Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 22/03/2020

Considerando a gravidade desta crise global relacionada ao Coronavírus, a gente resolveu publicar pra vocês um post com informações gerais e dicas de prevenção.

Além disso, como somos da área do turismo, vamos ver como está a situação em alguns países e destinos importantes.

Como estamos vendo, o vai e vem no mundo inteiro está praticamente parado, o turismo está estacionado mundialmente, fronteiras estão sendo fechadas e tudo o mais.

Com o crescimento dos casos de coronavírus no Brasil, medidas de prevenção e isolamento foram adotadas de forma a preservar a população com contágio da doença.

Tanto a OMS – Organização Mundial de Saúde – quanto o Ministério da Saúde vêm alertando para a necessidade de cuidados essenciais na assepsia das mãos e correta forma de espirrar, de forma a não contagiar o ambiente com o vírus, em provável caso de contato com quem já tenha contraído.

Nem preciso falar pra você a importância de viajar com um BOM SEGURO VIAGEM, né?

coronavirus o que e - Coronavírus e viagens: informações e dicas de prevenção
Quais as suas dúvidas sobre o coronavírus? Comente!

Coronavírus e as viagens

O coronavírus está afetando TODO o turismo mundial!

Se você deve cancelar a viagem ou não, vale muito do seu bom senso. De fato, é algo muito desagradável ter que desmarcar sua viagem, muitas vezes uma viagem muito esperada, super organizada, há meses sendo planejada e com muitos gastos.

Mas muitos países não estão nem deixando entrarem os turistas, somente os cidadãos e moradores. Além disso, muitas companhias aéreas estão cancelando os voos. Para complicar mais ainda, praticamente todas as grandes atrações e pontos turísticos em todo o mundo – especialmente os fechados, dentro de museus, prédios, etc. – estão sendo fechados.

Então, em caso de viagens já programadas, procure remarcá-las para os meses de agosto em diante, quando as temperaturas estarão mais quentes e haverá a possibilidade de diminuição dos casos e dos riscos de pandemia.

A orientação é você conversar com a empresa, pois praticamente todas estão abertas às remarcações ou reembolso. Somente em último caso, você deve procurar um advogado.

Pra te ajudar, a gente indica aqui os serviços da Resolvvi, empresa especializada em turismo, ela pode te ajudar. Você escreve pra eles, conta sua história e, se tiver algum fundamento para entrar com o processo, eles fazem todo o trabalho pra você.

Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking?
Deixa na mão da Resolvvi, que eles resolvem!

Clica aqui e veja como a Resolvvi funciona!

Seguro Viagem cobre casos de Coronavírus?

Após ter sido declarado a pandemia, as empresas se seguro viagem passaram a cobrir do primeiro atendimento até o diagnóstico. Se a pessoa for diagnosticada com a doença, a maioria das empresas deixa de cobrir qualquer custo, pois a pandemia é o que chamam de “risco excluído”. Mas apesar disso, algumas empresas resolveram assumir a cobertura e tratamento de Coranavírus em viagem, mesmo nesse caso, como é o caso da Assist Card e da Travel Ace.

E não precisamos dizer que, independente do Coronavírus, nunca viaje sem um bom seguro viagem, lembrando que, em viagens para a Europa, por exemplo, ele é obrigatório.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Coronavírus no mundo – últimas notícias

Veja abaixo as últimas notícias sobre o coronavírus no mundo. É claro que as medidas anunciadas são temporárias, elas podem se agravar ou se abrandar, dependendo da gestão da crise.

Em geral, elas têm no mínimo umas duas semanas de duração, algo em torno até o fim de março, algumas mais.

Procure se informar depois disso.

seguro saude viagem 1 - Coronavírus e viagens: informações e dicas de prevenção
Imagine precisar de um(a) médico(a) em um país diferente do seu?

Brasil

No Rio de Janeiro, o litoral vem sendo interditado pelo corpo de Bombeiros e pela polícia e as ações nesse quesito tendem a ser intensificadas nos próximos dias.

A Auto Viação 1001  suspendeu as rotas interestaduais com origem ou destino ao estado do Rio de Janeiro por 15 dias. Além disso, todas as partidas da cidade do Rio de Janeiro e região Metropolitana com destino a localidades do interior e região dos Lagos (Arraial do Cabo, inclusive) também estão paralisadas pelo mesmo período.

A Gol Airlines CANCELOU todos os seus voos internacionais até 30 de junho. Quanto aos voos domésticos, a empresa fará uma redução de 50% a 60% de sua malha aérea. Veja as novas regras para alteração, cancelamento e reembolso de voos no site da VoeGol.

