Por: Turista Profissional - Atualizado em 27/03/2020

Cliffs of Moher é um nome que você vai escutar muito se pretender viajar para a Irlanda.

Localizado na costa oeste da ilha irlandesa, à beira do Oceano Atlântico, os Cliffs são uma extensão de 8 km de penhascos com falésias e já entrou nas listas das maiores maravilhas do mundo. Não é à toa, já que a formação geológica tem marcas nas rochas datadas de 300 milhões de anos!

A visitação aos Cliffs of Moher na Irlanda é um dos passeios que não pode ficar fora do seu roteiro, mesmo que você esteja do outro lado da ilha, em Dublin, capital do país. Isso porque a Irlanda não é grande e dá pra atravessar o território de lado a lado em cerca de 3 horas de trem.

Mas o melhor é aproveitar e se hospedar na cidade de Galway, um dos pontos de partida mais próximos para os Cliffs of Moher e uma das maiores cidades irlandesas (para os padrões irlandeses, ok? Nada comparado a São Paulo, por exemplo, rsrs).

=> Economia: Seguro Viagem Irlanda (com desconto!)

cliffs or moher - Dicas para visitar o Cliffs of Moher na Irlanda

O que visitar nos Cliffs of Moher

A atração são as grandes falésias em si, que chegam até a 214 metros de altura. A visitação dos Cliffs rende um contato intenso com a natureza e uma paisagem deslumbrante, ainda mais se estiver com tempo limpo.

turista profissional irlanda - Dicas para visitar o Cliffs of Moher na Irlanda

O clima na Irlanda é composto geralmente por vento, temperaturas mais baixas (mesmo no verão) e uma garoa fina ou chuva, então, não fique triste se o dia do seu passeio estiver assim, mas agradeça se pegar um tempo bom, isso é mais raro!

A região dos Cliffs of Moher, já perto da encosta, é bem estruturada, mas nada que destoe da natureza. Há um centro para visitantes com exposição sobre o lugar, lojinha de souvenirs e comidas.

cliffs of moher centro de visitantes - Dicas para visitar o Cliffs of Moher na Irlanda
Centro de visitantes do Cliffs of Moher
cliffs of moher entrada - Dicas para visitar o Cliffs of Moher na Irlanda
Exposição dentro do Centro de Visitantes

No dia que fomos ventava MUITO e ainda chuviscava… mas, ainda assim, a visita foi incrível!

irlanda turista profissional - Dicas para visitar o Cliffs of Moher na Irlanda

A gente estava com a nossa Turistinha Profissional (só tínhamos a mais velha na época) e, quando chegamos, nem pudemos levá-la pra beira do mar. Fizemos um revezamento, enquanto o outro ficava com ela no Centro de Visitantes.

turistinhas profissionais - Dicas para visitar o Cliffs of Moher na Irlanda
Só deu pra andar com ela depois que o tempo melhorou

O vento era tão forte e frio que era difícil até tirar fotos! Chegava a vir pedrinhas de gelo batendo na gente!

inverno na irlanda - Dicas para visitar o Cliffs of Moher na Irlanda

Depois de um tempo, o clima deu uma melhorada e as nuvens dissiparam, chegando a ter um céu azul em alguns cantos.

É bom lembrar que a gente estava lá em janeiro, que é pleno inverno. Mas é algo que não podemos deixar de fazer por conta do tempo. Se é quando podemos ir, temos que ir.

cliffs of moher irlanda - Dicas para visitar o Cliffs of Moher na Irlanda

Andando um pouquinho, e já enxergando o mar, chega-se a uma bifurcação, com duas trilhas de lados opostos. A da direita leva até a Torre de O’Brien, construída em 1835 por Cornelius O’Brien para ser um ponto de observação. Tem que pagar 2 euros para subir nela e a vista de cima não é tão melhor que a outra opção de trilha.

o que fazer na irlanda - Dicas para visitar o Cliffs of Moher na Irlanda

Já se você seguir para a esquerda, caminhará diretamente pela beirada do precipício, com os 8 km de Cliffs of Moher bem ali. É possível sentar na grama perto do penhasco (só não tão perto por questões de segurança, óbvio) ou seguir a trilha observando as falésias até onde seus pés permitirem.

