Dicas de Lisboa: tudo o que você precisa saber!

Atualizado em 19/09/2019

Planejando uma viagem e querendo algumas dicas de Lisboa?! Então aqui vamos te dar várias delas.

Lisboa, capital de Portugal, é um dos destinos europeus mais procurados por quem viaja ao velho continente. Para nós, brasileiros, é melhor ainda, já que a proximidade da língua faz com que uma visita a Lisboa seja mais tranquila para quem não é poliglota.

O clima também agrada bastante, pois Portugal não é um país muito frio e Lisboa acaba sendo uma cidade turística bastante agradável para quem não gosta de lugares gelados, já que faz sol quase o ano todo e não tem invernos tão rigorosos.

Castelos antigos, ruazinhas medievais, construções históricas e vida boêmia são atrações que você vai encontrar nessa cidade, considerada uma das capitais com melhor qualidade de vida no mundo e que vem ganhando vários prêmios como melhor destino de viagem.

=> Economia: Seguro Viagem Portugal (com até 10% de desconto)

Aqui daremos várias dicas de Lisboa relativas a estes itens:

  • Como chegar a Lisboa
  • Documentos necessários para viajar para Lisboa
  • Como ir do aeroporto de Lisboa para o centro
  • Como é o clima em Lisboa
  • Melhor época para ir para Lisboa
  • Quantos dias para conhecer Lisboa
  • O que visitar em Lisboa
  • Onde dormir em Lisboa
  • Compras em Lisboa
  • O que e onde comer em Lisboa
  • Como se locomover em Lisboa
  • Passeios de um dia a partir de Lisboa

Dicas de Lisboa

dicas de Lisboa

Como chegar a Lisboa?

Há voos diretos do Brasil para Lisboa, saindo das principais capitais brasileiras. A empresa de aviação portuguesa é a TAP, então é bem possível que você acabe voando com ela.

Caso pegue outra companhia, talvez aconteça de precisar fazer alguma conexão em outra capital europeia, mas nada grave, já que lá é tudo pertinho.

Caso já esteja zanzando pela Europa, Lisboa pode ser acessada pelos maravilhosos trens europeus e também por ônibus, dependendo da cidade/país em que estiver.

Dica => Passeios em Lisboa e arredores

tempo de voo Brasil Portugal?

Leia mais sobre o assunto:

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Dicas de Lisboa: documentos necessários

Brasileiros não necessitam de visto para ir a Lisboa, se a viagem for de no máximo 90 dias. Só fique atento para a validade do passaporte, que precisa ser superior a 3 meses desde o início da viagem (para poder ficar válido durante os supostos 90 dias máximos). Também será necessário um seguro saúde, afinal, Portugal faz parte do Tratado de Schengen.

Apesar de poucas exigências, é sempre bom levar consigo os comprovantes de reserva de hospedagem e passagem de volta. Às vezes são pedidos na imigração para os oficiais terem certeza de que você realmente está indo a turismo e pretende voltar ao Brasil.


Portugal

Como ir do aeroporto de Lisboa para o centro da cidade?

O aeroporto de Lisboa se chama Portela – Humberto Delgado – e fica a 7km do centro da cidade. Pode ser facilmente acessado usando os transportes públicos de Lisboa.

A estação de metrô do aeroporto possui integração com o Terminal 1 do aeroporto pela linha vermelha. Para quem vai ao centro, é necessário fazer baldeação para a linha verde. O metrô de Lisboa funciona diariamente, das 6h30min até 1h da manhã.

aeroporto de Lisboa
Acesso ao metrô dentro do aeroporto de Lisboa

Ressaltando que para metrô e ônibus é necessário adquirir e colocar saldo no cartão recarregável Viva Viagem ali, na estação mesmo, e validar assim que entrar no transporte.

Ir de ônibus só é um pouco mais complicado por conta do limite das malas, que é de 50x40x20cm. São duas linhas, que funcionam de 7h30min às 23h. A que leva até o centro é a Linha 1 e dá para pagar na hora dentro do ônibus.

Há sempre também as opções de táxi e Uber no aeroporto de Lisboa, que são ótimas para quem estiver com mais gente, muitas malas ou tiver chegado no meio da madrugada – fora do horário de funcionamento dos transportes públicos. Uma corrida de táxi até o centro fica em torno de € 15 pelo taxímetro e dura uns 20 minutos; a de Uber, em torno de € 10.

Como é o clima em Lisboa?

