Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 04/09/2020

Muito perto de Santiago do Chile há 3 estações de esqui: Valle Nevado (a mais famosa), El Colorado e Farellones.

A viagem até as montanhas leva cerca de 1 hora de carro e pelo menos 40 curvas bem fechadas, então, para quem costuma enjoar, é indicado tomar alguma coisa antes de começar a subir.

Neste post, reuni em forma de perguntas as dúvidas mais frequentes entre os leitores e espero que possam te ajudar a planejar um roteiro para visitar o Valle Nevado e arredores.

☛ Leia também: Desconto para o Valle Nevado

DicasdoValeNevado - Dicas para visitar o Valle Nevado e as estações de esqui próximas a Santiago do Chile

Quando é a temporada de neve?

Para ter certeza de encontrar neve, os melhores meses para se viajar são de junho a setembro, embora um pouquinho antes e depois a possibilidade de ver a montanha branquinha também exista. Já nos meses que vão de novembro até abril, pode esquecer, a chance se reduz a zero. DicasValeNevado - Dicas para visitar o Valle Nevado e as estações de esqui próximas a Santiago do Chile

O que levar de roupa na temporada de inverno?

É indispensável que você leve blusa térmica (tipo segunda pele); calça térmica ou ao menos uma meia-calça com o máximo de fios que conseguir (120, por exemplo); pullovers de lã ou um fleece; cachecol; luvas; gorro; um bom casaco impermeável; calça comprida (pode até ser jeans) e uma bota impermeável e/ou forrada de lã.

Se for esquiar, é melhor não usar o jeans e sim uma calça própria e impermeável; e evite ir de tênis, porque quase com certeza o seu pé vai ficar molhado (e congelado). Eu já escrevi aqui no blog um post bem detalhado sobre o que levar na mala de inverno, não deixe de dar uma conferida.

Caso vá alugar roupa, faça-o ainda em Santiago, pois nas próprias estações de esqui os preços são muito mais altos.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


É caro esquiar?

Esquiar não é por natureza uma prática muito barata, pois demanda aluguel de roupa e equipamentos, caso não tenha.

Não acredite que vá aprender a esquiar em uma aula de grupo com duração de 1 hora, é preciso bem mais do que isso e o ideal seria investir em algumas aulas particulares.

De todo modo, no Chile os valores não chegam a ser tão absurdos e, se é um sonho seu, talvez o investimento valha a pena. Para conferir os valores atualizados, dê uma olhada no site oficial. caroesquiar - Dicas para visitar o Valle Nevado e as estações de esqui próximas a Santiago do Chile

Se não for esquiar, que outras atividades ou atrações poderá encontrar?

O Valle Nevado é mais adequado para quem realmente pretende esquiar, mas se você só quer brincar ou conhecer a neve, as melhores opções são Farellones e El Colorado.

Farellones: é a parte mais popular, digamos assim. Tem muitas opções de diversão para quem não vai praticar esqui ou snowboard, tais como tubing (uma espécie de tobogã com boias gigantes), tirolesa e um circuito de pontes de cordas, além de poder fazer os clássicos bonequinhos de neve.

El Colorado: é a estação de esqui intermediária. Uma boa opção para começar a aprender a esquiar, mas se quiser só curtir o visual, lá há um teleférico que te deixa no alto da montanha, com uma linda vista.

EstaesdeesquiSantiago - Dicas para visitar o Valle Nevado e as estações de esqui próximas a Santiago do Chile

Vale a pena ficar hospedado no Valle Nevado?

É preciso ficar claro aqui que em Vale Nevado há apenas 3 hotéis e apartamentos para alugar, neve e só. Então, é uma ótima opção para quem pretende ficar esquiando por alguns dias. Mas se não é o seu caso e o que você quer é apenas conhecer e brincar um pouco na neve, talvez não seja uma boa opção, pois na hora que cansar da brincadeira, não haverá muito mais o que fazer. Mas, claro, pondere os seus reais desejos e coloque na balança.

É melhor ir de carro alugado ou contratar um transporte?

Para chegar até Farellones, que é a primeira estação de esqui, é necessário passar por 40 curvas bem fechadas e, depois, para seguir até as demais estações, mais curvas. A estrada é bem estreita e no inverno, claro, está cheia de neve. Portanto, a não ser que você tenha muita experiência dirigindo na neve, eu não aconselharia a conduzir por ali, pois a estrada é de fato perigosa. O ideal é você contratar algum sistema de transfer, caso vá ficar hospedado em um dos hotéis na montanha, contratar um carro com motorista (ou até táxi) pelo dia todo ou se render a uma das muitas excursões. Visualdasmontanhas - Dicas para visitar o Valle Nevado e as estações de esqui próximas a Santiago do Chile

Dicas extras:

Se puder e quiser economizar, leve bebida e lanchinho de Santiago, pois lá nas montanhas é tudo bem mais caro e evite ir aos fins-de-semana, pois tudo fica bem mais lotado.

Sites oficiais:

Valle Nevado: http://www.vallenevado.com/pt/

El Colorado: http://www.elcolorado-centroski.com/

Farellones: http://www.farelloneschile.cl/

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Dicas para visitar o Valle Nevado e as estações de esqui próximas a Santiago do ChileQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Já visitou a região do Valle Nevado e tem boas sugestões para os marinheiros de primeira viagem?! Então, deixe suas dicas na caixa de comentários logo abaixo.

Compre o seu seguro viagem para o Chile com até 10% de desconto aqui!

Não deixe também de ler todas as nossas dicas para viajar para o Chile e nem de conferir ingressos de atrações e passeios que poderá comprar antes de embarcar para lá.

Veja nossas dicas de onde ficar em Santiago do Chile (dicas de hotéis e os melhores bairros).

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
0 Comentários
  1. Dá pra esquiar em no final de setembro? ultima semana

    apenas vou esquiar

    como foi esse periodo nos ultimos anos?

    existe alguma previsão para esse ano ? do tipo é previsto que haverá neve até ????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *