Essa semana acabei de ler um livro de que gostei muito: Labirinto, de Kate Mosse. A história se passa tanto nos dias atuais quanto no século XIII e boa parte dela acontece em Carcassonne, França.
Essa foi minha fonte de inspiração para escrever este post, pois me fez lembrar das duas vezes em que estive lá. A leitura me fez relembrar do encantamento que senti quando entrei naquele lugar mágico.
Carcassonne é uma cidade medieval ainda toda dentro das muralhas. Ali o tempo parou! Não é por acaso que o conto da Bela Adormecida foi inspirado lá, você sabia?
Pense em lugar lindo e quase mágico!!! Eis Carcassonne, acredite!
Economia => Seguro Viagem França (dicas + desconto)
Carcassonne: dicas de viagem!
Carcassonne é a cidade medieval melhor preservada no mundo, o que atrai milhões de turistas todos os anos.
Mas não é só isso, já que há toda uma outra Carcassonne que também é bem interessante de visitar, pois a cidade moderna cresceu fora das muralhas, tornando a travessia pelos portões da Cité medieval uma verdadeira viagem no tempo.
Vem comigo!!!
Veja abaixo o que você vai encontrar aqui e vá direto ao ponto!
Onde fica Carcassonne
Carcassonne fica no sul da França, no departamento de Aude, na região da Occitânia.
Essa região é próxima ao Mar Mediterrâneo e junto à fronteira com a Espanha.
Entre as grandes cidades francesas, Toulouse é a mais próxima, estando a apenas 93 km de distância, ou apenas 1 hora de carro alugado.
Como chegar a Carcassonne
de avião:
Para chegar a Carcassonne de avião, a única opção é a nossa amiga Ryanair, uma das companhias low cost da Europa.
Ela tem voos diretos saindo de Londres, Manchester, Liverpool e East Midlands (Reino Unido), Dublin, e Cork (Irlanda), Cagliari (Itália), Porto (Portugal) e Bruxelas (Bélgica). Os preços costumam ser muito convidativos!
Só é preciso ficar atento, pois alguns voos são sazonais, ou seja, não ocorrem durante o ano todo.
Ao desembarcar no aeroporto de Carcassonne, que fica a pouco mais de 3 km do centro, há sempre um ônibus esperando a chegada dos voos para levar os turistas para a cidade. Custa 6 euros.
de carro:
Caso queira mais opções de voos e que voem durante todo o ano, opte por chegar pelo aeroporto de Toulousse, o que foi a nossa opção em nossa segunda visita a cidade (a primeira foi de carro saindo de Portugal).
Toulouse fica a cerca de uma hora de distância de carro de Carcassonne. Então, basta chegar a Toulouse e fazer o trajeto de carro até a cidade medieval.
Faça uma pesquisa e veja os valores dos carros em Toulouse:
- Leia também: Alugar carro na França (tudo o que você precisa saber)
de trem:
Outra opção são os trens, que chegam vindos de Marselha, Montpellier, Nice, Lyon, Perpignan, Nîmes e Toulouse.
Se pretende ir de trem a partir de Paris, também é possível, mas haverá troca de trens em uma dessas cidades. Preços e horários podem ser conferidos no site do SNCF. Quando chegar à estação de trem, pegue o ônibus nº 4 para a Cité.
de ônibus:
Por fim, você também pode chegar a Carcassonne de ônibus. Dê uma olhada nas rotas no site da Euroliness.
Quando visitar Carcassonne, França
Não há realmente um momento ruim para visitar Carcassonne, porém, no verão, a cidade fica lotada. Então, a visita nesta época sempre é mais tumultuada (além do calor!).
No inverno, porém, muitas das atrações da cidade estão fechadas ou funcionam em horas limitadas. Mas, por outro lado, em compensação a cidadela fica praticamente vazia, o que dá uma atmosfera interessante e garante fotos sem ninguém atrás, rsrs.
Primavera na Europa e outono podem ser perfeitos, pois o clima é agradável e a movimentação mais tranquila.
Eu estive lá nos extremos: verão e inverno!
Confesso que preferi o inverno, pois tive a sensação de que a cidade era só nossa. Dias de semana ela fica especialmente bem vazia; já aos fins de semana há mais movimento e mais lojas e restaurantes abertos.
Pese os prós e os contras para escolher a melhor época para você.
