Home / Inglaterra / Como chegar e o que visitar no Castelo de Windsor

Como chegar e o que visitar no Castelo de Windsor

Residência oficial da família real britânica, o Castelo de Windsor, localizado na Inglaterra, é o mais antigo castelo habitado do mundo. A fortificação fica no condado de Berkshire, a 40 km de Londres, portanto, é um destino perfeito para um bate e volta.

O Castelo de Windsor foi construído no século XI com o intuito de proteger a região e começou a ser usado como residência dos monarcas ingleses no reinado de Henrique I, por volta do ano de 1110. Além de ser o castelo mais antigo que ainda é habitado, ele é o maior em extensão, contanto com uma área de mais de cinco hectares.

Apesar de ser oficialmente a residência da realeza, a rainha da Inglaterra não vive lá. O momento em que a monarca passou mais tempo neste castelo foi durante a Segunda Guerra Mundial, quando Londres era bombardeada. Por conta disso, a fortificação funciona mais como um ‘refúgio’ do que como residência propriamente dita.

Como chegar e o que visitar no Castelo de Windsor

Em geral, ela passa os fins-de-semana lá. Para saber os momentos em que a rainha está no castelo é só observar a bandeira que estiver hasteada: se for a do Reino Unido, é porque a rainha não se encontra, mas se o Estandarte Real estiver tremulando no mastro, a rainha da Inglaterra está presente!

Quando fomos visitar o castelo, ao chegar, a bandeira demostrava que ela não estava, mas quando acabamos a visita e saímos lá de dentro, ela havia mudado para o Estandarte Real e soubemos que ela tinha acabado de chegar (mas não a vimos, 🙁 ).

Como chegar e o que visitar no Castelo de Windsor

Como chegar e o que visitar no Castelo de WindsorEsta é a parte reservada para a rainha

Como chegar ao Castelo de Windsor

A melhor maneira é ir de Londres pra lá, afinal, a capital inglesa fica bem pertinho do castelo e existem opções de trem e de ônibus.

Dá pra ir por ônibus da Linha Verde (linha 702) que opera na estação Victoria Coach, e descer na parada Windsor, Parish Church.

de trem, pode-se partir da Estação Paddington com um trem que vai rápido e faz menos paradas, porém, é necessário fazer uma baldeação na estação Slough. A duração é de cerca de meia hora e o desembargue final ocorre na estação Windsor & Eton Central, praticamente de frente para o Castelo. Valores e horários podem ser checados aqui: https://www.gwr.com/plan-journey

Outra opção de trem é partindo da estação Waterloo, que fica próxima ao Big Ben. É um pouco mais demorado (dá quase uma hora de viagem), mas o trem vai direto e a viagem em si já é um passeio, pois o cenário da janela do vagão é lindo e, por conta disso, foi a nossa opção para ir até lá. Você irá descer na estação Windsor & Eton Riverside (sim, a cidade tem 2 estações, mas ambas servem para a sua visita).

Tem um ticket combinado que já inclui o ingresso do castelo junto com a passagem, dá uma olhada aqui:

Chegando perto do castelo, vá ao Centro Administrativo para comprar as entradas. Dá pra comprar o ingresso pela internet também (recomendamos que faça isso, pois lá basta trocar o seu voucher) e ir direto pra fila de entrada pra passar pela segurança. Sim, como é a residência oficial da monarquia inglesa, o esquema de segurança é forte, contanto com raio-x e detector de metais.

Fila de quem não comprou online…

… e a não fila de quem comprou antes: 😄

Já lá dentro, dá pra optar entre um tour guiado que dura cerca de 30 minutos ou então pegar um áudio guia (tem em português).

O que visitar no Castelo de Windsor

O Castelo está localizado em uma área enorme e a visitação se expande para além da fortificação, como a área externa, por exemplo, ótima para um passeio quando o tempo está bom.

Como chegar e o que visitar no Castelo de Windsor

Uma das primeiras partes que vemos é a Torre Redonda, onde as bandeiras ficam hasteadas e que é uma das partes mais antigas do castelo.

Como chegar e o que visitar no Castelo de Windsor

Dentro do castelo, que infelizmente não podemos fotografar, está a Coleção Real, um quarto com pinturas de artistas como Rembrant, Canaletto e Gainsborough. Em alguns períodos do ano é possível entrar no quarto do falecido rei George IV e o East Terrace, que dá acesso ao jardim de rosas particular do monarca.

No mais, podemos visitar alguns dos aposentos reais, os chamados State Apartments, bem como o Grand Reception Room e o George’s Hall, cheio de armaduras e brasões.

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer estar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

A casa de bonecas da Rainha Mary também é um atrativo que vale a pena ver. É uma réplica perfeita em escala 1:12 de uma casa de luxo, contando até com eletricidade e água corrente! Foi construída por Sir Edwin Lutyes em 1921 e mais 1500 pessoas fizeram parte do projeto. A pequena casa de bonecas tem vários cômodos cheio de miniaturas de mobília utilizadas na época, riquíssimas em detalhes e perfeição.

A St. George’s Chapel é outra parada obrigatória no começo ou fim do tour pelo interior do castelo. Além de muito bonita, em seu interior estão os túmulos do rei Carlos I, do famoso rei Henrique VIII e os pais da rainha Elisabeth II, a Rainha mãe e o Rei George VI, entre outros monarcas.

A troca de guarda também é um ponto interessante de se ver na visita ao Castelo de Windsor e ocorre no pátio interno diariamente, de abril a junho, às 11 horas.

Esta visita deve levar em torno de umas 3 horas mais ou menos, mas tente ainda reservar um tempinho na sua programação para bater perna pela cidade em volta do castelo, pois a pequena Windsor é super charmosa e vale o passeio.

Informações práticas

√ Ingresso

O valor para adultos é de £20,50 e além da visita, está incluído o audio-guia (que tem em português).

√ Horário de funcionamento

O castelo de Windsor está aberto para visitação em horários diferentes de acordo com a época do ano.

De março a outubro funciona das 09:30h às 17:30h. De novembro a fevereiro funciona das 09:45h às 16:15h. Algumas áreas do castelo têm exceções no horário de funcionamento, verifique os detalhes em: https://www.windsor.gov.uk/things-to-do/windsor-castle-p43983

Procure a sua hospedagem em Londres aqui

✈️ Continue sua viagem para Londres aqui:

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Turista Profissional

Este texto foi escrito por mais de um membro da equipe do Turista Profissional, ou pela nossa estagiária Luciana Console, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.

Leia também

Harry-Potter

Rota do Harry Potter: visite os principais locais onde foram gravados os filmes da saga!

O cenário onde se passa a história de toda a série Harry Potter é a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *