O passeio de barco pelo Delta do Parnaíba, no Piauí, foi, com certeza, um dos pontos altos em nossa viagem pela Rota das Emoções…
Aliás, nesta viagem nós praticamente só tivemos pontos altos.
Mas conhecer a fundo o rio Parnaíba e o Delta do Parnaíba foi realmente uma das grandes emoções que tive durante a Rota das emoções.
Afinal, eu como biólogo de formação fiquei de boca aberta com o que vimos: manguezais exuberantes, aves de diversas espécies, caranguejos aos milhares, dunas, pôr do sol e, a cereja do bolo: a revoada dos guarás.
Veja aqui neste post tudo sobre o Delta do Parnaíba e o passeio de barco que fizemos no rio Parnaíba, para que você possa organizar a sua própria viagem para o Piauí.
Aqui você vai ver:
- O que é um delta?
- Onde fica o Delta do Parnaíba?
- Como é o Delta do Parnaíba?
- Como ir para o Delta do Parnaíba?
- Onde ficar no Delta do Parnaíba?
- Como fazer passeios no Delta do Parnaíba?
- Como é o passeio de barco pelo Delta do Parnaíba?
- A partir de quais cidades se vai para o Delta do Parnaíba?
Antes de se aventurar, faça o seu Seguro Viagem Nacional (com desconto!)
Delta do Paraíba na Rota das Emoções
A Rota das Emoções é um roteiro turístico integrado entre 3 estados brasileiros: Maranhão, Piauí e Ceará, idealizado em 2005 pelo SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pelo Ministério do Turismo.
Os três destinos ou atrações principais são os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara.
Mas, entre eles você tem uma série de pequenas cidades e inúmeras atrações imperdíveis. Se você fizer o roteiro completo da Rota das Emoções, vai concordar comigo de que é o melhor roteiro turístico do Brasil!
Então, como vimos, o Delta do Parnaíba faz parte do roteiro da Rota das Emoções, estando entre as duas outras grandes atrações.
O que é um Delta?
Delta é a denominação de um acidente geográfico que ocorre na foz de um rio, ou seja, quando o rio desemboca no mar.
Ocorre que, em um delta, a foz do rio é formada por vários canais, ramificações ou braços do leito do rio.
Isso ocorre quando o terreno tem pouca declividade, como em uma planície, onde a vazão do rio é fraca, com pequena descarga de água, ocorrendo o acúmulo de de areia, formando muitas ilhas na foz do rio.
Diversos rios conhecidos no mundo têm sua foz em forma de delta, como o caso do Delta do rio Nilo, o Delta do Danúbio, o Delta do Mississippi, o Delta do Amazonas, entre outros. E, claro, o Delta do Parnaíba.
Onde fica o Delta do Parnaíba?
Como o nome mesmo já indica, o Delta do Parnaíba (também conhecido como Delta das Américas) fica na foz do rio Parnaíba, que é o maior rio que nasce e termina dentro do Nordeste brasileiro.
O rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras, dentro do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, no sul dos estados do Maranhão e do Piauí.
Ele segue rumo norte por 1.450 km, sendo, em seu trajeto, a divisa natural entre os estados do Maranhão e Piauí, até desembocar no Oceano Atlântico.
O Delta do Parnaíba se inicia especificamente na cidade de Parnaíba, Piauí, onde se forma a primeira e maior ilha do Arquipélago: a Ilha Grande – onde está a cidade de Ilha Grande e o Porto dos Tatus, de onde partem os barcos de passeio.
Como é o Delta do Parnaíba?
O rio Parnaíba, quando chega à sua foz, abre-se em 5 leitos, como se fosse uma “mão” aberta. Os dedos da mão são chamados de “barra” e eles ainda se ramificam, formando nada menos do que 73 ilhas, verdadeiros santuários ecológicos.
São elas:
- Barra de Tutoia
- Barra do Caju
- Barra do Igaraçu
- Barra das Canárias
- Barra da Melancieira
Em sua grande extensão, encontramos muitas dunas, mangues, ilhas, uma vegetação exuberante.
