Begijnhof, o jardim das Beguinas

No coração de Amsterdam, com uma das entradas pela Praça Spui, fica um lugar super tranquilo e que parece nos transportar para uma outra época: o Begijnhof ou Jardim das Beguinas.

O lugar é super inusitado e é para mim uma das visitas mais interessantes da cidade, justamente por isso.

Trata-se de um conjunto de casas fundadas, ao que tudo indica, em 1346 para servir de moradia para as beguinas, uma espécie de irmandade feminina católica laica, formada por viúvas e solteiras, que se dedicava aos trabalhos de caridade junto aos pobres e doentes, sem que para isso precisassem fazer os votos religiosos.

=> Economia: Seguro Viagem Holanda (com desconto)

O jardim das Beguinas

O mais curioso desse lugar é que andando pelas ruas da cidade você nunca vai “descobrir” onde ele está, pois para chegar lá você precisa abrir uma porta – que parece a porta comum de um edifício – e atravessar um pequeno corredor que te deixará em pleno Begijnhof .

É super comum ver pessoas paradas na frente da dita porta com receio de entrar, pois a sensação é que você está invadindo a casa de alguém… nós mesmos ficamos parados uns 5 minutos observando a movimentação antes de nos arriscarmos.

amsterdam roteiro - Begijnhof, o jardim das Beguinas

Uma vez lá dentro, você poderá ver algumas das casas mais antigas da cidade, algumas do começo do século XVI, mas no número 34 está a mais antiga de fato, chamada de Houten Huis, ainda com a fachada de madeira original.

Uma curiosidade: só existem 2 casas com fachada de madeira em Amsterdam, pois elas foram proibidas em 1521. A outra está localizada em Zeedijk.

Descubra => Melhores tours guiados em Amsterdam

o que visitar em Amsterdam - Begijnhof, o jardim das Beguinas

Além das casas e do jardim, você também poderá admirar a Engelse Kerk, uma igreja do século XV, e a chamada Capela Escondida (casas 29 e 30), utilizada durante a perseguição aos católicos, que não podia ter nada em sua fachada que indicasse ser uma igreja.

dicas de Amsterdam - Begijnhof, o jardim das Beguinas

o que fazer em amsterdam - Begijnhof, o jardim das Beguinas

Ainda que atualmente não existam mais beguinas vivendo lá – a última morreu em 1971 – ainda existem mulheres que moram ali, portanto, nada de algazarras, o silêncio se faz necessário para visitar esse oásis de paz e tranquilidade em plena Amsterdam.

Leia também:

jardim das beguinas - Begijnhof, o jardim das Beguinas

Amsterdam dicas - Begijnhof, o jardim das Beguinas

Informações úteis:

  • Como chegar: trans 1, 2 e 5 para a Praça Spui. Procure a American Book Center, pois a porta que dá acesso ao Begijnhof fica do lado (veja a foto abaixo).
    Horário: das 9h-17h
    Preço: grátis
    Site: http://www.begijnhofamsterdam.nl/

o que ver em amsterdam - Begijnhof, o jardim das Beguinas

Seguro Viagem Holanda com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para a Holanda?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E na hora de começar a organizar a sua viagem, não deixe de ler todas as nossas outras dicas de Amsterdam e da Holanda e nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

Boa viagem!

4 comentários em “Begijnhof, o jardim das Beguinas”

  1. Olá, estava pesquisando na internet sobre o jardim e encontrou um blog com um texto IDÊNTICO ao seu, a pessoa copiou e não teve o trabalho de mudar nada, nem as vírgulas. Completamente sem ética. Enfim, achei que devesse falar.

    Responder
  2. Passei no dia 22 de Maio 2016 para ver e sentir o local e a igreja onde vou realizar o concerto ENCANTANTE, piano solo, em 2 de Julho próximo, às 20h15.
    O local é envolvente! Maravilha de paz e silêncio no meio de uma cidade em contínuo movimento…!
    Abençoadas beguinas…! Até breve!

    Responder
  3. Eu,meu marido e minhas filhas estivemos neste lindo e abençoado lugar em dezembro/2015.Apaixonei.Na igreja tinha um belíssimo presépio. Nos sentimos em paz e abençoados.

    Responder

Deixe um comentário