Home / Portugal / Nazaré / Como chegar e o que fazer em Nazaré – Portugal

Como chegar e o que fazer em Nazaré – Portugal

Sim, Portugal é muito mais do que Lisboa.

Apesar de ser um país pequeno, Portugal é lotado de cidades maravilhosas, com encantos diferentes: há praias, séculos de história, mirantes, neve, sol e céu azul o ano inteiro.

Parece exagero, mas não é. É assim mesmo.

E, por ser um país pequeno, vale a pena, por exemplo, alugar um carro e rodar por suas cidades, indo de um extremo a outro.

Vejamos, por exemplo, o caso de Nazaré.

Como chegar em Nazaré

O que fazer em Nazaré?

Uma linda e pacata cidade à beira-mar, com uma vista deslumbrante de cima de um grande penhasco Lá de cima – pra onde pode-se subir por um funicular ou de carro – tem-se a vista do mar e da praia; lá de baixo, a própria praia e a vista do penhasco.

Mas, além do quesito natureza, Nazaré também é interessantíssima do ponto de vista cultural. São cerca de apenas 10 mil habitantes, mas é lá onde se pode encontrar aquelas portuguesas típicas, com roupas tradicionais, algumas de negro, provavelmente viúvas, como reza a tradição.

São diversas atrações na cidade, mas, com certeza, o mais interessante é a região do Sítio da Nazaré, no Mirante do Suberco.

É uma parte da cidade localizada acima de uma enorme falésia, com vista privilegiada e deslumbrante da cidade e da praia.

Nazaré - Portugal

Na própria região do Sítio da Nazaré, para além da vista tem-se para visitar o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e a Capela de Nossa Senhora da Nazaré (ou Ermida da Memória).

Esta capela é pequena, mas bem interessante e guarda uma linda lenda:

Conta a Lenda da Nazaré que na manhã de 14 de Setembro de 1182, encontrando-se a região em paz com os mouros, D. Fuas Roupinho, alcaide do castelo de Porto de Mós, andava à caça nas suas terras, desporto de sua especial predilecção, quando avistou um veado, e começou a persegui-lo seguido pelos seus companheiros.

Durante a caçada, o veado (na versão popular uma materialização do próprio demónio) dirigiu-se para o litoral em direcção a uma falésia no Sítio da Nazaré. De súbito, ficou tudo encoberto por um denso nevoeiro que se levantava do mar. Quando o cavaleiro se deu conta de estar no topo da falésia, em perigo de morte, reconheceu estar ao lado da gruta onde se venerava uma pequena imagem, de nossa Senhora com o Menino e rogou, num grito desesperado, à Virgem Maria: “Senhora, Valei-me!”. Imediata e milagrosamente o cavalo estacou fincando as patas no bico rochoso suspenso sobre o vazio, o Bico do Milagre, salvando-se assim o cavaleiro e a sua montada de morte certa, enquanto que o veado se precipitava até ao Oceano, mais de cem metros abaixo.

Em preito de gratidão, o nobre cavaleiro, mandou chamar pedreiros e permaneceu no local até começar a ser erigida sobre a gruta, em memória do milagre, uma pequena capela, a Capela da Memória, para ali passar a estar exposta, à veneração dos fiéis, a milagrosa imagem de origem desconhecida. Quando os pedreiros desfizeram o altar existente na gruta, encontraram um cofre em marfim, contendo algumas relíquias e um pergaminho no qual se relatava a história da pequena imagem esculpida em madeira, representando uma Virgem Negra sentada, a amamentar o Menino.” (FONTE)

E, se está com muita vontade de ir pra lá, veja esses pacotes promocionais para Portugal que reservamos pra vocês, do nosso parceiro Zarpo, com até 50% de desconto. Confira!

A capela fica bem na beira do mirante, tendo uma única e pequena janela com a vista da praia. É toda coberta, por dentro, com os típicos azulejos portugueses. Em uma parte, pode-se ver a imagem do cavaleiro perseguindo o veado e a Nossa Senhora salvando-o. Diz a lenda, ainda, que a rocha, na beira do abismo, traz até hoje a marca da pisada firme do cavalo, ao parar diante do vazio.

Sabia que o seguro viagem é obrigatório em Portugal?! Cote o seu aqui!

Nazaré - Portugal - Capela

Nesta mesma região, ponta da falésia, tem o Forte de São Miguel Arcanjo, no extremo do Promontório.

Pode-se subir para o Sítio da Nazaré de funicular, uma espécie de trem que sobe diagonalmente pela encosta.

Tanto o forte quanto os trilhos do funicular cortando a encosta, podem ser vistos nas fotos abaixo:

Nazaré - Portugal - Forte e Funicular

Lá de cima, na região do Promontório, no Forte, tem-se a visão da Praia do Norte, uma praia com grandes ventos e ondas, sendo propícia à prática de esportes como surf, kitesurf, windsurf e bodyboard.

Uma curiosidade: a maior onda do mundo foi surfada lá!

Descendo para a cidade baixa, tem-se a visão da falésia, do Sítio da Nazaré e do forte. Espetacular.

Nazaré - Portugal - Praia do Norte

Vale a pena se perder pelas ruas cidade e admirar seus belos casarões cobertos de azulejos, as roupas penduradas nos varais, as senhoras vestindo trajes típicos (“mulheres de Nazaré”), com suas 7 saias ou com os trajes negros – as viúvas.

Nazaré - Portugal - Casarão

Informações úteis:

Como chegar: Saindo de Lisboa, a Rede Expressos tem ônibus em diversos horários todos os dias, demorando 1:50 a viagem. Custo: 9,50 euros.

Funicular para subir o Promontório: Funciona das 7:15 às 21:30 (a cada 15 minutos) e das 21:30 às 24h (a cada 30 minutos). Preço: 0,90 Euro (adulto) e 0,65 Euro (criança).

 

Nazaré - Portugal

Boa viagem!

Vai para Portugal? Então, leia também:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.

Leia também

queijo Serra da Estrela

Queijo Serra da Estrela, uma delícia da gastronomia portuguesa

A gastronomia portuguesa é responsável por muitas delícias que fazem sucesso além de suas fronteiras, …

Sem comentários

  1. Magnifico relato de uma cidade do litoral do meu país que é muito bonita e poucas vezes visitada por turistas, apesar de estar tão perto de Lisboa. O mar é a sua grande atracção com as suas ondas gigantes que o mundo descobriu recentemente nos campeonatos de surf e onde aqui nós os portugueses só com muita coragem entramos naquele mar de prancha na mão!!! A cidade é ainda mais bonita no verão quando tá lotadissima de gente para passar as suas férias.

    • Ana Catarina Portugal

      Romilda e Luffi, é sempre um prazer falar dos lugares lindos que esse nosso país tem e muitos desconhecem. 🙂

  2. ROMILDA

    Linda sua descrição sobre a Vila da Nazaré local onde passei lindos dias de praia apenas a 15 Kms do local onde eu morava Porto de Mós que também merece uma visita pois o seu Castelo é único e muito bem preservado e onde diz a Lenda que D. Fas Roupinho saiú para perseguir o veado até á Nazaré!…

  3. Passamos por Nazaré de carro em uma visita bem rápida, infelizmente nem chegamos a subir nesse mirante, mas o enxergamos a partir da praia, onde curiosamente havia vários estandes com peixes secando ao sol.

    • Ana Catarina Portugal

      Pena que não pôde subir, pois a vista lá de cima é o melhor. 🙂

  4. João Barros Carlos

    Em viagem turística a Portugal, entre os dias 03/06 a 11/06/2014, estava no voo inaugural entre Manaus/Lisboa/Manaus, da TAP, visitei muitas cidades, onde destaco: Lisboa, Sintra, Cascais passando por Estoril, Óbidos, Nazaré, Porto, Vila Nova de Gaia( do outro lado da cidade do Porto, divida pelo Rio Douro) Figueira da Foz, Aveiro, Coimbra e Fátima, gostei imensamente de tudo por onde passei, das histórias que antes só conhecia por meio de livros, revivi pessoalmente. Foi uma viagem Maravilhosa, fiquei encantado com tudo que vi. Portugal terra dos meus avós. Uma beleza!

    • Manuel

      Oi eu vou no voo TAP en Fev conhecer a sua cidade Manaus.

  5. Márcia Cristo

    Tive o prazer de estar em Nazaré. Tudo muito lindo, muita perfeição. A natureza, portuguesas, feira na praça c diversos artesanatos enfim tudo muito lindo……

  6. Leyla

    Estive nesta linda cidade em abril de 2015.
    Lisboa e Fátima tb.
    Amei tudo
    Fui muito bem tratada.
    Parabéns pela hospitalidade portuguesa.

  7. Aline

    Alguém teria um roteiro saindo de Lisboa até Barcelona de carro???

  8. Mariano Higino de Meira

    Portugal é um museu a céu aberto e em cada canto ricas histórias que se confundem com os nossos ancestrais.

  9. Tânia M. Granzotto

    Olá, vou passar perto dessa cidade e gostaria de saber se dá para subir no mirante de carro, tenho medo de deixar o carro embaixo porque estará com malas à vista, obrigada

    • Ana Catarina Portugal

      Sim, é para ir de carro mesmo, 🙂

  1. Pingback: Nazaré, Portugal: a vila de pescadores debruçada sobre o mar | MATRAQUEANDO

  2. Pingback: Hotéis da Nazaré, onde ficar hospedado? | Maisturismo Blog

  3. Pingback: Almanaque Viagens » Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *