Você nunca viajou de avião? Não se preocupe, para tudo tem a primeira vez! Pra você que está pensando em fazer sua primeira viagem pelos ares, aqui vão algumas dicas para viajar de avião pela primeira vez.
Existem alguns procedimentos que você pode prestar atenção tanto antes de embarcar como durante a viagem e assim que chegar ao destino. Existem, inclusive, alguns procedimentos de segurança para que você possa ter um voo perfeito, sem contratempos.
Vamos às dicas e, se você tiver mais dúvidas que não tiverem sido completadas aqui, não hesite em postar nos comentários!
? Leia também: Seguro viagem mais barato (como conseguir e com desconto)
Dicas para viajar de avião: antes de embarcar
Documentos necessários
Verifique com muito cuidado os documentos necessários para a sua viagem. Acredite: se não estiver tudo certinho, você nem embarca no avião.
Em geral, para voos nacionais, basta a identidade. Tenha em mãos uma identidade recente, com uma foto em boas condições, que te identifique.
Para voos internacionais, é preciso o passaporte e, em alguns casos, um visto de entrada para o país de destino. E alguns países ainda exigem um passaporte com um mínimo de 6 meses de validade.
Leia mais sobre o assunto:
- Dicas sobre documentos para viagem
- Documentos, bagagem e vacinas para uma viagem de avião
- Países que exigem visto dos brasileiros
- Países que NÃO exigem visto dos brasileiros
- Documentos necessários para viajar aos EUA
- Parcelamento de passagens aéreas: em até quantas vezes cada empresa divide
Como me vestir?
Dependendo do voo, você ficará horas sentado em uma poltrona relativamente pequena. Em um voo curto, pode ser confortável, mas um voo longo pode ser bem cansativo. Então, não esqueça de ir com uma roupa confortável, leve, que não atrapalhe os seus movimentos.
Para quem tem problemas de circulação ou de ficar muito tempo sentado, vale colocar uma meia adequada. Fale com o seu médico sobre isso. Se você costuma sentir frio, leve um casaco. Não precisa ser muito grosso, mas às vezes ar condicionado do avião pode estar mais forte do que você deseja. E, se te ajuda a dormir, um pequeno travesseiro ou apoio de pescoço pode ser uma boa.
E lembre-se: você estará (bem) perto de dezenas de pessoas, então, é aconselhável redobrar alguns cuidados com a higiene pessoal 🙂
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Que horas chegar ao aeroporto?
A hora do voo serve como a sua referência. A regra oficial é: chegar com uma hora de antecedência em voos nacionais e duas horas em voos internacionais.
Porém, eu aconselho sair de casa pensando em chegar até com mais antecedência, por diversos motivos, mas o principal: imprevistos acontecem. Nunca se sabe quando haverá um engarrafamento inusitado ou se o aeroporto estará mais cheio e com mais filas que de costume, etc.
Então, chegue cedo e faça todos os procedimentos com calma.
Uma dica é checar, antes de sair, as condições de trânsito da sua casa até o aeroporto.
Você pode fazer isso facilmente pela internet. A Gol Linhas Aéreas, por exemplo, tem um aplicativo que, além de outras facilidades, conta com o serviço de geolocalização, que permite receber, em tempo real, informações sobre o trânsito, o seu trajeto e o tempo que você provavelmente irá levar até o aeroporto. Ele tem nas duas versões:
Faça o check-in
Chegando ao aeroporto, você tem que fazer o check in, isto é, tem que se apresentar à companhia aérea. Dirija-se ao balcão da sua companhia aérea munido do seu documento de identificação.
Nem é absolutamente necessário ter a cópia de sua passagem ou reserva, mas é aconselhável. Imprima a reserva na hora da sua compra e leve com você.
É possível fazer o check in pelo celular, mas, mesmo assim, se você tiver bagagem para despachar, terá que passar na companhia aérea para entregá-la. Outra possibilidade é fazer o check in nos totens que existem nos aeroportos.
Mas, se você está começando a viajar agora, sugiro fazer o check in nos balcões de atendimento da própria companhia aérea.
O atendente vai te dar um papel – a sua passagem – onde tem escrito o horário de embarque, o portão, a sua cadeira no avião e outras informações. Guarde com cuidado.
- Leia também: Saiba quais são os direitos dos passageiros de avião
Escolha sua cadeira
Às vezes, é possível escolher o seu assento na hora da compra. Faça isso, pois quanto antes, melhor. Mas, caso não faça, na hora do check in é possível escolher sua cadeira. As cadeiras são identificadas por um número e uma letra. Os números referem-se às fileiras começando pela início do avião até o fundo. Então, quanto menor o número, mais na frente e quanto maior, mais para o fundo da aeronave se localiza seu assento.
As letras referem-se às fileiras de janela a janela. Começa com a a letra A (janela) e o alfabeto, variando conforme o avião (se tem mais ou menos fileiras). Por exemplo, os que só têm um corredor no meio e três fileiras de assentos em cada lado, são assim:
1 – A B C corredor D E F
2 – A B C corredor D E F
3 – A B C corredor D E F
4 – A B C corredor D E F
5 – A B C corredor D E F
sendo A e F na janela; B e E no meio; C e D no corredor. Veja na imagens abaixo, um exemplo com o Boeing 737-900 da KLM:
[clique na imagem para ampliar]
Alguns detalhes e dicas para você escolher seu assento:
- As fileiras antes das saídas de emergência não reclinam;
- As que ficam bem na saída de emergência, porém, têm um espaço maior e reclinam – se você é alto(a), pode ser uma boa;
- Se quiser ver as paisagens, escolha uma janela nas primeiras ou nas últimas do avião. As do meio ficam em cima da asa;
- Em compensação, as que ficam em cima das asas têm maior estabilidade, sofrendo menos turbulências;
- O serviço de bordo começa pelas primeiras filas, então, se quiser ser servido antes…;
- E sentando nas primeiras filas você irá desembarcar antes de todo mundo;
- O fundo tem vantagens: geralmente, você embarca primeiro, tem mais lugares para bagagens e, para quem é friorento, é menos frio. Só que, em geral, são os últimos a sair (a não ser que saia também pelos fundos, o que é mais raro);
- Se você acha que vai querer levantar um pouco pra esticar as pernas ou vai muito ao banheiro, escolha as do corredor
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Despache sua bagagem
É nesta hora (no check in) que você terá que entregar a sua bagagem que será despachada. Antes, elas eram gratuitas, mas agora, com as novas regras da ANAC, cada companhia aérea tem as suas regras de pesos e valores. Portanto, veja muito bem na hora da compra da sua passagem, para não ter surpresas.
- Leia mais: Novas regras da ANAC para a aviação civil
Não esqueça de identificar as suas malas com seu nome e endereço. Existem etiquetas especialmente pra isso.
Na hora de fazer as malas, não coloque objetos de valor [dinheiro, joias, aparelhos eletrônicos, notebooks, câmeras fotográficas, telefones celulares, documentos, etc] nas malas que serão despachadas. Leve-os na bagagem de mão.
Leia aqui alguns posts que te ajudam a arrumar a sua mala:
- O que levar na mala em uma viagem com crianças
- Como levar remédios no avião
- Como levar equipamento esportivos
- Bagagem em viagem internacional
- Remédios para viagem: o que e como levar
Vá para seu portão de embarque
Depois de feito o check in, você pode entrar para a área de embarque. As áreas de embarque de voos domésticos e de voos internacionais são separadas. Vá para a sua, no seu caso.
Assim que você entra, você terá que passar pela inspeção da Polícia Federal. Pra mim, essa é a parte mais chata – mas necessária – de voar de avião. Você vai passar seus objetos pela esteira do raio x e depois passar também por uma máquina de detector de metais. Coloque TODOS os objetos que estão com você nas cestinhas que eles têm e coloque na esteira. Ponha bolsas, mochilas, casacos, chaves, telefones, etc. Se estiver com um cinto com uma fivela grande, é melhor retirar. Se estiver com um laptop dentro da mochila, deve retirar lá de dentro.
Lembre-se que, em voos internacionais, líquidos só podem em embalagens menores de 100 ml. Nem água pode passar. Em voos nacionais pode.
Depois disso, passe pelo detector de metais devagar e espere o guarda dizer que está tudo bem. Se apitar, você tem que voltar e retirar alguma coisa de metal que todavia tenha esquecido junto com você e passar de novo.
Nos voos internacionais, passando desta fase você vai ainda parar nas cabines da Polícia Federal para mostrar o seu passaporte. Eles vão conferir tudo e inserir no sistema deles que você está saindo do país. Saindo dali, você pode procurar o seu portão de embarque. Já nos voos nacionais, saindo do raio x você já pode ir procurar o seu portão de embarque. Ele está escrito no papel que você recebeu quando fez o check in.
Prepare-se para embarcar
Chegando à área de embarque, procure pelo seu portão. Se quiser conferir, existem monitores de TV espalhados pelo salão com os voos, onde tem o número do voo, a companhia aérea, o destino, o portão de embarque e a situação do voo – se está atrasado, se está embarcando, etc.
Fique atento aos avisos sonoros, pois as companhias aéreas chamam a cada voo, na hora de embarcar.
A entrada no avião segue as normas de cada empresa, sem ferir as normas da lei brasileira. Ou seja, alguns passageiros têm prioridade por lei na hora do embarque. como quem está com crianças de colo, os idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
Dicas para viajar de avião: durante o voo
Procure seu assento e respeite o seu espaço
Se você não vai viajar de classe executiva, sinto lhe informar: é apertado. Procure o seu assento, coloque sua bagagem de mão nos compartimentos adequados. Se for grande, coloque nos espaços acima dos bancos. Se for pequena e você quiser perto de você, pode colocar abaixo do banco a sua frente.
Sendo uma área comum, repeite o espaço do outro (espaços limitados pelos apoios de braço). E cuidado com a cadeira a sua frente, pois qualquer movimento nela – como colocar os pés ou abrir e fechar a mesinha com força – o passageiro que está sentado nela sente.
Sentado em sua cadeira você pode acender uma luz de leitura para você (elas são individuais), abrir a mesinha (que fica na cadeira à sua frente) para apoiar qualquer coisa que queira, ou, ainda, utilizar os serviços de entretenimento – filmes e outras atrações – caso seu voo tenha. E também pode rebaixar o encosto para ficar um pouco mais confortável.
Preste atenção nas orientações da tripulação
Antes de decolar e antes de pousar, a tripulação repassa os procedimentos de segurança e de emergência. Fique atento. Para decolagem e aterrissagem, por exemplo, os encostos não podem estar rebaixados, as bandejas têm que estar fechadas e travadas, os cintos devem estar afivelados, as bagagens devem estar em seus lugares e os aparelhos eletrônicos desligados.
Durante o voo, não é preciso nada disso. A exceção é o cinto, que é aconselhável que esteja travado durante todo o voo, enquanto você estiver sentado.
Você pode levantar quando quiser para ir ao banheiro ou esticar as pernas. Somente quando os avisos de apertar os cintos estiverem acessos – o que é sinal de possível turbulência – você deve ficar sentado e com os cintos afivelados.
Os tripulantes passam servindo o “serviço de bordo”, que varia bastante, conforme a companhia aérea e/ou o voo. Vai desde “nada” (ou seja, sem serviço, rs), até refeição completa, passando por servirem somente bebidas ou bebidas e um snack ou sanduíche. Se você quiser, abra a sua bandeja e espere a sua vez. Se você estiver dormindo, eles não te acordam.
Dicas para viajar de avião: chegando ao destino
Aterrissagem: permaneça sentado
Durante os procedimentos de aterrissagem, respeite a orientação dos tripulantes. Assim que pousar, não se levante até que os sinais de atar os cintos sejam desligados. Levantar enquanto a aeronave ainda está em movimento pode ser perigoso e não é permitido.
Assim que o avião parar e for autorizado levantar, não esqueça seus pertences! Acredite: isso acontece e já aconteceu inclusive conosco. Uma vez, esqueci um saco com um chapéu de Bali [não dá pra deixar um chapéu de Bali pra trás, né?] e, em outra, Ana Catarina esqueceu um casaco vermelho da Calvin Klein [não dá pra deixar um casaco vermelho da Calvin Klein pra trás, né?]. Nestes casos, você tem que procurar o mais rápido possível alguém da companhia aérea no aeroporto e… esperar.
Então, pegue TODOS os seus pertences e saia, seguindo as placas para “saída” e “restituição de bagagem”. As malas são devolvidas em umas esteiras antes da porta de saída.
Imigração
Se for um voo internacional, antes de pegar as malas nas esteiras você deve passar novamente pela polícia, agora para fazer a imigração. Entregue seu passaporte com a sua passagem e responda todas as perguntas com muita calma. Se não souber nada de inglês ou da outra língua, às vezes eles têm intérprete. Nos EUA costuma ter.
Pegue suas malas
Dirija-se às esteiras de restituição de bagagem e procure onde sai o seu voo. Eles falam pelo auto-falante e também tem os voos escritos em placas acima das esteiras.
Pegou suas malas? É só sair e aproveitar sua viagem!
Se você tiver problemas com as bagagens, vá ao balcão de atendimento da sua companhia aérea antes de sair. Eles vão te orientar sobre o que fazer. Se não resolver na hora, saia de lá com a sua reclamação por escrito para resolver depois.
Podemos dizer que é raro acontecer um problema com as malas, mas, ao mesmo tempo, é possível. Então, nós aconselhamos fortemente você viajar com um bom Seguro Viagem (clique aqui). Não saia – pra nenhum lugar – sem um.
Aproveite sua viagem
Agora, aproveite a sua viagem. Na volta, repita todos os procedimentos e… prepare-se pra outra!!
Espero que estas dicas te ajudem. Pra completar, talvez você vá gostar de ler também estes artigos:
- Como organizar sua viagem
- 10 dicas para quem vai fazer a primeira viagem
- Como viajar mais barato
- 5 aplicativos bons para viagem
Boa viagem!!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Adorei, ótimas dicas e esclarecimentos!
Obrigada! ótimo, muito explicativo.
Declev, suas dicas são ótimas! Chegar no aeroporto com uma hora de antecedência é, realmente, uma lei para quem ama viajar. Você tem alguma dica para quem gostaria de comprar sua primeira passagem de avião? Parabéns pelo blog! 😀 abraços.
maravilhoso! salvou meu dia! passo a passo bem explicado, que bom que achei seu site!