Colonia, Alemanha (Köln em alemão), é a quarta maior cidade alemã e a maior cidade do oeste alemão. De colonização romana, possui muita história.
É uma das mais visitadas da Alemanha e não é pra menos, porque, além de ter MUITA coisa pra fazer – os pontos turísticos de Colônia são inúmeros – o povo de Colônia é muito alegre e multicultural, com a cidade sendo chamada de a mais brasileira das cidades alemãs.
E isso não é somente pela maior quantidade de brasileiros em uma cidade na Alemanha, como também pelo seu Carnaval, o maior do país.
Já viu que vai gostar, não é?
Mas, se Colônia é o que é hoje, muito se deve aos três Reis Magos. Como assim?? Calma, veremos daqui a pouco!
Então, neste post você vai ter muitas dicas de Colônia, Alemanha, e vai saber o que fazer, a melhor época para ir, onde ficar, roteiro de um dia, média de preços, entre outras dicas.
Nós vamos falar dos assuntos abaixo, que tenho certeza que vão te ajudar a organizar a sua viagem!
- Colônia, Alemanha, como chegar?
- Qual a melhor época do ano para visitar Colônia?
- Quanto tempo é necessário para conhecer Colônia?
- Qual a média de temperatura em Colônia, Alemanha?
- O que fazer em Colônia, Alemanha?
- Passeios bate e volta de Colônia, Alemanha
- Como se locomover em Colônia?
- Qual o preço médio da alimentação em Colônia?
- Onde é melhor se hospedar em Colônia, Alemanha?
- Roteiro de 1 dia em Colônia, o que priorizar?
Economia => Seguro Viagem Alemanha (dicas + desconto)
Colônia, Alemanha: como chegar?
Saindo do Brasil até há voo, de algumas cidades, até Colônia. Mas você terá que fazer uma ou duas paradas em outros aeroportos da Europa, dependendo do voo e da companhia aérea, até chegar ao Aeroporto Internacional de Colônia.
A melhor maneira, e a mais popular, de chegar em Colonia, Alemanha, é indo até Frankfurt e, de lá, ir de trem até Colônia.
O trajeto é de apenas uma hora e o trem sai do próprio aeroporto, é super fácil.
Se você já estiver na Europa, em outros países, você pode ou aproveitar alguma promoção das companhias aéreas low cost, ou ir de trem até lá, visto que Colônia é super conectada por trens internacionais a cidade como Londres, Paris, Amsterdã e Bruxelas.
Pesquise aqui sua passagem até Frankfurt – ou até Colônia, se preferir
Qual a melhor época para visitar Colônia, na Alemanha?
O Inverno certamente não é uma das melhores épocas para se visitar Colonia, uma vez que escurece muito cedo e geralmente é uma estação chuvosa.
Mas, em compensação, se você for visitar Colônia em dezembro, terá a oportunidade de visitar as maravilhosas feiras natalinas – os famosos mercados de Natal -, as quais destacaria as feirinhas de Neumarkt e do Dom (esta última só pelas fotos, pois fica muuuuito cheio).
Já se você estiver em Colônia em Novembro, especificamente no dia 11/11 às 11h11, poderá ver a abertura do Carnaval, que é considerado por aqui a 5ª estação do ano: Verão, Outono, Inverno, Primavera e “Carnaval”, isso mesmo!!!
O carnaval em Colônia, Alemanha, dura até a quarta-feira de cinzas, onde eles queimam um boneco de palha (Nubel), que é o “responsável” por todos os pecados que foram cometidos no Carnaval…
O Carnaval é, então, uma boa época do ano para se visitar Colonia, já dando a dica que você tem que estar fantasiado, não importa com o que, pelo menos algo colorido ou de fantasia.
Eu estava de manhã indo trabalhar com uma peruca verde-amarela, meio sem saber se era real a história da fantasia, quando passou por mim, às 6h30 da manhã, uma “zebra” de bicicleta, aí percebi que é real mesmo… 🙂 🙂 🙂
Na primavera e no verão, por outro lado, pode-se aproveitar o maior tempo de sol para passear até mais tarde (escurece bem tarde na cidade0 e tomar uma Kölsch (cerveja local) em um biergarten.
Seja qual for a época do ano em que você for, o importante é: visite Colônia, pois vale a pena!
Confira => Passeios em Colônia e arredores
Quanto tempo é necessário para conhecer Colônia?
A cidade é bem grande e tem vários pontos turísticos, mas, em geral, o tempo é apertado, não é?
Então, eu acho que em 2 dias, no mínimo, bem utilizados, consegue-se ver o essencial de Colônia.
Se você tiver mais um dia, pode fazer as coisas com mais calma, aproveitar a noite de Colônia e sentir a atmosfera da cidade.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Qual a média de temperatura em Colônia, Alemanha?
A cidade agrada a todo mundo, dependendo da época do ano em que você vai. Para quem gosta de um friozinho, pode ir no inverno tranquilo; já quem gosta do calor, vai encontrar uma cidade bem quente no verão.
Colônia é, assim como a parte Norte do vale do Reno, uma das regiões mais quentes da Alemanha. É claro que no Inverno as temperaturas beiram o zero grau, ou às vezes negativo, mas no verão as temperaturas em Colonia passam dos 30ºC.
Em geral, a temperatura é agradável, mas leve sempre um casaco para uma eventualidade, pois o tempo vira com facilidade. Ah, e não se esqueça do guarda-chuva, pois chove e para de chover muito rápido, e você pode ser surpreendido!!!
+++ Confira aqui passeios que poderá fazer em Colônia +++
O que fazer em Colônia, Alemanha?
Nós já falamos sobre isso com mais detalhes em O que fazer em Colônia: as principais atrações. Mas aqui vamos apresentar, de qualquer forma, os principais pontos turísticos da cidade.
A principal atração turística da cidade é a Catedral de Colônia, ou em alemão: der Kölner Dom.
É uma construção gigantesca, que demorou séculos para ser construída no estilo gótico e que “resistiu” aos bombardeios aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
Acredite: sete bombas atingiram a Catedral mas não foram capazes de abalar sua estrutura!!
Suas gigantescas torres de 157 metros são as segundas maiores da Europa (perdendo apenas para a de Ulm, também na Alemanha). Nela estão guardados (ou pelo menos acredita-se), desde o final do Séc XII, graças ao Kaiser Friedrich Barbarossa, os restos mortais dos 3 Reis Magos.
E isso, claro, tem atraído peregrinos e turistas desde a Idade Média para a cidade.
Imperdível => Tour histórico divertido pela cidade
A visitação da Catedral de Colonia é gratuita e pode-se ainda fazer uma visita guiada (inclusive em português, em alguns horários), quando, neste caso, terá que se pagar algo (maiores detalhes no site http://www.koelner-dom.de).
Vale a pena subir os 527 degraus, de onde se pode desfrutar de uma bela vista da cidade. Maaaas, se você não é do tipo atlético, ou não quer perder tempo, ou não quer subir esse monte de escadaria, tem uma solução que também é muito legal: o prédio Köln Triangle (http://www.koelntriangle.de) oferece uma vista muito bonita da cidade, talvez mais bonita até que a do Dom, por estar do outro lado do Rio Reno.
A subida de elevador custa os mesmos 3 euros e tem apenas alguns degraus depois do elevador até a vista panorâmica.
E por que não ver Colônia bem do alto, em um voo turístico particular de 1 hora?
Outra atração turística que vale a pena e que fica ao lado da Catedral é o Römisch-Germanisches Museum (Museu Romano-Germânico).
A cidade de Colônia foi fundada pelos romanos (Colonia Claudia Ara Agrippinensium), e em todo lugar onde se escava na cidade encontram-se ruínas ou restos arqueológicos da época, que estão reunidos neste museu.
Se o seu objetivo for cultural, logo ao lado tem o Ludwig Museum, que possui diversas obras de arte e, para quem é apreciador, é realmente recomendado.
