Dicas de turismo em Montreal para quem vai pela primeira vez é um post para quem quer se apaixonar. Afinal, parece que a cada cidade que a gente conhece no Canadá, mais a gente se apaixona pelo país.
Montreal é a segunda cidade mais populosa do Canadá – mas isso não quer dizer que seja TÃO grande, comparando com as maiores cidades brasileiras, rs – e a maior da província de Québec.
É um centro cultural, que sedia eventos de artes e música, diversas universidades e muitos centros culturais e museus. É a sede do mundialmente famoso Cirque du Soleil e não é raro haver apresentações por lá.
Importante => Seguro Viagem Canadá (dicas + 20% de desconto)
Turismo Montreal
Uma das primeiras cidades fundadas no Canadá, é cosmopolita como todo o país e uma das mais seguras do mundo.
Ficou com vontade? Mas você ainda não viu nada! Fique com estas dicas e, quando tiver uma oportunidade, vá conhecer!
Como chegar a Montreal?
Infelizmente não existem voos diretos do Brasil para Montreal.
Quem está planejando uma viagem para lá deve saber que obrigatoriamente fará uma conexão, por exemplo, em Toronto se voar com a Air Canada, ou em alguma cidade dos EUA se a companhia aérea for americana (lembrando que, neste caso, é preciso ter o visto) ou, ainda, na Cidade do Panamá se o voo for da Copa Airlines.
Se você já estiver em outra cidade do Canadá, verifique se chegar lá de ônibus ou trem não seria mais vantajoso que de avião. Mas, caso não, as empresas canadenses que operam voos para lá são a Air Canada, Porter e WestJet.
Confira => Passeios em Montreal e arredores
L’Oratoire Saint-Joseph du Mont-Royal
Como sair do aeroporto para o centro de Montreal?
O aeroporto internacional de Montreal está a cerca de 20 km do centro da cidade e apesar de ser relativamente perto, uma viagem de carro pode levar cerca de 1 hora, dependendo do trânsito e condições climáticas.
Você, claro, pode optar por táxi ou uber, cuja corrida vai sair entre CA$ 50 ou CA$ 70 mais a gorjeta, mas se a sua opção for o transporte público, a má notícia é que não há trem ou metrô que ligue o aeroporto ao centro de Montreal, mas há uma linha de ônibus especial que faz essa ligação, é o Shuttle 747 Express (CA$ 10).
Ele passa pelo principais hotéis da cidade, pela estação central de ônibus e pelo metrô (Berri-UQAM métro station). Você pode comprar a passagem em máquinas, ainda no terminal do aeroporto, ou direto com o motoristas (mas o dinheiro tem que estar certo, pois ele não dá troco) e essa mesma passagem ainda lhe permitirá usar o transporte público de Montreal por 24h ilimitadamente.
Vale a pena => Excursão Particular de 1 Dia para Mont-Tremblant
Qual é a média de temperatura e a melhor época do ano pra visitar Montreal?
A temperatura em Montreal varia bastante durante o ano, indo de -10ºC (ou menos) a pouco mais de 20ºC. O mês de julho é o mês mais quente, com médias de 21ºC e o mês de janeiro é o mais frio, com médias de -10ºC.
Apesar disso, como todas as cidades do Canadá, ela é bem equipada e preparada para o inverno (dezembro, janeiro e fevereiro), mas… não é pra qualquer um.
Com invernos rigorosos e constantes nevascas, a cidade, na verdade, é outra em relação às outras épocas. Muitas atrações fecham e têm horários diferenciados, os dias são mais curtos e até as condições de locomoção pelas ruas são dificultadas.
Então, se você não quer ter uma experiência de imersão em um inverno rigoroso, é melhor evitar esta época do ano. Mas se esta for a sua única opção, prepare-se: leve roupas adequadas, faça uma lista de atrações internas (protegidas do frio), escolha um hotel aconchegante…
Gráfico do clima em Montreal.
As barras azuis equivalem à precipitação (chuva) e a linha vermelha, à temperatura.
Portanto, as melhores épocas para visitar Montreal são:
–> A primavera (março, abril, maio), quando a cidade começa a ficar florida, está começando a chover, mas ainda é pequena a precipitação;
–> O verão (junho, julho e agosto), quando as temperaturas são mais altas (pero no mucho rs) e as pessoas aproveitam todos os parques da cidade, fazem piqueniques e anoitece mais tarde. Em compensação, é a época que mais chove. Nós fomos em agosto e pegamos uma chuva boa. Ao mesmo tempo, parece que é a época que a prefeitura aproveita pra fazer todas as obras da cidade. E, sim, pode ser um inconveniente.
