Trilha do Atalaia: caminhada em Fernando de Noronha

Um dos passeios mais procurados em Fernando de Noronha é o que vai para a trilha do Atalaia, que vai até a praia de mesmo nome.

É nesta praia que os recifes formam uma piscina natural que é, nada mais, nada menos, do que um “berçário” de tubarões! Você pode dar a sorte de nadar entre eles, teria coragem?

Eu digo que tem que dar um pouco de sorte porque o local é muito protegido e tem regras rígidas, para não trazer problemas aos turbarõeszinhos.

Quando fomos, por exemplo, a piscina estava bem assoreada, com um banco de areia que nos separava dos tubarões. Só poderíamos mergulhar de um lado, eles estavam em outro, onde a profundidade era bem pequena. Por isso não pudemos nos juntar a eles.

Mas, de qualquer forma, vimos um bem filhotinho, de uns 40 centímetros passando por nós!

Este passeio tem dois modelos: o curto e o longo. Como têm características bem diferentes, vou separar as informações.

Para entrar, você terá que portar sua carteira do Parque Nacional Marinho, já explicado no post com dicas de Fernando de Noronha.

Economia => Seguro Viagem Nacional (dicas + desconto)

Trilha do Atalaia

dicas Fernando de Noronha
Recepção na entrada para trilha do Atalaia em Noronha
lua de mel em Fernando de Noronha
Acesso para a praia do Atalaia

Trilha do Atalaia – Passeio curto

Nesta modalidade você vai apenas nesta piscina dos tubarões, que é a praia do Atalaia.

São cerca de 25-30 minutos de caminhada para ir e 25-30 para voltar. A caminhada é leve, mas tem muitas pedras, deve-se ir de tênis.

Podem entrar apenas 100 pessoas por dia, em grupos de, no máximo, 16 pessoas em cada mergulho. Cada grupo pode ficar apenas 30 minutos dentro da água e depois tem que sair para dar lugar ao outro grupo. Tudo é controlado por fiscais do Parque Nacional de Noronha e do ICMBio.

O mergulho só pode ocorrer na maré baixa, então, a hora em que ele ocorre depende da tábua das marés – pode ser de manhã ou pode ser de tarde.

Por conta disso tudo, para ir lá é necessário agendar com a administração do parque. Você pode até tentar chegar lá na hora pra ver se não está lotado ou se alguém desistiu, mas, se estiver lotado, você não vai entrar. E cá para nós, como esta é a trilha mais concorrida, é quase impossível ter vaga. 😉

Neste passeio você pode ir sozinho, sem guia. Basta agendar e chegar meia hora antes.

Confira => Transferência Privada do Aeroporto para o Hotel

o que ver em Fernando de Noronha
A piscina natural de Atalaia, onde se mergulha com os tubarões, com a Ilha do Frade ao fundo
o que fazer em Fernando de Noronha
Uma das dezenas de espécies encontradas no mergulho em água cristalina
O que fazer em Fernando de Noronha
Ok, ok… não consegui tirar uma foto de um tubarão embaixo d’água, mas aí estão eles!

Trilha do Atalaia – Passeio longo

No passeio longo você vai, além da praia do Atalaia, para mais dois pontos de mergulho.

Desta vez, além dos cerca de 45 minutos da primeira praia, são mais algumas horas de caminhada, entre 4 e 5 horas no total do passeio.

O percurso até o segundo ponto é uma trilha leve, mas, preste atenção: antes mesmo de entrar na água, e também a ida para o  terceiro ponto, complica bastante. Para entrar na água tem-se que descer um pequeno barranco. Portanto, para quem tem dificuldades de caminhar não é uma boa opção.

Esta segunda piscina, porém, é ainda mais bonita e cheia de peixes do que a da praia do Atalaia. Então, vale a pena o sacrifício. Vimos moréias e outros peixes supercoloridos.

Depois dela, para ir para o terceiro ponto de mergulho caminha-se durante um bom tempo por sobre pedras e mais pedras. Repetindo: não é um caminho fácil, não se aventure se você não tiver disposição, habilidades e um bom físico.

Para ir a esta trilha longa, ao contrário da outra. você não precisa agendar, mas, precisa ir com guia.

Imperdível => Passeio de catamarã em Noronha

o que visitar em Fernando de Noronha
Uma amostra do visual da trilha do Atalaia em Noronha
Piscina natural Fernando de Noronha
Segundo point de mergulho, visto de cima do barranco
Passeios em Fernando de Noronha
Como eu disse, caminha-se um bom pedaço por cima das pedras…
roteiro Fernando de Noronha
Por fim, antes do final do passeio, mais um mergulho!

Outras observações desta trilha em Noronha

É um passeio de mergulho, então, claro, leve máscara, snorkel e nadadeira. Se você não tem, sem problemas, porque a ilha tem muita oferta pra aluguel. Em Atalaia (1ª parada), você terá que alugar obrigatoriamente um colete.

Não se esqueça: vá de tênis. Se quiser levar chinelo, leve, mas vá de tênis por causa da caminhada, pois tem muitas pedras.

Pesquise sua hospedagem em Fernando de Noronha aqui!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Não se esqueça também de um protetor solar e uma garrafa de água.

Se, por acaso, a praia de Atalaia já estiver cheia e você não conseguir agendar, vale a pena ir direto para as duas outras paradas, pois a trilha é linda e os mergulhos também.

Apesar de, em Atalaia, não precisar ir com guia, se você pretende fazer a trilha longa o guia é obrigatório. Então, procure uma agência. O passeio custa cerca de R$ 150,00 por pessoa.

E você, já fez este passeio? Tem mais dicas? Diga como foi!

Não deixe de conferir também todos os outros posts que já publicamos com dicas de Fernando de Noronha.

Boa viagem!

Leia também:

4 comentários em “Trilha do Atalaia: caminhada em Fernando de Noronha”

  1. Olá, gostei da postagem. Você sabe me dizer qual é o horário de funcionamento do ICMBio na Alameda do Boldró para que eu possa fazer o agendamento para a praia do Atalaia?

    Responder

Deixe um comentário