Nessa região encontramos a Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, abrangendo 10 municípios.
Como ir para o Delta do Parnaíba?
A partir de quais cidades se vai para o Delta do Parnaíba? Os passeios saem especificamente a partir de duas cidades:
- Ilha Grande, no Piauí – a partir do Porto dos Tatus – foi por onde entramos
- Tutóia, no Maranhão – a partir do Porto de Tutóia
Ilha Grande fica lado da cidade de Parnaíba, e Parnaíba tem um aeroporto (Aeroporto Prefeito Doutor João Silva Filho), com voos da Azul que vêm de diversas cidades brasileiras, sempre com escala em Campinas.
A oferta de voos, porém, é baixa e os preços são maiores que para a capital.
Com isso, o mais utilizado é pegar um voo para Teresina, capital do estado, e de lá pegar um transfer para Parnaíba.
- Leia também: Dicas de hotéis em Teresina
A viagem, de 340 Km, dura cerca de 4h30 de carro. Você pode ir de ônibus, contratar uma agência ou alugar um carro. Para quem optar por ir dirigindo, saiba que a estrada é ótima e bem sinalizada.
Para fazer esse transfer, você também pode procurar uma agência, como, por exemplo:
Você quer fazer a Rota das Emoções todinha que nem a gente? Clica no link abaixo e insira suas informações que nós entraremos em contato!
Onde ficar no Delta do Parnaíba?
Em geral, as pessoas que vão fazer o passeio de barco pelo Delta do Parnaíba ficam na cidade de Parnaíba, que é a cidade mais bem estruturada da região.
Lá você tem diversas boas opções que você pode pesquisar no link abaixo:
Hotéis e pousadas em Parnaíba, Piauí
Mas, se você já quiser que eu indique duas ótimas opções, que eu conheci, posso indicar essas pousadas/hotéis em Parnaíba:
Ambos são maravilhosos e você não vai se arrepender!
Como fazer passeios no Delta do Parnaíba?
Bom, os passeios pelo rio Parnaíba devem ser contratados com agências cadastradas e feitos por barcos credenciados, com guias experientes.
Os barcos que fazem o passeio pelo delta saem do Porto dos Tatus, que fica na cidade de Ilha Grande – porta de entrada do Delta pelo lado do Piauí – ao lado de Parnaíba.
Você pode contratar com antecedência ou fechar o passeio lá mesmo, no porto.
A empresa com a qual fizemos o passeio pelo Delta do Parnaíba foi a Eco Adventure Tour / RotaCombo.
As embarcações podem ser pequenas, chamadas voadoras, para grupos menores de até 14 pessoas, ou para até 80 pessoas. Depende do seu gosto e orçamento.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Como é o passeio de barco pelo Delta do Parnaíba?
Nós fizemos o passeio completo, que começa de manhã até o final da tarde, então é este que vou descrever.
Mas você pode fazer apenas uma parte dele, combine isso com a agência.
1ª parada – Mandu Ladino
O barco – estilo voadora, pra 14 pessoas – sai do Porto dos Tatus, em Ilha Grande.
Bem no início do passeio, os turistas têm uma surpresa: o barco para em um pequeno barranco e, por trás da vegetação sai um “índio”, que conta, como se ainda vivesse centenas de anos atrás, a história do herói de seu povo, o índio Mandu Ladino.
Esse índio liderou o movimento conhecido como Revolta Mandu Ladino contra os fazendeiros da Capitania do Piauí.
Esta encenação é realizada pela Eco Adventure Tour / RotaCombo, agência que fez nosso passeio. Essa parte não é promovida por qualquer agência.
Depois da apresentação, o ator se apresenta e explica exatamente quem era Mandu Ladino e a proposta da esquete.
2ª parada – Almoço
O passeio segue para o local do almoço.
Nesta hora, a viagem no barco é um pouco desconfortável, porque nós vamos em direção ao mar e o rio é um pouco agitado. Mas nada que dê pra enjoar. Se você sentir frio, é bom ter um casaquinho leve na mochila, por conta do vento.
