Dicas da África do Sul de A a Z

André Araújo é um leitor e hoje um ótimo colaborador do blog. Seus textos contando suas viagens são imperdíveis. Você vai ver que tenho razão lendo este post de hoje, o Dicas da África do Sul de A a Z.

Ele fez uma viagem pela África do Sul recentemente e voltou cheio de dicas.

Aliás, suas viagens são invejantes. Ele faz coisas super diferentes, fora do óbvio.

Veja só os outros três posts que ele já escreveu por aqui: 

Agora, então, fiquem com as dicas dele sobre a África do Sul com este post sensacional. Adorei a ideia de fazer o “de A a Z”!

Dicas da África do Sul de A a Z

​Vinte e oito dias na estrada, 2.034 km rodados, 110 litros de combustível gasto, inúmeras acomodações pelo caminho, aproximadamente 15 regiões visitadas entre parques de vida selvagem, áreas rurais, áreas urbanas, pequenas e desconhecidas cidades, grandes e populares metrópoles, vinícolas, praias, florestas e regiões semi-desérticas…

Na mala, além de souvenirs… muitas histórias, muitas recordações e muitas experiências fantásticas em terras sul africanas que me instigaram a fazer esse guia que poderá ser útil
àqueles que pretendem visitar esse belo país.

A

Addo Elefante Parque

O terceiro maior parque de vida selvagem da África do Sul abriga mais de 600 elefantes e diversos outros animais. Por ser menor que o famoso Kruger, é possível avistar os animais mais facilmente, além de ser uma ótima opção para quem for fazer a Rota Jardim, devido a sua proximidade com Port Elizabeth.

Ver Elefante na África do Sul

Elefante na África do Sul

At the Woods

Ótima acomodação situada na vila de Storms River, possui bons preços e quartos espaçosos, além disso o café da manhã esta incluído (Na África do Sul muitas acomodações são self-catering, ou seja, sem refeições).

onde ficar na África do Sul

Africamps tenda

Uma das acomodações mais inusitadas na África do Sul é certamente se hospedar em uma tenda com todo luxo e conforto. Com capacidade para até 5 pessoas, a tenda possui lareira, aquecedor, cama aquecida, wc com chuveiro quente, cozinha completa com fogão e geladeira, além de um belo deck de frente para uma paisagem incrível na semi-desértica região de Outdshoorn.

hotel em tenda africa do sul

hotel em tenda africa do sul

B

Birds of Eden

Santuário de aves que abriga mais de 3.500 pássaros, localizado na pitoresca região rural The Crags. O visitante circula através de passarelas de madeira suspensa observando de pertinho uma variedade de espécies de aves que vivem livremente em uma floresta.

dicas da africa do sul de a a z Parque das Avesdicas da africa do sul de a a z Parque das Aves

Butterfly Blu

Belo restaurante em Knysna com vista panorâmica para o mar, apesar de ser um local sofisticado, os preços são ótimos, principalmente bebidas como espumante e vinhos.

onde comer na africa do sul

Dicas da África do Sul

Bobotie

Típico prato sul africano que consiste em carne móida cozida com caril e temperos doces, assado no forno. O aspecto lembra uma lasanha a bolonhesa mas é mais saboroso.

C

 

Chrislin African Lodge

Localizado a 12km da entrada do Addo Elefante parque, é uma das acomodações mais próximas do parque. Os chalés são de argila e o telhado de um material semelhante a palha, belo local e boas tarifas.

Chrislin African Lodge

Circe Launches

Passeio de barco em Hout Bay, dependendo das condições climáticas, o barco se aproxima da ilha das focas, de todo modo no cais de Hout Bay é possível avista-las interagindo com pescadores locais.  Passeio divertido e barato.​

passeio de barco africa do sul

dicas da africa do sul passeio de barco

Carruagem na vinícola

Uma carruagem semelhante as que eram usadas no século XVII, leva os visitantes para uma degustação de vinho, azeitona, azeite e chá gelado em uma vinícola localizada na região do The Crags. Este passeio também pode ser feito por crianças, quando são servidas bebidas não alcoólicas.