Vale a pena => Ônibus Turístico + Passeio de Barco
Não menos interessante é o Museu do Chocolate (Schokolade Museum) da Lindt. Localizado no centro e próximo ao Reno (a 10 minutos a pé da Catedral), o museu mostra a história do chocolate, como o chocolate Lindt é fabricado, tem uma degustação e no final uma loja, que mais parece um supermercado, com chocolates da marca.
Eis mais uma de minhas dicas de Colônia: o preço do chocolate, em geral, é mais barato que o do supermercado, mas se você resolver ir para Aachen, não deixe de visitar a Fábrica da Lindt, onde existe realmente uma megaloja da Lindt, com descontos muito interessantes.
Colônia é ainda conhecida pela Água de Colônia. Você encontrará várias lojas da marca 4711 (próximo ao Dom) e, é claro, o Museu do Perfume (http://www.farina-haus.de) (a primeira marca e original é a Farina, embora a 4711 seja a mais conhecida atualmente).
- Dica das boas => KölnCard – Conheça Colônia com conforto e economia com o KölnCard. Desfrute de acesso gratuito ao transporte público por 24 ou 48 horas e receba descontos de até 50% em diversos parceiros. O KölnCard está disponível para grupos ou individualmente.
Uma sugestão de passeio interessante é um cruzeiro de 1 hora ou mais pelo Reno, onde se podem ver belas imagens da cidade. Há opções diurnas ou noturnas, com ou sem jantar.
Que tal?! => Tour gastronômico em Colônia
Passeios bate e volta de Colônia Alemanha
Uma cidade quase vizinha de Colônia, a que se pode ir inclusive de metrô ou em um trem regional em meia-hora, é a antiga capital alemã: Bonn. Também de colonização romana, a cidade natal de Beethoven é uma simpática cidade. Eu destaco em especial o Museu da História Alemã pós II GM (Haus der Geschichte der Bundesrepublik Deutschland – http://www.hdg.de/bonn/ ). O Museu é moderno, interativo e em inglês/alemão. E, o melhor de tudo, a entrada é gratuita e existe uma estação de metrô em frente ao museu.
Outro passeio muito interessante é a ida para Königswinter (cerca de 45 minutos de trem), onde se pode subir o Drachenfels, uma ruína de um antigo forte. Tem-se uma vista linda do Rio Reno, onde se podem observar, com tempo bom, Bonn e Colonia. Na descida, pode-se passar pelo palácio (castelo) de Drachenburg. Para subir/descer existe um trenzinho, mas quem quiser pode ir a pé (é uma bela subida). Eu particularmente sempre subia de trem e descia a pé.
Outra bela cidade e cheia de história, próxima de Colônia, é a cidade de Aachen. A cidade tem uma catedral onde foram coroados os Kaisers (imperadores) do Império Franco-Germânico, após Carlos Magno (Karl der Große ou Charlemagne). Pode-se encontrar um grande acervo sobre o mesmo na cidade. A cidade abriga ainda a Fábrica de Chocolates da Lindt, que possui um “Shopping” de chocolates da marca no local.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Como se locomover em Colônia?
Em Colônia anda-se muito a pé, principalmente se estiver no centro (Innenstadt). O ticket é interligado (trem, metrô e ônibus).
Caso queira ver como se vai de um lugar para outro com o sistema de transporte público, assim como informações sobre as tarifas, basta acessar o site http://www.kvb-koeln.de e digitar os endereços (existe um app com o mesmo nome para o celular). O site oferece linguagem em inglês, francês, italiano, holandês e espanhol.
Ah, lembrando que o KölnCard dá acesso aos transportes públicos, então faça as contas e veja se não vale a pena.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Divertido => Tour pelas cervejarias de Colônia (com degustação)
Qual o preço médio da alimentação em Colônia, Alemanha?
O preço médio de uma refeição, por pessoa, é cerca de 8 a 12 euros.