Portugal é um dos destinos “quentes” da Europa. Ou seja, aquele inverno rigoroso e cruel vai ser difícil de ver nesse país. O clima em Lisboa é temperado e conta com temperatura média na faixa de 18°C ao longo do ano.

Os dias de verão em Lisboa são longos e quentes, com o sol demorando para se pôr. Os invernos são curtos.

Dicas de Lisboa: clima

Agosto é o mês com temperaturas mais altas, chegando aos 30ºC, e com menos chuvas. Já a partir de setembro, no outono, a água começa a dar as caras e a estação chuvosa entra acompanhada de ventos, com temperaturas mínimas chegando a 9ºC.

O período de “chuvas” é entre novembro e janeiro, mas nada que atrapalhe o seu passeio. Em dezembro começa o inverno em Lisboa e os termômetros chegam no máximo a uns 20ºC (inverno ameno, se comparado a outros países europeus).

A primavera em Portugal, que entra no final de março, é uma das épocas preferidas por muitos, pois faz um calor agradável e é a estação perfeita para se caminhar ao ar livre, sem sofrimento! E ainda há o show de cores das flores que embelezam a cidade!

clima em Lisboa

Melhor época para visitar Lisboa

Por conta do clima temperado, Lisboa pode ser visitada o ano todo, mas uma das dicas de Lisboa é ir nos meses mais quentes (verão ou primavera).

Apesar de o inverno não ser rigoroso, as chuvas podem atrapalhar um pouco as visitas aos pontos turísticos ao ar livre (e são muitos!).

Por outro lado, o problema de ir nos meses mais quentes é justamente a cidade estar lotada; então, procure se programar com antecedência se for entre os meses de junho e agosto. Reserve hospedagem assim que puder (para pegar as melhores tarifas) e compre ingressos de atrações e passeios online, assim você evitará filas lá na hora.

As baixas temporadas em Lisboa acontecem nos meses de março a maio e de setembro e outubro, e coincidem também com temperaturas mais amenas por serem as estações de primavera e outono. A primavera, então, acaba sendo a estação mais tranquila, porque une um clima quente agradável, baixa temporada (com preços ok e opção de hospedagem) e, ainda por cima, flores em todo lugar!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Em relação às festividades, uma das melhores dicas de Lisboa é ir no início de junho, já que acontecem as Festas dos Santos Populares. As comemorações fazem com que a capital portuguesa seja enfeitada com flâmulas e ocupada por festas de rua com músicas tradicionais e danças. É como se fossem as festas juninas daqui.

Quanto tempo é necessário para conhecer Lisboa?

Quatro dias inteiros, pelo menos, é o tempo ideal para a capital portuguesa, já que Lisboa é uma cidade que precisa ser apreciada e não combina com bate e volta ou um final de semana.

Mas caso tenha realmente pouquíssimo tempo, procure ficar pelo menos para fazer um roteiro de 2 dias em Lisboa, mas tenha em mente que será só para ter um gostinho da cidade! E acredite, você vai querer voltar.

dicas de Portugal

O que fazer em Lisboa?

Há tantos pontos turísticos em Lisboa e lugares agradáveis para um passeio que a lista ficaria imensa.

Confira alguns dos lugares mais conhecidos e visitados na capital portuguesa.

Imperdível=> Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais

Castelo de São Jorge

Como deu para perceber, há muito o que fazer em Lisboa e, para quem gosta, há ainda uma oferta enorme de excelentes museus em Lisboa para conferir.

Leia também outras dicas de Lisboa:

torre de belem lisboa - Dicas de Lisboa: tudo o que você precisa saber!
Acredite, é super possível visitar Lisboa com bebê

Onde se hospedar em Lisboa?

Para uma pessoa que vai passar alguns dias e pretende conhecer os pontos turísticos, as regiões centrais são sempre as mais indicadas por conta de locomoção e facilidade de acesso aos lugares.

A cidade oferece desde hostels até hotéis cinco estrelas e, de modo geral, todos são de excelente qualidade. Você sabia, por exemplo, que os hostels de Lisboa são considerados os melhores da Europa?!

No caso da capital de Portugal, o centro é grande e cheio de sub-regiões. Uma das dicas de onde ficar em Lisboa seria ficar em bairros como o Chiado, conhecido pelos cafés e atividades cultural e histórica bem ativas. Rossio também é ótimo para fazer os passeios pela região histórica a pé.

Alecrim do Chiado
O charmoso Alecrim do Chiado

Bairro Alto é outra opção bacana. O lugar é cheio de edifícios históricos e vida noturna agitada. Só talvez não seja tão agradável para pessoas com dificuldade de locomoção ou que preferem lugares mais tranquilos.

