Como levar remédios no avião

Está chegando a época das festas, das férias… e isso para muitos significa viajar. Para nós também! E você sabe como levar sua “farmacinha” na viagem? Sabe quais são as regras sobre como levar remédios no avião?

Quando falamos de viagem, logo vêm a nossa cabeça os preparativos, certo?

E pensamos, então, na mala que melhor irá se adequar, quais documentos levar, as roupas ideias para cada época do ano e assim por diante.

Nossa cabeça funciona sem parar…

Se tem uma coisa que não pode faltar em nossa bagagem é a nossa “farmacinha”, principalmente para quem faz uso de medicação de uso contínuo. Muita gente tem os remédios de que mais gosta ou necessita em determinadas situações, mas nem sempre sabemos se vamos encontrá-los em outros países.

? Leia também: Regras de bagagem despachada em viagens internacionais

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Mas, será que temos que ter preocupação com isso?

Sim, claro que temos! E a Allianz Global Assistance – que no Brasil atua como representante de seguro da Allianz Seguros – preparou para nós uma lista de cuidados e dicas que devemos ter ao transportar nossos medicamentos. Afinal, como levar remédios no avião?

Quem irá responder algumas das dúvidas mais frequentes entre os leitores e nos trazer algumas dicas é o Coordenador Médico da Allianz Global Assistance, o doutor José Sallovitz.

=> Importante: Por que contratar um seguro viagem?

como levar remédios no aviãoShutterstock

Dúvidas sobre como levar remédios no avião

Quais são os cuidados para o transporte de medicação de uso contínuo?

Se você faz uso de medicação contínua, deve tomar algumas medidas de precaução para sua maior tranquilidade na hora de viajar.

Sempre é bom ter uma prescrição médica, onde conste seu nome e todos os medicamentos que estão sendo transportados. Assim você fica respaldado, lembrando, entretanto, que dentro do Brasil isso não é obrigatório. De qualquer forma, sempre é bom estar prevenido, não é mesmo?

Já para o exterior, além da prescrição médica, também é bom levar a nota fiscal e uma versão em inglês da receita, já que as normas sanitárias são diferentes em outros países.

Qual é a quantidade de medicamentos que se pode levar?

O que vai determinar isso é o tempo que sua viagem irá durar. Uma dica importante é levar sempre com você uma quantidade extra de remédios (você pode calcular para uma semana a mais, por exemplo). Isso é para o caso da sua volta ser adiada, extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto.

Posso levar remédios na mala despachada?

Sim, pode, sem problema nenhum, desde que não sejam substâncias proibidas no seu país de destino (em caso de viagem internacional) e nem em quantidades absurdas. Daí a importância da receita médica.

? Leia mais: Remédios para viagem: o que e como levar

Em caso de falta, é possível comprar medicamentos de uso contínuo e controlado fora do país?

O doutor Sallovitz nos esclarece que a prescrição médica brasileira não tem nenhuma validade no exterior; portanto, para conseguir comprar seus remédios, seria necessário passar por uma consulta no país que está visitando.

É bom lembrar que essa consulta clínica, não emergencial, em geral, pode não ter cobertura pelos seguros viagem.

Sendo assim, o ideal é sempre levar remédio extra para o caso de algum contratempo, como já dito anteriormente. Melhor pecar pelo excesso do que pela falta! 😉

medicamentos no aviãoShutterstock

Qual o melhor lugar para levar remédios no avião?

É importante ter sempre as medicações à mão. Por isso, o melhor lugar para levar as cartelas de comprimidos é na bagagem de mão, assim, caso aconteça um extravio de bagagem, você terá seus remédios consigo, principalmente se for de uso contínuo.

Se for o caso, coloque na bagagem a ser despachada aquela quantidade extra que você está levando.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

É preciso receita para medicamentos comuns (uso de rotina)?

O médico nos alerta que existem alguns remédios que, ao contrário do Brasil, precisam de receita médica para se comprar ou são proibidos. É o caso, por exemplo, da Dipirona Sódica, que nos Estados Unidos e em outros países é proibido.

Outro remédio de difícil acesso são os anti-inflamatórios. E, mais uma vez, é bom lembrar que as receitas brasileiras não têm validade no exterior, por isso é sempre bom ter à mão os remédios a que estamos acostumados, mesmo que seja por precaução.

Por fim, não esqueça que as regras para líquidos continuam: no máximo 1 litro em embalagens de no máximo 100 ml. Se por acaso precisar de uma quantidade maior durante as horas de voo, tem que ter a receita.

É interessante verificar com a companhia aérea informações e cuidados adicionais antes do voo. E não deixe de apresentar aos fiscais de segurança, na hora do raio-x.

Tomando todos estes cuidados sobre como levar remédios no avião, não haverá problemas!

Boa viagem!

20 comentários em “Como levar remédios no avião”

  1. Minha filha vai víajar para o Haiti e faz uso continuo de depakote ER 500mg. Gostaria de saber se é proibido viajar com esse remédio no avião pra lá?

    Responder
    • Fabiano, ela tem que levar a receita médica indicando a necessidade do remédio. A princípio, nenhum remédio é proibido de viajar. Qualquer dúvida, ligue para a empresa aérea.

      Responder

Deixe um comentário