Boston é uma das maiores e mais antigas cidades dos Estados Unidos, e apesar de certamente não ser a primeira opção de destino americano, são muitos os motivos que farão você se surpreender ao visitar a cidade.
Então, se você vai viajar para os Estados Unidos e quer ampliar o seu roteiro para além de Nova York, Miami e Orlando, a cidade de Boston merece estar no seu roteiro de viagem!
E nesse post vamos trazer um guia completo de Boston, com informações sobre o que fazer, onde ficar e outras dicas de ouro para você curtir muito esse destino.
Vamos nessa?!
Seguro Viagem EUA – por que é importante?
Boston: dicas de viagem!
Veja tudo o que vamos abordar aqui sobre Boston e, se quiser, vá direto ao ponto!
Como é Boston?
Boston é, ao mesmo tempo, uma cidade histórica e jovem, vibrante.
Por ter sido o berço da proclamação da independência dos EUA, esta é uma cidade que respira história, com monumentos e prédios importantes.
Mas a cidade é, ainda, fortíssima em esportes, sendo a casa de alguns dos maiores times das principais ligas americanas. Além de tudo, é conhecida como a capital acadêmica do país, por causa da Harvard University e do Massachusetts Institute of Technology.
Agora que você já conhece os motivos pelos quais Boston é tão importante, vem com a gente conhecer dicas de viagem para esse roteiro!
Imperdível => Excursão a pé guiada pela Universidade de Harvard com estudante
Onde fica Boston?
A cidade fica localizada na região nordeste dos EUA, também chamada de Região da Nova Inglaterra.
Boston é a capital Estado de Massachusetts, onde o Estado faz fronteira com os Estados de Nova York, Vermont, Nova Hampshire, Connecticut e Rhode Island.
Como chegar a Boston?
De avião
O Aeroporto Internacional Logan é um dos maiores do país e recebe e realiza voos para várias cidades estadunidenses, além de diversas cidades do mundo inteiro!
Para chegar à Boston saindo do Brasil, a LATAM Airlines opera voos diretos saindo do Aeroporto de Guarulhos, na cidade de São Paulo.
Entretanto, também há muitas opções de voos com escala que partem de outras cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus e Brasília.
- Leia mais: Como ir do aeroporto até o centro de Boston
De ônibus:
Estando em Nova York, é possível chegar facilmente à Boston de ônibus. Nós uma vez fizemos o caminho inverso, fizemos uma viagem de ônibus de Boston a Nova York. São cerca de 4 horas de viagem, mas é barato e confortável.
- Leia também: Como ir de Boston a Nova York (ou vice-versa)
De carro:
Além das opções aéreas, o país americano é famoso por ser ótimo para realizar Road Trip devido às boas condições das estradas, por isso para quem está na cidade de Nova York, por exemplo, uma viagem para Boston de carro dura aproximadamente 4 horas pela rodovia I-84.
- Leia também: Estados Unidos e Canadá de carro: roteiro de 20 dias
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Precisa de Seguro Viagem para Boston?
Como Boston é uma cidade dos Estados Unidos e, como explicamos no post Seguro Viagem EUA, os Estados Unidos não obrigam os turistas a terem um seguro viagem, não, não é obrigatório.
Ressaltamos, porém, que a contratação de um seguro viagem é imprescindível para ir para os Estados Unidos, porque naquele país – em Boston inclusive – os atendimentos e tratamentos de saúde são todos particulares e muito, muito caros.
Portanto, se você tiver algum problema de saúde, algum acidente, alguma situação que tenha que ser atendido por um médico ou comprar algum remédio, gastará muito dinheiro.
Caso contrário, se você tiver contratado um seguro viagem EUA, todos os custos serão cobertos pela seguradora.
Faça aqui uma cotação de Seguro Viagem EUA
Quando visitar Boston
A cidade oferece atrativos para qualquer época do ano, ainda que você vá para a cidade no inverno, período quando a cidade fica repleta de neve, será possível curtir bastante as atrações de Boston!
Então, para decidir quando ir à Boston é preciso primeiramente analisar qual o cenário que você quer encontrar na cidade e quais as suas possibilidades e preferências.
- Imperdível => Boston: excursão histórica a pé de 2 horas
Por exemplo, para os viajantes que preferem fugir da alta temporada, os meses de novembro a março são os ideais. Principalmente se o seu intuito também for tomar um chocolate quente enquanto vê as ruas repletas de neve pela janela.
Apesar de ser um período perfeito para quem quer economizar com preço de hospedagem, porém, esses meses não são indicados para quem gosta de passeios ao ar – livre e não se dá muito bem com o frio.
- Busque aqui os seus acessórios de viagem para o frio
Já os meses de abril a setembro, principalmente julho, agosto e outubro, a cidade de Boston costuma receber um grande número de visitantes, tendo em vista que esse é considerado o melhor período para quem prioriza passeios e atividades ao ar livre.
A temperatura é mais alta e o sol aparece com mais frequência, convidando a andar pelas praças e jardins da cidade.
Veja aqui todos os passeios e excursões que você poderá fazer em Boston
Quantos dias ficar em Boston, EUA
Sabemos que na hora de montar o roteiro decidir quantos dias ficar no destino talvez seja a maior dúvida dos viajantes.
Para aproveitar as atrações da capital de Massachusetts sem pressa é indicado uma estadia mínima de 3 a 4 dias.
Entretanto, pela proximidade com a cidade de Nova York, muitas vezes Boston é um destino de bate volta, principalmente para quem dispõe de pouco tempo no país.
Clima em Boston
Certamente você já deve ter visto diferentes cenários ao assistir um filme americano, isso significa que o país possui as estações do ano bem certinhas e demarcadas.
Ou seja, o verão tem dias quentes e ensolarados; o inverno é bem frio e a cidade fica branquinha de neve; o outono é alaranjado e há folhas secas por todos os lados; e a primavera possui um cenário colorido pelas flores.
O verão de Boston vai de junho a agosto e a temperatura mínima na cidade nesse período é de 19° C, já a máxima pode chegar a 30° C.
O inverno da cidade, de dezembro a fevereiro, é rigoroso e costuma nevar bastante. Quem viaja à Boston nesses meses pode encontrar até temperaturas mínimas negativas de -2° C a -5° C.
- Busque aqui os seus acessórios de viagem para o frio
Entre os meses de setembro a novembro acontece o outono, quando também costuma apresentar temperaturas baixas, principalmente no mês de novembro que antecede o inverno. Nesse período os termômetros registram mínimas de 8° C a 14° C e máximas de 17° C a 23° C.
Já a primavera para muitos possui o clima perfeito, pois não faz tanto calor e nem tanto frio. No mês de maio, por exemplo, a temperatura não costuma ser inferior a 10° C e a máxima chega aos 19° C.
- Leia também: Inverno nos Estados Unidos (todas as dicas)
Boston Horário
O horário de Boston em relação ao Brasil é oficialmente de 2 horas a menos. Ou seja, quando aqui são 14h, lá são meio dia; quando aqui são 10h, lá são 8h e assim por diante.
Mas isso também depende da época do ano, pois se aqui nós tivermos o horário de verão, essa diferença passa para 3 horas.
Ah, e é bom se tocar também que os Estados Unidos, assim como o Brasil, têm mais de um fuso horário, então essa regra pode se modificar entre os estados e cidades.
O que fazer em Boston
Há muito que visitar e curtir em Boston, então, pensando nisso, selecionamos as atrações mais imperdíveis na capital de Massachusetts!
Nós já escrevemos aqui sobre as principais atrações turísticas de Boston, então, não vale a pena ficarmos nos repetindo. Dê uma passada lá no post para pegar todas as informações.
Lá, você vai ler sobre:
- Freedom Trail
- Boston Common
- Quincy Market
- Museum of Science
- Museum of Fine Arts
- The John F. Kennedy Library and Museum
- New England Aquarium
- Bairro de Beacon Hill
- Chinatown
- TD Banknorth Garden
- Prudential Tower
- Cheers (The Bull & Finch)
- Fenway Park
- George’s Island
Mas, vamos ver aqui aquelas que você não pode perder mesmo!
Boston é uma das cidades dos Estados Unidos mais marcantes e termos de história, tendo ocorrido ali diversos acontecimentos importantes que mudaram o curso da historia do país e também que levaram à Independência americana.
Sem dúvidas, em relação a essa questão, a Freedom Trail é a atração mais imperdível da cidade, pois, na verdade, não é ‘uma’ atração. Ao longo da trilha – demarcada em vermelho em seus 4,5 km – os visitantes podem conhecer 16 pontos turísticos históricos ligados à Revolução Americana.
A caminhada tem início no Boston Common Park e, para facilitar, um mapa completo da trilha pode ser visualizado neste site ou adquirido no Centro de Visitantes do parque. É legal ter o mapa em mãos para te guiar entre as atrações da Freedom Trail.
Vale a pena => Boston: passeio a pé guiado pela Freedom Trail
Para quem gosta de artes, Boston pode oferecer uma experiência incrível. Podemos citar de cara 3 super museus de arte que existem na cidade:
– o Museum of Fine Arts (Museu de Belas Artes), inaugurado em 1876 e com quase 500 mil obras de arte entre pinturas, esculturas, móveis e objetos decorativos que fazem deste museu um dos maiores da América e o segundo maior em termos de sua coleção permanente .
– o Isabella Stewart Gardner Museum, fundado no início do século 20, o museu recebe o nome de uma entusiasta das artes que coletou as obras que se encontram em exposição em inúmeras viagens por todo o mundo. a coleção é composta por mais de 2.500 pinturas, esculturas, peças de mobiliário, livros raros e outros itens.
– o Institute of Contemporary Art (Instituto de Arte Contemporânea), com uma arquitetura impressionante, o próprio prédio já é uma obra de arte, em forma de um livro semiaberto.
- Leia também: Roteiro de 3 dias em Boston e arredores
Localizada no bairro Back Bay, a avenida Newbury Street é ótima para passear, apreciar lojas de grifes, fazer compras, almoçar em algum dos melhores restaurantes de Boston e finalizar o dia tomando um bom café em uma das diversas cafeterias da avenida.
Outro aspecto importante da cidade é relação a instituições ligadas à educação.
Uma das opções imperdíveis é o John F. Kennedy Presidential Library and Museum (Museu e Biblioteca Presidencial John F. Kennedy), instituição que conta a história e o legado do 35° presidente dos EUA, o qual nasceu nas proximidades de Boston e frequentou a Universidade de Harvard.
Falando em Harvard, estando em Boston não deixe de visitar a consagrada e famosa Universidade de Harvard, uma das universidades mais importantes do mundo, foi fundada em 1636.
Ela fica localizada na cidade de Cambridge a apenas 15 minutos de metrô pela linha vermelha até a estação de Harvard.
É tão pertinho, que até quem tem pouco tempo na cidade consegue fazer uma visita ao campus da universidade. A partir da praça Harvard Square, em frente à universidade, sai um tour guiado para apresentar as instalações e a história do local.
Outros passeios próximos a Boston
Para quem tem mais tempo na cidade, esticar os passeios para cidades vizinhas também pode ser mais uma opção de o que fazer em Boston.
Existem várias atrações famosas e bacanas para conhecer na vizinhança. Vamos ver?!
Salem
A pequena cidade de Salem é conhecida como a cidade das bruxas, devido ao marcante julgamento de pessoas acusadas de bruxaria em 1692.
Apesar do triste acontecimento, fazer um passeio pela cidade é muito tranquilo e, entre as atrações imperdíveis e interessantes de Salem estão
- o Witch Museum,
- a Witch House,
- o Salem Witch Trials Memorial e
- o The Haunted Witch Village.
A cidade fica a cerca de 25 km de Boston e para chegar até lá é possível pegar um trem na North Station, onde o trajeto dura apenas 30 minutinhos.
Leia mais aqui mesmo no blog sobre Salem, a cidade das bruxas.
Martha’s Vineyard
A Martha’s Vineyard é uma ilha localizada a cerca de 3 horas da capital de Massachusetts e é um dos principais destinos de verão dos americanos.
O acesso para chegar até esse paraíso de praias e diversas belezas naturais se dá apenas por barco, balsa, helicóptero ou avião. A boa noticia é que há serviços de traslados guiados que saem dos hotéis da cidade e levam os turistas para explorarem o que há de melhor na ilha!
Então, se você dispõe de mais tempo não deixe de fazer esse diferente passeio em Boston!
Saindo de Boston: Martha’s Vineyard com excursão opcional pela ilha
Plymouth
Essa é mais uma opção de passeio para fazer a partir de Boston, especialmente em dias ensolarados.
A cidade de Plymouth fica a menos de 1 hora de trem saindo da South Station, em Boston, e abriga uma diversidade de paisagens e atrações, como parques, praias, locais para trilhas, locais históricos e muitos lagos!
É lá que está a famosa réplica do barco Mayflower II (que trouxe os primeiros peregrinos), o Museu dos Peregrinos com objetos originais da época e a rua mais antiga do país!
Um passeio imperdível lá é a visita à colônia de Plymouth, a réplica da vila original que foi o primeiro povoado de colonos nos Estados Unidos. Há atores recriando os anos de 1627.
Os diversos restaurantes de frutos do mar também são destaques na cidade, além disso, há opções para quem gosta da culinária internacional, como mexicana, italiana e indiana.
Plymounth – Excursão histórica autoguiada a pé – Barato!
Transporte público em Boston
O metrô de Boston, carinhosamente apelidado de “T” pelos moradores locais, foi o primeiro metrô dos Estados Unidos.
Construído no ano de 1897, o “T” é bastante eficiente e possui 4 linhas separadas por cores, sendo: verde, laranja, azul e vermelha. Juntas as linhas somam mais de 120 estações que atendem a diversas regiões da cidade!
O valor da passagem avulsa do metrô, chamada de Charlie Ticket, é de US$ 2.25, que também pode ser abastecido no CharlieCard, o cartão de transporte da cidade.
- Boston CityPASS®: economize 47% nas 4 principais atrações
Para quem vai utilizar o metrô de Boston por muitos dias, é possível adquirir um bilhete de 7 dias por US$ 22,50 e um bilhete mensal por US$ 90.
Além das 4 linhas que citamos, o metrô também faz conexão com a Silver Line, uma linha de ônibus de trânsito rápido (BRT) que liga a South Station, no centro da cidade, a diversas outras regiões. A linha da Silver Line mais utilizada pelos turistas é a SL1, que atende o Aeroporto Internacional Logan.
Os ônibus também são opções de transporte em Boston e através do site da MBTA é possível verificar a localização em tempo real e mais informações das linhas disponíveis.
Esportes em Boston: o que não perder!
Você sabia que a cidade de Boston é destaque mundial nos esportes?
Pois é! Se você é amante de esportes e está indo para Boston, saiba que a cidade é a casa de grandes clubes como o Boston Red Sox, destaque do beisebol; o Boston Celtics, 17 vezes campeão da NBA; e o New England Patriots, grande clube do futebol americano.
Seja apreciador desses esportes ou não, temos certeza que assistir a uma partida de algum desses clubes em Boston será uma experiência incrível!
Veja os detalhes e compre seus ingressos!
Boston Red Sox
A equipe de beisebol Boston Red Sox possui 9 títulos da Major League Baseball (MLB).
O estádio Fenway Park é a casa do Boston Red Sox e é o mais antigo da MLB. Além de poder assistir aos jogos de beisebol do Boston Red Sox, também é possível realizar um tour pelo estádio.
A temporada de jogos do MLB geralmente tem início no mês de abril e tem duração de 6 meses.
- Os ingressos podem ser adquiridos neste site.
Se preferir, faça uma Excursão Guiada de 1 Hora a Pé no Fenway Park
Boston Celtics
O Boston Celtics é um dos clubes da NBA mais conhecidos do mundo, afinal a equipe de Boston possui nada mais nada menos que 17 títulos do campeonato de basquete mais amado do mundo!
A TD Garden é a arena onde o Boston Celtics comenda as partidas em casa, na cidade de Boston, e tem capacidade para receber cerca de 19.156 pessoas para assistirem a uma partida de basquete.
Os jogos da NBA começam no mês de outubro e só terminam no mês de junho do ano seguinte.
- Os ingressos podem ser adquiridos neste site.
New England Patriots
O futebol americano é mais uma paixão dos estadunidenses e o New England Patriots são os representantes da cidade de Boston na National Football League (NFL).
Quem nunca viu ou ouviu falar do Super Bowl, não é mesmo? O Super Bowl é o jogo da final que decide quem será o campeão da NFL e o New England Patriots possui 6 Super Bowls se tornando um dos maiores vencedores da NFL.
Para assistir a uma partida do New England Patriots, é preciso ir ao Gillette Stadium, que na verdade fica localizado na cidade de Foxborough, a cerca de 1h do centro de Boston. Esse trajeto pode ser facilmente percorrido através da Patriots Train, uma linha de trem que parte da South Station.
- Os ingressos podem ser adquiridos neste site.
Como ter internet em Boston?
É muito fácil você ter internet 100% do tempo enquanto estiver nos Estados Unidos, e você nem vai gastar uma fortuna com isso.
Basta você substituir o chip do seu celular por um chip de internet internacional que você compra online aqui mesmo no Brasil, recebendo em sua casa.
Assim que você desembarcar nos Estados Unidos, você insere o chip internacional em seu celular e ele já passa funcionar, te deixando com internet ilimitada 100% do tempo.
Vale a pena, não é?
Veja mais detalhes em nosso post sobre chip de internet internacional.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Onde ficar em Boston
Por último, mas não menos importante, trouxemos algumas dicas sobre onde ficar em Boston!
A cidade possui inúmeras opções de hospedagem, porém antes de escolher o hotel, é preciso também saber em qual tipo de localização você deseja ficar.
Boston tem diversos bairros e regiões interessantes ara você se hospedar. A escolha vai recair sobre a questão dos transportes – facilidade de sair e chegar – e proximidade com as atrações turísticas da cidade.
Alguns bons lugares onde ficar em Boston são:
Back Bay
Este é o bairro preferido dos turistas, pois possui uma localização privilegiada, e é ali que tudo acontece, rodeada de muitas lojas, shoppings, restaurantes e bares.
Além disso, há diversos pontos turísticos – a Newbury Street, por exemplo, fica na região -, além de algumas linhas de metrô.
North End
Outra região importante turisticamente é North End, pois é um ponto chave para percorrer a Freedom Trail e seus monumentos.
Além de prédios históricos, a North End abriga a colônia italiana em Boston, o que se traduz por ótimos restaurantes com comidas típicas. Para se locomover, essa região é servida por quase todas as linhas de metrô da cidade.
Downtown – Centro da cidade
Outra região em que se encontram algumas das atrações da Freedom Trail, o centro da cidade pode ser uma boa escolha para quem quer economizar, pois lá se encontram opções baratas de hospedagem. Como todo centro de cidade, há muito trânsito e faltam estacionamentos, mas, em compensação, tem muita oferta de parques, atrações, lojas, pubs e restaurantes.
