveitar benefícios de uma terapia no meio da natureza, se desconectando de uma vida agitada?
Confira => Passeios em Tóquio e arredores
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Cultura do Japão
Fazer uma viagem para o Japão é mergulhar na cultura do Japão. Afinal, é para isso que nós viajamos, para conhecer novas culturas, novos povos, novas paisagens….
E praticar um banho de floresta no Japão é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura tradicional japonesa.
Sabe o que é uma pena? Nós fomos ao país e fizemos um roteiro de 12 dias pelo Japão, mas não tivemos a oportunidade de praticar um banho de floresta tradicional.
Na verdade, só descobrimos que ele existia depois de voltar… rs… então, pra você que ainda pretende conhecer o Japão, já fica a dica.
Mas isso não quer dizer que não nos encantamos com a cultura do Japão ou com sua maravilhosa natureza.
Nós conhecemos tanto locais de uma natureza magnífica, como a Floresta de Bambus, em Kioto, como aproveitamos a tradição da Onsen no Japão.
E mais: em quase todos os destinos japoneses, você se deparará com lindas áreas preservadas, afinal, cerca de 80% do Japão é constituído de áreas verdes e montanhas, você sabia?
Confira => Passeios em Quioto e arredores
Como praticar o shinrin-yoku
A terapia japonesa do banho e floresta consiste numa imersão na natureza de forma equilibrada, contemplativa e meditativa, unindo a meditação Zen e a atenção plena, duas práticas japonesas que trazem benefícios para a mente e o corpo.
Durante o shinrin-yoku, você deve aproveitar para aguçar os sentidos, dando atenção unicamente ao que a natureza ao seu redor tem a lhe oferecer, desconectando-se, obviamente, de tudo do mundo exterior – inclusive do celular!!
Uma vez imerso em uma floresta japonesa, o praticante deixa todas suas preocupações de lado, respira fundo sentindo o ar puro, observa e ‘ouve’ o silêncio quebrado somente pelos sons das folhas das árvores se mexendo ao vento, os pássaros e alguns insetos ao longe.
Deve-se aproveitar o momento de quietude, sem regras muito delimitadas.
Um fenômeno muito apreciado nestes momentos e que recebe até nome próprio em japonês é o komorebi, quando a luz do sol se irradia por entre as árvores, fazendo um lindo efeito luminoso.
Imperdível => Excursão ao Monte Fuji com Lago Kawaguchi
Onde aproveitar o Banho de Floresta no Japão
Uma coisa é certa: não falta áreas no Japão – mesmo nas grandes cidades – para a prática do shinrin-yoku.
O banho de floresta pode ser praticado em parques nacionais, florestas ou em áreas verdes mais isoladas nas cidades, e isso o Japão tem de sobra.
Para você ter uma ideia, a primeira das 25 curiosidades do Japão que apontamos quando escrevemos aquele post foi justamente a quantidade de áreas verdes dentro das cidades.
Portanto, a prática é muito acessível, podendo ser feita a qualquer momento, sozinho ou acompanhado, mas no Japão, existem centros especializados em banho de floresta e rotas específica para praticar o shinrin-yoku, as quais organizam passeios individualmente ou em grupos, com guia ou terapeuta que orienta o banho, indicando como olhar e ouvir a natureza, estimulando a tocar corretamente nas árvores e a inalar os diferentes cheiros presentes.
Veja abaixo dois locais conhecidos onde normalmente se toma banho de floresta no Japão: a Floresta de Okutama e a região de Kumano.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Floresta de Okutama
Okutama é uma cidade localizada a 80 km a oeste de Tóquio, cerca de 1h30 de carro alugado.
Okutama abriga uma extensa floresta que pertence ao Parque Nacional Chichibu Tama Kai, com imensas montanhas, lagos e uma caverna de calcário.
Por ser próxima do centro de Tóquio, é uma região bem procurada para passeios de um dia em busca de atividades ao ar livre e um ambiente relaxante.
Por conta disso, Okutama tem uma Central de Terapia da Floresta, onde se pode encontrar terapeutas florestais certificados, os quais ajudam o visitante a escolher um dos cinco caminhos de terapia disponíveis.
Lá você pode ter diversas experiências da cultura do Japão, além do banho de floresta, como praticar yoga na floresta, ter relaxantes aulas de cerâmica ou preparar o famoso macarrão soba.
Pontos turísticos de Okutama incluem:
- o Monte Mitake, um local ideal para fazer caminhadas;
- a Rock Garden, área da floresta de Okutama coberta de musgo;
- a Trilha Mukashi Michi, que vai da Estação Okutama ao Lago Okutama;
- a Caverna de Calcário de Nippara, com formações rochosas de milhões de anos.
Você pode fazer um bate e volta de Tóquio, mas, se quiser, há boas opções de hospedagem na cidade.
Região de Kumano
Kumano está mais próxima de Nara e Osaka, a cerca de 150 km das duas cidades (que são bem próximas uma da outra), o que dá cerca de 3h de carro alugado, partindo de uma delas. Ou também pode-se acessar partindo de Kyoto, a 180 km de distância.
É uma região bem conhecida no Japão por quem procura ter contato com a natureza e praticar o shinrin-yoku, pois ela tem uma área montanhosa coberta de floresta.
O principal ponto turístico de lá é o conjunto de templos chamado Kumona Sanzan, os quais são conectados por uma antiga rota de peregrinação que corta a região, chamada Kumano Kodo.
Sobre a prática do shinrin-yoku, a região oferece sete opções de caminhos e terapeutas florestais especializados que atendem o local, auxiliando os visitantes.
Para aproveitar a região de Kumano, veja aqui as opções de hospedagem no local.
Mais dicas do Japão
Como você já sabe, nós já fomos ao Japão e já escrevemos diversas dicas aqui para auxiliar o seu planejamento e a sua viagem.
Se quiser saber o nosso roteiro, veja o Roteiro de 12 dias pelo Japão.
Veja abaixo sobre o que já falamos e os links para os outros posts.
Para começar, nunca vá sem o seu Seguro Viagem Japão.
Uma vez chegando lá, muito provavelmente você chegará pela capital, então, veja como ir do aeroporto até o centro de Tóquio.
Para se movimentar por lá, é fundamental saber utilizar o metrô e o trem. E não, não é fácil. Veja aqui as dicas para usar o Japan Rail Pass.
Sobre Tóquio, temos essas dicas:
- Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Japão
- O que fazer em Tóquio: 15 principais pontos turísticos
E sobre outras cidades do Japão, veja esses posts:
- Cidades do Japão: 10 destinos imperdíveis!
- O que fazer em Kyoto, no Japão: principais atrações
- Roteiro de um dia em Hiroshima (um bate e volta a partir de Kyoto)
Ah, se quiser saber umd os hotéis que ficamos por lá – os outros estão espalhados dentro dos posts – veja nosso artigo sobre o Mandarin Oriental Tokyo.
Dica extra: Passagens aéreas internacionais
Se você está buscando passagens aéreas internacionais, se liga nesta dica!
Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!
É muito, mas muito fácil de achar a melhor passagem e de fazer a compra, inclusive parcelada!
Dica extra: Seguro Viagem Internacional
Nós temos indicado a todos para contratar um seguro viagem internacional quando for viajar para fora do Brasil. Sabemos que nem sempre é uma prática comum, mas existem alguns motivos fortes e grandes vantagens em contratar um seguro viagem.
É preciso pensar que não estamos livres de contratempos, como algum problema de saúde, algum acidente, ou mesmo a perda de bagagens e outros.
Um seguro viagem pode te ajudar em qualquer destes casos. Com um seguro, por exemplo, se acontecer algo de saúde você poderá ser atendido por um médico ou clínica particular, sem depender de hospital público em nenhum lugar do mundo!
Além disso, o valor é muito, mas muito baixo. O custo x benefício, neste caso, é muito vantajoso.
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Muito boa a matéria, parabéns.
Sou terapeuta Holistica e Estou no ultimo ano de Engenharia florestal. Meu tcc vai ser sobre o banho de floresta e sua influencia na saúde humana e na conservação das florestas.
Já pratico banho de floresta, guio grupos e propago a técnica por onde vou.
Unindo o mindfullnes, yoga e educação ambiental
Lugar maravilhoso
Meu proximo banho de floresta fora de pernambuco quero que seja no ROSA