Seguindo os passos de Beethoven em Viena

Não deixe de seguir os passos de Beethoven em Viena, mesmo que você não seja um grande fã. Afinal, apesar de ter nascido na Alemanha, foi na capital da Áustria que este gênio se instalou, com 21 nos, e  morou até o fim da vida.

E quem nunca ouviu falar do famoso músico Beethoven? Com certeza todo mundo já escutou pelo menos alguma das músicas deste grande compositor, afinal, são mais de 200 peças que correram o mundo e são reverenciadas até hoje.

Quer um exemplo? Não se sabe exatamente o porquê, mas a musiquinha em piano que toca nos caminhões de gás é a Für Elise, de Beethoven 🙂 .

banheiro em VienaSó em Viena, capital da música clássica, você vai encontrar um banheiro público que toca… música clássica!

Siga os passos de Beethoven em Viena

Ludwig Van Beethoven nasceu em 1770 e criou composições grandiosas que ficaram para a história. A trajetória do artista também é marcado por tragédia e superação, já que o músico foi detectado com surdez progressiva por volta dos 25 anos de idade.

Mas a deficiência não o impediu de continuar seu trabalho e muitas das grandes obras foram compostas justamente quando Beethoven já estava surdo, como é o caso da “Nona Sinfonia”. Incrível, não?

Como dissemos, apesar de ter nascido na Alemanha, a história do artista se passa na maior parte do tempo na cidade de Viena, na Áustria, onde Beethoven se mudou ainda jovem para aperfeiçoar a carreira, que havia iniciado já aos onze anos de idade.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


O artista faleceu em 1827 e seus restos mortais estão atualmente no Cemitério Central de Viena.

A capital da Áustria já é bastante conhecida por ser o berço da música clássica e, além de Beethoven, outros artistas nasceram ou passaram por lá, como Mozart e Strauss, por exemplo. Diversos pontos de Viena praticamente contam a história do famoso músico surdo – e também dos demais.

Então, confere com a gente os passos de Beethoven em Viena! Quando você for à cidade, não deixe de “segui-lo”!

turista profissionalEssa porta era de uma de suas casas… tem até uma plaquinha em papel com sua identificação. Está em sua Casa Museu.

Academia Austríaca de Ciências

O edifício da Academia Austríaca de Ciências conta com um salão onde antigamente funcionava como sala de concertos. Foi ali onde o grande artista Ludwig van Beethoven conduziu a estreia da Sinfonia n° 7.

Datada de 1847, a Academia Austríaca de Ciências é uma importante instituição de estudos e pesquisas em diversas áreas e grandes nomes passaram por sua história, que tem também um passado ligado ao Nazismo.

Museu do Som

Uma experiência sensorial envolvendo a música para além dos ouvidos, este é o Museu do Som. Lá dentro é possível não somente aprender como os sons são criados, como também identificar a “cor” de cada um. Sim, a cor, afinal, tanto o som quanto a cor são frequências… aulinhas de física, gente!

Também é possível atuar como maestro em uma orquestra de simulação e conhecer de perto o universo musical dos grandes gênios da música clássica em salas decoradas de acordo com o compositor homenageado. É claro que não poderia faltar uma sala dedicada à Beethoven.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


Secessão

O edifício é um local dedicado à arte experimental, abrangendo exposições, palestras e eventos artísticos. O destaque da Secessão que liga o ambiente ao artista Ludwig Van Beethoven em Viena é a pintura “Friso de Beethoven”, criada pelo artista Gustav Klimt. A composição, em estilo Art Nouveau, foi feita para a XIV Exposição da Associação de Artistas Visuais Secessão de Viena em 1902, onde Ludwig foi homenageado.

turista profissionalPiano de Beethoven na Casa Museu

Austrian Theater Museum

O local é um dos mais importantes museus com documentação de artes cênicas do mundo. Com uma coleção que vai dos documentos até objetos utilizados em teatro e dança, tanto na Áustria quanto no mundo todo, o Museu do Teatro também conta com uma sala de concerto chamada “Eroica Hall” e dedicada ao patrono de Beethoven em Viena, o Príncipe Lobkowitz. Neste salão, o músico compôs muitas de suas grandes obras.

Beethoven Pasqualati House

Durante os 35 anos em que Beethoven morou em Viena, o artista mudou-se diversas vezes de casa. Uma dessas casas que foi sua residência por oito anos agora é um pequeno museu dedicado ao artista, com documentos e objetos pessoais. No quarto andar da Casa Pasqualati, Beethoven compôs a ópera “Fidelio” e algumas das famosas Sinfonias.

ouvir Beethoven em Viena

onde achar beethoven em Viena

Eroica House

Outra das casas que passaram pela vida de Beethoven em Viena, a Casa Eroica tem este nome devido ao fato de o artista ter composto parte da 3ª Sinfonia, chamada “Eroica” enquanto vivia neste local em 1803. Ela fica localizada em Oberdöbling, no subúrbio da cidade, que ainda tinha um aspecto mais rural na época. 

Beethoven Museum e Vinícola Mayer am Pfarrplatz

Entre todas as casas em que o compositor viveu na capital austríaca, a Casa Museu é, sem dúvida, a mais completa e importante para quem quer conhecer os 35 anos de história de Beethoven em Viena.

passos de Beethoven em VienaEstas placas indicam, por toda a cidade, pontos de interesse e edifícios com histórias importantes. Esta, é na casa onde Beethoven morou, que hoje é a usa Casa Museu

Com o agravamento da deficiência auditiva, houve uma fase da vida de Beethoven em que ele entrou em desespero e depressão. Foi então que buscou cura visitando a região camponesa Heiligenstadt, perto de Mayer am Pfarrplatz, que diziam ter águas curativas por conta dos minerais encontrados nos banhos públicos de lá. A casa onde ele morou fica localizada ao lado de uma vinícola que funciona atualmente como ótimo restaurante.

Beethoven em VienaNeste museu tem muito objeto que pertenceu ao grande músico

A cura da surdez não foi encontrada, mas as paisagens bucólicas e a natureza em torno da casa na época em que viveu em 1817 parecem ter ajudado o artista, que compôs sua obra-prima neste período, a famosa Nona Sinfonia. Ele também compôs outras importantes obras de sua carreira e este período é considerado o ápice de suas composições.

Além da casa em si, da vinícola e de objetos da época, nesta construção também se encontra um documento chamado “Testamento de Heiligenstadt”, que na verdade é uma carta nunca enviada escrita por Beethoven para o irmão, onde o artista desabafa suas preocupações em relação à progressiva surdez.

piano de Beethoven

Monumento Beethoven

Andando pela capital austríaca seguindo os passos do grande artista, não deixe de ver o monumento dedicado à Beethoven em Viena. A estátua foi feita de bronze ainda no século XIX e está na Praça Münsterplatz, bem no centro histórico.

  • Endereço: Beethovenplatz, 1010 Wien

estátua de Beethoven em Viena

Restaurante Ludwig Van

Falando um pouco sobre gastronomia e música, o restaurante chamado Ludwig Van é interessante de ser visitado, pois foi outra das residências do artista em Viena. Apesar de não ser um museu ou algo do tipo, é interessante fazer uma visita e imaginar o músico andando por ali décadas atrás… e você ainda aproveita para experimentar um bom prato da cozinha vienense.

Cemitério Central

Por fim, os passos do grande músico e compositor Beethoven acabam em Viena no Cemitério Central. Construído em 1874, o local é famoso por conta de lá estarem enterrados grandes nomes da capital da música, incluindo Ludwig Van Beethoven.

Existe uma seção dentro do cemitério chamada Túmulos de Honra e é lá onde você vai encontrar a lápide do artista. Depois da entrada, na calçada da esquerda você vai passar por uma placa (pequena, preste atenção) escrito “Musiker”. É ali.

Preste atenção porque há várias entradas. Nós fomos em 3 entradas antes de achar a que dá acesso rápido aos mausoléus dos músicos… rs. A entrada principal, a que você tem que ir, é a Tor 2 (Portão 2), veja na foto abaixo como ela é. Há parada de ônibus bem em frente a ela.

  • Endereço: Simmeringer Hauptstraße 234, 1110 Wien, Áustria

o que fazer em VienaEntrada do cemitério Tor 2 (Portão 2 – existem outras, mas esta é a mais perto do local)…

Beethoven em VienaA plaquinha indicando o lugar…

cemitério de Beethoven em VienaE o túmulo do compositor!

Gostou? É um passeio diferente, um pouco fora das tradicionais atrações de Viena, mas vale a pena, especialmente se você, como nós, gostar da obra do artista.

Desta vez que fomos a Viena, ficamos na casa de um primo. Mas, se você estiver procurando hotel por lá, veja aqui algumas opções para todos os estilos e preços:

E continue a sua viagem a Viena por aqui no blog:

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here