Dicas de viagem com crianças para o exterior

Viajar com os pequenos é uma delícia, vocês não concordam? As férias ficam ainda mais sensacionais quando estamos com eles…

Ver o sorriso em seus lábios, presenciar suas descobertas, suas caras e bocas ao provar novas e diferentes comidas (às vezes, amando o sabor; mas, em grande parte delas, detestando… faz parte!), observar seus primeiros contatos com um idioma diferente, se a viagem for para o exterior, ou mesmo com sotaques tão distintos dentro deste nosso enorme Brasil, sempre tão plural… são momentos que guardamos para sempre.

Viajar com os filhos e poder mostrar a eles um pouquinho deste mundão tão incrível é sempre uma experiência inesquecível para qualquer pai ou mãe que amam viver com o pé na estrada. Mas é preciso se organizar com antecedência e estar atento a alguns detalhes para que tudo ocorra bem durante a viagem e os filhotes aproveitem o máximo possível suas primeiras aventuras e descobertas por esse mundo afora.

viagem com crianças

Em primeiro lugar, se a viagem for para o exterior, é preciso providenciar o passaporte dos pequenos. Alguns países não exigem a apresentação do passaporte, basta que o visitante tenha a carteira de identidade brasileira (RG) dentro do prazo de validade de dez (10) anos. É o caso dos países do Mercosul, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Então, se você está pensando em visitar algum país vizinho do Brasil, não precisa se preocupar com passaporte.

1. como tirar o passaporte

Mas se os seus planos de viagem são para outros países, então você precisará solicitar a emissão do passaporte da criança. Para isso, deve acessar o site da Polícia Federal e seguir as instruções para dar entrada no documento. Você precisará pagar a GRU e fazer o agendamento. O site é simples, dá todas as informações de forma bem clara e objetiva, e tudo é feito de maneira rápida. No dia do agendamento, pai e mãe do pequeno precisam estar presentes e, na ausência de um dos dois, o genitor ausente deve preparar um formulário próprio com firma reconhecida em cartório ou então uma procuração específica, dando autorização para o responsável presente resolver tudo sozinho. A criança também precisa estar presente no dia marcado para dar entrada no passaporte.

Feito isso, é só aguardar o dia marcado para pegar o documento. Ele fica pronto em mais ou menos dez dias úteis. É rapidinho.

2. autorização de viagem internacional

Se você está programando uma viagem para a família toda, sua documentação já está ok. Mas se está planejando viajar sozinho com as crianças, então ainda será preciso preencher o Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional. Preencha dois formulários, porque um ficará retido com a Polícia Federal no aeroporto, no momento do embarque, e o outro você levará durante sua aventura. Este formulário também precisa de firma reconhecida em cartório. Por isso, reserve um tempinho antes de sua viagem para resolver com calma toda essa parte burocrática, mas indispensável.

3. vistos

Documentação pronta! O que ainda pode faltar? Se a viagem será para um país que exija um visto, você precisará ainda agendar com o consulado do país que vai visitar, o que é feito através do site do próprio consulado. Faça isso com antecedência, porque nem sempre os consulados têm muitas vagas disponíveis para os agendamentos… e você não quer ficar nervoso antes de uma viagem tão especial com os filhotes, não é? Resolva tudo com o máximo de antecedência possível.

Tudo pronto? Ainda não…

4. seguro viagem

É muito importante fazer um seguro viagem, para ter cobertura internacional caso você ou um dos seus filhos tenha algum problema de saúde por lá. Claro que todo seguro é feito para não ser usado… bem, pelo menos é assim que desejamos que seja, não é? Mas estar seguro e coberto em qualquer lugar do mundo nos dá uma tranquilidade tão grande que torna a viagem bem mais agradável. JAMAIS viaje sem seguro, principalmente para as crianças.

Precisei acionar o seguro na última viagem que fiz com meu filho. Fui ao Peru com ele, e saí do litoral, de Lima, para o interior, de ônibus, até chegar a Cusco e, finalmente, visitar Machu Picchu. Foi uma aventura e tanto e meu pequeno descobridor amou cada segundo…

Vou contar cada detalhe em um post diferente, aqui no Turista. Cada detalhe da viagem, dos lugares, das reações do meu filho, de tudo o que ele gostou e do que não gostou também, do uso do seguro viagem… aguardem os próximos posts!

Conheça outros blogs cheios de dicas de viagem com crianças:

Bagagem de Mãe

Colagem

Coisas de Mãe

Destemperadinhos

Eu viajo com meu filho

Viajando com Pimpolhos

Viajar é tudo de bom

1001 roteirinhos

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa dica do seguro viagem,

    Aliás esse deve ser o primeiro item de bagagem em qualquer viagem, estja ou não acompanhado de crianças;

    Outro aspecto importante é contratar com um corretor de seguros especializado, o seguro viagem em relação as assistências oferecidas em geral por cias aéreas e empresas de cartões de crédito são muito limitadas. O Seguros de viagem em geral cobrem cerca de 15 itens a mais… coberturas como traslados, repatriação médica ou de corpo, assistência em caso de perda de dinheiro e documentos, entre diversas outras coberturas.

  2. Olá,
    Sobre a viagem com somente um dos genitores, na emissão do passaporte foi assinado um formulário de ambos os pais. Ainda assim há necessidade de levar uma cópia reconhecida firma e autenticada do formulário? AGORA fiquei na alerta.

    • Levar para tirar o passaporte ou para viajar? Se no passaporte diz que ele pode viajar acompanhado apenas com um dos pais, não precisa levar mais nada. Outras dúvidas, entrar em contato com a PF. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here