A LATAM Airlines Group S.A. reduzirá sua capacidade de voo em 70%, o que corresponde a uma redução de 90% em seus voos internacionais e 40% nas operações domésticas. Os passageiros que possuem voos nacionais ou internacionais afetados podem reagendar seu voo gratuitamente até 31 de dezembro de 2020. Veja mais em no site da LATAM.

A Azul também cancelou todos os seus voos internacionais. As alterações de datas para voos nacionais e internacionais é possível desde que a nova data seja até o dia 30 de setembro. Para quem optar pela cancelar, não haverá custo de taxas de cancelamento, mas o valor ficará como crédito na Azul para compras futuras (com validade de um ano a partir da data de emissão da passagem cancelada).

Em Foz do Iguaçu, o Parque das Aves e a margem brasileira da Itaipu Binacional fecham por 15 dias , bem como museus em São Paulo e Bondinho e Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

O Instituto Inhotim, em Brumadinho, estará também fechado. Veja mais no site do Inhotim.

Nova York e Orlando

Várias cidade americanas estão fechando suas atrações, além de jogos, evento e shows sendo cancelados. Em Nova York os museus e grandes atrações já estão fechadas, bem como o espetáculos da Broadway estão suspensos até o dia 12 de abril, inicialmente.

Já em Orlando, os parques da Disney, Universal e Sea World fecharam suas portas no dia 15 de março e assim permanecerão até o fim do mês.

A companhia aérea American Airlines cancelou todos os seus voos entre Brasil e Estados Unidos até o dia 06 de maio.

Europa

Muitos países do continente já estão com suas fronteiras fechadas e sem data prevista de reabertura. Entre eles estão a Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estonia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Latvia, Liechtenstein, Lituania, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suíça e Suécia.

Nova Zelândia

O governo da Nova Zelândia anunciou restrições de entrada no país: as pessoas que entrarem na Nova Zelândia (de qualquer lugar do mundo) deverão se auto-isolar por 14 dias e se registrar na Healthline (telefone gratuito: da Nova Zelândia 0800 358 5453).

Mais informações: sobre o que significa auto-isolamento podem ser encontradas no site do Ministério da Saúde da Nova Zelândia (link: http://www.health.govt.nz/…/covid-19-novel-coronavirus-sel…).

Lufthansa Group

A Lufthansa continuará voando diariamente com os voos:

  • entre São Paulo e Frankfurt – voos diários
  • rota São Paulo – Zurique – 5 voos semanais (com a SWISS International Airlines)

Os voos suspensos são:

  • do Rio de Janeiro para Frankfurt e para Zurique,
  • entre São Paulo e Munique

Turquia e Turkish Airlines

O Ministério da Saúde da Turquia decidiu que os passageiros  que estiverem, 14 dias antes da chegada à Turquia, nos seguintes países, não poderão entrar ou transitar na Turquia: China, Coreia do Sul, Irã, Iraque, Itália, Espanha, França, Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda, Suécia, Noruega, Dinamarca, Azerbaijão, Egito, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Suíça, Inglaterra, Irlanda, Escócia e Geórgia.

Quem tiver passado por estes países e estiver voando com a Turkish Airlines, eles estão fazendo ou reemisão (adiamento) ou reembolso. Veja qual é o seu caso entrando em contato com a Turkish Airlines.

Uruguai

O governo do Uruguai estabeleceu uma série de medidas contra o coronavírus. Vamos ver algumas que são importantes para nós, turistas:

  • Quarentena obrigatória a passageiros de países declarados de risco: China, Coreia do Sul, Iran, Singapura, Japão, Itália, Espanha,França, Alemanha, Estados Unidos.
  • Está proibida a descida de cruzeiros.
  • Os voos da Europa estão totalmente suspensos e os voos da American Airlines para os Estados Unidos foram suspensos.

Para dúvidas:

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Coronavírus e viagens: informações e dicas de prevenção

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Chile

O Presidente do Chile determinou o fechamento das fronteiras terrestres, marítimas e aéreas do Chile serão fechadas para a entrada de estrangeiros. Quem é cidadão chileno ou residente permanente, pode entrar, mas passando pela Alfândega Sanitária e respeitando uma quarentena obrigatória de 14 dias.

Mais informações no site: https://www.gob.cl/coronavirus/

Argentina

Decretou no dia 15 de março o fechamento de suas fronteiras, a princípio por 15 dias.

Panamá e Copa Airlines

O Governo Nacional do Panamá decretou a suspensão da entrada, no país, de estrangeiros e não-residentes. Os panamenhos e residentes terão que passar por um isolamento de 14 dias.

