Dicas para visitar o Cliffs of Moher na Irlanda

Cliffs of Moher é um nome que você vai escutar muito se pretender viajar para a Irlanda.

Localizado na costa oeste da ilha irlandesa, à beira do Oceano Atlântico, os Cliffs são uma extensão de 8 km de penhascos com falésias e já entrou nas listas das maiores maravilhas do mundo. Não é à toa, já que a formação geológica tem marcas nas rochas datadas de 300 milhões de anos!

A visitação aos Cliffs of Moher na Irlanda é um dos passeios que não pode ficar fora do seu roteiro, mesmo que você esteja do outro lado da ilha, em Dublin, capital do país. Isso porque a Irlanda não é grande e dá pra atravessar o território de lado a lado em cerca de 3 horas de trem.

Mas o melhor é aproveitar e se hospedar na cidade de Galway, um dos pontos de partida mais próximos para os Cliffs of Moher e uma das maiores cidades irlandesas (para os padrões irlandeses, ok? Nada comparado a São Paulo, por exemplo, rsrs).

=> Economia: Seguro Viagem Irlanda (com desconto!)

Cliffs of Moher

O que visitar nos Cliffs of Moher

A atração são as grandes falésias em si, que chegam até a 214 metros de altura. A visitação dos Cliffs rende um contato intenso com a natureza e uma paisagem deslumbrante, ainda mais se estiver com tempo limpo.

o que ver nos clifss of moher

O clima na Irlanda é composto geralmente por vento, temperaturas mais baixas (mesmo no verão) e uma garoa fina ou chuva, então, não fique triste se o dia do seu passeio estiver assim, mas agradeça se pegar um tempo bom, isso é mais raro!

A região dos Cliffs of Moher, já perto da encosta, é bem estruturada, mas nada que destoe da natureza. Há um centro para visitantes com exposição sobre o lugar, lojinha de souvenirs e comidas.

Cliffs of Moher Irlanda Centro de visitantes
Centro de visitantes do Cliffs of Moher
Exposição sobre os Cliffs of Moher
Exposição dentro do Centro de Visitantes

No dia que fomos ventava MUITO e ainda chuviscava… mas, ainda assim, a visita foi incrível!

o que fazer na Irlanda

A gente estava com a nossa Turistinha Profissional (só tínhamos a mais velha na época) e, quando chegamos, nem pudemos levá-la pra beira do mar. Fizemos um revezamento, enquanto o outro ficava com ela no Centro de Visitantes.

o que fazer na Irlanda Cliffs of Moher
Só deu pra andar com ela depois que o tempo melhorou

O vento era tão forte e frio que era difícil até tirar fotos! Chegava a vir pedrinhas de gelo batendo na gente!

Inverno na Irlanda e chuva de granizo

Depois de um tempo, o clima deu uma melhorada e as nuvens dissiparam, chegando a ter um céu azul em alguns cantos.

É bom lembrar que a gente estava lá em janeiro, que é pleno inverno. Mas é algo que não podemos deixar de fazer por conta do tempo. Se é quando podemos ir, temos que ir.

Cliffs of Moher atração turística da Irlanda

Andando um pouquinho, e já enxergando o mar, chega-se a uma bifurcação, com duas trilhas de lados opostos. A da direita leva até a Torre de O’Brien, construída em 1835 por Cornelius O’Brien para ser um ponto de observação. Tem que pagar 2 euros para subir nela e a vista de cima não é tão melhor que a outra opção de trilha.

Torre de O’Brien cliffs of moher

Já se você seguir para a esquerda, caminhará diretamente pela beirada do precipício, com os 8 km de Cliffs of Moher bem ali. É possível sentar na grama perto do penhasco (só não tão perto por questões de segurança, óbvio) ou seguir a trilha observando as falésias até onde seus pés permitirem.

Leia também: Roteiro de 1 dia em Galway

Cliffs of Moher na Irlanda

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Como chegar aos Cliffs of Moher?

Se estiver em Galway, a ida aos Cliffs of Moher é bem fácil e prática. Há diversas empresas que fazer tours de um dia para as falésias, é só escolher a que mais te agradar. No centro da cidade ficam várias agências de turismo, é bem tranquilo de encontrar.

Os penhascos ficam afastados das cidades, então, ir de transporte público de Galway não é o modo mais comum, já que fechar com as agências acaba saindo mais cômodo, mas é possível. Para isso, é preciso pegar um ônibus que passe pela rota 350. A empresa Bus Eireann (bastante conhecida em toda a Irlanda) faz o trajeto por €11,64 o trecho, saindo da estação em Galway.

vista dos cliffs of moher

Mesmo se não estiver em Galway é possível fazer um grande bate e volta com agências de tours de outras cidades irlandesas, como foi o nosso caso, que estávamos em Dublin.

Dublin é a capital da Irlanda e, como a ilha é relativamente pequena, a capital oferece tours para o país inteiro, incluindo vários bate e voltas!

Pra quem vai ficar pouco tempo na Irlanda (geralmente nestes casos as pessoas ficam nas capitais), esses tours podem ser uma boa opção. São diversas as empresas que fazem os passeios.

Aqui você tem algumas opções para já garantir com antecedência a sua vaga:

Caso esteja de carro e prefira ir de forma mais independente, também é bem tranquilo. Os Cliffs of Moher ficam a cerca de 80 km de Galway e eles oferecem estacionamento perto da entrada, que é pago. A vantagem é poder ficar o quanto tempo quiser e ainda ter a chance de ver o pôr-do-sol!

Como chegar ao Cliff of Moher

Nós fomos de excursão, pois achamos que seria muito mais cômodo e seguro. E foi. E o caminho ainda é lindo. Como dizem na Irlanda “a jornada é tão importante quanto o destino”. Então, se for de ônibus, aproveite as paisagens e as paradas que a excursão faz em outros lugares bem interessantes.

paisagens das estradas da Irlanda
A jornada é tão importante quanto o destino

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Quando ir aos Cliffs of Moher?

O horário em que a entrada é permitida varia de acordo com os meses do ano, já que no verão irlandês, por exemplo, o sol se põe quase dez horas da noite! Lá fica aberto o ano inteiro, com exceção dos dias exceto nos dias 24, 25 e 26 de dezembro.

Em relação aos meses mais cheios de visitantes são de abril a setembro, com pico em julho e agosto. A hora mais movimentada do dia é entre as 11h e 16h, que são os horários da maioria dos tours também. E, claro, os finais de semana sempre são mais cheios do que os dias da semana.

Cliffs of Moher no litoral da IRlanda

Pode acontecer de a entrada nos Cliffs of Moher estar fechada por conta das condições climáticas ou da superlotação. Lá em cima normalmente venta muito, então em um tempo muito ruim é realmente perigoso querer visitar os penhascos.

Nós moramos um tempinho no país fazendo um intercâmbio em Dublin e amamos tudo por lá: a Irlanda é linda! Não deixe de conferir todas as dicas já publicadas aqui no blog.

Boa viagem!

6 comentários em “Dicas para visitar o Cliffs of Moher na Irlanda”

  1. Olá. Muita informação valiosa na página. Viajo para Londres em outubro e de lá pretendo ir para Irlanda. Vc acha que é melhor ir de trem e pegar o ferry boat ou ir de avião? E outra dúvida… qual foi especificamente o passeio que vcs pegaram para as Cliffs? Obrigada

    Responder
    • Oi Daniele! Eu iria de avião, com certeza: mais rápido, prático e barato! Do Cliffs tem várias opções, mas basicamente todos vão so Chiffs e depois dar um tour por Galway. Boa viagem!

      Responder
  2. Olá! Vou estar 3 dias em Dublin de 18 à 21/10 e gostaria de visitar os Cliffs. Você considera que vale a pena, visto o pouco tempo que tenho em Dublin e o valor despendido nas excursões, que para duas pessoas não é tão barato assim…..

    Obrigada.
    Roberta

    Responder
    • Acho que vale: 2 dias em Dublin dá pra visitar a cidade e um pros Cliffs. Eu iria, mas isso é bem pessoal!!!

      Responder

Deixe um comentário