Como visitar o Coliseu de Roma: dicas práticas

O Coliseu de Roma é uma das atrações turísticas mais visitadas da Itália, um Patrimônio Mundial da Unesco que também já foi considerado como uma das 7 Maravilhas do Mundo. Você quer saber como visitar o Coliseu de Roma? A gente te dá todas as dicas práticas aqui neste post!

A grande obra arquitetônica romana começou a ser construída no ano 72 d.C. pelo imperador Vespasiano e foi finalizada cerca de oito anos depois, pelo seu filho, Tito.

A capacidade do Coliseu de Roma era de abrigar cerca de 80 mil pessoas que ficavam separadas por setores, de acordo com a classe social, sendo a área chamada “podium” para os mais ricos, “maeniana” para a classe média, e “portici” para os pobres (nessa se incluíam também as mulheres).

Economia => Seguro Viagem Itália (dicas + desconto)

Coliseu de Roma

dicas de roma - Como visitar o Coliseu de Roma: dicas práticas

No Coliseu aconteciam as principais atividades consideradas de ‘entretenimento’ da época, ou seja, matanças de homens e animais exóticos em encenações realistas de guerra, que chegavam a incluir até batalhas navais!

Os lutadores do Coliseu eram chamados de Gladiadores. No início, eram apenas soldados em treinamento, mas depois a coisa mudou e os homens que participavam dos jogos e espetáculos no Coliseu passaram a ser escravos, criminosos ou prisioneiros de guerra.

Os jogos de lutas permitiam o uso de lanças, espadas, carruagens e tudo o que fosse interessante para entreter o povo e o alto escalão de poder em Roma. Era uma verdadeira batalha de sangue. A partir do ano 404, os espetáculos com morte de homens foi proibido, mas, até este momento, inúmeras pessoas e animais morreram na arena mais famosa do mundo.

Confira opções de hospedagem em Roma aqui!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Curiosidades sobre o Coliseu de Roma

? O Coliseu de Roma também é conhecido pelo nome de Anfiteatro Flaviano, por conta de ter sido construído por ordem de Flávio Vespasiano.

? Nos espetáculos e jogos dentro do Coliseu, até batalhas navais eram encenadas e, para isso, o anfiteatro possuía um dispositivo que acumulava água da chuva, permitindo com que a arena se enchesse de água em pouco tempo.

Confira => Passeios em Roma e arredores

02Roma74 - Como visitar o Coliseu de Roma: dicas práticas

? Mármore travertino (um material de cor clara) foi amplamente utilizado na arquitetura do Coliseu, juntamente com ladrilho e pedra calcária. Grande parte desse material foi saqueado ao longo dos séculos.

? O nome “Coliseu” deriva do latim e significa “grande”, “colossal”. Isso se deve ao fato de que, antigamente, o terreno da região fazia parte da residência do imperador Nero, e tinha uma estátua gigante em sua homenagem ali, chamada Colosso de Nero.

coliseu de roma dicas - Como visitar o Coliseu de Roma: dicas práticas

? O tamanho do anfiteatro é de 48,5 metros de altura, mas originalmente tinha 52. São 188 metros de comprimento e 156 de largura. Realmente, uma obra colossal que encanta pelo seu tamanho, mas principalmente pela sua história.

dicas de roma - Como visitar o Coliseu de Roma: dicas práticas

Como visitar o Coliseu de Roma: dicas práticas

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Como chegar ao Coliseu

O metrô linha B tem uma chamada Estação Colosseo. É a mais perto, deixa você em frente ao Coliseu de Roma. Há também muitas opções de ônibus que atendem o local, afinal, é a mais famosa atração da cidade!

como chegar no coliseu - Como visitar o Coliseu de Roma: dicas práticas

Ingresso para o Coliseu

Pode ser comprado na hora, mas não é recomendado por conta das filas. Durante os meses de novembro a março, que é baixa temporada, as filas são menores, mas sempre presentes.

É importante mencionar que desde janeiro de 2019 a visita ao Coliseu tem data e hora marcada, com uma tolerância de atraso de no máximo 15 minutos. A quantidade de pessoas lá dentro é controlada, por isso, mais uma vez destacamos a importância de comprar antecipadamente o seu ingresso, pois na média e alta temporada dificilmente você conseguirá ingresso para o mesmo dia e ainda terá que enfrentar duas filas, a do ingresso e depois para entrar.

O mesmo ingresso do Coliseu também é válido para as atrações Fórum Romano e o Palatino, portanto, guarde-o pra apresentar na entrada desses outros pontos!

Compre aqui com antecedência e evite fila! 

vista do coliseu - Como visitar o Coliseu de Roma: dicas práticas

O ingresso vale por 2 dias para as demais atrações, contanto a partir do primeiro uso, ou seja, dá pra voltar no dia seguinte e ir a outra atração (é uma pena, mas não pode ser a mesma). Esse ingresso permite o acesso ao chamado segundo anel do Coliseu, mas não inclui as visitas guiadas.

Se você deseja visitar o Coliseu com guia tem que pagar € 5 a mais ou então € 9, caso queira visitar também os subterrâneos do anfiteatro, chamado de terceiro anel.

Os subterrâneos do Coliseu ficaram muito tempo fechados, mas há pouco tempo abriram pra visitação e vale muito a pena conhecer!

Imperdível => Excursão ao Subterrâneo do Coliseu e Roma Antiga

Como evitar filas

Não vá aos domingos. É a primeira dica para evitar grandes filas no Coliseu de Roma e em todos os demais pontos turísticos da capital da Itália. É interessante também comprar antecipado pela internet, assim é uma fila a menos na hora de entrar (com o ingresso em mãos, você chega lá e já se dirige direto pra fila de detector de metais).

Outra dica: caso vá comprar o ingresso na hora, é bom fazê-lo na bilheteria do Palatino, que fica ali ao lado, pois ela é, geralmente, mais vazia. Como dissemos, no mesmo ingresso está incluso o ingresso do Coliseu. Você já visita essa parte e depois vai para o Coliseu na hora agendada.

Caso tenha a possibilidade de visitar Roma no inverno, vai perceber que praticamente não há filas nas atrações, com isso, ganha enorme tempo. Nós nunca pegamos aquelas filas de horas, pois sempre fomos no mês de janeiro. E se você pensa que vai pegar um frio de lascar, relaxe, pois em Roma, de um modo geral, não faz muito frio.

Vale a pena => Ônibus hop on hop off em Roma

fila no coliseu de roma - Como visitar o Coliseu de Roma: dicas práticasCadê a fila? (Isso você só verá no inverno)

Funcionamento do Coliseu

A atração mais famosa de Roma abre praticamente todos os dias do ano. Só fecha em datas muito especiais como Natal e a virada de Ano Novo.

Ele abre às 08:30h. Já os horários diários de fechamento variam de acordo com o pôr do sol, portanto, cheque no site antes de ir:

Esta região da Itália, cheia de cidades medievais e ótima gastronomia, por vezes fica esquecida nos roteiros, mas se eu fosse você, repensava, porque vale muito a pena conhecer.

? Leia também: Qual a melhor época para viajar para a Itália?

Seguro Viagem Itália com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para a Itália?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI


No mais, não deixe de ler todas as nossas dicas da Itália já publicadas aqui no blog, de conhecer o nosso Roteiro de 7 dias em Roma e Arredores e nem de aproveitar os ingressos e passeios com descontos em cidades como Roma e Veneza.

roteiro de 7 dias em roma - Como visitar o Coliseu de Roma: dicas práticas Boa viagem!

? Continue sua viagem para Roma:

15 comentários em “Como visitar o Coliseu de Roma: dicas práticas”

  1. Olá! Uma dúvida. Comprei o meu ingresso para o Coliseu no site da Coopculture, embora não tenha data específica consta a seguinte informação “Entrance after 2PM”, significa que só posso entrar realmente depois das 14h ou pode ser em qualquer horário? Parabéns pelas dicas e pelo site!

    Responder
  2. Olá! Vou em janeiro e pretendo comprar o romapass , mas quero fazer o tour do subterrâneo e terceiro piso no Coliseu! Posso comprar somente o tour sem o ingresso? Com qto tempo de antecedência pode comprar??? Obrigado!

    Responder
  3. Eu estou aqui na fila para o Coliseu e o preço aumento para 18 euros. Eu tirei uma foto da bilheteria e posso enviar pra vocês. Gosto muito desse site, parabéns. Grata!

    Responder
  4. Olá…
    Gostaria de saber qual o melhor horário para visitar os principais pontos turísticos, pois pretendo tirar fotos sem aglomeração de pessoas.
    Vou para Roma e Vaticano nos dias 28/05 a 31/05/2018. É alta temporada?
    Desde já agradeço.

    Responder
    • Ainda não é alta, mas tem bastante gente. O ideal é chegar o mais cedo possível, antes de abrir, assim vc entra antes da multidão.

      Responder
  5. Olá!
    Podem me ajudar?

    Comprei meu ingresso através da Ticketbar, para visita ao Coliseu (+ Paladino & Forum), para o dia 26 de junho de 2018.
    Sei que tem validade para 2 dias, mas, caso eu mude de ideia, posso fazer uma única visita no dia 27, ou tenho que comparecer ao menos em 1 das atrações no dia 26?
    Fiquei confusa, porque no bilhete que chegou via e-mail, não tem data marcada… mas, na hora da compra eu tive que selecionar uma data.

    Obrigada e parabéns pela excelente contribuição aos “marinheiros de primeira viagem”!

    Responder

Deixe um comentário