Oportunidade => Visita Guiada à Cité de Carcassonne
Quantos dias ficar em Carcassonne
Trata-se de um dos principais centros de turismo do sul da França, com 4 milhões de visitantes por ano.
Mas, em Carcassonne, um dia é suficiente para visitar a Cité, ou seja, a parte dentro das muralhas. Caminhe bastante e se perca pelas vielas da cidadela, pois esse é a grande barato desta visita.
Porém, como eu já disse antes, Carcassonne é mais do isso e há muitos outros lugares para visitar fora das muralhas. Nesse caso, eu indicaria 2 dias inteiros.
Nós ficamos lá quatro dias, pois fizemos a cidade de base para visitar de carro outros lugares próximos, como Montolieu, Saissac, Soreze, Revel e Lagrasse.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!O que fazer em Carcassonne: pontos turísticos
Seja dentro ou fora das muralhas, há muitos pontos turísticos em Carcassonne. Entre as atrações mais indicadas para conhecer, estão:
- La Cité
- Château Comtal (Castelo de Carcassonne)
- Basílica de Saint-Nazaire
- Museu da Tortura e da Inquisição
- Comer um Cassoulet
- Porta dos Jacobinos
- Praça Carnot
- Catedral Saint-Michel
- Canal du Midi
- Praça Gambetta
- A melhor foto de Carcassonne
La Cité
Basicamente, é a parte da cidade medieval!
As ruas no interior da cidadela muralhada são uma terra dos sonhos em estilo Disney, com passagens e becos sinuosos.
Há uma envolvente falta de simetria nos edifícios de pedra antigas, alguns com madeiras expostas e outros revestidos de hera. Será um esforço não caminhar ao redor com a máquina ou celular sempre prontos para registrar os detalhes.
Perca-se sem medo por essas ruas, curta as lojinhas, bistrôs e restaurantes!!! Gaste tempo com isso, pois é o melhor programa em Carcassonne: andar!!!
Confira => Passeios em ingressos para Carcassone
Château Comtal (Castelo de Carcassone)
Dentro de La Cité você tem o Castelo de Carcassonne, o Château Comtal (9h30 às 17h ou 18h30, dependendo do mês). A entrada na Cité é gratuita, mas não no Château, o ingresso custa 9,50 €.
É possível visitar tanto a parte interna do castelo, pátios, torres, quanto caminhar pelas muralhas da cidade e garantir fotos lindas. Nesse percurso, você irá passar pelo Theatre de la Cité, com para cerca de 6 mil pessoas.
A vista do alto do Château é um espetáculo! Só de curiosidade, as muralhas dele tem 3 km de extensão e mais de 40 torres.
Evite fila => Ingresso antecipado para visitar o Château Comtal
Basílica de Saint-Nazaire
Esta igreja (aberta das 9h às 12h e 14h às 19h, com entrada gratuita) foi construída ao longo de várias centenas de anos a partir dos anos 800 d.C. até os anos 1300 d.C.
O que a torna rara é a forma como o design gótico e românico coexistem tão confortavelmente.
A sensação de harmonia é fácil de notar no interior da igreja, que escapou da intervenção de Viollet-le-Duc durante a restauração de Carcassonne e ostenta escultura românica, pedra e vitrais lado a lado.
No coro, o longo vitral central é de 1280 d.C., e assim um dos mais antigos do sul da França.
Pesquise opções de hospedagem na cidade aqui!
Museu da Tortura e da Inquisição
Dentro da parte muralhada de Carcassonne há estes museus muito curiosos, mas que exigem um cerco “sangue frio” para visitar.
Embora funcione em prédios distintos, é possível comprar um ingresso único para visitar os dois, que são pequenos e de visitação rápida.
O Museu da Tortura tem um toque mais infantil, simulando as prisões da época, enquanto o Museu da Inquisição possui objetos e instrumentos de tortura verdadeiros usados durante o período medieval.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Comer um Cassoulet
Você deve estar se perguntando: “E desde quando comida é uma atração, Ana?”
Bom, neste caso é, já que o Cassoulet é um prato originário da região e seria interessante experimentar um, né?
Todos os restaurantes por lá tem o prato no menu, claro! O cassoulet é, tomada as devidas proporções, a feijoada francesa!
Trata-se de uma tijela com feijão branco misturado com carne de pato, perdiz, linguiças e outros embutidos.
Pontos turísticos de Carcassonne fora das muralhas
Claro que a Cité é a grande atração e razão pela qual milhares de turistas visitam a cidade de Carcassonne todos os anos, mas a Cidade Baixa, ou seja, o que está fora das muralhas, também vale a visita.
Alguns dizem que é a parte “moderna” de Carcassonne, no entanto esse “moderno” tem muitos edifícios e monumentos do período renascentista e barroco, rsrs.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Porta dos Jacobinos
É o único portal original que dá acesso a Bastide (região residencial).
Além de render boas fotos, ao atravessar por ele você já estará na rua Georges Clemenceau e chegará ao nosso próximo ponto turístico, a praça Carnot, além de passar pertinho da Catedral Saint-Michel.
Praça Carnot
Em 1355, foi construída esta grande praça em Carcassonne.
A praça está localizada na junção das rua de Verdun e rua Georges Clemenceau (rua cheia de charme e lojinhas). Ao longo da sua existência, a praça teve uma variedade de nomes. É pavimentada com pedras e no centro da praça está a Fonte de Netuno.
A cada terça, quinta e sábado há um mercado praça. Há mesas de café ao ar livre onde se pode sentar e saborear um café e doces enquanto observa crianças, pessoas e pombos.
Confira => Passeios em ingressos para Carcassone
Catedral Saint-Michel
A Catedral Saint-Michel é um Monumento Nacional na França. É a sede do Bispo Católico Romano de Carcassonne e Narbonne. A construção foi desenvolvida no século 13 como uma igreja paroquial, dedicada a São Miguel.
Após os danos da guerra no século 14, foi reconstruída como uma igreja fortificada.
Em 1803, foi elevada ao status de catedral, substituindo a catedral anterior dedicada aos Santos Nazarius e Celsus, agora a Basílica de Saint Nazaire e Saint Celse.
Canal du Midi
Um trabalho excepcional de Pierre-Paul Riquet, o Canal du Midi foi escavado no século 17 e ajudou a ligar as costas mediterrânea e atlântica. E passa por Carcassonne ao norte de Cidade Baixa. Ele foi tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade
E justamente o trecho entre Carcassonne e a cidade mediterrânea de Sète é apontado como o mais pitoresco de todos.
É possível fazer passeios de barco pelo canal, o que pode ser uma ótima pedida, passando por pontes antigas e eclusas! Geralmente eles estão disponíveis entre os meses de maio e setembro.
Praça Gambetta
Outra praça charmosa, cheia de jardins, esculturas e parquinho para as crianças (minhas filhas amaram esta parte). Basicamente a entrada da parte “nova” da cidade. É lá que fica o Museu de Belas Artes, caso queria visitar.
Se estiver de carro, como era nosso caso, há um estacionamento gigantesco embaixo da praça. Dali você pode ir a pé visitar todos os lugares interessantes desta parte da cidade.
Importante => Seguro Viagem França Obrigatório (dicas + desconto)
A melhor foto de Carcassonne
No caminho que vai da Cité para a parte nova de Carcassonne, você irá cruzar um ponte que dá acesso a Praça Gambetta. É juntamente dessa ponte que terá uma vista única de toda a cidade muralhada.
Se for num fim tarde ou de noite, ainda poderá pegar a cidadela toda iluminada, o que ainda a torna mais bonita, garantindo uma foto como estas abaixo.
Procure a sua passagem para Toulousse pela KLM, a cia aérea mais barata!
Carcassonne com crianças
A primeira vez que estive em Carcassonne foi com os meus pais e eu tinha 14 anos. Fiquei doida com aquilo lá! No dia de nossa visita acontecia um festival de teatro medieval pelas ruas. Foi lindo!
Já na segunda visita, mais recentemente, fui com minhas duas filhas, uma de 2 anos e a outra com 5 anos. Elas acharam aquilo lá um barato! Logo pediram pra gente comprar o escudo e espada dos soldados (versão para meninas, claro!) e assim o fizemos. Não paravam de fazer poses para tirarmos fotos delas.
Se estava na dúvida de ir ou não com os filhos, fique tranquilo, é um destino tranquilo de visitar com os pequenos e que irá garantir grandes memórias!
Dica => Visita Guiada à Cité de Carcassonne
Onde ficar em Carcassonne
Se por acaso você for pernoitar na cidade, saiba que a hospedagem em Carcassonne não é muito barata e, para ser mais em conta, fique fora das muralhas.
Mas, por outro lado, há, por exemplo, o Auberge de Jeunesse, que fica mesmo dentro da Cité, com diárias a partir de 20 €.
Nós ficamos em um lugar, o Cerise Carcassonne Sud, que na verdade aluga apartamentos (um apart-hotel). Há de vários tamanhos e são todos equipados. Para quem estava com crianças, foi uma ótima opção. Ele fica bem pertinho da entrada da Cité e a gente ia a pé para lá em 5 minutos de caminhada. Gostei e indico!
Bem em frente a ele há um hotel Ibis, onde uns amigos nossos ficaram e também gostaram.
Ali nos entornos das muralhas há várias opções, de todos os tipos de preços. A grande vantagem é que você nem precisa pegar carro para fazer suas visitas.
Vou deixar aqui algumas opções para quem quer essa comodidade de fazer tudo a pé, mas claro, que pelo restante da cidade há mais um monte de opções:
- Mercure Carcassonne Porte De La Cité
- Hôtel l’Aragon
- ibis Styles Carcassonne La Cité
- Hotel Espace Cite
- Best Western Plus Le Donjon – Cœur de La Cité Médiévale
Pesquise mais opções de hospedagem aqui!
Nosso roteiro em Carcassonne
Na minha primeira vez na cidade, como a maioria dos turistas faz, passei apenas algumas horas visitando apenas a Cité. Mas sempre alimentei o sonho de retornar com mais tempo.
Então, na segunda visita focamos na cidade 4 noites, para visitar não só Carcassonne com calma, mas lugares próximos!
Nós chegamos em um voo no fim da tarde em Toulouse. Alugamos um carro e em pouco mais de uma hora estávamos em Carcassonne.
Nossa hospedagem era muito pertinho da Cité, então, assim que chegamos largamos as coisas e logo seguimos a pé para dar uma olhada na parte de fora das muralhas.
No dia seguinte, claro, dedicamos o dia inteiro a visitar a Cité e todas as atrações que há lá dentro com calma. Como era um dia de semana, estava quase vazia, só para nós. Muito bom!
No segundo e terceiro dias tiramos para visitar alguns lugarejos próximos, como Lagrasse, Soreze, Saissac, Montolieu…
No quarto dia exploramos com mais calma as muralhas de Carcassonne e visitamos a parte “nova” da cidade.
No quinto dia retornamos cedo de carro para Toulouse, passamos o dia visitando a cidade, que é linda e me surpreendeu bastante e de noite pegamos nosso voo para ir embora.
Agora sim, eu posso dizer que conheci Carcassonne super bem e curtir cada pedacinho daquele lugar quase mágico!!!
Se estiver algum dia pelo sul da França, nem pense duas vezes: vá!!!!
Mais informações você terá no site oficial de Carcassonne.
Dica extra: Passagens aéreas internacionais
Se você está buscando passagens aéreas internacionais, se liga nesta dica!
Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!
É muito, mas muito fácil de achar a melhor passagem e de fazer a compra, inclusive parcelada!
Seguro Viagem França com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a França?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da França, e nem de verificar os ingressos e passeios, que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia a dia.
Boa viagem!Continue sua viagem pela França aqui:
- Toulouse, França: (o que fazer, onde ficar e outras dicas)
- Dicas de viagem para Colmar
- O que fazer em Bordeaux
- Paris: dicas de viagem e roteiro para quem vai a primeira vez
- Como chegar e o que fazer em Metz, uma linda cidade francesa
- Roteiro em Omaha Beach na França, a praia do “dia D”
- Roteiro de 2 dias em Avignon
- O que visitar no Monte Saint-Michel
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Boa tarde! Catarina, antes de mais espero que se encontre bem.
Por acaso, visitou alguma quinta/château de vinhos? Visitou o Château de Luc da Familia Fabre? Obrigada pelas suas dicas.
Cumprimentos
Oi Cátia! Infelizmente não, mas se conseguir ir, compartilhe as dicas depois com a gente! Boa viagem!
É facil ir da estação de comboio até ao castelo medieval. A pé ? de bus ?
Dá até para ir a pé, mas é uma caminhada de uns 30 minutos. Tem muito táxi e até ônibus lá em frente. Boa viagem!
Ana Catarina,
A mesma viagem entre Barcelona e Carcassonne poderia fazer de trem. O que é mais teressante ? Carro ou Trem ?
Eu sempre prefiro carro, 🙂