Clos Lucé no Vale do Loire: a última morada de Leonardo da Vinci

Quando Leonardo da Vinci – um de meus ídolos – estava no fim da vida, por volta de 1516, já com seus mais de 60 anos, estava abandonado pelo amor de sua vida, sem proteção de nenhum governante, esquecido pelo papa e banido pela confraria dos artistas, com as economias no final e sem nenhuma encomenda.

Decide, então, responder aos insistentes convites do jovem rei da França, Francisco I. Este já tinha enviado diversas cartas que demonstravam seu interesse em tê-lo como artista particular. Então, apesar da idade, resolve atravessar os Alpes a cavalo e ir para a França.

Foi a última mudança do gênio, que deixa a Itália para sempre, morrendo na França em 1519.

Leonardo da Vinci é instalado, pelo rei Francisco I, num pequeno castelo no Vale do Loire, com todos os móveis e mesmo as terras adjacentes. Ele recebe ainda um bom dinheiro adiantado, por dois anos, sendo nomeado oficialmente como “pintor do rei”.

o que ver

o que visitar

O castelo foi o Clos Lucé no Vale do Loire, à época chamado de Cloux. Foi construído no final do século XV por Estienne Leloup. Paredes de tijolos vermelhos e telhado cinza, é cercado por uma longa muralha e uma pequena torre de segurança, Clos Lucé fica exatamente a 400 metros de Amboise, o castelo real.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


turismo

Visitar este castelo é imperdível, especialmente para quem gosta do “Leozinho” e suas invenções, como eu.

No interior do castelo, pode-se conhecer a sala onde Da Vinci trabalhava e o quarto em que dormia e onde morreu.

o que fazer

dicas França

roteiro França

Há também inúmeros modelos em miniaturas de seus inventos (avião, automóvel, helicóptero, tanque, maquinarias diversas, entre outros), além de cópias de documentos com seus esboços, planos, desenhos e cálculos.

o que ver na França

atrações turísticas

como chegar

turista profissional

O castelo está em ótimo estado de conservação, com muitos móveis originais, além de pinturas feitas por seus alunos. Pesquisas continuam sendo feitas pelas paredes e outros lugares, buscando sua forma original.

viagem

No exterior, cercado pelas muralhas, há hortas e jardins. Espalhados por todo o terreno, encontramos diversas reconstruções de seus projetos, construídas com os mesmos materiais, técnicas e tamanhos originais. E não é que funcionam?

dicas Vale du Loire

Clos Lucé no Vale do Loire

o que visitar em

Clos Lucé no Vale do Loire

Como chegar a Clos Lucé no Vale do Loire a partir de Paris?

Você pode pegar um trem na Gare de Montparnasse ou na Gare d`Austerlitz para a cidade de Amboise. Apenas poucos horários saindo de Austerlitz são diretos, pois na maioria dos casos há uma troca de trem em Saint Pierre des Corps (pertinho de Tours) ou em Orleans. A viagem dura entre 1:30h e 2h, dependendo do trajeto. Preços a partir de € 15,00 por trecho. Para maiores informações consulte o site http://www.voyages-sncf.com/.

Informações úteis:

Endereço: 2 rue Clos Lucé – Amboise

Funcionamento: todos os dias, das 9 às 19h de fevereiro a outubro | das 10 às 18h de novembro a janeiro. Fecha 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Custo:  13,50 euros adulto – 8,50 euros criança

Site: http://www.vinci-closluce.com (obs.: abre com som automático)

Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da Françae nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de ParisAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here