Por: Declev Dib-Ferreira

Não se assustem com o nome da cidade de Praga, pois ela não representa nenhuma maldição ou catástrofe… rs

Muito pelo contrário, Praga é considerada uma das mais bonitas capitais da Europa. Sim, é verdade, a cidade de Praga é linda!

Se você gosta de monumentos, pontes, esculturas e história, muita história, você vai amar Praga, cidade que já passou por diversos domínios, inclusive da Alemanha nazista e da União Soviética.

Venha conhecer tudo sobre Praga, cidade linda, e conferir várias dicas de viagem e ver um pouco das nossas fotos da cidade!

Importante => Seguro Viagem com Desconto NESTE LINK!

Praga no inverno 2 - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Linda Praga no inverno!!

Cidade de Praga: capital da República Tcheca

Em 1918, a Tchecoslováquia se formou um país independente, libertando-se da dominação austríaca, tendo Praga como sua capital.

A cidade passou à dominação nazista por meio do Pacto de Munique, em 1938, até o final da segunda guerra mundial. Depois disso, o país ainda passou à fazer parte da União Soviética.

Somente em 31 de dezembro de 1992, quando o país se dividiu em dois – Eslováquia e República Tcheca – Praga deixou de ser a capital da Tchecoslováquia e passou a ser capital da República Tcheca, agora um o país de fato livre e independente.

Por que o nome da cidade é Praga?

Praga é conhecida como a “cidade das cem cúpulas”, “cidade das cem torres” ou, ainda “cidade dos cem pináculos”, pois, para onde se olha se vê uma antiga torre de uma construção antiga.

Seu nome não tem nada a ver com maldições, pestes ou pessoas chatas… rs. Na verdade, o nome é a adaptação aportuguesada do original, Praha, em tcheco (lê-se “prárra”).

Confira => Passeios em Praga e arredores

turista profissional praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Praga é linda…. apesar do nome… rs

Onde fica Praga?

A cidade de Praga tem uma localização privilegiada, bem na região central da República Checa, na região da Boêmia.

Por sua vez, a República Tcheca se localiza na região central da Europa, fazendo fronteira com a Alemanha, a Polônia, a Áustria e a Eslováquia.

A cidade de Praga foi erguida em ambas as margens do rio Moldava, que hoje corta a cidade.

onde fica praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
A localização de Praga cidade na Europa – Fonte: Google Maps

Como chegar à Praga

Agora que você já sabe onde fica Praga, saiba que, se você estiver saindo do Brasil direto para a República Tcheca, diversas companhias aéreas fazem voos para Praga, após fazer uma conexão em algumas cidades – Amsterdã, Paris, Madri, Frankfurt – dependendo de com qual companhia aérea você vá.

Por exemplo, se você for para Praga de KLM, fará uma parada antes em Amsterdã; se for de TAP, a conexão será em Lisboa; se você for de Air France, fará uma parada antes em Paris…

Se você já estiver na Europa, tem mais opções. Você também pode ir para Praga de avião, utilizando as companhias aéreas low cost da Europa, que têm preços muito bons. Se você tiver datas flexíveis, pode ficar de olho nas promoções de passagens aéreas que elas fazem.

Mas, outra opção é chegar a Praga de trem. Nem sempre é a viagem mais barata – nem a mais rápida – mas viajar de trem tem seus encantos. E você pode fazer um roteiro que passe por outras cidades, antes de chegar a Praga, cidade final. Leia mais aqui sobre viagem de trem na Europa e viajando de trem na Europa – principais sites.

E, claro, é sempre interessante fazer uma eurotrip de carro. Se você estiver fazendo isso, saiba que é bom chegar à Praga de carro alugado, mas não é bom se locomover por lá com ele. A cidade é ótima para passear a pé e achar estacionamento pode não ser fácil. Então, programe sua viagem de carro na Europa para deixar estacionado ou devolvê-lo por lá.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Passagens aéreas para Praga 

Em Praga você chega pelo aeroporto Václav Havel, que fica a cerca de 16 quilômetros do centro da cidade.

Existem diversos voos diretos do Brasil para a cidade de Praga, por meio de diversas companhias aéreas.

Pesquise para ver qual é a passagem com o melhor custo-benefício. Inclusive, existe a opção de você fazer uma conexão de um ou mais dias e, com uma passagem só, conhecer outra cidade.

O melhor pra você fazer isso é pesquisar em um comparador de passagens, um site que pesquisa em todas as companhias aéreas e te indica diversos voos, comparando preços, conexões, tempo de voo, etc. Daí, você escolhe e reserva ali mesmo, sem ter que entrar em diversos sites pra fazer isso. Super prático e seguro.

Pesquise aqui as melhores passagens aéreas para Praga

Viagem para Praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Grupinho de amigos em nossa viagem a Praga!

Qual a melhor época do ano para visitar a cidade de Praga?

A resposta a essa pergunta depende muito do tipo de viagem que você gosta, se quer calor, se gosta de frio… Quem não pode escolher a época de viajar, tem que se adaptar ao clima, mas quem pode escolher, é bom ficar de olho das estações do ano por lá.

Na Europa como um todo, as estações do ano são bem demarcadas e com grandes variações de temperatura.

Então, se você gosta de calor, o verão europeu pode ser uma boa pedida, entre junho e agosto. As temperaturas média nessa época variam entre 13°C e 30°C e com pouca chuva. Outra vantagem são os dias longos, com o sol se pondo lá pelas 22h.

Viaje 100% do tempo conectado!!

Mas, nem tudo são flores… nesta época pode ser beeeem quente e úmido, e as atrações podem ficar bem mais lotadas. Ah, claro, como é a época mais cheia, os preços dos hotéis podem ficar mais altos.

Por outro lado, o inverno europeu – dezembro a fevereiro – pode ser um pouco rigoroso para quem não gosta de frio. Em Praga as temperaturas ficam em torno de 0ºC, frequentemente negativas e a cidade pode ficar coberta de neve.

Mas as cidades da Europa são adaptadas ao frio, com aquecedores em todos os ambientes internos. E, para as áreas externas, basta usar as roupas adequadas!

Se você quer um meio termo, com temperaturas agradáveis, o mais aconselhável é ir durante a primavera (março a junho) ou o outono (setembro e dezembro). Essas são as melhores épocas do ano para visitar Praga.

Em relação ao outono, é bom ficar de olho, porque a partir de novembro já começa a fazer frio, não tanto quanto no inverno, mas já começa a esfriar.

clima em praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Se você gosta de frio e neve – nós amamos! – pode ir para Praga no inverno!

Quantos dias em Praga?

Isso é algo muito relativo… se você só tiver um dia, é melhor do que nada, então, corra pra conhecer o mais que puder! Se tiver mais, poderá organizar com mais calma seu roteiro.

Acho que, para ter uma ideia geral da cidade, poder caminhar com calma por suas ruas, sentir o espírito da cidade, uns três dias está de bom tamanho.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República TchecaQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Documentação necessária para visitar a cidade de Praga

A República Tcheca faz parte da União Europeia e, como em todos os países do Bloco, não há a necessidade de visto para brasileiros entrarem no país, desde que a viagem dure no máximo 90 dias.

O que você precisa é apresentar um passaporte com validade mínima de 6 meses antes da viagem.

Por obrigação, não é preciso apresentar nenhum documento a mais, mas… é sempre aconselhável estar com suas reservas de hotel em mãos (ou carta-convite, caso vá para casa de alguém) e passagem de volta. Ah, e comprovação de renda também é sempre interessante ter em mãos, em qualquer viagem.

Seguro viagem para Praga

Não precisamos do visto, mas, como em todos os países da União Europeia e dos que fazem parte do Tratado de Schengen, o que é o caso da República Checa, é obrigatório que tenhamos um seguro viagem Europa com no mínimo 30 mil euros de cobertura em saúde.

Portanto, mesmo que não seja o costume solicitar a apólice do seguro na entrada, é absolutamente importante que você viaje assegurado.

Mesmo que não fosse obrigatório, um seguro poderá te ajudar em praticamente quaisquer situações de dificuldade que você possa ter, como perda ou atraso em bagagem, perda ou atraso de voo, acidentes ou problemas de saúde, perda de documentos, etc.

Para encontrar o seguro viagem ideal para você, sugerimos fazer uma pesquisa em um comparador de seguros, o qual vai buscar em diversas empresas aquele que tem o melhor custo-benefício e o mais recomendado para sua viagem.

Com desconto! => Pesquise aqui o melhor seguro viagem Europa para sua viagem

cidade de praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
A cidade de Praga gurda encantos em cada cantinho…

Qual a língua que se fala em Praga?

Depois de tantas dominações em tão pouco tempo, qual é o idioma falado em Praga?

Pois saiba que a língua oficial da República Tcheca é o tcheco, língua de origem eslava.

É possível se comunicar em inglês em Praga, cidade turística, especialmente nas partes mais movimentadas, ficando mais difícil em áreas menos turísticas. Com os mais velhos, ainda é mais fácil falar alemão ou russo do que inglês – lembrando aqui que a região já foi de domínio alemão e russo.

Qual o fuso horário de Praga?

A diferença oficial de fuso horário entre a República Checa e o Brasil é de 4 horas a mais (em relação ao horário de Brasília).

Isso muda quando a República Checa adere ao horário de verão (do verão de lá, claro!), o que ocorre entre o último domingo de março e o último domingo de outubro. Nesse período, a diferença sobe para 5h a mais.

Pesquise opções de hospedagem em Praga aqui!

relogio de Praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
O Relógio Astronômico de Praga cidade maravilhosa

Qual é a moeda usada na cidade de Praga?

A República Checa faz parte da União Europeia, mas não adotou o euro. Então, o país tem a sua moeda própria, que é a coroa tcheca (CZK). Em tcheco chama-se koruna (Kč).

Existem moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 Kč  e existem notas de 100, 200, 500, 1000, 2000 e 5000 Kč.

O melhor, ao invés de sair do Brasil com coroas tchecas, é levar euros ou dólares para trocar quando chegar lá, em qualquer casa de câmbio. Pesquise antes se eles cobram comissão, pois tem agências que cobram (e te entrega menos dinheiro, descontando a comissão) e outras que não cobram. Pergunte antes de entregar o dinheiro o quanto eles pagariam pela quantidade de euro ou dólar que você tem e faça as contas pela cotação deles.

Se você precisar muito, uma informação interessante achada no Praga Boêmia é que dá pra trocar reais por coroas tchecas em uma casa de câmbio em Praga: a Praha Exchange, na rua Havelská, 6/522.

 

Mapa da cidade de Praga

Cortada pelo rio Moldava, os pontos turísticos de Praga estão nas duas margens do rio, unidas por diversas pontes, em especial pela Ponte Carlos (Charles Bridge), a principal, mais bonita, mais antiga e uma das principais atrações de Praga.

mapa da cidade de praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca

Como se locomover pela cidade de Praga

O ideal, acredite, é conhecer a cidade de Praga a pé. São muitos prédios históricos, monumentos, igrejas, pontes, torres, praças, belezas que estão lado a lado, quarteirão a quarteirão.

Foi o que fizemos quando fomos. É fácil, gostoso, você vai admirando a cidade…

Para isso, é fundamental estar em um hotel em Praga bem localizado. Veja, por exemplo, esta seleção de hotéis bem no centro de Praga! E, também, leia nossas dicas sobre onde ficar em Praga: melhores bairros.

Vale a pena! => City Tour de ônibus, barco e a pé

como se locomover em praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Pegamos chuva, mas não deixamos de ir a lugar nenhum!! E fomos a pé!

Mas, é claro que algumas atrações ficam mais longe e não dá pra ficar perdendo muito tempo andando demais só pra chegar nelas. Neste caso, você terá que pegar algum transporte público.

De qualquer forma, sobre o transporte em Praga você não precisa se preocupar, porque o sistema de transporte público em Praga é excelente, o qual você pode aproveitar para ir às atrações mais distantes sem nenhum problema.

Em Praga, cidade bem estruturada, o sistema de transporte público é composto por ônibus, bondes, metrô, ferries e funicular.

Para andar em qualquer um deles, você precisa de um bilhete que deve ser comprado antes de subir no veículo e que deve ser validado nas máquinas de validação que ficam nas estações.

Preste atenção nisso, porque, se não validar ou se estiver sem bilhetes, algum fiscal pode entrar e pedir e, se estiver irregular, é multa na certa!

Os bilhetes podem ser comprados em estações de metro, centros de informação de transporte, hotéis, quiosques de jornais, centros comerciais, e também nas máquinas de venda de bilhetes, situadas nas estações de metro ou perto de algumas paradas de bondes e ônibus.

Os bilhetes têm validade por tempo, por isso têm que ser validados, para saber quando você começou a utilizá-lo. E custam:

  • 30 minutos por 24 CZK,
  • 90 minutos por 32 CZK,
  • 1 dia por 110 CZK,
  • 3 dias por 310 CZK
praga o que fazer - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Os transportes públicos em Praga funcionam muito bem e cobrem toda a cidade

Metrô em Praga

O Metrô de Praga tem 3 linhas que são demarcadas por letras e cor:

  • cor verde (linha A),
  • cor amarela (linha B),
  • cor vermelha (linha C)

O metro funciona diariamente das 5h às 24h. O intervalo de tempo entre as saídas do metro é de aproximadamente 2-3 minutos durante as horas de ponta do dia útil e 4-10 minutos durante as horas fora do horário de pico.

Transporte => Ônibus turístico Hop On Hop Off

metro em praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
É fácil andar de metrô em Praga, bem sinalizado

Ônibus em Praga

Com o seu bilhete validado você também pode utilizar os ônibus em Praga, sobre quais os horários estão disponíveis em cada parada.

Bonde em Praga

Em Praga você também pode se locomover por bondes (conhecidos como tram), que circulam das 4:30 da manhã à meia-noite. Para saber os horários, eles estão afixados em cada parada.

transporte publico em praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Os bondes passam constantemente por toda Praga

Se você quiser saber como utilizar o transporte público em Praga, veja este post de nosso parceiro, o blog Para Viagem.

Top 10 da cidade de Praga: o que visitar?

Cidade muito antiga, que passou por tantas histórias, que sofreu a dominação e influência de inúmeros povos e que, de quebra, preservou todo o seu patrimônio histórico, social e cultural… essa é a capital da República Checa, a cidade de Praga.

Nem preciso dizer que os pontos turísticos de Praga são inúmeros e que não falta o que fazer em Praga, né?

Você pode ficar andando a esmo pela cidade e já será um super passeio, de encher os olhos de tanta beleza. Mas, ao organizar o seu roteiro em Praga, tem alguns pontos turísticos que você não tem como deixar de conhecer.

Pra começar, você vai caminhar pela Cidade Velha, o centro histórico de Praga, com sua grande praça. A Ponte Carlos é imperdível, unindo as duas margens sobre o rio moldava, unindo a Cidade Velha à Cidade Pequena.

Cidade de Praga 1 - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Foto: Pixabay

O Castelo de Praga, que é o maior castelo do mundo, também tem que estar em seu roteiro em Praga, assim como a bela Catedral de São Vito. Visitar um cemitério pode parecer macabro, mas neste caso, vale a pena. O Cemitério Judeu de Praga é considerado um dos mais interessantes cemitérios do mundo, e vale a visita.

Uma parte mais moderna de Praga também pode ser visitada com o Muro de John Lennon, onde você vai ver muitas pinturas em homenagem ao artista e com a Casa Dançante, estiloso e super interessante conjunto arquitetônico.

E, na parte cultural, uma visita ao Museu Franz Kafka, também é indispensável, para conhecer um pouco mais sobre este grande autor Tcheco, nascido mesmo em Praga e ao Museu do Comunismo, que conta a história do regime no país.

Por fim, você pode subir à Torre Petrin para ter uma vista lindíssima de toda Praga.

Descubra => Passeios em Praga e arredores

praga republica tcheca - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Andar pela cidade de Praga admirando suas belezas – como o monumento do mestre Jan Hus – faz parte do seu roteiro

1. Cidade Velha

A Cidade Velha de Praga (Staré Město), como o nome diz, é a parte mais antiga da cidade. Situa-se ao lado direito do rio Moldava (Vltava) e é ligada à Malá Stran (a Cidade Menor, ou Inferior) pela Ponte Carlos.

É ali o Centro Histórico de Praga, e talvez a maior atração seja a Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí), a mais antiga da cidade, construída no século XII.

Ao  redor da praça encontram-se inúmeros prédios interessantes e que merecem sua atenção: o prédio da Prefeitura da Cidade Velha; a igreja de Nossa Senhora de Tyn, em estilo gótico; a igreja de São Nicolau, em estilo barroco; o Palácio Kinsky; a casa gótica Sino de Pedra; o monumento do mestre Jan Hus.

Além deles, um que você TEM que parar e prestar atenção é o edifício da Câmara Municipal, construído em 1338, com o famoso Relógio Astronômico de Praga (Staroměstská radnice s orlojem), edifício que você pode visitar, incluindo as salas históricas, a torre e a parte subterrânea.

A cada hora cheia, entre 9h e 23h, podem-se ver desfilando, por janelas que se abrem na torre, imagens dos doze apóstolos.

Ingressos antecipados aqui => Tour de 3 horas em Praga com entrada na Torre do Relógio Astronômico

relogio astronomico de praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Parte do Relógio Astronômico da Torre da Câmara Municipal, na Praça Central da Cidade Velha de Praga

2. Ponte Carlos

É a ponte mais antiga de Praga, construída em 1357 por Carlos IV, antigo Rei da Boêmia. Ela atravessa o rio Moldava unindo as duas margens, à direita a Cidade Velha, à esquerda a Cidade Pequena.

Foi construída com blocos de arenito e, logo na entrada da ponte em cada uma das margens do rio, foi erguida uma torre de vigia (Torres do Bairro Pequeno e Torre da Cidade Velha).

turista profissional em praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
A Ponte Carlos está sempre lotada de turistas – como toda Praga. Ao fundo, um das torres de observação.

A ponte toda é decorada com esculturas em seus pilares, colocadas entre os séculos XVII e XIX. São no total 30 estátuas, das quais a mais famosa é a estátua do São João Nepomuceno, a primeira a ser colocada, em 1683.

João Nepomuceno era o vigário-geral do arcebispo de Praga. Conta a lenda que, em 1393, ele tomou uma confissão da rainha Sophia e, como manda a igreja, se recusou a contar os pecados dela para o rei Venceslau IV. O rei mandou jogá-lo no rio. Em 1729, ele virou santo.

Como as crenças e lendas fazem a história mais divertida, dizem que tocar na imagem do São João Nepomuceno na placa em bronze colocada embaixo da estátua dele na Ponte Carlos garante que você voltará a Praga.

Bom… ainda não voltei, mas com certeza vou!

Veja a Ponte Carlos de outro ângulo: Cruzeiro de 2 Horas com Almoço no Rio Moldava

sao joao nepomuceno ponte carlos lenda - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
O certo seria eu tocar na imagem dele sendo jogado ao rio… será que foi por isso que eu ainda não voltei à Praga? rs…

3. Castelo de Praga

O principal ponto turístico de Praga com certeza é o Castelo de Praga, nada menos do que o maior castelo do mundo. Segundo o Guinness Book, é o maior complexo de castelos contínuos do mundo, com uma área de quase 70.000 m².

O Castelo de Praga foi fundado no século IX, por volta do ano 880. Ele foi a residência dos reis da Boêmia e atualmente, desde 1918, é a sede da presidência da República Tcheca.

Lá é realmente imenso – dedique um bom tempinho pra visitá-lo – cheio de palácios históricos, diversas igrejas de vários estilos arquitetônicos, parques, jardins, ruínas de edifícios do século 10…

Alguns de suas construções e pontos turísticos são:

  • a Catedral de São Vito,
  • o antigo Palácio Real 
  • a Basílica e Convento de São Jorge
  • as torres Daliborka, Negra, Branca e da Pólvora,
  • a Rua de Ouro.

Ah, outra vantagem de visitar o Castelo de Praga é a vista que se tem da cidade lá do alto… tanto é que dá pra ver o Castelo no alto da colina de diversos pontos da cidade.

castelo de praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
O Castelo de Praga no alto da cidade, visto da Ponte Carlos, com a estátua de São João Batista na frente

Veja aqui todos os passeios e excursões para o Castelo de Praga que você pode fazer para aproveitar melhor a sua visita.

4. Catedral de São Vito

A construção da Catedral de São Vito em Praga demorou vários séculos, tendo iniciado em 1344, mas somente terminada entre os séculos 19 e 20.

Como muitas igrejas históricas, na Catedral de São Vito nós vamos encontrar diversas sepulturas de pessoas importantes da época do Império, como por exemplo o túmulo de São Venceslau – conhecido como O Rei Bom, patrono do país -, de São João Nepomuceno e dos imperadores Carlos IV e Rodolfo II.

Passe um tempinho admirando sua arquitetura, repleta de rendas de pedra, detalhes impressionantes e vitrais coloridos – principalmente a janela com a arte de Alfons Mucha, importante pintor tcheco.

Se tiver força e disposição, suba à torre e admire Praga do alto, vendo diversos monumentos da cidade, descobrindo porque Praga é conhecida como “a Cidade das Cem Torres”.

Dica => Tour pelo castelo em pequeno grupo com guia e ingresso

catedral de sao vito praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Uma pequena parte da imponente Catedral de São Vito em Praga

5. Cemitério Judeu

O Cemitério Judeu de Praga teve seu início com 1439, com a mais antiga tumba, do rabino Avigdor Kara, até 1787. É, provavelmente, o mais antigo cemitério judeu da Europa.

O cemitério tem uma peculiaridade: estima-se que existam cerca de 12 mil sepulturas (com milhares de lápides visíveis) espalhadas, mas, na realidade, podendo ter até mais de 100 mil.

Isso porque o cemitério cresceu verticalmente, com vários corpos sendo enterrados uns em cima dos outros, por questões de espaço.

O Cemitério Judeu está situado em Josefov, antigo bairro judeu de Praga, sendo ali, durante mais de três séculos, o único lugar onde era permitido enterrar judeus na cidade.

passeios em praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Faça um passeio guiado pelo bairro judeu e pelo cemitério judeu de Praga

6. Ilha de Kampa e Muro John Lennon

Kampa é uma ilha no rio Moldava, na altura da Ponte Carlos, ao lado da Cidade Pequena (Malá Strana), separada desta, na verdade, por um estreito canal artificial, navegável, denominado Corrente do Diabo (Čertovka), que havia sido construído para abastecer moinhos de água que, porém, não existem mais.

Dá pra chegar até ela ao final da Ponte Carlos, pela rua Ulice Na Kampě.

É nesta pequena ilha que se encontra, além de construções históricas, o Muro de John Lennon. É um muro repleto de pinturas e grafites em homenagem ao ex-Beatles, iniciadas desde a década de 1908, após a morte do cantor.

IMPERDÍVEL!! => Excursão turística de Praga por Segway e E-Scooter – com Muro de John Lennon

ilha de kampa praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Aqui podemos ver um pedaço da Ilha de Kampa (à direita), separada da Cidade Pequena (à esquerda) pelo canal Corrente do Diabo (ao centro). Na parte de baixo da foto, a rua que dá acesso à ilha. Foto tirada de cima da Ponte Carlos.

7. Museu Franz Kafka

Para quem ama literatura e a obra de Kafka, a visita a este museu – um dos principais pontos turísticos de Praga – é imperdível.

Museu Franz Kafka tem em seu acervo diversas peças relativas à obra e à vida do autor, como as primeiras edições dos seus trabalhos, além de cartas, diários, manuscritos e fotografias.

Franz Kafka nasceu em Praga (1883-1924) e, por isso, sua literatura está repleta de referências à cidade e região. Para saber mais a respeito do acervo, consulte o site do museu.

Para quem gosta das lembrancinhas, o Museu Franz Kafka possui ainda uma lojinha com diversos produtos relacionados ao escritor e suas obras.

Veja os hotéis com a melhor localização em Praga

Museu Franz kafka 2 - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Interior do museu – foto do site oficial

8. Casa Dançante

Mais uma das faces modernas de Praga, a Casa Dançante é um prédio de escritórios com um formato inusitado. projetado pelos arquitetos Vlado Milunić e Frank Gehry, do Canadá.

O nome Casa Dançante vem justamente do formato, que lembra duas casas… dançando! E o projeto foi inspirado justamente em dois atores/dançarinos famosos: a torre em pedra simboliza Fred Astair e a torre em vidro, sua parceira Ginger Rogers.

casa dancante praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Casa Dançante, em Praga – Foto de Samuel Santos

9. Museu do Comunismo

Outro ponto turístico de Praga, mas que nem sempre está na lista de o que fazer em Praga quando os turistas fazem o seu roteiro, é o Museu do Comunismo, que conta a história do regime no país.

O museu reúne um  acervo de fotos, vídeos e documentos ligados à época comunista em Praga.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


10. Torre Petrin

Torre Petrin é uma espécie de réplica da Torre Eiffel, mas bem menor, com cerca de 64 metros de altura.

Ela foi construída em 1891 como uma torre de transmissão, tornando-se, depois, um dos pontos turísticos de Praga.