Vinícola na África do Sul

Vinícola na África do Sul

D

District Six

Museu destinado a contar a história do tradicional bairro District Six que abrigava residentes negros e imigrantes que foram expulsos pelo governo sul africano em 1968​.

O museu remonta a história através de fotos, áudios, objetos e até mesmo representações fiéis de como eram os cômodos das casas daquela época. É interessante para quem aprecia história e tem interesse pela cultura africana, caso contrário pode ser um pouco entediante.

dicas da africa do sul museu district six

Dieu Donne

Vinícola com uma formidável vista localizada na cidade de Franschhoek, possui diferentes ambientes onde o visitante pode degustar vinhos ou mesmo almoçar. A comida é muito saborosa, preços medianos mas o ambiente é de muito bom gosto.

E

Enricos

Belo restaurante de frente para o mar em Plettemberg Bay, possui uma área externa com uma vista fabulosa, bom atendimento e preços convidativos. A praia situada em frente ao local é belíssima principalmente para ver o pôr-do-sol.

restaurante na africa do sul

F

Four Fields Farm

Uma acomodação muito charmosa localizada na região do The Crags, possui um belo jardim com a natureza abundante ao redor. A dona do local cuida de cavalos que estão já “aposentados”. Ótimo preço e ideal para quem busca sossego.

Hospedagem na África do Sul

Franschhoek

Cidade encantadora de colonização francesa, repleta de vinícolas e atrações relacionadas a enocultura. Na rua principalmente da cidade, encontram-se restaurantes, bancos, cafés, mercados e outros tipos de comércio. O visitante pode se hospedar nessa região central ou mesmo nos arredores em áreas mais afastadas.​

dicas da África do Sul

G

Grande Provence

Uma sofisticada vinícola em Franschhoek com diversas obras de arte no jardim. O local é muito elegante, os preços um pouco acima da média se comparar com outras vinícolas e o acesso a ela pode ser feito em um bonde antigo, caso esteja fazendo um tour específico de vinícolas muito popular na cidade.

Dicas da África do Sul vinícolas

H

Horse back trail

Cavalgada realizada em uma região arborizada no The Crags, onde o visitante tem a chance de conhecer melhor a região. Ao longo do passeio, temos a chance de passar por vilarejos, fazendas e mesmo trilhas na mata. Dependendo da duração do tour pode incluir um piquenique nos jardins do luxuoso hotel Kurland.

Andar a cavalo na África do Sul

Honest bar (dica)

Não são todos os locais que possuem esse curioso sistema, mas em duas acomodações que eu fiquei havia esse interessante método de confiança. O hóspede pega as bebidas que desejar no bar, no estilo self service e, ao pagar, ele apenas informa (de forma honesta, claro) a quantidade que ele consumiu. Tenho dúvidas se isso funcionaria no Brasil baseado no clássico “jeitinho brasileiro”.

Hout Bay

Baía da Cidade do Cabo de onde partem diversos passeios de barco para avistar as focas e outros animais. É um local interessante para aqueles que têm interesse apenas em fazer algum passeio marítimo.

Cidade do Cabo na África do Sul

I

Ilha Robben

A famosa ilha onde o ex-presidente Nelson Mandela esteve preso por quase 30 anos. Não visitei a ilha pois achei caro. Além disso um sul africano me confessou que os guias são ex-detentos da ilha e alguns deles desenvolveram “neuroses” (como aquelas de guerra) após tantos anos preso… logo, dependendo do guia o passeio pode ser interessante ou ter um
efeito contrário.

J

Jukani

Santuário de felinos localizado na região que possui a maior concentração de santuários  de animais selvagens da África do Sul: The Crags. Os animais vivem em espaços amplos e com vegetação que reproduz com autenticidade o habitat natural dessas criaturas. Todos os felinos foram resgatados de maus tratos, tendo uma nova chance no santuário. A visita é guiada e o local possui leões, tigres, cheetahs, leopardos, pumas e até a nossa onça está lá.