Já o bairro de Alfama é, por si só, uma atração turística. Isso porque é o mais antigo de Lisboa, com características da época medieval ainda.

Cais do Sodré é uma região que tem sido revitalizada nos últimos anos, então entra na lista de locais interessantes para se hospedar. É bem serviço de transporte público também.

Compras em Lisboa

Por ser a capital do país, Lisboa não ficaria de fora do circuito de compras de viagem. A Rua Augusta é um ponto ótimo, com diversas lojas uma ao lado da outra, em uma via onde carros não entram.

compras em Lisboa

Já a Avenida da Liberdade é interessante para quem gosta de lojas de luxo. Fora essas ruas, alguns outros bons lugares para compras são os shoppings de Lisboa, como o Armazém do Chiado, Amoreiras Shopping Center, Shopping Centro Vasco da Gama (perto da Estação Oriente), Shopping Colombo, loja El Corte Inglés.

E sabia que existe um outlet em Lisboa?! É o Outlet Freeport Lisboa, que fica a meia hora de distância do centro da cidade (mas bastante acessível) e é o maior da Europa.

Outra boa dica de Lisboa é dar um pulo na rede de lojas Primark, pois você encontra vestuário e acessórios para casa com preços incrivelmente baixos!

O que e onde comer em Lisboa?

Abuse dos mercados gastronômicos em Lisboa! O Mercado da Ribeira – Timeout Market Lisboa é um deles. Experimente também as comidas de rua nas feirinhas, há uma no Miradouro de São Pedro de Alcântara.

onde comer em Lisboa

Vá a algum dos restaurantes e cafés tradicionais em Lisboa. A Confeitaria Nacional, por exemplo, não pode ficar fora da lista, já que é a mais antiga de Lisboa! O Solar dos Presuntos também é outro local bem famoso e concorrido que vale a visita.

Em relação ao que pedir, não deixe de provar o famoso Pastel de Belém na sua origem. Além dele, os doces portugueses, no geral, podem ser encontrados em diversos lugares em Lisboa, então aproveite.

Pastel de Belém

Os queijos e vinhos portugueses também precisam estar no seu roteiro gastronômico. E claro, frutos do mar, com destaque para o famoso bacalhau português (e suas derivações como pastel e bolinho).

Dicas de Lisboa: preços e melhor maneira de se locomover

Há diversas formas de se locomover por Lisboa. A primeira e muito utilizada por turistas, principalmente nos bairros mais conhecidos… é a pé! Nada melhor do que ir andando e apreciando as construções e o clima da cidade.

Porém, não dá para ir para todo lugar a pé, claro. Dessa forma, é possível utilizar metrô, ônibus, bondes elétricos e até elevador! Tudo vai depender da sua origem e do seu destino.

O metrô, por exemplo, é bom, mas possui poucas linhas, então nem todo lugar vai poder ser acessado por ele. Os elevadores em Lisboa também são ótimos para ligar partes baixas da cidade com partes altas, mas são transportes bem específicos.

onde ficar em Lisboa

Para usar o transporte público, uma das dicas de Lisboa é adquirir o cartão recarregável chamado Viva Viagem, por €0,50. No cartão, uma viagem avulsa custa €1,40 e o passe de 24 horas para uso ilimitado sai por €6. Esse cartão pode ser usado no ônibus, metrô, bonde e até elevador!

Quais os passeios bate e volta de Lisboa valem a pena fazer?

Lisboa tem a vantagem de poder ser feita de cidade base para inúmeros passeios pela região, que é repleta de cidadezinhas históricas do período medieval. Muitas delas podendo ser feitas inclusive de transporte público, para quem não puder alugar um carro.

+++ Veja aqui passeios de um dia a partir de Lisboa +++

Sintra é uma dessas cidades, juntamente com Óbidos, Tomar, Fátima, Nazaré, Peniche e Coimbra. A famosa região do Alentejo, também repleta de vilas conhecidas como Évora, também pode ser visitada em um bate e volta, apesar de talvez ficar um pouco mais cansativo por ser mais distante.

o que ver em Coimbra
Que tal um lindo dia em Coimbra?!

Bom… acho que com este monte de dicas de Lisboa vai ficar mais fácil organizar o roteiro, não é?!

Ah, e que tal de conhecer o nosso novo blog, o Viagem Para Lisboa? Como deu para perceber pelo nome, o que não falta lá são dicas de o que fazer na cidade! 😉

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Lisboa e dicas de Portugale nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here