O barco nos deixa na outra margem do rio, já em terras maranhenses na Ilha das Canárias.
Lá, o almoço é na Pousada Casa de Caboclo, um verdadeiro paraíso, ao lado do rio, um silêncio gostoso, espreguiçadeiras e redes espelhadas pelo gramado… Ah, e a comida é maravilhosa!
Depois de comer, beber e descansar no paraíso, hora de seguir adiante.
3ª parada – Caranguejos
Saindo de lá, o barco segue em direção à Ilha dos Guarás, que é descendo o rio.
Mas ainda há uma atividade antes: ver os mangues e a cata do caranguejo.
O barco passa no meio de um magnífico e super bem conservado manguezal. Os mangues são como berçários naturais, onde dezenas de espécies de peixes, crustáceos e outros animais colocam seus ovos e se reproduzem.
Desta forma, um manguezal bem preservado é sinal de fauna e flora também preservados.
Não à toa, vê-se, pelo caminho, diversas espécies de aves: garça branca, garça parda, martin pescador, biguás…
E, claro, barcos de pescadores e catadores de caranguejo.
Então, neste passeio você vai ver barcos de catadores e vai aprender como é o trabalho deles. No nosso caso, o próprio piloto nos mostrou como é o “trabalho sujo” rs…
Ele colocou o pé na lama, depois as mãos, depois os braços e, em pouco tempo nos trouxe um grande caranguejo. E, sim, sem levar nenhuma ‘pinçada’!
Todo mundo, claro, quis pegar e tirar fotos e, pra isso, metemos os pés na lama também!
4ª parada – Duna
Antes dos guarás, a cereja do bolo, o barco segue rumo à quarta parada do passeio, que é na grande duna chamada de “Caída do Morro”.
Em nossa viagem anterior, que gerou o post dicas de Parnaíba, vimos um magnífico pôr do sol ali.
No caso deste roteiro, o barco chega mais cedo. A gente tem um tempo pra andar pela duna, tirar fotos, tomar banho na praia que a duna forma.
5ª parada – Guarás!
Depois do banho de rio – acredite, você vai amar – segue-se finalmente para a atração principal: ver a Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba.
O barco chega lá no finalzinho da tarde, bem na hora em que os guarás se recolhem pra dormir.
Você vai ver, com certeza, um dos maiores espetáculos que você pode ver em sua vida!
Os Guarás chegam em revoada, aos bandos, circulando uma pequena ilha, buscando um lugar para pousar. Aos poucos, eles vão se amontoando nos galhos das árvores até que ela fica abarrotada de milhares de aves vermelhas!
Elas vão ali para passar a noite. E ficam todas de um lado da ilha. Tudo isso certamente é por uma questão de segurança: estando todas juntas, em uma pequena ilha, viradas para apenas um lado do rio faz com que todas possam, ao mesmo tempo, ficarem atentas aos possíveis predadores.
Para nós, isso faz com que elas nos proporcionem um espetáculo grandioso da natureza!
Os barcos dos turistas ficam a uma distância segura para não atrapalhar as aves, mas ao mesmo tempo perto o suficiente para que a gente possa ver perfeitamente.
O barco fica ali parado durante um bom tempo, com os turistas admirando os grupos de pássaros que chegam aos montes para repousar…
Depois deste espetáculo o barco retorna ao porto.
Mas, se você quiser, ainda tem atividade à noite (eu não fiz). Que tal sair pra achar um jacaré de noite? Ah, tem perigo não, não precisa ter medo!
Você quer fazer a Rota das Emoções todinha que nem a gente? Clica no link abaixo e insira suas informações que nós entraremos em contato!
Como você pode ver, o Delta do Parnaíba é simplesmente paradisíaco!
E olha que é apenas UM dos pontos turísticos da Parnaíba!
Pode ir sem medo, porque você vai amar!
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Dia maravilhoso, hospedagem maravilhosa na Vila Parnaíba, eu imagino ainda você como biólogo diante de toda essa riqueza natural. O Delta é demais mesmo.
Pra mim foi o ponto alto da viagem!