–> Por fim, o outono (setembro, outubro, novembro), também é uma boa época, quando a cidade fica toda avermelhada e amarelada das flores caindo. Mas também é uma época de chuva e temperaturas baixas (para os brasileiros): média de 10ºC.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Quantos dias são necessários para visitar Montreal?
No mínimo 2, mas sabendo que não poderá visitar tudo. Se de fato quiser visitar todas as principais atrações turísticas da cidade, entrar em algum(s) museu(s) e ainda ter um tempo para curtir a vibe da cidade – que é boa! – eu diria que o ideal seriam 4; mas com uma boa organização, com um roteiro de 3 dias em Montreal, talvez consiga dar conta.
Dica => Passeios em Montreal
Quais as principais atrações turísticas de Montreal?
A lista é grande, então, aqui vão minhas sugestões de o que fazer em Montreal:
- Park Mont Royal (o ponto mais alto a cidade)
- L’Oratoire Saint-Joseph du Mont-Royal
- Parque Olímpico:
- Estádio Olímpico
- Elevador e Torre
- Biodome (Biosphère)
- Planetário
- Jardim Botânico
- Old Montreal
- Rue St Paul (a mais bonita)
- Rue Sainte-Catherine (rua de compras e de night)
- Basílica de Notre Dame
Aproveite => Vieux-Port de Montréal: Passe Rápido+Flexível La Grande Roue
- Place de Jacques Cartier
- Old Port/Vieux-Port
- Musée des beaux-arts de Montréal
- Cidade subterrânea (Réso)
- Place des Arts
- Museu de Arte Contemporânea
- La Fontaine Park
- Au Sommet (um observatório)
- Parc Jean-Drapeau
- La Ronde (parque de diversões)
- Biosphère
- Circuito Gilles Villeneuve (Fórmula 1)
http://www.instagram.com/p/BKYPc5vggum/
L’Oratoire Saint-Joseph, um dos pontos mais conhecidos de Montreal.
Aproveite e assine o nosso Instagram: TuristaProf
Como se locomover pela cidade?
Uma das nossas dicas de Montreal é usar e abusar do sistema de transporte público, que é muito bom e eficiente.
Existe um passe que te permite usar ônibus e metrô ilimitadamente dentro do seu período de duração: de 1 dia, 3 dias e até de 1 semana. Faça as contas para saber se valerá a pena no seu caso, ou se a passagem individual é suficiente.
Há quatro linhas de metrô que atendem praticamente todos as atrações da cidade, sendo as linhas laranja e verde as mais úteis para nós, turistas.
Já nos ônibus nem sempre é fácil saber qual é o melhor para pegar, mas usando a APP de transportes da cidade, é possível calcular as melhores rotas.
Em geral, eu prefiro pegar ônibus para poder ir vendo a cidade, mas neste caso, o metrô é mais rápido e menos complicado. No mais, você poderá caminhar bastante, pois a cidade é convidativa para isso, salvo esteja tendo alguma grande nevasca, mas aí, você usa a cidade subterrânea, rsrs.
Nós usamos muito o carro, pois como estávamos com amigos e uma bebê, acabou ficando mais confortável e barato, mesmo pagando alguns estacionamentos um tanto quanto caros. Em geral, era algo entre CA$ 12 e CA$ 18 por dia.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Onde ficar em Montreal?
O nosso hotel não podia ser mais bem localizado, pois nos permitiu fazer muita coisa a pé.
Ele ficava pertinho da Place des Arts e da Rue Saint-Catherine, bem no Centre-Ville (downtown), duas referências que você pode anotar na hora de procurar onde se hospedar em Montreal. No nosso caso, ficamos no hotel Delta.
- Leia mais sobre ele: Delta Hotels Montreal
Mas outro lugar muito bom para ficar é na parte antiga (pertinho de donwtown, diga-se de passagem), a Vieux-Montreal, pertinho do Vieux-Port. É a região mais turística da cidade e uma das mais charmosas.
Procure observar se há uma estação de metrô perto, porque, se tiver, a sua vida ficará bem mais fácil.
Como é Montreal com crianças?
Para quem está viajando com crianças Montreal é uma ótima opção, pois não faltam atrações para os pequenos.
Começando pelo Espace pour la vie, na região do Parque Olímpico, que tem o Planetário, o Insectário, o Biodôme e o Jardim Botânico. Se for visitar tudo, ficará o dia inteiro por lá facilmente.
No Vieux-Port está o Montreal Science Centre, cheio de atividades para as crianças, e o Voiles en Voiles Amusement Park.
Imperdível => Excursão de 1 dia a Quebec e Cataratas de Montmorency
Já no Parc Jean-Drapeau você tem a Biosphere e o parque de diversões Six Flags La Ronde.
E não podemos deixar de mencionar o Parque Mont Royal, para quem quiser curtir um piquenique (no verão, rsrs), andar de bicicleta ou brincar na neve durante o inverno.
Onde comer em Montreal?
Montreal é uma cidade que a gastronomia é um ponto alto. Considerando que o inverno é rigoroso, o que que os moradores fazem pra se divertir?
Saem pra comer! Então, se você gosta de um bom restaurante, vai se dar bem na cidade.
Veja algumas opções:
Brunch:
- L”Avenue
Almoço ou janta:
- Jardin Nelson
- Gavino’s
- L’Usine Spaghetti
Drinks:
- La Distillerie
- Chez Simone
Cerveja local:
- Le Trois Brasseurs
- Dieu du Ciel
- Benelux
Sobremesa:
- Julliette et Chocolat
- Cacau 70
Café:
- Olive et Gourmands
Indiano:
- Thanjai
Poutine (prato típico do Canadá):
- La Banquise
Compras em Montreal
Nós não fizemos compras em Montreal… snif… Primeiro, porque nosso tempo estava curto e tínhamos muita coisa pra ver; depois, porque estávamos em uma viagem grande, passando por diversas outras cidade do Canadá e dos EUA, então, preferimos aproveitar o tempo para conhecer pontos turísticos e fazer compras – se fosse o caso – em outros lugares.
Mas, como em outros pontos do Canadá (já falamos aqui, por exemplo, de Compras em Toronto), Montreal é uma cidade convidativa, com diversos pontos estratégicos para compras, ruas onde você encontra várias lojas conhecidas e outras bem típicas.
Um exemplo é a rue Sainte-Catherine, na parte Oeste, onde se podem encontrar lojas de marcar famosas e lojas de departamento, pequenos centros comerciais, além de bares e restaurantes. Marcas como Forever 21, GAP, Banana Republic, H&M, Adidas, Guess, Armani e muitas outras estão por ali. Até uma Apple Store!
Dentro da RÉSO – a cidade subterrânea de Montreal, equivalente ao PATH, de Toronto – você também encontrará uma infinidade de lojas e restaurantes em seus dezenas de quilômetros de extensão.
Importante => Seguro Viagem Internacional (com desconto)
E também na rue Saint-Paul, considerada a rua mais bonita de Montreal, você encontrará diversas lojinhas, especialmente para souvenires.
É ali que fica o famoso Marché Bonsecours. Lindo por fora, mas meio sem graça por dentro… É melhor fazer compras do lado de fora, mas entre só pra você comprovar o que estamos dizendo.
Marché Bonsecours – prédio bonito, mas dentro não corresponde à fama… E, em frente, obras!
Roteiro de um dia em Montreal
Se de fato você só tiver 1 dia para conhecer a cidade, uma de nossas dicas de Montreal é se concentrar na região da Vieux-Montréal e Vieux-Port, que são juntas. Por ali você tem a Place des Arms e a famosa Basílica de Notre Dame, que podem ser o seu ponto de partida.
Com uma pequena caminhada você passará pelo Palais de Justice, pelo Hôtel de Ville (a prefeitura), pela Place Jacques Cartier, pelo Bonsecours Market (bonito por fora, mas sem graça por dentro), o Vieux-Port e não poderá deixar de dar uma caminhada pela rue Saint Paul (a mais bonita e antiga de Montreal).
Dica => Circuito de 2 Dias no Ônibus Hop-On Hop-Off
Isso tudo, apesar de parecer muita coisa, você consegue fazer em metade do dia, pois são lugares coladinhos uns nos outros.
Na outra parte do dia você poderá visitar um dos museus da cidade, como o de Belas Artes, ou ir até a região do Parque Olímpico, que tem várias atrações – mas, por favor, não imagine que vá conseguir ver todas elas, pois nem em um dia inteiro conseguiria. Eu ficaria com o estádio e a Torre Inclinada, 😉
Gostou das nossas dicas de Montreal?
Quando tiver oportunidade, ponha Montreal em seu roteiro. E antes de ir, veja todas as nossas dicas do Canadá aqui no blog.
=> Economia: Seguro Viagem Mais Barato (com desconto)
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Nossa, vocês fizeram um apanhado geral mega completo! Parabéns pelo post!
Guia completão, para não dar trabalho mesmo. 🙂
Adorei saber sobre a opção de transporte para o aeroporto.
Muito boas dicas. Nunca fui ao Canadá, mas caso vá, vou guardar este guia para utilizar 🙂
É uma cidade que me desperta alguma curiosidade, muita cultura, culinária, bons transportes, já estive no Canadá mas em Toronto e Niagara Falls, não tive oportunidade de visitar o Québec.
Espero um dia poder