Dicas para visitar Hobbiton, o Condado dos Hobbits na Nova Zelândia

Um das principais características da Nova Zelândia é a sua rica natureza, repleta de paisagens de tirar o fôlego, mas país também é conhecido por ter sido cenário para as gravações dos filmes O Senhor dos Anéis e O Hobbit e uma grande parte do turismo da ilha se dá por conta deste legado.

Imagine conhecer de perto o set de filmagem destes sucessos do cinema? Imagine poder visitar Hobbiton, o Condado dos Hobbits?

Só para lembrar, O Senhor dos Anéis e o Retorno do Rei é um dos filmes que mais ganhou Oscar na história, foram 11!

Situada a cerca de 2 horas de carro de Auckland, fica Hobbiton, a vila dos hobbits, personagens de autoria de Tolkien, o criador da trilogia O Senhor dos Anéis. O local é conhecido como Hobbiton Movie Set e fica na cidade de Matamata.

A visitação ao lugar permite que os turistas se sintam parte do filme, já que as casinhas estão todas lá, com todos os detalhes. Por isso, não tivemos dúvidas e o colocamos em nosso roteiro pela Nova Zelândia.

☛ Leia também: Dicas da Nova Zelândia para quem vai a primeira vez!

hobbiton
Bem vindos a Hobbiton!

Como surgiu Hobbiton

O diretor dos filmes, Peter Jackson, é fã da Nova Zelândia e gravou todos os filmes no país, tanto a trilogia dos anéis quanto os filmes que vieram depois, também de autoria de Tolkien, O Hobbit.

O lugar escolhido para ser construída a pequena vila dos hobbits foi descoberto durante um vôo de reconhecimento de área, isso ainda na fase de pré-produção do filme, em 1998. A fazenda da família Alexander não passou despercebida por Peter Jackson, que encontrou ali o lugar perfeito para a construção do set.

hobbiton nova zelandia
Os pequenos montes foram perfeitos para a construção da vila

Os hobbits são personagens parecidos com humanos, só que com a estatura muito baixa, como de crianças, então, as casas são feitas em buracos nos pequenos montes da propriedade. Ou seja, tudo em Hobbiton é praticamente em miniatura e feito de madeira e outros materiais que dão durabilidade à pequena cidade.

o que fazer na nova zelandia
Nossa Turistinha Profissional adorou as casinhas!

Para as primeiras gravações, a vila foi utilizada somente durante três meses e depois desmontada, mas, após o estouro do filme e a informação das gravações terem sido na Nova Zelândia, aconteceu um boom de turistas no país querendo conhecer as paisagens onde foram gravadas as cenas e Hobbiton começou a ser muito procurada.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


A vila só foi reconstruída, e, desta vez, por definitivo, quando os outros filmes de Tolkien (a saga de O Hobbit) foram criados, cerca de 10 anos depois da trilogia do Senhor dos Anéis. O diretor, Peter Jackson, fez um acordo com os donos da fazenda para deixar Hobbiton como um cenário definitivo, de modo que as pessoas pudessem ver pessoalmente a vila dos hobbits e sentir de perto a magia dos filmes.

E, olha, você tem essa sensação mesmo!

turista profissional hobbiton nova zelandia
Tá certo, tá certo… nós também adoramos!!

Como visitar Hobbiton e o que ver

O turismo na Nova Zelândia por conta do filme criou uma demanda específica para isso, portanto, tours não vão faltar! Só em Hobbiton são várias opções de passeio dentro do Condado dos Hobbits.

Todos os passeios levam os visitantes por toda a vila, passando pelas casinhas nos buracos dos pequenos montes e pela taverna hobbit Green Dragon Inn, onde bebidas típicas da Terra Média (nome do continente fictício das histórias de Tolkien) podem ser degustadas!

Taverna Hobbit Green Dragon Inn
Taverna Hobbit Green Dragon Inn

O destaque dos tours vai para o Evening Banquet Tours, que, além do passeio pela propriedade, oferece um típico jantar de hobbits, ou seja, com muita comida boa! Afinal. os hobbits são conhecidos por adorar o conforto, seja comendo bem ou morando em lugares confortáveis e aconchegantes. Além disso, esse tour possibilita ver a vila de noite, proporcionando uma outra perspectiva de passeio.

Fora os diferentes tours, se você puder visitar Hobbiton em uma data especial, pode ser legal também. Hobbiton tem programação especial em algumas datas, como o Festival de Cerveja e o Dia Internacional do Hobbit.

O cenário também pode ser alugado para eventos, como casamentos. Já pensou casar no set do Senhor dos Anéis e de O Hobbit?

set senhor dos aneis

Nós fizemos o tour básico. Reservamos com antecedência (online), pois é um passeio com hora marcada e número certo de pessoas (e super disputado).

Nós chegamos lá um pouco mais cedo, demos uma olhada na lojinha (tentação!) e comemos um lanche. Na hora marcada, a gente embarca num ônibus deles que leva para dentro da propriedade. São uns 10 minutos até a entrada de Hobbiton e, enquanto isso, vamos assistindo um vídeo com entrevistas e a história da construção.

como visitar hobbiton
O ônibus leva para o set de filmagem e traz os visitantes de volta à entrada

Nós tivemos um pouco de azar no dia da visita, pois choveu o tempo todo e tivemos que comprar uma capa de chuva lá na lojinha (NZ$ 5) e ainda levar guarda-chuva. Nestes casos, eles passam, antes de começar a caminhada, em um lugar que tem guarda-chuva para todo mundo.

Mas, ainda assim, achamos o lugar uma gracinha: você realmente se sente dentro do filme, tudo muito fofinho!

dicas para visitar hobbiton
Detalhes de Hobbiton

Quando você for visitar Hobbiton, saiba que o passeio é todo guiado e dura aproximadamente duas horas. Passamos por todas as casinhas (ou tocas). O nível de detalhes é incrível: roupinhas no varal, lenha “recém” cortada, geleias e pão fresco, hortinhas…

casinhas de hobbiton

como chegar a hobbiton

E, por fim, terminamos o tour na taverna Green Dragon, onde todos ganham uma caneca de cerveja dos hobbits, para provar a bebida.

hobbiton como visitar turista profissional

Depois, pegamos o ônibus novamente, que nos leva de volta ao Shire’s Rest Cafe, que é o ponto de chegada e partida dos tours. Como dissemos, lá tem um café/restaurante, uma lojinha de souveniers (claro!!!), a bilheteria e um grande estacionamento, que é gratuito.

Lógico que saímos de lá com as nossas lembrancinhas do lugar… rs.

Como chegar em Hobbiton?

Para chegar lá, há várias empresas que oferecem transfers e até alguns tours que já fazem toda a logística de buscar na cidade (por exemplo, em Rotorua ou Auckland) e levar até Hobbiton. Até onde pesquisei, não há transporte público para lá, até porque fica no meio do nada, rsrs.

Nós fomos de carro, na ida de Rotorua para Auckland, pois fica bem no meio do caminho. A estrada é boa e bem localizada. Só se programe bem para chegar no horário agendado, porque, se atrasar, já era!

dicas para visitar hobbiton nova zelandia

Olha, confesso que eu nem sou lá muito fã dos filmes, e nem vi todos eles, mas, mesmo que você não seja tão fã das histórias, como eu, a visita vale muito a pena pela beleza e magia do lugar, acredite!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Dicas de Hobbiton

Se você gostou das nossas dicas para visitar Hobbiton, não deixe de ler também todos os posts que já publicamos aqui no blog sobre este país lindo que é a Nova Zelândia.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here