Como tirar o passaporte brasileiro: as novas regras

Se você tem dúvidas de como tirar o passaporte, este texto é para você, especialmente porque no último dia 29/11/2017 a Casa Civil anunciou algumas mudanças, visando facilitar o processo.

As novas regras basicamente são nos documentos que se deve apresentar, pois até hoje era preciso ter em mãos o certificado de reservista, a quitação eleitoral e o comprovante impresso de recolhimento da taxa. Uma vez que todas essas informações já estão na base de dados e acessível para a Polícia Federal, percebeu-se que não fazia mais sentido ter que apresentar isso.

Mas atenção, pois essas mudanças serão implantadas aos poucos e estarão concluídas em todo o território somente no fim de 2018, ainda que em alguns locais já comecem a valer a partir de agora. Então, confira se é o caso da sua cidade.

Após todas as mudanças implementadas, será preciso apresentar apenas a carteira de identidade (ou certificado de naturalização), o CPF e o passaporte anterior (se tiver).

passporte brasileiro - Como tirar o passaporte brasileiro: as novas regrasFoto de divulgação

Como tirar o passaporte: passo-a-passo

Agora vamos ao procedimento para tirar o passaporte, que é até bem simples:

1️⃣ Acesse o site da Polícia Federal, na parte de emissão de passaporte:

emitir passaporte - Como tirar o passaporte brasileiro: as novas regras

2️⃣ Ali você terá várias opções relativas ao passaporte, mas você deverá escolher a primeira: “requerer passaporte (para brasileiros)“. Observação: essa opção serve, inclusive, para quem está renovando o passaporte:

Como tirar o passaporte brasileiro

3️⃣ Na próxima tela também existem várias opções, mas a sua será a de número 2: “Solicite a emissão do passaporte“;

Como tirar o passaporte brasileiro

4️⃣ A partir daqui você irá preencher as suas informações pessoais conforme elas forem aparecendo (dados pessoais, documentos, dados complementares). Preste bastante atenção na hora de digitar o número dos seus documentos. Por fim, clique em enviar;

como tirar o passaporte

regras passaporte - Como tirar o passaporte brasileiro: as novas regras

5️⃣ Uma vez tudo preenchido, será gerado um número de protocolo. Você deverá imprimir o protocolo e o boleto para pagar a taxa, que atualmente é de R$ 257,25;

6️⃣ Depois que você pagar a taxa, volte ao site da Polícia Federal e acesse a opção “Agendar Atendimento“:

passaporte brasileiro - Como tirar o passaporte brasileiro: as novas regras

7️⃣ Então, basta escolher o posto da PF, a data e o horário que deseja;

8️⃣ Na data agendada, vá até o posto da Polícia Federal que você escolheu levando todos os documentos solicitados (originais). A foto e as digitais serão tiradas lá na hora. Os documento necessários são:

  • Documento de identificação
  • CPF
  • Protocolo
  • passaporte anterior (se tiver, estando ele válido ou não)
  • GRU e comprovante de pagamento
  • Título de Eleitor e comprovantes de votação/justificativa/pagamento de multa da última eleição 
  • quitação com o serviço militar obrigatório

Lembrado que estes três últimos itens em breve não serão mais exigidos, mas por enquanto ainda são e, na dúvida, leve-os com você.

9️⃣ Depois de ir à Polícia Federal, basta esperar o passaporte ficar pronto. Eles enviam um e-mail avisando quando estiver pronto;

🔟 Por fim, é só ir até lá novamente com o número do seu protocolo e sua identidade para pegá-lo.

O passaporte atualmente tem duração de 10 anos para maiores de 18 anos.

Por último, vale aqui frisar bem a questão das novas regras para tirar o passaporte:

“Até a disponibilização do novo sistema aos Postos de Emissão de Passaportes, ainda é necessária a apresentação da documentação exigida pela legislação vigente (Documentação necessária).

Esclarecemos, ainda, que o pagamento para obtenção de passaporte continua sendo obrigatório, como determina a legislação vigente. O que será dispensado no futuro será apenas a apresentação do comprovante de pagamento e não a efetivação do pagamento em si.” (FONTE: Polícia Federal)

Agora que sabe como tirar o passaporte, você não tem mais desculpas para não visitar aqueles destinos dos sonhos, não é?! 😉

Boa viagem!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


✈️ Leia também:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here