Leia também: Roteiro de 1 dia em Galway

irlanda cliffs of moher - Dicas para visitar o Cliffs of Moher na Irlanda

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Como chegar aos Cliffs of Moher?

Se estiver em Galway, a ida aos Cliffs of Moher é bem fácil e prática. Há diversas empresas que fazer tours de um dia para as falésias, é só escolher a que mais te agradar. No centro da cidade ficam várias agências de turismo, é bem tranquilo de encontrar.

Os penhascos ficam afastados das cidades, então, ir de transporte público de Galway não é o modo mais comum, já que fechar com as agências acaba saindo mais cômodo, mas é possível. Para isso, é preciso pegar um ônibus que passe pela rota 350. A empresa Bus Eireann (bastante conhecida em toda a Irlanda) faz o trajeto por €11,64 o trecho, saindo da estação em Galway.

turista profissional na irlanda - Dicas para visitar o Cliffs of Moher na Irlanda

Mesmo se não estiver em Galway é possível fazer um grande bate e volta com agências de tours de outras cidades irlandesas, como foi o nosso caso, que estávamos em Dublin.

Dublin é a capital da Irlanda e, como a ilha é relativamente pequena, a capital oferece tours para o país inteiro, incluindo vários bate e voltas!

Pra quem vai ficar pouco tempo na Irlanda (geralmente nestes casos as pessoas ficam nas capitais), esses tours podem ser uma boa opção. São diversas as empresas que fazem os passeios.

Aqui você tem algumas opções para já garantir com antecedência a sua vaga:

Caso esteja de carro e prefira ir de forma mais independente, também é bem tranquilo. Os Cliffs of Moher ficam a cerca de 80 km de Galway e eles oferecem estacionamento perto da entrada, que é pago. A vantagem é poder ficar o quanto tempo quiser e ainda ter a chance de ver o pôr-do-sol!

cliff of moher como chegar - Dicas para visitar o Cliffs of Moher na Irlanda

Nós fomos de excursão, pois achamos que seria muito mais cômodo e seguro. E foi. E o caminho ainda é lindo. Como dizem na Irlanda “a jornada é tão importante quanto o destino”. Então, se for de ônibus, aproveite as paisagens e as paradas que a excursão faz em outros lugares bem interessantes.

paisagens da irlanda - Dicas para visitar o Cliffs of Moher na Irlanda
A jornada é tão importante quanto o destino

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Dicas para visitar o Cliffs of Moher na IrlandaQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Quando ir aos Cliffs of Moher?

O horário em que a entrada é permitida varia de acordo com os meses do ano, já que no verão irlandês, por exemplo, o sol se põe quase dez horas da noite! Lá fica aberto o ano inteiro, com exceção dos dias exceto nos dias 24, 25 e 26 de dezembro.

Em relação aos meses mais cheios de visitantes são de abril a setembro, com pico em julho e agosto. A hora mais movimentada do dia é entre as 11h e 16h, que são os horários da maioria dos tours também. E, claro, os finais de semana sempre são mais cheios do que os dias da semana.

litoral da irlanda - Dicas para visitar o Cliffs of Moher na Irlanda

Pode acontecer de a entrada nos Cliffs of Moher estar fechada por conta das condições climáticas ou da superlotação. Lá em cima normalmente venta muito, então em um tempo muito ruim é realmente perigoso querer visitar os penhascos.

Nós moramos um tempinho no país fazendo um intercâmbio em Dublin e amamos tudo por lá: a Irlanda é linda! Não deixe de conferir todas as dicas já publicadas aqui no blog.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Turista Profissional
Este texto foi escrito por mais de um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
2 Comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *