Christiania em Copenhague, a verdadeira sociedade alternativa

Atualizado em 29/07/2019

Já pensou em conhecer uma comunidade onde as regras convencionais não existem e onde as pessoas vivem uma espécie de anarquismo e colaboração social em plena cidade capitalista?

Se você estiver viajando pela Dinamarca, isso será possível. O nome deste lugar é Christiania e fica na capital do país, Copenhague!

Christiania é uma espécie de bairro meio hippie/sociedade alternativa que funciona há cerca de 40 anos.

O surgimento aconteceu em 1971, quando uma área militar abandonada no distrito Christianshavn foi ocupada por algumas pessoas com um pensamento social diferenciado da tradicional vida na cidade.

Com o passar do tempo, elas foram ficando e acabaram reivindicando o lugar para si e formaram uma sociedade com as próprias leis e livre de imposto. Porém, toda essa transição não foi um mar de rosas e Christiania já passou por vários impasses com o governo de Copenhague ao longo dos anos.

Mesmo assim, o lugar resiste e acabou virando também parte das atrações turísticas da cidade e acabou por entrar na lista de o que fazer em Copenhague.

=> Economia: Seguro Viagem Para a Dinamarca (com desconto)

Sociedade alternativa - Dinamarca

Como é viver em Christiania em Copenhague

Cerca de mil pessoas vivem no bairro, que é muito hippie visualmente falando.

É possível ver arte para todo lado e casinhas estilosas e diferentes construídas por toda parte (feitas por eles mesmos). O comércio funciona por escambo, na forma de troca de coisas/serviços e é comum também o esquema de doações.

Por ser uma sociedade “livre”, o uso de drogas leves é permitido e o local chega a ser point de compra de maconha, o que trouxe alguns problemas com os bairros vizinhos e com o governo da cidade. É uma espécie de ilegalidade tolerada, por isso, às vezes dá problemas.

Leia mais: Roteiro de 2 dias em Copenhague

Conheça Christiania em Copenhague, a verdadeira sociedade alternativa

Mas quem pensa que lá pode tudo, está enganado, Christiania em Copenhague possui regras próprias, que são bem diferentes das amarras sociais de uma cidade ocidental comum, mas não deixam de ser regras.

A violência, por exemplo, não é tolerada no bairro, assim como o uso de armas e drogas mais pesadas.

o que visitar em copenhagen

Em relação à isso, outras regras mais estranhas também são colocadas aos moradores e frequentadores do local, como a proibição de vestimentas a prova de balas e a existência de clubes de motociclistas (pela associação com violência, talvez?).

Coisas roubadas também não são permitidas em Christiania e carros não entram no local. Ah, também é proibido tirar fotos e… correr. Pois é, as placas sobre isso estão logo na entrada do bairro.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!


E como se segue essas regras e se mantém as coisas em ordem?

As decisões são feitas em assembleia, de forma que todos possam participar, afinal, não há hierarquias e tudo é decidido coletivamente. O dinheiro do comércio também entra nessas decisões e é destinado à manutenção da própria comunidade.

Conheça Christiania em Copenhague, a verdadeira sociedade alternativa

Para morar em Christiania em Copenhague é preciso ser aceito pela comunidade, que tem seu estilo próprio e, justamente por conta disso, não é qualquer um que se adaptaria.

Não há calçadas em muitas partes, as casas são improvisadas e até a iluminação à noite é precária. Digamos que viver em Christiania é pra quem é “roots” e curte o modo de vida de sociedades alternativas “hipongas”, onde a arte e a colaboração estão muito presentes.

Conheça Christiania em Copenhague, a verdadeira sociedade alternativa

O que ver e fazer em Christiania

Visitar Christiania em Copenhague é uma atração turística não só pelo bairro ser algo quase inexistente em outras partes do mundo (onde mais se encontra um bairro totalmente independente e com as próprias regras dentro de uma cidade totalmente urbanizada?), mas pelo que ele oferece.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Há muitos cafés e pequenos restaurantes de comida vegetarianas, veganas e orgânicas, além de barraquinhas de fast food como hot dog e pizza, por exemplo. Aliás, são estes estabelecimentos que movimentam o comércio no bairro e fazem com que ele se mantenha.

Como centro cultural, você encontra também muita arte para todo lado, começando pelos grafites das construções. Tem museus, casas LGBTs e eventos de música ao longo do ano todo.

Outra coisa que você vai encontrar na sociedade alternativa, obviamente, é maconha. Uma das ruas do bairro, chamada Pusher Street é, literalmente, a rua dos ‘traficantes’, onde há várias barraquinhas com diversos tipos de maconha, haxixe e acessórios.

Conheça Christiania em Copenhague, a verdadeira sociedade alternativa

A cannabis é ilegal na Dinamarca, mas a venda de maconha em Christiania em Copenhague sempre aconteceu, tanto é que o bairro também é conhecido como The Green Light District, ou seja “O Distrito da Luz Verde”, em alusão à planta.

Apesar de ser uma sociedade livre, a polícia já entrou no local e prendeu traficantes várias vezes. Parece que atualmente a venda está um pouco mais velada do que há uns anos e há algumas placas dos próprios moradores pedindo que visitantes procurem comprar a erva em outras regiões para evitar essas questões com a polícia.

Conheça Christiania em Copenhague, a verdadeira sociedade alternativa

Como chegar a Christiania

Por ser um bairro no meio de Copenhague, pode parecer que seja fácil entrar em Christiania. De fato, a localização em si não é o problema, mas, sim, encontrar a entrada. Não há placas explícitas ou uma rua principal que dá para o lugar, igual outras atrações turísticas.

Primeiro é preciso ir até o bairro de Christianshavn e caminhar por uns 15 minutos pela Christianshavn Street em direção a Dronningensgade.

Dá pra pegar também o “bus 9A” na própria Christianshavn Street e descer mais à frente, já pertinho do início do bairro. Para saber que chegou ao bairro, observe ao redor, com certeza as características “hippies e alternativas” já vão começar a aparecer aos poucos e logo você irá encontrar um portal com o nome do bairro.

cristiania

Ficou com vontade? Vai lá que vai ser bem legal!

E não deixa de conferir também todas as nossas dicas de Copenhague antes de embarcar.

Boa viagem!

* Quando fomos não tivemos autorização para fotografar, mas nosso amigo Vander Pedra conseguiu e foi com as dele que consegui ilustrar este texto.

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here