Os passageiros em trânsito pelo Aeroporto Internacional de Tucumen não são afetados, então, as conexões da Copa Airlines continuam sem interrupção.

Considerando todos os problemas causados pela pandemia, a Copa Airlines flexibilizou as políticas de modificação de itinerários sem taxas. Veja mais no site da Copa Airlines.

Royal Air Maroc

A Royal Air Maroc suspendeu os voos entre São Paulo e Casablanca e Rio de janeiro e Casablanca. Você pode remarcar ou ter reembolso, dependendo do seu caso. Entre em contato no site da Royal Air Maroc ou pelo telefone: (11) 3568-2763 , (11) 3568-2535, (11) 3568-2756

Iberia

A companhia aérea Iberia, para facilitar a informação sobre cancelamento e adiamento de voos, divulgou um código QR, que inserimos abaixo. Basta você escanear que será levado ao site. Você pode também ir ao site da Iberia ou mesmo entrar em contato via Whatsapp: +34 676 67 60 04. Se você quiser receber uma mensagem com os procedimentos e normativas, digite ‘Coovid-19’ na mensagem enviada.

cancelamento de voos coronavirus - Coronavírus e viagens: informações e dicas de prevenção
Escaneie o código com um leitor de QR

Air France / KLM

O Grupo Air France-KLM reduziu gradualmente sua atividade de voo, com o número de assentos/quilômetro disponível (ASK) potencialmente diminuindo entre -70% e -90%.

Quais os sintomas do Coronavírus

O Coronavírus, internacionalmente conhecido como Covid19, é ocasionado pelo agravamento das doenças respiratórias. Portanto, pessoas resfriadas, que tenham propensão a asma e a bronquite, doenças pulmonares, bem como diabéticos, grávidas, crianças e idosos devem manter os critérios estabelecidos pela OMS e o Ministério da Saúde tais como evitar lugares públicos, aglomerações de pessoas, saindo apenas para o que for estritamente necessário.

Os sintomas são muito parecidos com uma gripe comum. Para tentar diferenciar, veja o quadro abaixo com os sintomas do coronavírus, de um resfriado e da gripe:

coronavirus sintomas - Coronavírus e viagens: informações e dicas de prevenção
Fonte: Veja SP

Como se prevenir do coronavírus

O Ministério da Saúde estabeleceu uma série de medidas para prevenir a epidemia de Coronavírus. Com o aumento dos casos, muitas reuniões públicas, eventos, teatros e cinemas tiveram suas atividades canceladas.

Veja na ilustração abaixo as instruções básicas de higiene para prevenir o coronavírus:

Principais indicações de prevenção do coronavírus

  • Evite aglomerações de pessoas em lugares públicos – shoppings, praias, instituições religiosas como igrejas e templos. Se puder não saia de casa.
  • Sempre lave as mãos e utilize o álcool gel para mantê-las limpas ocasionalmente;
  • Ao sentir ou presenciar os sintomas como tosse, secreção, dores no corpo e febre, o órgão público de saúde deve ser procurado para a elaboração de testes que confirmem ou não o vírus; diante da constatação do coronavírus, cuide como um resfriado normal – beba água, alimente-se bem, siga a medicação recomendada, mas fique dentro de casa, em isolamento, sob os cuidados de higiene, até o fim dos sintomas.
  • Não deixe de oferecer água aos idosos e crianças, ao menor sinal de resfriados, água e medicamentos que possam melhorar os sintomas. Procure auxílio médico.
  • A limpeza da casa também é imprescindível: as superfícies de louça, pedra e alumínio devem ser higienizadas com a mistura de um copo de cloro para nove de água, limpando todos os utensílios comuns da família tais como objetos de uso pessoal, vaso sanitário, pia, apoiadores, andadores etc.
  • Aparelhos celulares e controles remotos poderão ser limpos com álcool gel e toalhas de papel, a cada 4 horas, conforme o uso da pessoa, esteja ele infectada ou não.
  • Procure trocar as roupas de cama, em especial aos idosos e crianças ou doentes que estejam acamados.
coronavirus prevencao - Coronavírus e viagens: informações e dicas de prevenção
Veja mais como prevenir o coronavírus

Esse é um esforço necessário para que não haja aumento dos casos e agravamento da situação, sob risco de morte. Os casos mais graves estão sendo enviados aos hospitais para isolamento em UTIs.

O Hurb valoriza o que é importante: Você. Conheça nosso blog e viva mais histórias.

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *