A região da Riviera Maya, no México, está recheada de incríveis cenotes, entre eles um dos mais famosos de todo o país: o cenote Ik-Kil.
Se você está de viagem marcada para o México, certamente já incluiu Cancun, Playa del Carmen e umas visitas a uns cenotes, não é? Se não pensou, pense, pois vale a pena.
Nesse artigo, conto sobre nossa visita a esse cenote, tão procurado pelos turistas que se aventuram por terras mexicanas.
Quer saber como foi nossa visita a Ik-Kil, caro leitor?
Eu vou te contar! Vem comigo!
Economia => Seguro Viagem para o México (dicas + desconto)
Cenote Ik-Kil
O Cenote Ik-Kil é um dos mais famosos de todos os cenotes no México, imagem conhecida de inúmeros cartões-postais da região da Riviera Maia. E talvez por essa razão estivesse tão lotado no dia de nossa visita.
As águas de Ik-Kil foram consideradas sagradas pelos maias, que realizaram sacrifícios humanos no local, como culto ao seu deus da chuva.
Fizemos essa visita no dia do nosso tour a Chichén Itzá. No final do passeio, a última parada feita foi no Cenote Ik-Kil.
Como é o cenote Ik-Kil?
Ik-Kil é um cenote circular, com aproximadamente 50 metros de profundidade, e fica numa espécie de caverna aberta na parte superior. Na verdade, é um gigantesco poço, que fica dentro de um parque eco-arqueológico.
O acesso ao cenote Ik-Kil pode ser feito por uma trilha ou de carro. Há estacionamento no local.
Como estávamos num tour de um dia por Chichén Itzá e região, não precisamos nos preocupar com o estacionamento nesse passeio.
Há uma imensa área verde ao redor e uma boa estrutura com lojas, banheiros, vestiários e lanchonetes. E também há venda de paletas mexicanas (picolés) dentro do parque!!! Hummmmm… uma delícia!
Lá dentro você também poderá alugar coletes salva-vidas e kit para snorkeling (mas, é claro, se puder levar o seu próprio kit é muito melhor!).
Confira => Passeios em Cancún e arredores
A descida até o cenote Ik-Kil é feita por uma escadaria de pedra por dentro da caverna. Os degraus são muito escorregadios, então, meu conselho é que você desça de chinelos.
> Veja aqui nossa dica de hotel em Cancun, onde ficamos!
Como foi a nossa visita ao Ik Kil?
Quando chegamos a Ik-Kil, não foi bem como esperávamos. O cenote estava LO-TA-DO e as pessoas se acotovelavam para segurar uma corda de segurança atravessada no meio dele.
A pequena escada que dá acesso à água (para quem, como eu, não gosta de pular) estava engarrafada… rsrs
Tive que esperar que o povo se resolvesse (algumas pessoas “travavam” na escada!) para conseguir chegar à água. Muita gente não sabia nadar e entrava em desespero para sair, dando braçadas em todo mundo… e pernadas também. Levei algumas boas!
A cor da água me deixou bem decepcionada: era diferente dos outros cenotes que eu vira ao longo da viagem, e bem diferente dos cartões-postais e de todas as fotos do cenote Ik-Kil que eu já tinha visto na internet.
Afinal, como a gente já tinha ido a outros cenotes do México maravilhosos, como o Dos Ojos e o Cenote Cristalino, entrar neste foi meio decepcionante.
Apesar disso, ele é esteticamente muito bonito, especialmente quando visto lá do alto, antes de descer.
Vale a pena, porque rende boas fotos… especialmente em determinadas condições: mais vazio e com mais sol.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Ik Kil: expectativa x realidade
Por que as fotos de Ik-Kil eram diferentes da realidade que vimos?
Depois entendi que, por se tratar de um poço gigantesco, a água do cenote Ik-Kil só toma a coloração azul das fotos que eu vira anteriormente quando recebe a incidência direta de luz solar, o que não aconteceu no momento da nossa visita, pois já era fim de tarde.
Então, caro leitor, meu conselho: vá mais cedo.
Você evitará o tumulto que pegamos (acredito que todos os tours a Chichén Itzá parem em Ik-Kil no fim do dia, o que causa esse tumulto) e ainda poderá nadar no cenote sob a luz do sol, o que tornará a cor da água azul e sua vista muito mais interessante.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
De qualquer forma, valeu a visita, porque já estávamos na região e não voltaríamos para lá depois só para esse passeio.
E, definitivamente, não dá para visitar a região da Riviera Maia e não conhecer Ik-Kil, um de seus principais cenotes.
Mas confesso que continuei com água na boca… fiquei com um gostinho de “quero mais”… com aquela “vontadinha” de dar um “tchibum” naquele enorme poço com a água azul e cristalina que eu já namorei tanto nas fotos da internet…
Sabe de uma coisa, caro leitor?
Vou voltar ao México e visitar o cenote Ik-Kil em outro horário, para ver a água azulzinha das fotos… quem sabe a gente não se encontra por lá?
Leia também:
- Viagem para Cancun
- Dicas de Tulum no México
- Moeda do México (qual levar e outras dicas)
Cenote Ik Kil – Informações úteis:
- Horário: todos os dias, das 8h às 17h.
- Endereço: Hwy 180, Km 122.
- Custo: 70 pesos para adultos, 35 pesos para crianças.
Já está planejando sua viagem para o México? Não deixe de conhecer (e de se encantar!) com os maravilhosos cenotes da Riviera Maia! Leia todos os nossos posts sobre eles… e também todas as nossas dicas sobre o México!
E boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.