Seaport
Com relativamente poucas opções de hospedagem, a região do Seaport tem excelentes restaurantes, parques com vistas para o centro de Boston, museus e galerias de arte. É uma boa região para quem quer algo diferente do que os turistas fazem.
South End
A região de South End deve ser a escolhida para quem busca um turismo gastronômico, pois é ali que ficam os melhores restaurantes da cidade.
É um bairro residencial, sem muitos atrativos turísticos propriamente ditos, mas, estando pertinho do centro da cidade e de Back Bay, é fácil acessar os pontos turísticos de Boston, ao mesmo tempo em que se vivencia o dia a dia de um morador local.
No mais, ali ficam os armazéns do SoWa Art & Design District, com lojas de decoração e galerias.
Beacon Hill
Um dos bairros mais antigos de Boston, Beacon Hill é super charmoso com seus pequenos prédios residenciais com fachadas de tijolinhos vermelhos e ruas estreitas de parelelepipedos.
Há diversos pontos históricos no local, cafés, lojinhas diferentes e um grande Jardim Público. Ah, e as opções de hospedagem são, de certa forma, baratas.
Fenway Kenmore
Como vimos antes, Boston tem uma forte vocação para esportes, especialmente por conta de ser também uma cidade base para universitários. Então, isso se traduz, em certas regiões, em muito agito, tanto de dia quanto na vida noturna.
Neste caso, se você é desses que gostam de agito, sua região é Fenway, bairro sede do estádio de baseball mais antigo dos Estados Unidos, casa do Red Sox, o Fenway Park.
Por lá ainda se encontram museus, universidades, lojas, restaurantes e uma excelente vida noturna.
Existem outros bons locais para se hospedar em Boston, como Brookline, Financial District, Chinatown e Theater District.
Se você quer ainda pesquisar algo mais, pesquise aqui e ache a sua hospedagem em Boston.
Leia também:
- Onde ficar em Boston (melhores bairros)
- Hostels em Boston
- Hotéis baratos em Boston (ou menos caros, rsrs)
Dica extra: Passagens aéreas internacionais
Se você está buscando passagens aéreas internacionais, se liga nesta dica!
Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!
É muito, mas muito fácil de achar a melhor passagem e de fazer a compra, inclusive parcelada!
Dica extra: Seguro Viagem Internacional
Nós temos indicado a todos para contratar um seguro viagem internacional quando for viajar para fora do Brasil. Sabemos que nem sempre é uma prática comum, mas existem alguns motivos fortes e grandes vantagens em contratar um seguro viagem.
É preciso pensar que não estamos livres de contratempos, como algum problema de saúde, algum acidente, ou mesmo a perda de bagagens e outros.
Um seguro viagem pode te ajudar em qualquer destes casos. Com um seguro, por exemplo, se acontecer algo de saúde você poderá ser atendido por um médico ou clínica particular, sem depender de hospital público em nenhum lugar do mundo!
Além disso, o valor é muito, mas muito baixo. O custo x benefício, neste caso, é muito vantajoso.
Outras dúvidas sobre Boston
O clima no inverno é bem rigoroso, com neve e temperaturas por volta dos 0ºC. Então, você pode aproveitar das atrações fechadas, como museus, shoppings, restaurantes, galerias, além das atividades típicas do inverno, como as pistas de patinação e os Mercados de Natal.
A língua oficial dos Estados Unidos é o inglês, apesar de em algumas regiões – a Flórida, por exemplo – se falar bastante em espanhol. Em Boston, porém, se fala quase que exclusivamente em inglês.
Boston fica no estado de Massachusetts, sendo a capital e a maior cidade do estado.
Chegou a hora de se apaixonar e se surpreender com todas as riquezas históricas e culturais que a capital de Massachusetts tem a oferecer.
Não se esqueça de nos dizer o que achou!
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.