Hoje vamos conhecer o Castelo de Praga (Praha), a capital e a maior cidade da República Tcheca, país localizado quase no Leste Europeu.
A cidade ainda carrega alguns mitos e ares de “diferentona” – começando pelo nome, que em português não tem lá um significado muito agradável, não é?
Mas é justamente o oposto, pois agradável é exatamente o que se pode dizer em relação a Praga: uma cidade pequena, acolhedora e muito bonita.
Um de seus símbolos e mais visitados pontos turísticos é o castelo, a residência presidencial. Vamos passear por ele agora!
Importante => Seguro Viagem Internacional (dicas + desconto)
O Castelo de Praga

O castelo é um dos monumentos da capital do antigo Império Austro-Húngaro mais conhecidos. Com arquitetura estilo gótico, barroco renascentista, o Castelo de Praga não é exatamente só um ‘castelo’ em si, mas sim uma mini cidade dentro de outra cidade. Ele é, praticamente, toda uma região turística que abrange outros recintos e construções, como o Palácio Real, os pátios barrocos, o Palácio da rainha Anna, a estufa real, a Viela Dourada, a Basílica de São Jorge e a Catedral de St. Vito.
O Castelo de Praga está no Guinnes Book como o maior castelo do mundo por conta de seus 70 mil m2. Fundado no século IX pelos imperadores da época, a região em que ele está situado sofreu várias modificações ao longo dos seus cerca de mil anos de existência.
Ele fica no alto e já pelo caminho dá pra ter uma bela vista da cidade.
=> Leia também:
- Onde ficar em Praga (melhores bairros e dicas de hotéis)
- O que fazer em Praga
Para visitar a área do Castelo de Praga não se paga nada, é só entrar e bater perna; mas para visitar cada uma de suas atrações é preciso pagar. Há os chamados Circuitos, que variam de preço de acordo com as atrações a serem vistas, e esses ingresso são válidos por 2 dias. Até existem algumas atrações com ingressos vendidos só para elas, mas, pelo alto valor, em geral, não vale a pena, é melhor fazer algum dos circuitos.
Confira => Passeios em Praga e arredores
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Veja como funciona:
- Ingresso do Circuito A (o mais completo):
- Custo: CZK 350.
- Atrações: Catedral de São Vito, Antigo Palácio Real, a exposição permanente “A história do Castelo de Praga”, Basílica de St. George, Golden Lane com a Torre Daliborka, Torre da Pólvora e o Palácio de Rosenberg.
- Ingresso do Circuito B:
- Custo: CZK 250.
- Atrações: Catedral de São Vito, Antigo Palácio Real, Basílica de St. George, Golden Lane e a Torre Daliborka
- Ingresso do Circuito C:
- Custo: CZK 350.
- Atrações: Exposição “O Tesouro da Catedral de St. Vito” e Galeria de Fotos do Castelo de Praga.
Pesquise opções de hospedagem em Praga aqui!
Catedral de St. Vito
Dentro do Castelo de Praga encontramos a Catedral St. Vito. Logo de cara, os vitrais coloridos roubam a atenção, principalmente a janela com a arte de Alfons Mucha, importante pintor tcheco.
As características medievais do interior da catedral trazem uma sensação de estar parado no tempo. Como muitas igrejas, St. Vito abriga sepulturas de pessoas importantes da época do Império, como por exemplo o túmulo de São Venceslau, patrono do país, São João Nepomuceno e dos imperadores Carlos IV e Rodolfo II.
Dica => Tour pelo castelo em pequeno grupo com guia e ingresso

É possível subir até a torre principal para apreciar a vista de Praga e conferir porque ela é conhecida como a Cidade das Cem Torres.
- Funcionamento: abril a outubro: segunda a sábado, das 9h às 17h; domingos, das 12h às 18h. Novembro a março: segunda a sábado, das 9h às 16h; domingos, das 12h às 16h horas

Rua do Ouro
Uma ruazinha bastante famosa na região do Castelo de Praga é a Rua do Ouro ou Viela Dourada, que fica ao lado da muralha. Não tem como passar por lá e não vê-la, afinal, as casas da rua são todas coloridas, o que já chama a atenção tanto pela diversidade cor quanto pela beleza que transborda.
Vale a pena! => City Tour de ônibus, barco e a pé
Início da Rua do Ouro, assim que atravessamos a muralha
Duas casas se destacam para uma visita mais aprofundada: a casa número 22 e a número 24. A casa número 22 pertenceu à irmã de Franz Kafka, com quem ele viveu por um período curto de sua vida. Então, o local ficou famoso por ter sido uma das moradias de Kafka.
Já a número 24 é um local onde tem uma exposição de armaduras e objetos de guerra antigos, juntamente com uma sala de tortura com instrumentos utilizados na época em que a prática era comum. Dá pra subir a escada da casa e ter uma visão da muralha de defesa da cidade também.
- Funcionamento: abril a outubro: diariamente, das 9h às 17h. Novembro a março: diariamente, das 9:00 às 16:00 horas
Galeria de Arte
Artistas como Tiziano e Rubens têm suas obras expostas nesta galeria, que fica dentro do Castelo de Praga, no primeiro pátio. Tem também obras de Hans van Aachen, Bartholomeus Spranger, Tintoretto e outros artistas de pintura flamenca do século XVI.
- Funcionamento: abril a outubro: diariamente, das 9:00 às 17:00 horas. Novembro a março: diariamente, das 9:00 às 16:00 horas
- Custo: o valor para adultos só da Galeria é 100 CZK
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Antigo Palácio Real
Construído em 1135, eis a construção onde os monarcas efetivamente viviam. O destaque aqui fica por conta do Salão Vladislav em estilo gótico, onde eram feitas as coroações e grandes banquetes, a Sala do Trono (chamada de Salão da Dieta da Boêmia) e, ainda, um varandão, que fica anexo ao Salão Vladislav e de onde poderá ter um belo visual da cidade de Praga.
- Funcionamento: abril a outubro: diariamente, das 9:00 às 17:00 horas. Novembro a março: diariamente, das 9:00 às 16:00 horas.
Imperdível => Saindo de Praga: viagem de um dia autoguiada a ?eský Krumlov
Museu do Brinquedo
É um museu bacana para as crianças ou mesmo para os adultos que queiram sentir de novo o ar de nostalgia da infância. Ele é pequeno, mas sua coleção abriga brinquedos antigos da Europa e América. O destaque vai para a coleção de Barbies. Pra acessá-lo, tem-se que subir uma escadaria e é cobrado entrada.
- Funcionamento: diariamente, das 10:00 às 18:00 horas.
Troca da Guarda
Todos os dias ao meio dia acontece a Troca da Guarda, com direito a banda musical e tudo. Ela acontece no primeiro pátio do Castelo de Praga, então, organize-se para estar lá nesse horário. Nós conseguimos ver por acaso, pois na nossa visita nem sabíamos disso… rs.
Basílica de São Jorge
A Basílica é um edifício de cor avermelhada no estilo barroco e foi fundada no ano de 920, sendo uma das primeiras construções do Castelo de Praga. Abriga coleções de arte da Galeria Nacional e tem, anexado ao prédio da Igreja, um convento que antigamente era de freiras beneditinas.
- Funcionamento: abril a outubro: diariamente, das 9:00 às 17:00 horas. Novembro a março: diariamente, das 9:00 às 16:00 horas
Então, percebeu que é muita coisa pra ver em praga, se considerar que tem tudo isso só no Castelo, não é?
Se você não tiver muito tempo, quando estiver planejando uma viagem para Praga, reserve pelo menos uma manhã ou uma tarde para fazer uma visita rápida ao Castelo e tirar umas fotos. Mas, se você quiser visitar “tudo”, então, prepare-se para um dia inteiro e escolha uma das opções de passeio.
Há muita coisa para ver por lá, afinal, ele é o maior do mundo, lembra?! 😉
Informações Úteis:
Castelo de Praga
- Como chegar: metrô para as estação Malostranská ou Hrad?anská, ou ainda com o tram 22 (descer na parada Pražský Hrad);
- Funcionamento: a área do castelo está aberta diariamente – entre novembro a março, das 6h às 23h e as atrações das 9h às 16h; entre abril e outubro, das 5h às 00:00h e as atrações das 9h às 18h.
- Site para mais informações: http://www.hrad.cz/en/prague-castle-for-visitors
? Leia também:
- Cafés em Praga (imperdíveis e cheio de história)
- Seguro viagem é obrigatório para a Europa?
- Castelos e palácios da República Tcheca
- Hospedagem em castelo (7 hotéis que você precisa conhecer)
Boa viagem!
Este texto foi escrito por um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.