Como chegar e o que fazer em Nazaré – Portugal

Atualizado em 03/06/2019

Sim, Portugal é muito mais do que Lisboa.

Apesar de ser um país pequeno, Portugal é lotado de cidades maravilhosas, com encantos diferentes: há praias, séculos de história, mirantes, neve, sol e céu azul o ano inteiro.

Parece exagero, mas não é. É assim mesmo.

E, por ser um país pequeno, vale a pena, por exemplo, alugar um carro e rodar por suas cidades, indo de um extremo a outro.

Vejamos, por exemplo, o caso de Nazaré.

Como chegar em Nazaré

O que fazer em Nazaré

Uma linda e pacata cidade à beira-mar, com uma vista deslumbrante de cima de um grande penhasco. Lá de cima – para onde pode-se subir por um funicular ou de carro – tem-se a vista do mar e da praia; lá de baixo, a própria praia e a vista do penhasco.

Mas, além do quesito natureza, Nazaré também é interessantíssima do ponto de vista cultural. São cerca de apenas 10 mil habitantes, mas é lá onde se podem encontrar aquelas portuguesas típicas, com roupas tradicionais, algumas de negro, provavelmente viúvas, como reza a tradição.

Há diversas atrações em Nazaré, mas, com certeza, o mais interessante é a região do Sítio da Nazaré, no Mirante do Suberco.

É uma parte da cidade localizada acima de uma enorme falésia, com vista privilegiada e deslumbrante da cidade e da praia.

Nazaré - Portugal

Na própria região do Sítio da Nazaré, para além da vista, tem-se para visitar o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e a Capela de Nossa Senhora da Nazaré (ou Ermida da Memória).

Essa capela é pequena, mas bem interessante e guarda uma linda lenda:

Conta a Lenda da Nazaré que, na manhã de 14 de setembro de 1182, encontrando-se a região em paz com os mouros, D. Fuas Roupinho, alcaide do castelo de Porto de Mós, andava à caça nas suas terras, desporto de sua especial predilecção, quando avistou um veado, e começou a persegui-lo, seguido pelos seus companheiros.

Durante a caçada, o veado (na versão popular uma materialização do próprio demónio) dirigiu-se para o litoral em direcção a uma falésia no Sítio da Nazaré. De súbito, ficou tudo encoberto por um denso nevoeiro que se levantava do mar. Quando o cavaleiro se deu conta de estar no topo da falésia, em perigo de morte, reconheceu estar ao lado da gruta onde se venerava uma pequena imagem de nossa Senhora com o Menino e rogou, num grito desesperado, à Virgem Maria: “Senhora, valei-me!”. Imediata e milagrosamente, o cavalo estacou fincando as patas no bico rochoso suspenso sobre o vazio, o Bico do Milagre, salvando-se assim o cavaleiro e a sua montada de morte certa, enquanto que o veado se precipitava até ao Oceano, mais de cem metros abaixo.

Em preito de gratidão, o nobre cavaleiro mandou chamar pedreiros e permaneceu no local até começar a ser erigida sobre a gruta, em memória do milagre, uma pequena capela, a Capela da Memória, para ali passar a estar exposta, à veneração dos fiéis, a milagrosa imagem de origem desconhecida. Quando os pedreiros desfizeram o altar existente na gruta, encontraram um cofre em marfim, contendo algumas relíquias e um pergaminho no qual se relatava a história da pequena imagem esculpida em madeira, representando uma Virgem Negra sentada, a amamentar o Menino.” (FONTE)

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!

 

A capela fica bem na beira do mirante, tendo uma única e pequena janela com a vista da praia. É toda coberta, por dentro, com os típicos azulejos portugueses. Em uma parte, pode-se ver a imagem do cavaleiro perseguindo o veado e a Nossa Senhora salvando-o. Diz a lenda, ainda, que a rocha, na beira do abismo, traz até hoje a marca da pisada firme do cavalo, ao parar diante do vazio.

Nazaré - Portugal - Capela

Nessa mesma região, ponta da falésia, há o Forte de São Miguel Arcanjo, no extremo do Promontório.

Pode-se subir para o Sítio da Nazaré de funicular, uma espécie de trem que sobe diagonalmente pela encosta.

Tanto o forte quanto os trilhos do funicular cortando a encosta podem ser vistos nas fotos abaixo:

Nazaré - Portugal - Forte e Funicular

Lá de cima, na região do Promontório, no Forte, tem-se a visão da Praia do Norte, uma praia com grandes ventos e ondas, sendo propícia à prática de esportes como surf, kitesurf, windsurf e bodyboard.

Uma curiosidade: a maior onda do mundo foi surfada lá!

Leia mais: As melhores praias para surf em Portugal

Descendo para a cidade baixa, tem-se a visão da falésia, do Sítio da Nazaré e do forte. Espetacular.

Nazaré - Portugal - Praia do Norte

Vale a pena se perder pelas ruas da cidade e admirar seus belos casarões cobertos de azulejos, as roupas penduradas nos varais, as senhoras vestindo trajes típicos (“mulheres de Nazaré”), com suas 7 saias ou com os trajes negros – as viúvas.

Nazaré - Portugal - Casarão

Como chegar a Nazaré

Saindo de Lisboa, a Rede Expressos tem ônibus em diversos horários todos os dias, demorando 1h50 a viagem. Custo: 9,50 euros.

Funicular para subir o Promontório: Funciona das 7h15 às 21h30 (a cada 15 minutos) e das 21h30 às 24h (a cada 30 minutos). Preço: 0,90 Euro (adulto) e 0,65 Euro (criança).

Nazaré 31 12 07 13 1024x768 - Como chegar e o que fazer em Nazaré - Portugal

Nazaré 31 12 07 67 1024x768 - Como chegar e o que fazer em Nazaré - Portugal

o que fazer em Nazaré

+++ Confira aqui opções de passeios para Nazaré saindo de Lisboa.

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

✈ Vai para Portugal? Então, leia também:

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelSeguro viagem
chios de internetingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas

19 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here