Roteiro por 7 pequenas cidades da Alemanha que você, provavelmente, nunca ouviu falar

Quando se pensa em viajar para a Alemanha, as cidades que nos vêm à mente são, geralmente, as mais conhecidas e maiores cidades da Alemanha, como Berlim, Munique, Heidelberg, Hamburgo, Colônia ou Frankfurt. Até porque muitos voos vão direto para algumas delas. Mas existem outras dezenas de lindas e pequenas cidades da Alemanha que valem a visita.

E, provavelmente, você nunca ouviu falar delas!

Considere que a Alemanha tem cerca de 82 milhões de habitantes e somente cerca de 10% vivem nestas cinco principais cidades da Alemanha, acima citadas, e você pode ter uma ideia do quanto há para explorar.

Isso não é uma exclusividade alemã; na verdade, grande parte das belezas e atrações de qualquer país está escondida em seu interior, onde podemos ver a verdadeira alma do lugar.

Mas, não se desespere: nós também fomos um pouco relapsos em relação à Alemanha nas nossas idas pra lá. Mas acabamos por conhecer um pouco mais do seu interior – e destas lindas cidades que vamos apresentar aqui pra vocês – quando recebemos o convite da Comissão Europeia de Turismo (ETC) para participar do The Visit Europe Blogger Experience, fazendo um roteiro de 5 dias pela trilha Huguenote e Waldensian na Alemanha e na Suíça.

Se você não sabe por onde começar para explorar o interior da Alemanha, siga este roteiro que fizemos e aproveite para conhecer a trilha dos huguenotes e dos valdenses.

cidades da Alemanha

É um caminho recheado de história, que conta a saga de um povo que fugiu da perseguição religiosa na França de Luís XIV, quando, em outubro de 1685, o rei revogou o Edito de Nantes – promulgado em 1598 pelo rei Henrique IV e que regulamentava os direitos dos protestantes franceses, chamados de huguenotes.

Com isso, os protestantes começaram a ser perseguidos e, consequentemente, fugiram da França rumo à Alemanha e Suíça.

O mesmo ocorreu com os Waldesians – protestantes seguidores de Peter Waldo – que também deixaram suas terras à procura de lugares mais tolerantes e com liberdade religiosa.

E estas cidades da Alemanha que vamos apresentar foram, em grande parte, construídas por estes refugiados. Nelas, encontramos museus, igrejas e muitos descendentes orgulhosos deste povo, que preservam até hoje suas memórias.

Vamos a elas!

☛ Leia também: 

Lindas cidades da Alemanha…

… que, provavelmente, você nunca ouviu falar. E é quase certo que, se você não pesquisou sobre o interior da Alemanha, nunca pensou em visitá-las.

A melhor forma, com certeza, é alugar um carro e ir ao seu ritmo, passeando pelas redondezas, tendo liberdade de tempo e facilidade de locomoção, podendo explorar a região a cada parada. Veja aqui as opções garantidamente mais baratas para alugar um carro na Alemanha: pesquisar aluguel de carro na Alemanha

Que tal pensar a respeito?

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Oberderdingen

Oberderdingen é o lugar perfeito para começar a sua viagem ao longo da trilha huguenote e Waldensian. Ela fica a cerca de uma hora de carro de Stuttgart.

Para quem gosta de vinhos, também é um ótimo lugar pra começar a viagem, pois Oberderdingen está no meio da região vinícola de Stromberg-Heckengäu. A região é uma grande produtora de vinhos, com centenas de hectares plantados com vinhedos. Quando fomos, pudemos provar alguns vinhos.

vinhos da alemanha

Não deixe de passear a pé pelas suas ruas, especialmente as que estão no entorno da praça principal da cidade (Marktplatz). O melhor desta cidade alemã é caminhar e observar suas casas, que são uma formosura. Você vai ver casinhas no melhor estilo alemão, quintais com hortas, janelas com lindos enfeites e jardins floridos.

o que fazer na alemanha

Aproveite o tempo – que passa devagar – e sente-se num dos restaurante, peça um vinho e desfrute.

No distrito de Grossvillar você pode encontrar uma igreja construída pelos Waldesians e um pequeno museu dedicado à memória destes refugiados. A igreja é típica deste povo, pois encontramos outras, em outras cidades, com as mesmas características: pequena, simples, sem imagens e com uma decoração bem singela. E o museu é uma casa reformada pelos próprios moradores – como outros que encontraremos em outras cidades – com objetos e textos contando a história deles, tentando preservar a memória de seus antepassados.

igreja protestante alemanha

Na cidade, para mais informações, você pode procurar o setor de informações turísticas (Touristik-Info), onde encontrará dados sobre hospedagem, atrações, eventos, visitas guiadas e passeios. Lá você encontrará também informações sobre a produção de vinhos e uma loja com diversas produções locais:

Veja também mais informações sobre a cidade e suas atrações no site oficial, onde você encontra muito mais o que ver e fazer em Oberderdingen.

Veja mais fotos de Oberderdingen (clique para ampliar):

Por fim, se você resolver passar uns dias por lá – o que deve ser uma maravilha, veja aqui algumas ótimas opções de Guest House na cidade.

Knittlingen

Você já ouviu falar de Fausto? Sim, acho que você sabe, aquele cientista alemão que, reza a lenda, fez um pacto com o diabo e trocou sua alma por uma vida de sucesso, conhecimento e prazer sem limites.

O nome Fausto aparece em inúmeros textos literários e no teatro, e você provavelmente conhece pelo menos uma história inspirada por ele – como a tragédia teatral “Fausto”, de Goethe; “O Mestre e Margarita”, de Mikhail Bulgakov; ou “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde.

terra do doutor fausto

Talvez o que você não saiba é que o personagem de Fausto foi inspirado em uma pessoa real. Seu nome era o Dr. Johann Georg Faust (1480-1540), um médico, mago e alquimista que nasceu nesta cidade alemã, em Knittlingen, município vizinho a Oberderdingen.

A cidade tem um museu inteiro dedicado a ele, contando sua história e sua obra, situado na casa onde ele nasceu.

onde fausto nasceu alemanha
Museu do Fausto, à esquerda

E, mesmo sendo uma cidade pequena, há mais para se ver e fazer. A noite pode ser animada, com bons restaurantes com comidas de todo o mundo, pubs e mesmo locais para dançar.

Se você duvida, dá uma olhada no site oficial da cidade sobre o que fazer em Knittlingen, entre eventos, atrações, passeios, visitas guiadas, etc. Está em Alemão, mas tem a opção de Espanhol.

E se por acaso você resolver ficar por lá uma noite, pesquise aqui algumas opções de hospedagem em Knittlingen

Maulbronn

A próxima das cidades da Alemanha que você pode conhecer é Maulbronn. É outra linda cidadezinha típica que vale a pena dar uma parada, andar por suas ruas, conhecer alguns pontos… O principal deles, que faz a fama da cidade, é um dos mosteiros medievais mais bem preservados da Europa – o Mosteiro de Maulbronn, eleito Patrimônio Mundial da UNESCO em 1993.

O monastério tem, em sua propriedade, além do prédio principal, várias construções que servem a finalidades diversas. E todo o complexo está rodeado por campos exuberantes e da Floresta Negra (Schwarzwald), deixando o monastério imerso em áreas verdes com plantações e até um lago nos arredores.

mosteiro de maulbourn

É um lugar perfeito para fazer uma pequena caminhada e para contemplação. Veja as fotos (clique para aumentar):

Aproveite que fez uma caminhada e pare em um restaurante para provar um prato típico alemão que, dizem, foi criado pelos cistercienses do mosteiro de Maulbronn: o Maultaschen. É um tipo de ravioli, quase que pacotes de massa cheios de carne.

Reza a lenda que, como durante a Quaresma os católicos devem se abster de carne, os monges criaram o prato para que a carne ficasse “escondida”, aos olhos de Deus, sob a massa… Por isso, um apelido para o prato, entre os alemães, é Herrgottsbescheißerle, que significa algo como como “pequenos trapaceiros de Deus”.

o que comer na alemanha

Nós ficamos no Hotel Klosterpost, bem perto do Monastério, que antigamente era uma casa de hóspedes para os monges, então, é simples, mas confortável e com café da manhã.

hotel na alemanha

Se você quiser ver outras opções de hospedagem, procure aqui:

Mühlacker

Seguindo nosso roteiro pelas pequenas cidades da Alemanha, você pode seguir para Mühlacker. Especialmente se o dia estiver bonito, com sol, vale a pena dar uma entrada na cidade para conhecer e passear pelo Gartenschau Enzgärten.

Mapa do Gartenschau Enzgärten
Mapa do Gartenschau Enzgärten (clique para ampliar)

Trata-se de um enorme parque urbano, cheio de atrações para toda a família: áreas de descanso, recreação para a criançada, lago, trilhas, restaurantes, muitas brincadeiras e jardins super floridos. Ele é cortado por um enorme rio, lindo.

Quando fomos, estava cheio, com todo mundo querendo aproveitar o calorzinho, muitas famílias aproveitando todas as atividades que o imenso parque oferece.

Veja um pouco de como ele é nas fotos abaixo (clique para aumentar):

Mas Mühlacker ainda tem outras atrações como igrejas, castelo, ciclismo e trilhas. Veja o que fazer em Mühlacker no site oficial da cidade (em Alemão, traduza, se precisar).

Pinache

Uma pequena cidade alemã com pouco mais de 1.000 habitantes, Pinache tem realmente conservado seu caráter valdense, inclusive no nome, afrancesado. É lá que está a mais antiga igreja valdense na Alemanha, que remonta ao ano de 1721, assim como um pequeno mas muito informativo museu que conta a história dos Waldesians na cidade.

igreja Pinache - Roteiro por 7 pequenas cidades da Alemanha que você, provavelmente, nunca ouviu falar

Se você quiser dar uma paradinha para almoçar e comer pratos típicos valdenses, como um guisado de carne com cerejas ou batatas assadas com queijo e cogumelos, pode aproveitar o restaurante chamado “Gasthaus Kelter Pinache“. Ele fica logo atrás da igreja.

Aliás, tudo na cidade é muito perto, claro. Você pode caminhar por ali, conhecer a igreja, o pequeno museu e o restaurante em pouco tempo. Ver o tempo passar e ver o passado ao mesmo tempo.

Quando fomos, pudemos desfrutar de um maravilhoso café com bolo, no jardim aos fundos da igreja, organizado por por uma senhorinha em trajes típicos dos Waldesians. Foi como uma viagem ao tempo!

cidades da alemanha

Calw

Calw é simplesmente linda e talvez a mais conhecida das cidades da Alemanha apresentada nesta nossa lista. Ela é o berço do escritor e vencedor dos prêmios Goethe e Nobel (ambos em 1946), Hermann Hesse.

Dizia ele que a cidade mais bela de todas que conhecera era Calw, no rio Nagold, uma pequena cidade cercada pela Floresta Negra. E, provavelmente, ele tem razão, ela é realmente das mais belas que fomos, com casas antigas bem conservadas, coloridas e muitas flores.

calw Alemanha

Nesta cidade, você pode se deter um pouco mais. Tem bastante coisa pra fazer. Comece seu passeio pelo Hermann-Hesse Museum, para conhecer um pouco mais deste famoso escritor nascido em Calw. Você vai ver que ele é a toda hora homenageado como filho ilustre da cidade, dando nome a ruas, estátuas e outras lembranças.

E você vai notar que, por toda a cidade, tem placas indicativas com o “Hermann Hesse Weg”, ou o Caminho de Hermann Hesse: locais que têm relação de alguma forma com o escritor.

Caminhe um pouco pelas ruas da cidade, admire as casinhas tipicamente alemãs e o seu Centro Histórico. Visite a igreja de St. Peter e faça uma pequena trilha pela Floresta Negra. A vista da cidade é linda lá de cima.

menores cidades da alemanha

Veja mais opções de atrações no site oficial de Calw.

Se você quiser aproveitar um pouco mais a atmosfera local e ficar uma noite por lá, veja essas opções de hotéis em Calw, Alemanha

Neuhengstett

Pertinho de Calw fica Neuhengstett, um distrito do município de Althengstett, na borda norte da Floresta Negra, que foi fundada em 1700 por refugiados religiosos do Piemonte – uma cidadezinha que, como Pinache, não vai te impressionar pelo seu tamanho, mas pela beleza e simplicidade.

E, também como Pinache, Neuhengstett tem bem marcados os passos dos Huguenotes e Waldesians. Há um museu Waldensian bonitinho, que mantém até hoje uma casa que faz te sentir como tivesse viajado no tempo. Pra quem gosta, é muito legal entrar na casa e sentir a atmosfera antiga.

7 cidades alemas

Mas Neuhengstett ainda guarda uma surpresa, uma atração diferente: é o “Die Rosengärtnerei” – uma grande produção de rosas que servem para diversos fins, desde essências, sabonetes até uma espécie de ‘champanhe’ delicioso. Um lugar perfeito para recarregar suas baterias e se encantar com as dezenas de tipos de rosas diferentes cultivadas.

Então, você já ouviu falar de alguma dessas pequenas e adoráveis cidades da Alemanha? Se não, você considera visitar algum destes lugares?

Se você pensa que um dia pode ir, veja o mapa abaixo e perceba que elas são bem pertinho uma das outras, ou seja, é um roteiro fácil de fazer!

Roteiro por pequenas cidades da Alemanha
Fonte: Google Maps [clique para abrir o mapa]

Existem outras cidades alemãs bonitas que você visitou e recomendaria altamente? Diga para nós.

Boa viagem!

O Turista Profissional viajou a convite da Comissão Europeia de Turismo e do Iambassador.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here