Não deixe de seguir os passos de Beethoven em Viena, mesmo que você não seja um grande fã. Afinal, apesar de ter nascido na Alemanha, foi na capital da Áustria que este gênio se instalou, com 21 nos, e morou até o fim da vida.
E quem nunca ouviu falar do famoso músico Beethoven? Com certeza todo mundo já escutou pelo menos alguma das músicas deste grande compositor, afinal, são mais de 200 peças que correram o mundo e são reverenciadas até hoje.
Quer um exemplo? Não se sabe exatamente o porquê, mas a musiquinha em piano que toca nos caminhões de gás é a Für Elise, de Beethoven 🙂 .
Economia => Seguro Viagem Áustria (com desconto)
Só em Viena, capital da música clássica, você vai encontrar um banheiro público que toca… música clássica!
Siga os passos de Beethoven em Viena
Ludwig Van Beethoven nasceu em 1770 e criou composições grandiosas que ficaram para a história. A trajetória do artista também é marcado por tragédia e superação, já que o músico foi detectado com surdez progressiva por volta dos 25 anos de idade.
Mas a deficiência não o impediu de continuar seu trabalho e muitas das grandes obras foram compostas justamente quando Beethoven já estava surdo, como é o caso da “Nona Sinfonia”. Incrível, não?
Como dissemos, apesar de ter nascido na Alemanha, a história do artista se passa na maior parte do tempo na cidade de Viena, na Áustria, onde Beethoven se mudou ainda jovem para aperfeiçoar a carreira, que havia iniciado já aos onze anos de idade.
Confira => Passeios em Viena e arredores
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!O artista faleceu em 1827 e seus restos mortais estão atualmente no Cemitério Central de Viena.
A capital da Áustria já é bastante conhecida por ser o berço da música clássica e, além de Beethoven, outros artistas nasceram ou passaram por lá, como Mozart e Strauss, por exemplo. Diversos pontos de Viena praticamente contam a história do famoso músico surdo – e também dos demais.
Então, confere com a gente os passos de Beethoven em Viena! Quando você for à cidade, não deixe de “segui-lo”!
Essa porta era de uma de suas casas… tem até uma plaquinha em papel com sua identificação. Está em sua Casa Museu.
Academia Austríaca de Ciências
O edifício da Academia Austríaca de Ciências conta com um salão onde antigamente funcionava como sala de concertos. Foi ali onde o grande artista Ludwig van Beethoven conduziu a estreia da Sinfonia n° 7.
Datada de 1847, a Academia Austríaca de Ciências é uma importante instituição de estudos e pesquisas em diversas áreas e grandes nomes passaram por sua história, que tem também um passado ligado ao Nazismo.
- Endereço: Dr.-Ignaz-Seipel-Platz 2, 1010 Wien
- Site: http://www.oeaw.ac.at/oesterreichische-akademie-der-wissenschaften/
Museu do Som
Uma experiência sensorial envolvendo a música para além dos ouvidos, este é o Museu do Som. Lá dentro é possível não somente aprender como os sons são criados, como também identificar a “cor” de cada um. Sim, a cor, afinal, tanto o som quanto a cor são frequências… aulinhas de física, gente!
Também é possível atuar como maestro em uma orquestra de simulação e conhecer de perto o universo musical dos grandes gênios da música clássica em salas decoradas de acordo com o compositor homenageado. É claro que não poderia faltar uma sala dedicada à Beethoven.
- Endereço: Seilerstätte 30, 1010
- Site: http://www.hausdermusik.com/
Vale a pena => Ônibus Turístico Hop-On Hop-Off e Wi-Fi Gratuito
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Secessão
O edifício é um local dedicado à arte experimental, abrangendo exposições, palestras e eventos artísticos. O destaque da Secessão que liga o ambiente ao artista Ludwig Van Beethoven em Viena é a pintura “Friso de Beethoven”, criada pelo artista Gustav Klimt. A composição, em estilo Art Nouveau, foi feita para a XIV Exposição da Associação de Artistas Visuais Secessão de Viena em 1902, onde Ludwig foi homenageado.
- Endereço: Friedrichstraße 12 , 1010 Wien
- Site: http://www.secession.at/
Piano de Beethoven na Casa Museu
Austrian Theater Museum
O local é um dos mais importantes museus com documentação de artes cênicas do mundo. Com uma coleção que vai dos documentos até objetos utilizados em teatro e dança, tanto na Áustria quanto no mundo todo, o Museu do Teatro também conta com uma sala de concerto chamada “Eroica Hall” e dedicada ao patrono de Beethoven em Viena, o Príncipe Lobkowitz. Neste salão, o músico compôs muitas de suas grandes obras.
- Endereço: Lobkowitzplatz 2 , 1010 Wien
- Site: http://www.theatermuseum.at/
Beethoven Pasqualati House
Durante os 35 anos em que Beethoven morou em Viena, o artista mudou-se diversas vezes de casa. Uma dessas casas que foi sua residência por oito anos agora é um pequeno museu dedicado ao artista, com documentos e objetos pessoais. No quarto andar da Casa Pasqualati, Beethoven compôs a ópera “Fidelio” e algumas das famosas Sinfonias.
- Endereço: Mölker Bastei 8 , 1010 Wien
- Site: http://www.wienmuseum.at/en/locations/beethoven-pasqualatihaus.html
Eroica House
Outra das casas que passaram pela vida de Beethoven em Viena, a Casa Eroica tem este nome devido ao fato de o artista ter composto parte da 3ª Sinfonia, chamada “Eroica” enquanto vivia neste local em 1803. Ela fica localizada em Oberdöbling, no subúrbio da cidade, que ainda tinha um aspecto mais rural na época.
- Endereço: Döblinger Hauptstraße 92, 1190 Wien
- Site: http://www.wienmuseum.at/en/locations/beethoven-eroicahaus.html
Beethoven Museum e Vinícola Mayer am Pfarrplatz
Entre todas as casas em que o compositor viveu na capital austríaca, a Casa Museu é, sem dúvida, a mais completa e importante para quem quer conhecer os 35 anos de história de Beethoven em Viena.
Estas placas indicam, por toda a cidade, pontos de interesse e edifícios com histórias importantes. Esta, é na casa onde Beethoven morou, que hoje é a uma Casa Museu
Com o agravamento da deficiência auditiva, houve uma fase da vida de Beethoven em que ele entrou em desespero e depressão.
Foi então que buscou cura visitando a região camponesa Heiligenstadt, perto de Mayer am Pfarrplatz, que diziam ter águas curativas por conta dos minerais encontrados nos banhos públicos de lá.
A casa onde ele morou fica localizada ao lado de uma vinícola que funciona atualmente como ótimo restaurante.
Neste museu tem muito objeto que pertenceu ao grande músico
A cura da surdez não foi encontrada, mas as paisagens bucólicas e a natureza em torno da casa na época em que viveu em 1817 parecem ter ajudado o artista, que compôs sua obra-prima neste período, a famosa Nona Sinfonia.
Ele também compôs outras importantes obras de sua carreira e este período é considerado o ápice de suas composições.
Além da casa em si, da vinícola e de objetos da época, nesta construção também se encontra um documento chamado “Testamento de Heiligenstadt”, que na verdade é uma carta nunca enviada escrita por Beethoven para o irmão, onde o artista desabafa suas preocupações em relação à progressiva surdez.
- Endereço: Beethoven Museum – Probusgasse 6, 1190 Wien; Vinícola Mayer am Pfarrplatz – Pfarrplatz 2, 1190
- Site:http://www.wienmuseum.at/en/locations/beethoven-museum.html; http://www.pfarrplatz.at/en/beethovenhouse/beethovenhouse.html
Monumento Beethoven
Andando pela capital austríaca seguindo os passos do grande artista, não deixe de ver o monumento dedicado à Beethoven em Viena. A estátua foi feita de bronze ainda no século XIX e está na Praça Münsterplatz, bem no centro histórico.
- Endereço: Beethovenplatz, 1010 Wien
Restaurante Ludwig Van
Falando um pouco sobre gastronomia e música, o restaurante chamado Ludwig Van é interessante de ser visitado, pois foi outra das residências do artista em Viena. Apesar de não ser um museu ou algo do tipo, é interessante fazer uma visita e imaginar o músico andando por ali décadas atrás… e você ainda aproveita para experimentar um bom prato da cozinha vienense.
- Endereço: Laimgrubengasse 22, 1060 Wien
- Site: http://www.ludwigvan.wien/
Cemitério Central
Por fim, os passos do grande músico e compositor Beethoven acabam em Viena no Cemitério Central. Construído em 1874, o local é famoso por conta de lá estarem enterrados grandes nomes da capital da música, incluindo Ludwig Van Beethoven.
Existe uma seção dentro do cemitério chamada Túmulos de Honra e é lá onde você vai encontrar a lápide do artista. Depois da entrada, na calçada da esquerda você vai passar por uma placa (pequena, preste atenção) escrito “Musiker”. É ali.
Preste atenção porque há várias entradas. Nós fomos em 3 entradas antes de achar a que dá acesso rápido aos mausoléus dos músicos… rs. A entrada principal, a que você tem que ir, é a Tor 2 (Portão 2), veja na foto abaixo como ela é. Há parada de ônibus bem em frente a ela.
- Endereço: Simmeringer Hauptstraße 234, 1110 Wien, Áustria
Entrada do cemitério Tor 2 (Portão 2 – existem outras, mas esta é a mais perto do local)…
A plaquinha indicando o lugar…
E o túmulo do compositor!
Gostou? É um passeio diferente, um pouco fora das tradicionais atrações de Viena, mas vale a pena, especialmente se você, como nós, gostar da obra do artista.
Desta vez que fomos a Viena, ficamos na casa de um primo. Mas, se você estiver procurando hotel por lá, veja aqui algumas opções para todos os estilos e preços:
E continue a sua viagem a Viena por aqui no blog:
- Dicas de Viena para quem vai a primeira vez
- Roteiro de 2 dias em Viena (com mapa)
- O que fazer em Viena: suas atrações turísticas e como chegar nelas
- Palácio da Sissi – o Versalhes de Viena
- Visitando a Viena moderna e colorida de Hundertwasser
Boa viagem!
Este texto foi escrito por um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
Parabéns pela postagem. Estive em Viena em 2018 e volto agora novamente em 2020.
Vou novamente diversos lugares. Porque adoro Beethoven não me canso nunca de visitar de novo de lugares