Ver leão na África do Sul

K

Kurland Polo Estate

Hotel luxuoso e de excelente bom gosto localizado na região The Crags. Quem faz a cavalgada pode optar por almoçar ou fazer um piquenique no local mesmo não sendo hóspede. Eu optei pelo piquenique que é bastante farto e com uma boa variedade de opções desde saladas, sanduíches e sobremesas servidas nos jardins do hotel.

Piquenique na África do Sul

Knysna Heads viewpoint

Um aprazível mirante em Knysna, de onde podemos admirar as belas paisagens da cidade, desde grandes rochedos até o mar e algumas praias que parecem quase privativas. Um lugar ideal para tirar fotos e sem custo de entrada.

Mirante na África do Sul

L

Life & Leisure guest house​

Acomodação em Stellenbosch, uma cidade próxima da Cidade do Cabo que também possui uma tradição em relação a produção de vinhos. O hotel esta localizado em uma área central, é confortável e possui boas tarifas.

Acomodação na África do Sul

Lavanderia (Dica)

Raramente o visitante encontrará aquelas conhecidas lavanderias automáticas que funcionam inserindo o dinheiro em um compartimento específico n​as máquinas. Na África do Sul o sistema é outro, a maioria das acomodações que oferecem esse serviço, dão um sacola do tamanho de uma fronha de travesseiro para o hóspede, daí basta encher a sacola com as roupas que deseja lavar, sem extrapolar o tamanho da mesma. Na maioria dos locais, o valor é bem barato e, dependendo da acomodação, eles também passam a roupa.

M

Monkeyland

Santuário de macacos localizado no The Crags, que abriga mais de 700 primatas que vivem livremente em uma imensa floresta. Durante a visita guiada, o visitante tem a chance de vê-los de pertinho enquanto caminha por uma trilha sinalizada, porém não pode tocá-los.

monkeyland africa do sul

Os macacos transitam tranquilamente entre nós, sem se importar com a nossa presença, além disso diferentes espécies convivem em harmonia. Todos os primatas foram resgatados de zoos, pet ilegal e até de laboratórios, além disso o Monkeyland, Birds of Eden e o Jukani são organizações sem fins lucrativos que baseiam-se somente no eco turismo sustentável.

É um passeio divertido e que agrada todas as idades, basta gostar de animais, também é possível comprar um ticket combo e visitar os 3 santuários citados.

dicas da África do Sul Santuário de Animais

Moonshine on whiskey creek

Aconchegantes chalés de madeira com vista para uma estonteante floresta no The Crags. Os chalés possuem diferentes tamanhos, para casais​​ a famílias, são bem decorados e todos possuem lareira e cozinha completa. Além disso as camas utilizam manta elétrica, excelente para as noites frias e que eu desconhecia a existência. Boas tarifas também.

hotel na África do Sul

Montagu

Considerada a cidade mais segura da África do Sul de acordo com uma moradora. O local é de fato muito bonito, cercado por majestosas montanhas e um clima típico de cidade de interior, apesar de não ter grandes atrativos turísticos, ainda assim vale a visita durante uma viagem de carro pela região.​​

Montagu África do Sul

Marine Eco Tour

Passeio de lancha de alta velocidade na cidade de Knysna. A embarcação parece flutuar sobre as ondas do mar, onde o visitante tem a chance de ver a fauna marinha desde focas, golfinhos, pinguins e outros animais. Dependendo da época do ano, é possível ver baleias e tubarões também. Ideal para quem curte aventura.

N

Nature´s Valley

Uma bela região e também estância de férias, possui uma imensa lagoa onde as pessoas praticam canoagem e praias fascinantes quase desertas. Está rodeada pelo conhecido Tsitsikamma National Park, no tranquilo vilarejo muitas casas grandes e um único mercado. É um local mais interessante para se visitar do que se hospedar.

