As Cataratas do Reno e o que fazer em Schaffhausen, na Suíça

Não é nem necessário dizer o quanto a Suíça é linda e tem recanto maravilhosos, não é? E é sobre um desses recantos que vou contar hoje: o que fazer em Schaffhausen e as Cataratas do Reno.

Schaffausen é uma cidade no extremo Norte da Suíça, situada numa das curvas do rio Reno, em sua margem direita, na fronteira com a Alemanha.

Aliás, eu conheci essa comuna suíça numa viagem casada com a Alemanha, quando fizemos um roteiro de 5 dias seguindo os passos dos Waldesians e Huguenotes.

De todas, acho que foi a cidade que eu mais gostei e achei mais bonita.

Por isso, convido vocês a conhecerem comigo os pontos turísticos de Schaffausen, especialmente a cachoeira Rheinfall, as Cataratas do Reno, umas das quedas mais bonitas que já vi.

Importante => Seguro Viagem Suíça (compre com desconto)

Rio Reno em Schaffhausen na Suíça

Schaffhausen e as Cataratas do Reno

Schaffausen tem suas origens intimamente ligadas ao rio Reno e à cachoeira Rheinfall.

Os primeiros assentamentos da colônia surgiram por ali por volta do ano 1045, quando os navegadores precisavam aportar seus barcos e descarregar suas mercadorias, pois as corredeiras eram intransponíveis por navios.

E a cidade de Schaffhausen também é importante no quesito ferroviário, pois é onde se encontram as redes ferroviárias suíça e alemã.

A cidade é rodeada por vinhedos e está localizada entre a Floresta Negra e o Lago Constança, ao lado norte do Rio Reno.

Vale a pena => Cataratas do Reno e Melhor da cidade de Zurique (tour de dia inteiro)

shaffhausen ao lado do rio reno na Suíça

Centro Histórico

A parte antiga da cidade, o Centro Histórico de Schaffhausen, possui muitos edifícios da época renascentista, decorados com afrescos e esculturas exteriores.

O centro histórico é fechado ao trânsito, sendo proibido a entrada de automóveis.

Ele é considerado um dos mais bonitos de toda a Suíça. Há diversas construções – casas dos antigos mercadores – da época gótica e barroca, com fachadas pintadas e janelas decoradas e envidraçadas, assim como a igreja de São João também do período gótico.

Pra quem gosta de compras, ali é o local certo. Foi ali que a cidade começou, com o mercado de rua na atual rua Vordergasse.

Centro Histórico de Shaffhausen

Fortaleza de Munot

Ali mesmo pelo centro histórico medieval de Schaffhausen podemos visitar a fortaleza de Munot.

A fortaleza é um dos símbolos da cidade e pode ser vista de longe, pois fica no alto. Ela foi construída entre 1564 e 1589.

Todas as noites o sino de Munot toca, às 21 horas, pelas mãos do guarda que mora na torre… tradição antiga, desde quando as badaladas sinalizavam o fechamento dos portões da cidade.

o que ver em Schaffhausen na Suíça

IMPERDÍVEL => Zurique, Cataratas do Reno e Stein am Rhein

Rio Reno

O rio Reno ali em Schaffhausen me surpreendeu.

Essa parte do rio entre Schaffhausen e a cidade medieval de Stein am Rhein – outra cidade bem preservada e suas casas pintadas de afrescos – tem um charme especial.

A água é limpíssima, apesar de o rio ser utilizado para a navegação, com diversos passeios de barco.

Rio Reno na Suíça em Schaffhausen

Vimos diversas aves nadando e também uma pessoa nadando bem no meio dele. Aliás, por lá existem espécies de piscinas com a água do rio, onde uma área é cercada para as pessoas nadarem em segurança.

como é o rio Reno na Suíça

Ao longo do leito do rio temos calçadões e diversos restaurantes, ótimos para uma tarde agradável. A paisagem ao longo do Reno é perfeita para andar de bicicleta, caminhadas, passeios de barco e outras atividades…

o que fazer em Schaffhausen na Suíça

Mais em conta => Cataratas do Reno: Excursão de Ônibus saindo de Zurique

Museu Zu Allerhelligen

O Mosteiro Beneditino de Todos os Santos foi fundado em cerca de 1050, tornando-se o centro da cidade.

Hoje ele abriga o Museum zu Allerheiligen, um dos pontos turísticos de Schaffhausen mais significativos, abrigando coleções de arqueologia, história, arte e história natural em exposições permanentes e exposições especiais.

mosteiro em schaffhausen Suíça

Lá você ainda pode visitar a igreja, o jardim de ervas e o maior claustro da Suíça aberto ao público.

mosteiro em shaffhausen suíça

 

RheinFalls, as Cataratas do Reno em Schaffhausen‎

Quando cheguei às Cataratas do Reno fiquei boquiaberto com a beleza. Não são só as quedas, mas a região como um todo é linda!

As quedas têm 23 metros de altura e 150 metros de largura, sendo uma das maiores da Europa.

Obviamente, as Cataratas do Reno são uma das grandes atrações de toda a região.

Lá existem diversas plataformas e mirantes pra gente apreciar as  que têm uma vista fascinante das massas de água entre as rochas de várias plataformas.

Outra atração lá é o Castelo Wörth, que fica em uma ilha no Reno.

Castelo Wörth nas Cataratas do Reno

Também dá pra fazer passeios de barco nas Cataratas do Reno, com viagens de ida e volta mais curtas ou longas, indo até perto das quedas.

O barco inclusive te leva a uma grande rocha bem no meio das quedas, onde tem escadas e uma plataforma no topo, para apreciar as cataratas bem de pertinho.

É bom lembrar que os passeios de barco só ocorrem de abril a outubro.

passeio de barco no Reno

Localizado do outro lado do Reno está o Castelo de Laufen (Schloss Laufen), com suas instalações parcialmente ocupadas por um albergue da juventude.

O complexo do castelo oferece uma vista impressionante das Cataratas do Reno e das rochas no meio do rio.

o que fazer nas cataratas do reno
Castelo de Laufen lá no alto, e barcos levando turistas mais abaixo

Para saber mais sobre Schaffhausen e a Cachoeira, geologia, história e pesca, vale a pena fazer uma visita guiada.

Por um lado, você obterá impressões fascinantes dos enormes volumes de água que fazem o Reno rugir; por outro lado, ouvirá detalhes interessantes sobre a restauração de rochas, o turismo em épocas anteriores e assim por diante.

excursão a Schaffhausen e as cataratas do Reno

Como chegar às Cataratas do Reno

É possível chegar às Cataratas do Reno de diversas cidades, inclusive de Zurique, que fica a 46 km de lá.

De Zurique, por exemplo, você pode ir de carro via A1 e A4, chegando em 40 minutos. Lá, você pode estacionar em Neuhausen, bem como no castelo Laufen, bem ao lado das cataratas.

Carro Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português. CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Outra opção saindo de lá é ir de trem. Você pega o trem na Zurique Main Station para a estação Neuhausen Rheinfall (50 minutos). De lá, vai a pé para as cataratas (220 metros).

Cataratas do Reno na Suíça

Saindo do centro de Schaffhausen, você até pode ir a pé, se quiser encarar os 3,2 km de distância.

Se não, pode ir de carro, ou de trem, com saídas a cada 30 minutos, demorando só 7 minutos pra chegar.

Então, as Cataratas do Reno não são uma coisa impressionante?

Então, quando você tiver oportunidade, coloque-as no seu roteiro!

Boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here