Esse preço apenas para a refeição. Um copo de Kölsch costuma custar 2 Euros, mesmo preço de um refrigerante. Não é necessário pagar 10%, nem existe preço de mesa (ou algo do tipo, como na Itália), mas é normal dar uma gorjeta (trinkgeld em alemão).
? Leia também: Qual a relação entre o Tratado de Schengen e seguro viagem Europa?
Onde é melhor se hospedar em Colônia, Alemanha?
Não tenho muita experiência quanto à hospedagem em Colônia, uma vez que morei lá, onde aluguei apartamento. Por conta de experiência na Europa, qualquer acomodação indicada em sites – como o booking.com, que é o que usamos -, e que fique no centro ou próxima a alguma estação de trem/metrô, está indicada.
Caso não tenha café da manhã no hotel, não se preocupe: as padarias (Bäckereis) na Alemanha são ótimas e abrem aos domingos também. Ah, e aí fica a última dica: na Alemanha, quase todos os comércios fecham aos domingos. Pouquíssimas coisas ficam abertas. Lojas, praticamente nenhuma.
No mais, aqui no Turista Profissional já tem um post sobre Onde ficar em Colônia, com dicas de hotéis e melhores bairros, na perspectiva de um turista.
Roteiro de 1 dia em Colônia, o que priorizar?
Em 1 dia em Colônia, deve-se iniciar o passeio, é claro, pelo Dom. Lá você irá gastar uns belos 45 minutos ou, se fizer um passeio com guia, de 1 a 2 horas.
A seguir, uma visita ao Römisch-Germanisches Museum é indicada, onde se pode ver um pouco da história Romana na Alemanha.
De lá, você pode fazer um passeio a pé até as margens do rio Reno e encontrar a Hohenzollerbrücke, uma grandiosa ponte que cruza o Reno. Esta ponte está cheia de cadeados (foi aqui que surgiu esta tradição muito difundida na Europa, onde os casais colocam os chamados cadeados do amor em uma ponte e jogam a chave no Rio).
Após umas fotos, vale uma visita ao Museu do Chocolate, que fica às margens do Rio Reno. Nesse momento, você já deverá estar com fome e a dica é um dos diversos restaurantes ou brauereis (não se esqueça de pedir uma Kölsch, cerveja típica da região) que existem próximos à estação de trem de Heumarkt.
Após o almoço, passeie um pouco pelo Rio Reno e aprecie a vista. Você deve decidir qual o ponto de vista para apreciar a cidade de cima: ou o Dom ou o Köln Triangle.
Umas comprinhas no centro são sempre indicadas, em especial na Galeria Kaufhof, Karstadt ou Primark.
À noite, pode-se passear pela Kyffhäuser Straße e região, cheia de barzinhos e local dos estudantes. Próximo a essa rua, pode-se jantar no Oma Kleinman (http://www.beiomakleinmann.de) (a especialidade são os Schnitzel – bife de porco empanado e frito – uma delicia!)
Por Eduardo Schlup,
Gostou dessas dicas de Colônia? E não deixe também de ler os nossos outros posts com dicas da Alemanha.
Boa viagem!
? Vai para a Alemanha? Então, leia também:
- Roteiro de 1 dia em Berlim (com mapa)
- 7 pequenos e charmosos museus pela Alemanha
- O que fazer em Frankfurt
- Roteiro de 1 dia em Heidelberg: como chegar e o que fazer
- Viajando de trem pela Alemanha – (todas as dicas passo a passo)
- Roteiro de 5 dias seguindo os passos dos Waldesians e Huguenotes na Alemanha e Suíça
- Roteiro de um dia em Mainz, Alemanha – como chegar e o que fazer
- Como ir do aeroporto para o centro de Frankfurt
- Como chegar e o que fazer em Trier, a cidade mais antiga da Alemanha e berço de Karl Marx
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Excelente post, ótimas dicas. Quando eu mostrar pra minha esposa que estamos ao lado da fábrica da lindt, tá escolhido o passeio. hahahaha. Abraços. Parabéns.