Nature Valley africa do sul

praia na África do Sul

Nature´s way farm stall

​Apesar do longo nome, é uma espécie de padaria rural onde todas as mercadorias vendidas são produzidas no próprio local com ingredientes naturais, tendo em vista a fazenda localizada atrás do comércio. É possível provar alguns doces admirando os animais no jardim como cabritos, porcos, galinhas e coelhos, uma verdadeira atmosfera rural. Localizado a beira da estrada principal no The Crags.

mercado na África do Sul

O

Outdshoorn

Um dos lugares mais exóticos da África do Sul, a sensação é de estar no Velho Oeste, literalmente. Com uma área semi-desértica, a região árida encanta visitantes com suas belas montanhas​ e vegetação rasteira. O criação de avestruz é a principal economia da cidade, aliado ao turismo, onde é possível fazer safaris para ver os graciosos suricatos em seu habitat natural ou mesmo visitar fazendas não comerciais de criação de avestruzes. Cidade imperdível.

Outdshoorn África do Sul

o que fazer na África do Sul

Ônibus Hop on Hop off

Os tradicionais ônibus turísticos de 2 andares onde o visitante pode descer sempre que desejar e pegar o próximo, são muito populares e úteis na Cidade do Cabo. Mesmo estando de carro, recomendo fazer o passeio de cityseeing hop on hop off, pois ele passará por regiões interessantes e pouco conhecida dos turistas, além disso possui duas rotas (vermelha e azul) sendo esta última deslocando-se para os arredores da Cidade do Cabo, passando pela região das vinícolas.

Outra vantagem é que o trânsito na cidade não é tranquilo, ainda mais dirigindo na mão inglesa, logo, será possível admirar melhor as paisagens da cidade quando se está no ônibus. Alguns tickets incluem passeio de barco, tendo eu optado por este.​

Ônibus Hop on Hop off na Cidade do Cabo

P

Praias: Clifton bay e Camps bay​

São as praias mais badaladas da Cidade do Cabo, os mais animados se banham nas águas geladas e os mais corajosos surfam mesmo havendo o risco de tubarões. A orla de Camps Bay esta repleta de bares e restaurantes interessantes (e nem tão caros assim) e o hop on hop off cityseeing passa em frente a essas praias; melhor assim, pois a presença de flanelinhas é constante.

praia na Cidade do Cabo

Já a praia de Clifton bay esta dividida em 4 partes por pedras e cada parte atrai públicos diferentes desde famílias, gays, esportistas etc. Clifton Bay é considerada a área mais cara para se viver na Cidade do Cabo, sendo um reduto da classe média alta do país.

praia na Cidade do Cabo

Q

Quadriciclo

Para os amantes de aventura, o passeio de quadriciclo na floresta de Tsitsikamma é pura diversão. A floresta possui árvores centenárias, riachos e, se tiver sorte, poderá ver alguns animais selvagens que habitam a região.

passeio de quadriciclo - Dicas da África do Sul de A a Z

Pilotar um quadriciclo é muito simples, pois ele não tem marcha e o guia que acompanha o tour dá informações úteis sobre a região, mas o mais legal mesmo é pilotar a potente motoca ao longo de aproximadamente 16 km na natureza.

Passeio de quadriciclo na África do Sul

R

Rota 62

Uma extensa rota para aqueles que estão a caminho de Outdshoorn. Qualquer semelhança com a famosa rota americana 66 é uma mera coincidência, não espere achar ao longo do caminho postos de gasolina ou restaurantes, a vegetação árida​ domina a região, sendo possível até avistar animais selvagens ao longo do trajeto.

Rota 62 África do Sul

Não deixe de parar para beber algo ou mesmo tirar fotos no popular “Ronnies Sex Shop” que, apesar do nome, é apenas um bar estiloso de beira de estrada decorado com roupas e peças íntimas.

bar sex shop áfrica do sul

S

Safari Ostrich

Traduzindo: Safari de Avestruz. A ideia pode parecer estranha, mas é realmente isso: um safari onde avistamos somente avestruzes – e ainda assim é muito divertido. Um vagão com vários assentos é acoplado a um trator que entra no recinto dos graciosos animais que, curiosos por natureza, logo se aproximam do veículo, tendo o visitante a chance de estar ao lado dessas grandes aves.

dica da áfrica do sul safari de avestruz

A visita é guiada e temos a chance de também alimenta-los usando uma colher ou mesmo as mãos (como eu fiz). O guia fala sobre hábitos e informações úteis sobre o animal, além de sermos conduzidos para um mini museu onde podemos aprender ainda mais sobre eles. Apesar da bicada do avestruz não machucar (eu mesmo fiz questão de levar uma bicada propositalmente) ele possui uma garra afiada na pata. O safari de avestruz é um passeio divertido e as crianças certamente irão curtir.

safari de avestruz áfrica do sul

Storms River

Vilarejo localizado nas imediações do Tsitsikamma National Park, com várias pousadas, restaurantes e passeios de aventura como o quadriciclo, bungee jumping e outros. A maioria dos brasileiros apenas visitam o local de passagem.

Dicas da Africa do Sul de a a z

T

The Crags

É uma bela região rural que possui a maior concentração de santuários de animais selvagens e o turismo rural é parte da economia local. Está situada entre Plettemberg Bay e Nature’s Valley, tendo uma abundante natureza ao redor. A maioria dos brasileiros apenas conhecem essa magnífica localidade de passagem quando estão seguindo pela Garden Route,​ porém é um lugar que vale a pena ficar alguns dias e curtir uma atmosfera mais selvagem/rural.

Santuário de animais na África do Sul

Tenikwa Wildlife Centre

Um centro de conscientização e reabilitação de animais selvagens (principalmente felinos) onde mais de 200 animais são atendidos por ano. Além de oferecer todos os cuidados aos animais resgatados que chegam ao local, seu principal foco é reabilitá-los à vida selvagem.

Santuário de vida selvagem na África do Sul

Através de visitas guiadas é feito um trabalho de conscientização a respeito da importância da preservação desses animais. Os recintos são espaçosos e com bastante vegetação e através do Wildcat Experience é possível entrar no ambiente​ das cheetahs e gatos selvagens (não se pode tocá-los).

Santuário na África do Sul

O Tenikwa não possui fins lucrativos e também possui um mini hospital dedicado exclusivamente a estes animais. Assim como os outros santuários mencionados, ele também está localizado no The Crags.

Dicas da África do Sul Santuário de Animais

Two Oceans Aquário

O Aquário Dois Oceanos da Cidade do Cabo está entre os melhores aquários do mundo, e não é a toa, pois reúne uma vasta variedade de animais dos oceanos Indico e Atlântico. São vários ambientes separados por espécie. Os tanques dos tubarões me chamou muita atenção pois são enormes, assim como a área das águas-vivas que ficam em belos tubos coloridos.

Aquário da Cidade do Cabo na África do Sul

No local ainda possui um túnel submerso que nos dá a sensação de estar dentro do aquário de fato, além do que é possível acompanhar o momento que os mergulhadores alimentam os peixes. Aliás, existe uma grande quantidade de peixes exóticos, sem mencionar os moluscos, pinguins e vários outros que compõem a vida marinha desse belo aquário que é muito superior ao do Rio de Janeiro.

Aquário da Cidade do Cabo África do Sul

Table Mountain

A “Montanha da Mesa” está para a Cidade do Cabo assim como o Pão de Açúcar está para o Rio de Janeiro e ambas as atrações têm algo em comum: o teleférico.

Bondinho da Table Mountain Cidade do Cabo

Contudo, o bondinho da Cidade do Cabo tem um diferencial a mais: ele gira 360 graus, possibilitando ter uma visão geral da paisagem, que é deslumbrante. Os mais aventureiros podem subir através de uma trilha que leva ao topo.

table mountain africa do sul

Uma vez estando na Montanha da Mesa, o espaço surpreende pelo tamanho de sua extensão, sendo possível caminhar por áreas devidamente sinalizadas, admirando os inúmeros belos cenários que a cidade oferece, de praias a montanhas. Pessoas do mundo inteiro visitam o principal cartão postal da Cidade do Cabo, considerado uma das 7 maravilhas naturais do mundo.

table mountain cidade do cabo

U

Umi

Um restaurante badalado localizado na orla de Camps Bay de frente para o mar. O local mistura clássicos da culinária oriental e, apesar da localização privilegiada, não é caro.

Restaurante Umi na África do Sul

V

Victoria & Albert Waterfront

Um dos locais mais conhecidos da Cidade do Cabo, um complexo turístico repleto de lojas, restaurantes, bares, galpão gastronômico, shopping, a famosa roda gigante e os conhecidos passeios de barco.​​

Victoria & Albert Waterfront Cidade do Cabo

W

Wine Tram

Numa tradução literal poderíamos chamar de “Trem do vinho” e de fato essa é a proposta desse passeio considerado um dos mais populares de Franschhoek. O visitante escolhe 1 rota dentre 6 (representada por cores), cada rota abrange um número X de visitas a vinícolas, tendo o visitante que escolher quais vinícolas deseja visitar.

O ônibus passa nas vinícolas a cada 1 hora para deixar/pegar visitantes e, caso o visitante deseja ficar mais tempo em uma vinícola específica,​ sem problemas, sobra menos tempo para visitar as outras.

Trem do vinho na África do Sul

Eu recomendo a rota vermelha, além disso considero as vinícolas Leopard’s Leap (ótima qualidade e preço), Dieu Donne (excelente para almoço), Rickety Bridge (bela paisagem e bons vinhos) e Grande Provence (a mais bela e sofisticada dentre todas mencionadas) como sendo as melhores opções dessa rota. Para estas duas últimas vinícolas o transporte até elas é feito em um trator que puxa um vagão com assentos e também de bonde, aliás um belo e antigo bonde que lembra os de Nova Orleans. Este passeio é muito popular entre os brasileiros que visitam a região.

Trem do vinho na África do Sul

Waterfront Lodge

Acomodação localizada em Knysna à beira da lagoa de mesmo nome. Na verdade é uma mansão luxuosa com vários quartos, cujo donos são muito gentis. Boas tarifas, além do mais as bebidas – tais como vinhos e cervejas – também possuem ótimos preços. Foi ali que eu aprendi sobre o sistema​ “honest bar”.

onde ficar na África do Sul

Wild Spirit backpacker lodge

Um hostel que possui uma “vibe” hippie situado no meio de uma floresta no The Crags. As áreas comuns são interessantes e criativas, usando matérias primas da natureza. Um velho caminhão foi transformado em um palco e um chuveiro externo e uma piscina feita de pedra dão charme ao lugar que estava repleto de jovens.

Mesmo quem não está ​hospedado no local pode visitá-lo para tomar um café da manhã natureba como eu fiz, além do alojamento coletivo, algumas pessoas também acampam (não sei como suportaram o frio a noite). É um local para mochileiros que não estão se importando com a ausência de conforto e, pelo o que eu notei, nem com a ausência de limpeza…

hostel na África do Sul

X

Xhosa

O xhosa é um dos idiomas oficiais da África do Sul (dentre vários que existem), além de ser um dos idiomas oficiais do Zimbábue, embora não seja muito falado na terra do Mugabe.

Z

Zulu

É uma língua originária do povo Zulu, além de ser uma das 11 línguas oficiais na África do Sul.

Viu só que legal? Então, animados pra fazer uma viagem assim?? Eu estou!

Boa viagem!

Este texto foi escrito por André Araújo, Consultor de Turismo, natural do Rio de Janeiro, que tem passagens pela África, Europa e América do Sul/Norte. [Fotos do autor]

“Viajar para mim é mais do que um lazer, é um aprendizado.”

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here