É possível subir ao topo e ter uma visão incrível da cidade de Praga.

torre petrin praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
A Torre Petrin e a vista da Ponte Carlos lá de cima – Foto: Toni Escuder

Onde ficar em Praga

Na hora de escolher onde ficar em Praga, é importante saber o seu estilo de viagem, o que você quer encontrar perto do hotel e também, claro, quanto pode gastar com hospedagem.

Praga é uma cidade muito bem servida de hotéis de todos os tipos, pois há hospedagem em Praga mais econômicas, tipo hostels com quartos compartilhados, até hotéis luxuosos.

E você tem que ver, também, a localização da sua hospedagem em Praga. Se você quer ficar perto de todas as atrações, por exemplo, o melhor é ficar no distrito denominado Praga 1, onde estão diversos pontos turísticos de Praga, como o Castelo de Praga , a Praça da Cidade Velha , a Ponte Carlos e o Bairro Judeu.

Para ajudar você a decidir, leia aqui mesmo as nossas dicas de onde ficar em Praga, com sugestões de alguns hotéis.

Faça uma busca detalhada para encontrar a sua hospedagem em Praga aqui!

Onde ficar em Praga Motel One - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Que tipo de hotel em Praga você procura?

Passeios bate e volta a partir da cidade de Praga

Aproveite que você está em Praga, se tiver mais tempo, e vá conhecer cidades e atrações que ficam por perto. Você pode fazer isso por conta própria – neste caso, estar com o carro alugado é interessante – ou por excursão.

Cesky Krumlov

Český Krumlov é uma cidade a 165 km ao sul de Praga, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Sua construção data do século XIII, assim como o seu Castelo. Você vai ver casas com arquitetura medieval gótica, renascentista e barroca bem preservadas e originais.

Ela, assim como Praga, também está às margens do rio Moldava.

Imperdível => Saindo de Praga: viagem de um dia autoguiada a Český Krumlov

cesky krumlov - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Foto: Pixabay

Karlovy Vary

Outra linda cidade antiga da República Tcheca, Karlovy Vary fica a cerca de 130 km a oeste de Praga, na parte mais ocidental do país.

Foi fundada em 1370 por Carlos IV, e atualmente é conhecida pelas águas termais, pelo Festival Internacional de Cinema, pelo Licor Becherovka, por ter sido cenários de alguns filmes (entre eles 007, Cassino Royale) e pelos cristais da marca Moser.

passeios praga excursao - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Faça um passeio de um dia para Karlovy Vary saindo de Praga

Castelo de Karlštejn

O Castelo de Karlštejn está localizado a cerca de 30 km de Praga, no vilarejo chamado Karlštejn. É um dos castelos mais famosos e mais visitados do República Tcheca. Construído em 1348 por Carlos IV, está em perfeito estado. O castelo serviu ao rei como local para a guarda de seus tesouros reais, como jóias e relíquias de santos.

Viagem de meio dia ao Castelo Karlštejn saindo de Praga

castelo republica tcheca - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Faça uma visita guiada ao Castelo – Foto do site oficial

Kutná Hora

Cidade a cerca de 80 km a leste de Praga, mais uma cidadezinha da Boêmia Central pra você conhecer facilmente em um bate e volta de Praga.

 

Terezín

Indo agora para o norte de Praga, em cerca de 60 km, ou 45 minutos de carro, você chega a Terezín, uma cidade da República Checa. Mas, o que chama a atenção lá é uma antiga fortaleza militar que, durante a Segunda Guerra Mundial abrigou um campo de concentração nazista, o campo de concentração de Theresienstadt (em alemão).

Saindo de Praga: Excursão de 5 Horas ao Monumento de Terezín

campo de concentracao de terezin praga - Cidade de Praga: dicas de viagem pra capital da República Tcheca
Campo de Concentração de Terezíjn, na República Checa – Foto: Get Your Guide

Cidade de Praga: conclusão

A conclusão que podemos chegar, depois de tudo isso, é que você TEM que visitar Praga!

Na sua próxima viagem à Europa, não deixe a capital da República Checa de lado. Vá, passeie pelas suas ruas, observe cada detalhe, pare nos cafés em Praga, imperdíveis e cheios de história, conheça os museus, tire muitas fotos…

E, depois, nos diga: Praga é ou não é uma das cidades mais bonitas do mundo?

Boa viagem!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Um comentário
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *